quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Os 21 de Paulo Fonseca

Fechada a janela do mercado de transferências (pelo menos para os principais mercados) e resolvidos os casos de Rolando, Castro, Sereno, Atsu, Tiago Rodrigues e Abdoulaye (pelos vistos, Kléber não se importa de ficar a treinar juntamente com a equipa B...), o plantel principal foi significativamente reduzido para um número mais perto do pretendido por Paulo Fonseca. Contudo, dos 24 jogadores do plantel principal, apenas 21 puderam ser integrados na lista A de inscritos na Liga dos Campeões 2013/14, a qual, na passada terça-feira, foi enviada para a UEFA.

Lista A:
Guarda-redes: Helton e Fabiano
Defesas: Maicon, Alex Sandro, Fucile, Otamendi, Danilo, Mangala e Reyes
Médios: Defour, Josué, Herrera, Fernando, Lucho, Izmailov e Quintero
Avançados: Ricardo, Licá, Varela, Ghilas e Jackson

A juntar à lista A, a lista B inclui mais 22 jogadores jovens da formação azul-e-branca, os quais poderão ser chamados numa qualquer eventualidade:
Kadú, David, Tiago Ferreira, Mikel, Tomás, João Costa; Caio, Frederic, Tozé, Rafa, André Silva, Gonçalo, Belinha, André, Nancassa, Graça, Bruno, Francisco, Vítor, Marcelo, Mata e Ivo.


O principal destaque da lista A foi a ausência de Kelvin, a qual motivou diversos comentários e títulos nos jornais.
De facto, na parte final da época passada, Kelvin ganhou algum espaço no lote dos habituais 18 convocados e foi mesmo o “herói” em dois jogos decisivos contra o SC Braga e o slb. Naturalmente, isso fez com que o jogador tivesse expectativas mais elevadas para esta época, chegando a dizer publicamente que queria ter mais oportunidades para jogar.

O JOGO, 23-06-2013

Contudo, as expectativas de Kelvin não se concretizaram e, pelo menos até Dezembro, parece certo que não será uma aposta de Paulo Fonseca. Para jogar nas alas, o novo treinador do FC Porto já fez as suas escolhas e, por aquilo que se percebe, prefere Licá, Varela, Ricardo e Josué.
A questão que se coloca é se, perante isto, não teria sido melhor emprestar Kelvin a um clube da I Liga, de modo a que ele pudesse jogar com regularidade?
Aliás, o próprio jogador, na entrevista ao jornal brasileiro 'Gazeta do Povo', afirmou que não se oporia a um cenário destes.

Quem também fica de fora é Bolat (o terceiro guarda-redes será Kadú) e Carlos Eduardo, apesar dos bons indicadores que este médio de ataque brasileiro deu nos jogos da equipa B em que já actuou.

Cheguei a admitir a hipótese de ser Diego Reyes a ficar de fora da Lista A e o 4º defesa-central (que raramente joga na LC) ser Tiago Ferreira, mas Carlos Eduardo não tem o mesmo estatuto do defesa-central mexicano e, além disso, concorre com Lucho, Quintero e, talvez, com Izmailov, o que, convenhamos, não lhe facilita a vida.

Seja como for, à partida, parece-me um lote de jogadores mais forte e equilibrado do que na época passada, mas a prova dos nove será feita dentro do campo.

24 comentários:

Joaquim da Fonte disse...

Bom dia:

Só há uma coisa que me deixa triste e apreensivo nesta lista de jogadores e prende-se com o facto de não termos inscrito um único jogador formado no clube, uma vez que o josué não completou 3 épocas consecutivas, no fc porto, entre os 15 e os 21 anos. Esta situação vem mostrar aquilo que foi o falhanço (ou o não aproveitamento) do projecto "Visão 611" que fez com que não saia um jogador "aproveitável" da formação há uns bons 5 anos.

É uma questão que urge ser resolvida e não creio que seja com a integração dos Klebers da vida na equipa b a "roubarem" espaço de afirmação aos nossos jovens.

Uma questão que deixo aqui no blog para reflexão: "Será que, o Fc Porto vendo-se numa situação financeira como a do Sporting, teria matéria humana de qualidade nas camadas de formação para manter a sua competitividade?"

Cumprimentos

Anónimo disse...

Bem sei que o mundo não é perfeito, mas acho que faria muito mais sentido se o plantel fosse construído por forma a conseguir inscrever todos os elementos na CL.

Bastava "trocar" um izmaylov por um Castro e um Fucile por outro jogador da formação. Para os minutos que o izmaylov deve jogar este ano, até eu podia lá estar.

Nuno Leal disse...

"Será que, o Fc Porto vendo-se numa situação financeira como a do Sporting, teria matéria humana de qualidade nas camadas de formação para manter a sua competitividade?"

Pois assustadoramente parece que não.

Sobre as escolhas de PF, a minha surpresa vai para Kelvin de fora no trio Izmaylov-Ricardo-Kelvin. Ricardo deu bons sinais este fim de semana, deve estar em crescendo só pode, porque nem fez uma pré-época assim por aí, Izmaylov não entendo. Deveria ter sido emprestado para o estrangeiro mas não conseguiram e agora não quiseram apanhar com o mau humor dele no balneário até dezembro, o kelvin deve ser mais mansinho, mas vejo neste último 200% mais vontade de jogar do que vejo no russo. Mas enfim, que Izmaylov nos cale a todos

Joao Goncalves disse...

Obviamente que não... Assim como é óbvio que o Investimento e "desinteresse" pela formação já acontece desde que ganhamos a 2ª Taça dos Campeões e o paradigma estratégico começou a ser comprar jogadores jovens bons e internacionais, rentabiliza-los e vender de novo por 4 ou 5x mais.

O nosso scouting interno andou a dormir e às moscas e apesar de termos equipas para de vez em quando ganhar uns campeonatezinhos das categorias mais jovens, tem faltado reais talentos para se afirmarem.

Conseguimos colocar jogadores em algumas equipas da 1ª liga mas é isso... porque capacidade de jogar em grandes népias, nickeles batatoides.

Com a entrada da Equipa B, o ano passado, e com a crise que tira receitas importantes directas (mArketing, bilheteira, patrocinadores, etc...), o foco voltou-se novamente para a formação só para se descobrir que a qualidade era muito... limitada, para ser simpático.

Da nossa formação dos últimos anos com Potencial Real temos Sérgio Oliveira, Tozé e Tiago Ferreira e é isso... nada mais se aproveita.

Agora vai aparecendo Kadu, Ivo, Tomás, Rafa e André Silva, mas tirando o Kadu e o Rafa, que estão num patamar evolutivo já muito interessante, o Tomás, Ivo e André Silva ainda tem de comer muita sopa, mas potencial tem sim senhor.

Acredito plenamente que os talentos agora vão ter espaço e com um plantel de 24 elementos na A e só 16 na B, dá larga a que os A's ganhem ritmo na B e que os Juniores se mostrem na B e cresçam, podendo ser a equipa A a maior beneficiada de todas(isto aliado à quase totalidade de não empréstimos o que é muitíssimo bom para a perspectiva de todos os jovens).

Vamos aguardar pelos anos que aì viram e o que vai acontecer nesse departamento

Miguel Lourenço Pereira disse...

Um caso fácil.

O provável futuro ponta-de-lança da selecção, o jogador que mais tem brilhado no ataque dos sub-15, 17 e que foi melhor marcador do Europeu de sub-19, joga no Sporting B. Chama-se Alexandre Guedes.

Curiosamente, o mesmo jogador, que até foi sócio do FC Porto, é natural de Arcozelo, Vila Nova de Gaia, e jogou nos distritais do Porto até que aos 13 anos alguém do Sporting o convenceu a ir para Alcochete. Será que os olheiros do FCP não viram o potencial desde jogador debaixo do seu nariz, enquanto jogava por Gaias, Matosinhos, Gondomares e afins?

Temos realmente um scouting sub-15 no clube?

José Correia disse...

“Tenho uma boa relação com o treinador. Já conversamos. Não tenho nada contra ele nem ao contrário. Aceitei ir para a equipa B porque não tive alternativa, senão ficava sem jogar.
Fico triste porque é um sonho meu jogar na Champions e ainda mais pelo FC Porto. Contava estar no grupo mas infelizmente não aconteceu. Tenho que continuar não posso parar por aqui”
Kelvin, 05-09-2013

Anónimo disse...

É preciso dar minutos ao Gonçalo Paciência na B. Pode vir a ser uma boa opção dentro de portas. Teve uma lesão muito estranha antes do torneio sub 20, mas não vale a pena especular sobre isso.

E deve ficar-se de olho no Rafa que o Braga contratou este ano.

DC disse...

O Porto não se vê numa situação financeira semelhante à do Sporting porque valorizou activos.
Há 10 anos estavam numa posição económica semelhante. Aliás o Sporting ganhou ao Porto a corrida por jogadores como Sá Pinto, Jardel ou JVP.

Depois o Porto vendeu dezenas de jogadores (não formados internamente) por muitos milhões e o Sporting deixou de ganhar títulos.
O Porto investiu noutras áreas em vez da formação e se calhar até investiu bem. Adorava ter jogadores formados internamente, mas entre ter Jackson e Quintero e ter Wilson Eduardo e André Martins, prefiro a 1ª hipótese.

DC disse...

obviamente o comentário nao era para responder ao José. Peço desculpa pelo lapso ;)

Joao Goncalves disse...

Miguel,

É desses casos mesmo que falo!

Nós deveríamos pelo menos "mandar" no norte do pais... pelo menos...

E só teremos sucesso se tivermos uma rede de scouts interna (nacional) a detectar potenciais com 11-13 anos e recruta-los logo aí.

E para isso basta estarmos em contacto permanente com as nossas filiais na detecção precoce destes e fazer várias observações inloco nos jogos infantis/iniciados por todo o pais.

É um investimento com frutos garantidos, como se pode ver pelo sporting

Joao Goncalves disse...

O Kelvin é um daqueles jogadores que gosto e que provavelmente deveria ter sido emprestado a um Guimarães ou coisa assim, pois na nossa equipa nem sei como é que vai jogar...

Eu apostaria nele para certos jogos, mas está muita gente para jogar na posição que ele ocupa.

Anónimo disse...

DC ,lembro-o que os jogadores do Porto estão avaliados ,se se pode dizer a custo de aquisição(no ultimo RC MARÇO 03 era de 83M€).Se fosse solicitada a avaliação do plantel poderiam utilizar pe. os valores mencionados no Transfermarkt.de que rondam os 200 M€.e a respectiva diferença ia para as reservas de reavaliação que aumentariam os capitais proprios).
Após esta pequena lição contabilística , o Porto ano após ano reinveste as vendas na aquisição de novos jogadores com as vantagens(vendas milionárias-"o rey Midas "como intitulou a Marca,reconhecimento e prestigio internacional quer nas participações continentais ) e inconvenientes como o insuportável divida com valores a superar os 100M€ com taxas de juro media de 8% ao ano.
Voltando ao post do dia , Kelvin não ser escolhido não é nenhuma supresa,visto que não é titular indiscutível nem o fato de não ter empresários influentes .

Se não estou em erro,em Janeiro cada clube pode realizar 2 alterações e dependendo da prestação do jogador ,quem sabe se não será um dos eleitos?
Por falar em empresários não sabia que o Givanildo Sousa (Hulk) já tinha carteira profissional de empresário FiFA e era gestor da carreira de Fernando ...:)

Silva Pereira disse...

Boa tarde,

Meu caro só não concordo com essa ideia do Tiago F o "pastelão" (devia comer menos bolas de berlim)nem sequer tem lugar na equipa B, acpmpanho os jogos da equipa B e nunca percebi porque lhe fgoi atribuído o galardão Dragão. Corre menos do que o jovem de 36 anos, faz marcações com os olhos e tem a mania que é o patrão, felizmente que os treinadores não andam a dormir e só vai a jogo quando não há mais alternativas.

Pedro Albuquerque disse...

A emprestar a um clube em Portugal, a melhor opção neste momento é o Braga pelo seu treinador.
Sim, eu sei que é bastante polémico dizer isto. Mas o Jesualdo é um Professor e sabe muito de futebol e já passaram vários jogadores que disseram publicamente que ele lhes ensinou muito.

José Correia disse...

Izmaylov e Castro jogam em posições diferentes.

Quanto ao Fucile, há três aspectos a levar em conta:
- é um defesa que pode jogar em qualquer uma das laterais;
- na época passada não foi fácil arranjar clubes para o emprestar;
- penso que está em último ano de contrato.

José Correia disse...

Eu também não ponho as minhas mãos no fogo pelo Tiago Ferreira mas, conforme disse, o 4º defesa-central raramente joga na Liga dos Campeões.

Anónimo disse...

Também não gosto do Tiago Ferreira, lento e com excesso de confiança ( ou falta de classe) No ano passado foi um dos responsáveis por uma série de desastres da equipa B. Este ano, no entanto, surpreendeu-me nos jogos que vi, practicamente não falhou. Talvez por ter muitos jogadores da A tenha perdido as peneiras e jogado mais concentrado. Ou se calhar aprendeu alguma coisa...

Felizmente este ano o David Bruno está lesionado e pode aparecer um defesa direito com mais capacidade.

Joao Goncalves disse...

Em Janeiro podem ser adicionados 2 elementos e substituídos outros 2 se cão estou em erro

João disse...

Já o tenho dito aqui. Não metam muitas fichas no Tiago Ferreira, só se melhorar assim de forma astronómica porque de momento tem o nível de um infantil, daqueles que não chegam a iniciado. O Zé António dá-lhe 20-0.

Joao Goncalves disse...

Como é óbvio o Reyes tinha de ser chamado para a Champions, sem qualquer sombra de dúvida.

Imaginemos o cenário que já aconteceu o ano passado... um Central lesiona-se por 2 ou 3 meses (Maicon)... como era? Iriamos com o Tiago como 3º central jogar à Russia ou a Madrid? E se um dos outros fica-se castigado por cartões? Era o Tiago + 1 dos outros centrais? Este cenário seria catastrófico como é óbvio.

Isto já sem dizer e especular na questão se o Reyes se afirma e touba o lugar ao Otamendi por exemplo (improvável eu sei mas da maneira que o Maicon jogou contra o Paços, o Reyes rouba é a 3ª posição na hierarquia).

A opção era somente entre Kelvin e Izmailov e o PF escolheu o russo e nós temos que respeitar essa opção.

José Rodrigues disse...

Um exemplo ainda mais emblemático é o Hulk, q aos 17 anos jogava a 10km do Dragão sem q ninguém tivesse reparado nele.

Pedro Ramos disse...

Pessoalmente o problema da formaçao no Porto vai muito além do recrutamente, lembro-me que quando Portugal foi campeao mundial de sub -17 o clube tinha ou veio a ter pelo menos os 5/6 jogadores mais talentosos dessa equipa e a realidade, é que nao foi capaz de elevar nenhum deles, para patamares de qualidade para poderem vingar no futebol profissional.

O problema é que nao nos basta detectar precocemente talentos, é necessário desenvolve-los e sinceramente parece-me que é essencialmente nesse aspecto que falhamos redondamente, ao ponto de nos últimos anos qualquer talento que chegue ao clube em idade precoce é quase uma garantia para acabar com a sua evoluçao.

DC disse...

Obrigado pela lição contabilística, não cheguei bem a perceber o que é que quis ensinar, mas obrigado na mesma. Ninguém aqui no blog sabia que o Porto tem um passivo corrente na ordem dos 100 milhões e que paga juros de dívida na ordem dos 10 milhões.

Já agora esses 200 milhões também eram 200 milhões no ano passado e só em 2 jogadores fizemos 70 ;)

Anónimo disse...

Nem de propósito, o lateral direito venezuelano Victor Garcia tem sido um dos destaques da equipa B.

BW