quarta-feira, 1 de novembro de 2017

No caminho certo


Foram 5 os remates à baliza nesta partida e 4 deles originaram golos.
O FCP fez mesmo o pleno: 3 em 3. E é bom ver esta equipa a fazer golos de muito pouco. Precisamente o contrário do que sucedia nas últimas épocas de muita parra e pouca uva.

Um FCP a perder gás em relação à condição física de início de época, a que se juntam lesões musculares em catadupa, mas sem nunca perder o rumo, mesmo em noites desinspiradas como a de hoje. Todos estes factores transformam esta numa vitória muito importante, em termos psicológicos, para o que resta da temporada. Um FCP a vencer nas cavalgadas de Brahimi, Aboubakar e Marega e, agora, a ganhar também nas noites de eclipse deste trio.

Sérgio Conceição foi fiel ao seu 4-2-4 (em ataque), quando qualquer outro treinador teria optado pelo caminho mais fácil de fortalecer o meio-campo para esta partida de Liga dos Campeões. Ainda para mais, tendo ainda bem fresca a traumatizante derrota caseira com o Besiktas.
Esteve bem o nosso técnico ao manter aquilo que tão bons frutos nos tem dado. Coragem e audácia em igual medida.

Porém, todo o seu plano inicial foi tendo que ser alterado ao longo de 90 minutos acidentados.
Primeiro, e muito cedo no jogo, teve que colocar A.André a fazer de Marega. Mais tarde, colocou Maxi a fazer de Corona, quando todos pensariam que seria Ricardo Pereira a adiantar-se para o meio-campo, pelo lado direito.

Correu tudo bem no final, com a cereja em cima do bolo de ter sido precisamente o uruguaio a marcar o golo que, finalmente, descansou todo o estádio, já no último minuto.
Pelo meio, mais dois golos para as nossas cores: Herrera rematou com a força necessária, após um ressalto na área, e Danilo cabeceou, com garra, após uma bola parada que parecia demasiado longe da área adversária.
Isto quando o Leipzig tinha já conseguido o empate e continuava a ser bem perigoso no ataque.
Estes alemães, aliás, assustaram durante praticamente toda a partida e são, de facto, uma boa equipa europeia. Ter a Red Bull a financiar dá asas a qualquer um.

Tudo em aberto neste grupo, pois, pelo menos em relação ao segundo lugar. Siga para bingo, como diria Casillas.

4 comentários:

vidente mor disse...

pois SC e teimoso e teve sorte em marega se ter lesionado, sem isso provavelmente nao ganhariamos o jogo. Agora para ter a intensidade que temos, uma intensidade europeia nao podemos ter no plantel jogadores que quan do entram nao a tem como oliver, hernani, layuin, por vezes andre2 e otavio. O desgaste faz se sentir , as leesoes musculares estao aparecer soares, otavio e marega o que tambem significa ma preparaçao e maius aquecimentos. O belenenses nao sera nada facil devido as condicionantes fisicas, brahimi esta cansado, corona nao tem caparro para se aguentar muito tempo om a intensidade exigida, logo temos de ter efetivamente um plantel principal de 16 joghadores e nao de 12.

Hugo Mota disse...

O Luís diz "...quando qualquer outro treinador teria optado pelo caminho mais fácil de fortalecer o meio-campo..."

Na minha humilde opinião, diria que o reforço do meio-campo seria "O Caminho mais Inteligente". Mais uma vez, o destino parece estar com remorsos das malfeitorias que nos tem feito num passado recente, e transformou um azar, na solução para um problema evidente.

A vitória de ontem foi a imagem de um FC Porto dos anos 80: Abnegação, garra, sacrifício, união, querer. Não pela qualidade de processos ou virtuosismos. Em 5 golos contra o Leipzig, utilizamos as armas dos pequenos. Bolas paradas e contra-ataque. A verdade pura e nua, é que em ataque continuado e sustentado contra os alemães fomos basicamente zero em 180 minutos.

Na onda das vitórias, todos estamos contentes, os jogadores são fantásticos e o treinador o maior. Mas para quem quiser analisar imparcialmente, com outro treinador mais pé-frio, o mesmo jogo de ontem poderia bem ter outro final.

Esperemos que a fortuna continue, pois quanto à garra, um dia teremos que abrandar, se quisermos conseguir escalar 11 jogadores para jogo.

João disse...

não é só a Red Bull a financiar. estão a ser muito competenets com o dinheiro que têm disponível

Manuel Ferreira disse...

Daz vitorias Europeias mais recentes do FC Porto, esta frente ao Leipzig creio que será a mais relevante a par da vitoria pelos mesmos numeros face ao Bayern Munique na era Lopetegui.
Quando se joga perante uma das 3 ou 4 primeiras equipas da Bundesliga, do Campeonato do pais que é cronico campeao ou candidato serio ao titulo mundial de selecçoes, é imprescindivel ter sorte ou felicidade.
Esta equipa do Leipzig, fisicamente é monstruosa. tem jogadores na frente muitissimo bons e inclusive o jogador que marcou o golo e principal goleador da equipa alema na Taça das Confederacoes, irá ser um jogador de nivel planetario.
E o FC Porto, tal como Sergio Conceicao, foi feliz. Teve o merito de lutar pela felicidade, de querer e fazer por isso. Sem tal, nada seria possivel. Com esta vitoria nada está conseguido, quiça o apuramento desde já para a Liga Europa possa estar mais perto, nao esquecendo que ainda temos um FC Porto-Monaco. Da noite frente ao Leipzig, fica a gloria de termos batido o Vice-Campeao Alemão.
Nota final: é com muita tristeza que vejo que até aos proprios blogues associados ao FC Porto deixaram passar sem o devido relevo, os titulos de Campeoes do Mundo de Clubes do FC Porto em 1987 e 2004. Pela sua raridade planetaria, poucas dezenas de clubes o detem, desde logo deveria ser o FC Porto e os portistas a promover essa grandiosa conquista reconhecida pela FIFA. FC Porto Campeao do Mundo de Futebol. Unico em Portugal. VIVA AO CAMPEAO MUNDIAL!