sexta-feira, 27 de setembro de 2013

De capuchinho vermelho a lobo mau

Caro leitor, há uma semana atrás você conhecia o senhor Nuno Cárcomo Lobo?

Como é que, de repente, este quase desconhecido (talvez 0,01% das pessoas que acompanham o fenómeno desportivo soubessem quem ele era) passou a estrela mediática tendo, em poucos dias, obtido um enorme espaço em jornais, bem como, um tempo de antena nas rádios e nas televisões de fazer inveja a políticos em campanha eleitoral?

Foi fácil, bastou a este “capuchinho vermelho” transformar-se num “lobo mau” e, depois de comportamentos provocatórios no camarote presidencial do estádio da Amoreira (que, inclusivamente, mereceram a crítica do seu antecessor no cargo), fazer-se de vítima e atacar violentamente (violência verbal, entenda-se) o presidente e outro dirigente do FC Porto.

Evidentemente, vivendo nós num país de gente amargurada, onde os sucessos dos dragões provocam uma enorme azia, quem escolhe o FC Porto como alvo é sempre bem visto. É uma estratégia por demais conhecida, que outros mais espertos que o Nuninho já seguiram no passado (Santana Lopes, Vale e Azevedo, Rui Rio, etc.) mas, apesar de gasta, continua a dar resultado.

Até aqui nada de novo na lisboalândia. Mas, sem que tenha ficado surpreendido, há duas coisas que não deixaram de me causar alguma impressão.

Conforme se pôde ler no Facebook de Nuno Cárcomo Lobo, em 21 de Fevereiro de 2011, após o final de um jogo entre leões e águias, o Sporting (equipa e clube) foi visado, e de que maneira, por este “capuchinho vermelho”:

Terminou o jogo-treino para o Estugarda… OH Jesus, podias ter levado os juniores a Alvalade ou então jogares com 8 jogadores. Bastava… Tenho mais respeito pelo Portimonense ou pela Naval do que pelo clube do Bairro de Alvalade!!! CARREGA BENFICA!!!

Agora... Calma e concentração, rapazes!!! Agora teremos pela frente equipas de futebol: Estugarda e Marítimo!!! De ballet como a de hoje já não apanharemos muitas mais!!! FORÇA CAMPEÃO!

Eu não sou sportinguista (cruzes, credo!) mas, tendo estas declarações sido profusamente divulgadas nos últimos dias (entretanto estes posts já foram apagados), gostava de saber o que é que os sócios do Sporting pensam disto.
Quanto a Bruno de Carvalho, que afirmou não admitir faltas de respeito institucionais de ninguém, já se percebeu que a coerência não é o seu forte e continua a agir como se o atual presidente da Associação de Futebol de Lisboa nada tivesse dito de ofensivo para o clube a que preside.
Aliás, prevejo que ainda iremos assistir a um “casamento” entre Bruno de Carvalho e Luís Filipe Vieira, apadrinhado pelo homem que classifica o Sporting como o “clube do Bairro de Alvalade” …


Mas pior que este come e cala leonino é o comportamento de dois dos principais dirigentes do futebol português.
Tendo Nuno Lobo proferido (escrito) afirmações reveladoras de um racismo nojento, como é que os presidentes da Federação Portuguesa de Futebol e da Liga de Clubes aceitaram os convites e estiveram presentes no jantar do 103.º aniversário da Associação de Futebol de Lisboa, que se realizou na passada segunda-feira?


A partir de agora, quero ver com que cara é que Fernando Gomes (presidente da FPF) e Mário Figueiredo (presidente da Liga) irão criticar e combater declarações, ou manifestações racistas, que ocorram nos campos de futebol. É que, apesar das obrigações institucionais, a hipocrisia tem limites.

E depois, ainda há quem se admire que Adelino Caldeira e Pinto da Costa os deixe ficar de mão estendida…


«UEFA has reinforced its stand against racism and, together with the players' body FIFPro, is now actively supporting campaigns attempting to banish this evil from football and society.
European football's governing body has forged a close partnership with the Football Against Racism in Europe (FARE) network, which comprises groups and bodies working against intolerance and discrimination across the continent.»
Fonte: uefa.com

Nota: Os destaques no texto a negrito são da minha responsabilidade.

19 comentários:

JOSE LIMA disse...

Caro José Correia
Eu que ando mais ou menos atento a esta cambada nunca tinha ouvido falar no rapazito que deve ter sido colocado na FPF por obra e graça do lambe-botas Seara.
Como no famigerado Tribunal Arbitrário, fizeram a coisa muito discretamente mas estão a enxamear as "instituições" que lhes interessam dominar com a colocação de lacaios nos pontos-chave.
Na foto onde Bruno Carvalho cumprimento Eusébio, eu até pensava que era o "chefe de mesa" (aquele que nos tira o prato da frente quando ainda estamos a comer) e pergunta se "está tudo bem".
Ainda por cima tem cara de padre...
Abraço

Joao Goncalves disse...

Eu quero é ver se a FIFA intervém como é de seu tom aquando de situações de racismo... só espero que o FCP não tenha sido só pólvora seca e tenha, de facto, feito a exposição à FIFA

Anónimo disse...

Penso que o FCP não irá expor o caso á Fifa. Tornou o caso público, mostrou de que marca é esta peça, esta besta se assim me permitem. e isso já é bastante porque tira-lhe grande parte da credibilidade.
Agora acho também que a reflexão portista, e em especial o José Correia (autor do post), deviam abordar sem medo estes comportamentos do senhor caldeira. e não ssumir logo que é tudo mentira e que é tudo um embuste. é que este senhor está a dar mau nome ao clube. Acho que o porto devia averiguar fortemente a possibilidade de afastar este homem e outros que tenham comportamento semelhante.

Ruca disse...

Então este animal alfacinha e lampião é "uma besta", como o anónimo diz. O Caldeira, pode haver quem goste, quem desgoste, responde a uma provocação deste anormal. O tipo tira proveito da situação para armar uma peixeirada, bem ao estilo do seu amigo ogre rui gomes da selva, e então é pretexto para apontarmos o dedo ao Caldeira? Aliás, o outro episódio foi por o bruninho no sitio, depois das declarações estapafúrdias à la visconde que proferiu! Por isto está a dar mau nome ao clube? Sinceramente, não me parece...
Bom nome temos para os nossos adeptos e no exterior...será que é possível ter "bom nome" para os adeptos dos outros clubes neste país?

Douro disse...

Calado eras um poeta.

Caldeira é um homem muito, mas mesmo muito competente e por isso atrapalha "os de fora" e um ou outro da "casa" com ambições ???

Anónimo disse...

Anónimo das 11:06, essa do "senhor caldeira" dar mau nome ao clube, só pode ser comentário de lampião.
Começaste por vestir a pele de cordeiro, mas no final revelaste-te um "lobo" medíocre.
Seguindo os teus "princípios", Pinto da Costa "está a dar mau nome ao clube" desde 1976.

Anónimo disse...

Infelizmente o FCP nos últimos anos já não é o que era. Há uns anos tinhamos o Guarda Abel para colocar estes gajos no seu devido lugar; nos dias de hoje, pelos vistos, é o Adelino Caldeira.

Pedro Carneiro

Anónimo disse...

JOSE LIMA27 de Setembro de 2013 às 09:18

Caro José Correia
Eu que ando mais ou menos atento a esta cambada nunca tinha ouvido falar no rapazito que deve ter sido colocado na FPF por obra e graça do lambe-botas Seara.
Como no famigerado Tribunal Arbitrário, fizeram a coisa muito discretamente mas estão a enxamear as "instituições" que lhes interessam dominar com a colocação de lacaios nos pontos-chave.
Na foto onde Bruno Carvalho cumprimento Eusébio, eu até pensava que era o "chefe de mesa" (aquele que nos tira o prato da frente quando ainda estamos a comer) e pergunta se "está tudo bem".
Ainda por cima tem cara de padre...
Abraço
---

Pois a esse perigo do "enxamear" sobretudo Tribunal arbitrário é que o "mundo portista" tem de estar muito atento.

E o FCP?!...

Unknown disse...

Meu caro anónimo.

O que terá feito o Adelino Caldeira de tão grave que ninguém que estava à volta deles se apercebeu, ou achas que o presidente do Estoril também está a mentir? Achas que alguém que escreve o que aquele energúmeno escreveu e disse merece o mínimo de crédito?

Ora diz-me lá meu anónimo, provavelmente vermelho, não achas que seria muito mais lógico aquele palerma ter sido imediatamente afastado pelos clubes de Lisboa depois de se saber o que ele disse não só do Porto mas também dos lagartos? E que dizer do Jasus, depois das agressões ao Luís Alberto, aos dirigentes do Marítimo, cardozo e agora aos polícias, não achas que dá maus nome e que já devia ter sido afastado?

O Adelino Caldeira terá dado um calduço? Se calhar. E achas que foi uma agressão ou foi apenas um chega para lá para a criança se portar direitinha? E deixou o bruto carvalho de mão estendida, qual foi o malm, depois das declarações desse senhor?

Vai pastar anónimo!

Anónimo disse...

cheira a mé mé vermelhão?

Paulo disse...

Pois eu acho é que se o Caldeira não deu devia ter dado .e se deu devia ter dado mais de força ,para ver se calava esse lobinho vermelho, e pelo menos o Caldeira não é hipocrita ,como o Bruninho que se sentiu muito ofendido por odeixarem de mão a abanar ,depois de ter feito insinuações ao bom nome dos outros.
O Porto tem mesmo de estar muito atento ao que estes meninos da capital estão a cozinhar para o Tribunal Arbritário

Anónimo disse...

O Nacional não foi recentemente castigado (jogo à porta fechada) por ter sido acusado de....?!...

Anónimo disse...

sou o anónimo das 11:06. Sou portista. Mas posso criticar a direcção do porto, os treinadores do porto, os jogadores do porto e continuar a ser portista ou não? dito isto, acho que um clube com a grandeza do porto não se pode deixar levar por estas vontades de bater em alguém em nome do porto só por é uma besta como rui gomes da silva. vocês podem-se rever nisso, podem achar que são tudo calúnias. e de facto podem ser, acredito. mas não podemos entrar nesta onda de "levou, mas ainda merecia mais". Acho muito bem que aproveitemos estas situações pra espicaçar os nossos adeptos e jogadores como pinto da costa tem feito e muito bem.
Gosto muito do FCP mas tenho valores que estão acima disso. não sou cego. Não me revejo a insultos desnecessários, pancadas nas costas que dão queixas na policia, agressões a jornalistas(bons ou maus).... Já sei que no benfica há situações piores, mas o benfica não me interessa.

Artur Matias disse...

O problema é que as pessoas, incluindo portistas, estão completamente formatadas pela comunicação social. Um individuo não aperta a mão a outro que andou a mandar bocas anteriormente. So what? Qual é o problema?

A hipocrisia é uma virtude desde quando? Estes portistas ficavam mais satisfeitos se ele (Adelino Caldeira) ficasse caladinho e direitinho perante alguém que vocifera em direcção ao nosso clube?

Devia ficar caladinho enquanto o Lobinho diz e escreve as alarvidades que bem entende?

Só faltava receber com um aplauso o Gomes da Selva no Dragão...


Boa educação, sim senhor, mas a quem a merece.

Reparem e tentem falar com benfiquistas que conheçam. Amigos lisboetas e assim. Estão consumidos. Estão possessos, a espumar-se. E como são amigos, o que evito fazer é falar de futebol com eles. Há coisas mais fortes nesta vida.

O problema é a forma como o benfica e a AFL estão a criar uma guerra que ainda vai dar mau resultado. Cada vez mais a violência vai escalar... O Sporting, qual benjamim que costuma levar pancada na escola está a entrar na onda de afrontar o maior da turma para se fazer notar. Para não cair no esquecimento.

Pancadas nas costas? O Lobinho já disse que nem sabe se foi de mão aberta ou fechada. Ele não vai fazer queixa pois teria de provar e isso é impossível pois esta história/estória foi criada, alimentada e aumentada pela comunicação social benfiquista para que as capas não fossem só sobre o Jesus a aviar um policia. Abram os olhos!

Paulo disse...

Então vamos lá ver os factos,num camarote cheio de gente,pelo menos é o que se vê nas fotos dos jornais e imagens televisivas,um lobinho ,cujo benfiquismo e que tem comentários jocosos em relação a outros clubes e racistas em relação a um nosso ex-jogador,queixa-se de aquando festejava a marcação de uma grande penalidade a favorecer o Estoril,lhe ter sido dada uma palmada ou um soco ,não sabe precisar, nas costas que o projectou para a frente.até ao momento ninguém dos que estavam no referido camarote veio a confirmar tal facto ,o que é estranho pois tinha mais gente sentada quer ao lado quer atrás da referida pessoa.Também não apresentou queixa à policia que se encontrava no estádio ,antes veio para a comunicação social,queixar-se de ter sido cobardemente agredido,e que a ele ninguém o calava e que estava na altura de lisboa voltar a liderar o futebol português.
Resumindo um individuo mal educado,racista,para todos os efeitos mentiroso,pois até agora ninguém confirmou a agressão cobarde (ou todos os que estavam no camarote têm medo do Caldeira),merece o nosso respeito?
Sinceramente não me parece,não sou hipócrita a tal ponto ,e não se trata dr concordar ou não com todo o que os dirigentes do meu clube fazem ou dizem.

P,S.-A Btv tem um acordo com a CMtv em que permite a esta ultima fazer o prématch dos jogos do Benfica em casa e de transmitir os primeiros 5minutos de jogo.

Silva Pereira disse...

Boa tarde,

Só não conhecem a peste quem anda distraído.

Esse gajo foi o mesmo que afirmou "...temos que fazer a ALF a mais poderosa custo o que custar..."
Na minha opinião a cena do Lobinho (que sina a SPORTTV tb tem um) não passou de manobra para lançar confusão e minimizar os estragos da loura.
E como de costume temos os arautos da verdade a pugnar e lançar peçonha de forma a juntar o FCP na merda. Como sempre os órgãos do poder fazem a vontade e criam um processo ao FCP. Assim com essa merda só se vai resolver quando as galinhas tiverem dentes serve como desculpa para se dizer que os 2 processos estão no mesmo.
O que me espanta é ver uns putativos portistas (para mim vêm de carrinho) sem provas objetivas como as dos chifrudos, lançarem acusações a dirigentes do FCP.
Realmente devem ser seguidores dos amantes da verdade como a bolha, rui diabo, e afins.
Uma coisa mais uma vez (pela enésima vez) se comprovou podem marcar penaltis no meio campo, marcar como faltas todos os contactos dos jogadores do FCP e amarelar, marcar n golos em fora de jogo que no fim a conclusão é sempre a mesma fez-se justiça DIVINA o FCP jogou mal. Se a coisa é ao contrário aí a leitura inverte-se.
Mas o que me espanta é o PORTO CANAL (controlada financeiramente pela SAD do FCP) faça como o Pilatos lave as mãos como não tivesse nada a ver com isso.

RBN disse...

Alguma coisa não está batendo certo na equipa A de futebol profissional do FCP.

Nervosismo, erros de passe em demasia, falta de preparo físico, falta de garra, falta de inspiração, falta de um futebol que esteja de acordo com a qualidade do plantel.

Não sei de quem é a culpa, mas isto está mau demais pra ser verdade. e voltamos àquela fase de acabar os jogos com o credo nas mão, onde pelo andar da carruagem, nosso próximo adversário no campeonato passará de recem-promovido Arouca a temível e perigoso Arouca.

O problema destes jogos como o de hoje,onde o adversário fica todo fechado lá atrás o tempo todo, é o adversário encaixar um único contrataque ou conseguir um livre que lhe renda um golo fortuito num único remate.Já vimos isto várias vezes no Dragão, que nos custaram pontos preciosos, e não há maneira de passar a mensagem aos jogadores, e pelos vistos, nem aos treinadores.
Um penalty mal assinalado hoje "cavado" pelo Quintero, que compensou o penalty mal assinalado no Estoril, e a partir daí, mau demais.
É certo que o patético de Madrid vai se desgastar bastante contra o Real mandril neste sábado, mas do que tenho visto dos gajos, este patetico 2013/2014 é o melhor dos últimos 5 anos.
A ver vamos, mas há qualquer coisa ali que não bate certo.

José Correia disse...

Sobre as alegadas agressões de Adelino Caldeira, administrador da SAD do FC Porto, ao presidente da Associação de Futebol de Lisboa, o líder dos “dragões” diz que Nuno Lobo «terá de o provar».
«Até o senhor presidente do Estoril vaio dizer que não. Porque realmente não foi. E também vi num jornal que o insultei. Não lhe dirigi uma palavra. Nem de insulto, nem de louvor, porque não falo com esse senhor. Ignorei-o completamente. Mas há gente que precisa de protagonismo. E esse protagonismo é tentar uma guerra com o FC Porto, o que, neste momento, dá muito jeito, para desviar as atenções do que se passou em Guimarães»

Pinto da Costa, em entrevista ao JN

Anónimo disse...

Bom post

VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO