segunda-feira, 6 de novembro de 2017

BTV, Sport TV e a concorrência desleal

Miguel Almeida (NOS) e Luís Filipe Vieira (SLB)

«É histórico, o FC Porto tem sempre de vencer não só o adversário no campo, mas também mais alguns que, do lado de fora, tentam atrapalhar o seu caminho. Desta vez foi a Sport TV que não quis que o período de recuperação da equipa tivesse mais umas horas, recusando a proposta para que o jogo se disputasse às 16h00 de ontem. O que terá levado o canal a ter um comportamento tão antiFC Porto não sabemos, até porque já foi há quase dois anos que foi assinado o contrato com a Altice, que apresentou a proposta mais alta. Tempo mais do que suficiente para Joaquim Oliveira digerir o tema. Azar deles, com mais ou menos descanso, Sérgio Conceição e a equipa continuam sem vacilar.»
in ‘Dragões Diário’, 06-11-2017


Em A BOLA, o jornalista Rogério Azevedo fez um levantamento e publicou um artigo que intitulou "FCP e os três dias de descanso":

"FCP e os três dias de descanso", Rogério Azevedo, A BOLA


Há dois dias atrás, o diretor adjunto do Record, escreveu o seguinte:

Bernardo Ribeiro, Record de 04-11-2017

Claro que há concorrência desleal, mas este problema não é de hoje, nem tão pouco desta época.

A concorrência desleal, nomeadamente a que decorre do facto do SLB transmitir os seus jogos em casa num canal próprio, é algo que existe há vários anos e de que eu venho falando desde 2012.







E esta época a coisa ficou ainda mais grave, devido à possibilidade (real) do SLB, através das transmissões da BTV, influenciar o VAR dos seus jogos em casa.

Mas há um outro aspeto, relacionado com as transmissões dos jogos do SLB na BTV, que merecia análise e interesse jornalístico (se não se tratasse do SLB, claro…).

A NOS adquiriu os direitos de transmissão dos jogos em casa do SLB.
A NOS adquiriu os direitos de transmissão dos jogos em casa do Sporting.
A NOS é acionista da Sport TV.
Os jogos do Sporting em casa são, naturalmente, transmitidos pela Sport TV.
Contudo, os jogos do SLB em casa continuam a ser transmitidos pela BTV (detida a 100% pelo SLB), em vez de serem transmitidos por um canal em que a NOS tenha interesses, ou de que seja coproprietária.

Haverá alguma boa explicação para isto?

O interesse público imporia que alguém questionasse o CEO da NOS (que anda tão preocupado com as implicações da compra da TVI pela Altice) acerca deste assunto, mas…

Porque, sem uma explicação cabal, é legitimo pensar que há “cláusulas secretas” neste estranho acordo entre o SLB e a NOS.

1 comentário:

Mefistófeles disse...

PUMBA ! Na mouche, José Correia.
A tugolândia é uma autêntica bandalheira, os seus governantes, influentes e mandantes um nojo, gente simplesmente asquerosa.
Em qualquer outro sitio, serviriam apenas para limpar retretes. Não sei é se seria justo para as mesmas.