segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Os erros e os “roubos de igreja”

No Estoril x FC Porto de ontem, após um lançamento em profundidade, Luís Leal correu atrás de uma bola que Otamendi tentou cortar.


A intervenção de Otamendi foi suficiente para derrubar Luís Leal?
O árbitro devia ter advertido o defesa-central do FC Porto com um cartão? De que cor?

Lendo as opiniões dos três ex-árbitros que constituem o ‘Tribunal de O JOGO’, verifica-se que têm leituras substancialmente diferentes sobre este lance e, consequentemente, sobre qual devia ter sido a ação do árbitro Rui Silva.
De facto, não é um lance de fácil análise e a única coisa que parece certa é que Otamendi não acertou nas pernas de Luís Leal (conforme se pode ver na imagem anterior).

Perto do final deste mesmo Estoril x FC Porto, há um outro lance que também deixou dúvidas.
O 2º golo do Estoril é ou não precedido de fora de jogo de Luís Leal?
Neste caso, os especialistas em arbitragem de O JOGO são unânimes, mas eu, mesmo tendendo a concordar que este golo de Luís Leal foi irregular, considero que é um lance onde o erro é compreensível.

Estoril x FC Porto, Tribunal de O JOGO

Se nestes dois lances (por coincidência, ambos envolvendo o estorilista Luís Leal) considero que os eventuais erros do trio de arbitragem são admissíveis, o mesmo não se pode dizer do penalty assinalado contra o FC Porto.

Como é possível que os árbitros tenham visto algo que nunca aconteceu? Isto é, como é possível alguém ver o Otamendi a cortar a bola com mão dentro da área, se o jogador do FC Porto está todo ele fora da área?


Já li e ouvi alguns anti-portistas a compararem este penalty com o lance do James Rodriguez no Paços Ferreira x FC Porto da época passada, mas só por desonestidade, ou estupidez, se pode dizer que estes dois lances são idênticos.
É verdade que o James sofreu o toque que o desequilibrou fora da área mas, devido à velocidade do lance, caiu bem dentro da área pacense, o que iludiu o árbitro do encontro (já agora, tal como Chalana, no Portugal x URSS de 1983).

No caso do jogo de ontem, seria bom que o senhor Rui Silva pudesse explicar o que viu porque, sinceramente, não consigo encontrar uma justificação minimamente aceitável para o árbitro de Vila Real ter assinalado este penalty contra o FC Porto.
Mais. Conforme se pode comprovar pela imagem anterior, o árbitro auxiliar que, na 1ª parte, acompanhou o ataque do Estoril, estava em posição perfeita para auxiliar o árbitro principal e, estando a olhar para o lance, é impossível não ter visto que Otamendi se encontrava fora da grande área.

Já na semana passada, no FC Porto x Gil Vicente, tínhamos assistido a outro lance inexplicável, quando Varela foi abalroado (com contacto físico evidente!) por um defesa dos galos de Barcelos e o árbitro, em vez de assinalar penalty a favor do FC Porto, mostrou um cartão amarelo a Silvestre Varela por… simulação!

É evidente que custa sempre a engolir quando os árbitros erram contra a nossa equipa, mas há erros que, vistos friamente, são compreensíveis e aceitáveis.
Contudo, nas últimas duas jornadas, o FC Porto foi vitima de dois erros inexplicáveis cometidos pelos árbitros e, no caso do jogo da Amoreira, com indiscutível influência no resultado final.
E, por isso, não os considero erros normais. Foram, citando o saudoso José Maria Pedroto, autênticos “roubos de igreja”.

41 comentários:

Anónimo disse...

https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/p480x480/994239_495394993870070_1244219534_n.png

Vejam...

Anónimo disse...

https://scontent-a-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-ash3/1234589_541474285925790_644662011_n.jpg

Vejam...

Pedro disse...

Mesmo após o corte de Otamendi com a mão, o jogador continua fora da área... não há nenhuma explicação razoável para o caso. Já no caso do James o jogador ainda em queda já está dentro da área.

Mas mais do que os casos evidentes preocupa-me sempre mais o controle de jogo. Os amarelos, o critério na marcação de faltas, a tolerância com o anti-jogo etc. Nisto o árbitro, aliado ao péssimo jogo do Porto, decidiu praticamente o resultado.

Ps: O que dizer das citações de Nuno Lobo no facebook... imagine-mos que era alguém do Norte...

Anónimo disse...

O Otamendi devia levar um sumaríssimo exemplar por simular com sucesso a 1 metro da área um penálti... Enganou bem o árbitro este malandro argentino... XD

.:GM:. disse...

O pior é que até portistas terás "lido" a compararem ambos os lances... com os anti-portistas posso eu bem....

.:GM:. disse...

Esta imagem é sintomática: https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/1238054_367122510086422_1439104168_n.jpg

Como se marca um penalty quando o Porto não tem um único jogador dentro da área com excepção do guarda redes? Há lances casuais, erros, acidentes, whatever. Este foi a clara intenção de prejudicar

JOSE LIMA disse...

Caro José Correia
Os presidentes das associações da capital (futebol, andebol, basquetebol, hoquei etc.) são uma cambada do pior que há.
Passou aqui agora noutro canal do benfica (o CmTv) o anúncio de que o orelhas amanhã vai dar uma entrevista, calculem a quem? Octávio Lopes e Querido Manha..
Deve ser para preparar os sócios que ainda "acarditam" naquilo para o passivo do benfas/clube a ser anunciado no próximo Sábado.

José Correia disse...

Obrigado pela imagem.
Aproveitei e acrescentei-a ao artigo.

José Correia disse...

Comunicado do FC Porto no website oficial do clube:

----------

23/09/2013
O lobo mau

“Agora... Calma e concentração, rapazes!!! Agora teremos pela frente equipas de futebol: Estugarda e Marítimo!!! De ballet como a de hoje já não apanharemos muitas mais!!! FORÇA CAMPEÃO!”
21 Fevereiro 2011, após o final do jogo da Liga Sporting, 0-Benfica, 2

“Para mim foi o melhor em campo... Grande passe aquele para o segundo golo... o golo do macaco Hulk... HU HU HU HU”.
21 de Abril 2011, após o final do jogo da Taça de Portugal, Benfica, 1-FC Porto, 3

“… não podíamos ter bananas no campo. Senão o incrível macaco comia-as”
21 de Abril 2011, após o final do jogo da Taça de Portugal, Benfica, 1-FC Porto, 3

“… dia 18 de Maio vais sentir-te orgulhoso por seres do País do vencedor da Liga Europa! E vais ficar muito feliz quando vingarmos a derrota [vitória] que o Villarreal obteve [conseguiu] sobre o clube da sempre 2ª cidade de Portugal...”
21 de Abril 2011, após o final do jogo da Taça de Portugal, Benfica, 1-FC Porto, 3,

Extractos retirados do Facebook de Nuno Lobo, presidente da Associação de Futebol de Lisboa. O FC Porto deixa ao critério dos clubes de Lisboa se este senhor deve dirigir os destinos da sua associação e exorta as autoridades nacionais e a própria UEFA a agirem perante o que afigura ser um crime público de racismo para com o jogador Hulk.

meirelesportuense disse...

Outro pormenor:
Se repararem bem e nem é necessário grande esforço óptico, o jogador estorilista que poderia beneficiar deste lance está em off-side claro!

Paulo Marques disse...

O homem disse à TSF que nada fez.
A seguir admite que piscou o olho aos diregentes do Estoril aquando do golo e que o seu objectivo é ajudar os clubes de Lisboa.

Há cada cromo...

Duarte disse...

O Vieira amanhã fala ao Correio da Manhã, numa entrevista conduzida pelo Octávio Ribeiro e pelo João Querido Manha (who else). A manipulação mediática vai começar. A caverna não perdeu tempo.

Pedro Albuquerque disse...

"No caso do jogo de ontem, seria bom que o senhor Rui Silva pudesse explicar o que viu porque, sinceramente, não consigo encontrar uma justificação minimamente aceitável para o árbitro de Vila Real ter assinalado este penalty contra o FC Porto."

Não é o árbitro que tem que explicar. Eu acho que ele marcou por indicação do auxiliar. E o auxiliar como se vê na imagem tem mais que hipóteses de ver que foi fora da grande-área.
A menos que o árbitro tenha querido, por intenção, prejudicar o FC Porto.

José Lopes disse...

Ou muito me engano, ou pela forma como agora analisam as jogadas, isso so interessa se ele recebesse a bola ou interferisse de forma directa com a accao do guarda-redes.

Paulo Marques disse...

Já o Josué tina sido claramente abalroado no primeiro jogo no Dragão e viu amarelo.
É que arbitragens destas não há na segunda circular quando jogam mal.

De qualquer forma, há que mudar a táctica e jogar bem porque anda tudo perdido dentro de campo.

Mitico disse...

O jogador do estoril no momento do passe está fora de jogo. O penalty ou livre nunca deveriam ter acontecido. Simples!!!!

Joao Goncalves disse...

foi um erro claro e somente do Auxiliar!

No jogo notou-se claramente o árbitro a olhar para ele, a fazer um compasso de espera à espera da indicação e depois de receber via audio a informação indicou a grande penalidade.

Contudo não é desculpável pois este árbitro teve uma actuação ridícula, onde podemos salientar como exemplos os Cartões amarelos aberrantes do Mangala e do Alex Sandro.

Joaquim Lima disse...

Como é que este palhaço chega a presidente da AFL??? Que tenha o apoio do slb não me surpreende, agora a Associação não tem mais clubes?!
Ajudar clubes de Lisboa, com publicações dessas?! Ajudar um clube queres dizer...

JOSE LIMA disse...

Fiquei a saber que o rapazito com cara de atrasado mental da AFL é "empregado" do Seara na CMS.
Assim já está tudo explicado.
Diz-me com quem andas ...

RBN disse...

Depois do que vi e ouvi do lobinho na sic notícias, já não tenho qualquer dúvida que há GUERRA ABERTA contra nós.
Principalmente devido ao comentador lagarto ter entrado de pés juntos ao Aguiar, quando no mínimo devia ter ficado indignado como o modo que o lobinho chamou o ex-porting de equipa de ballet, após o jogo ex-porting 0 - slbombos 2.

No mínimo, estranho...ou não, porque puxando pela memória, o frangote verde cortou relações connosco e após o nosso jogo em Setúbal, disse com todas as letras que queria ser recebido com hostilidade no Dragão

Também a "mera coincidencia" pelo facto de ter havido "confusões e acusações" com os dirigentes do FCP quando fomos jogar nos arredores da capital, Setubal e Estoril, tendo os supostos agredidos ("verbalmente ou não") terem que sair dos estadios escoltados da "fúria" dos dirigentes portistas, quando em Paços, cá no Norte, não se passou nada disso, certo?

Para completar a palhaçada, o lobinho com os mesmos tiques, arrogancia e tom de voz do antigo "herói" dos encornados "ricardo pavão costa" disse em directo e a cores na sic notícias, com todas as letras ,que a capital vai voltar a dominar o futebol portugues CUSTE O QUE CUSTAR, DOA A QUEM DOER.
Ontem disse que foi MURRO, que depois virou PALMADA e hoje disse que foi COBARDEMENTE AGREDIDO pelas costas.
Ontem disse que apenas ERGUEU O PUNHO, hoje disse claramente que FESTEJOU o golo de uma das "suas equipas".
E como chico-esperto que é, não comentou os comentários racistas acerca de HUlk que escreveu na sua página do facebook, apesar do reporter ter-lhe perguntado duas vezes sobre o assunto.

Temos GUERRA ABERTA, não tenho mais dúvidas.
Vamos é preparados e acautelados para os jogos na côrte (exporting, slbostas e belenenses), para não voltarmos a cometer o mesmo erro de 2009, da célebre armadilha do tunel da luz, ou haver mais gente escoltada pelas forças de segurança para sair do estádio, para escapar à "fúria incontrolável" dos nossos "violentíssimos" dirigentes...

Por isso, neste exacto momento, eu que condenei Paulo Fonseca pelas declarações à lampião no flash interview, já começo a pensar que devia ter aplaudido o nosso mister pela coragem de dizer as coisas sem papas na língua, dando nome aos bois!
Se calhar devidamente avisado das incidencias após o jogo...
Tal com em Setúbal, onde também deu nome aos bois, ou às motas:-)

RBN disse...

A juntar a estas coincidencias, esqueci-me do "olho por olho, dente por dente" do filho de uma égua tarzan gomes da selva(parecido com o "custe o que custar, doa a quem doer" não é?Apenas mera coincidencia...)

E para acabar em beleza, provavelmente para "acalmar os ánimos" e dizer que o mister chiclas (mais uma vez )não agrediu ninguém, que a confusão com os agentes da PSP não foi nada de especial, e que foi(mais uma vez)a vítima da situação, ainda nesta semana o orelhudo dará entrevista ao lixo da manhã tv.

É guerra aberta contra nós, não tenho mais dúvidas.

Anónimo disse...


.

Li num Blog benfiquista que aqui no R P se criticava o Porto e o seu Treinador e por isso vinha aqui coma ideia de malhar nos seus autores.

Mas, agoa ao ler este último Post, com o qual concordo plenamente, verifico que os seus autores apenas querem é o bem do FCP.

Assim, em vez de malhar, 'bater' nos seus autores, vou só tentar clarificar alguns tópicos.

O FCP não está numa boa fase. É um facto. Alguns jogadores não estão no seu melhor. Outro facto. Nós, portistas, somos muito exigentes e auto-criticos. Tudo bem!

Mas, caramba...

Se calhar aqui alguns queriam que o FCP fizesse 90 pontos no Campeonato.
Se calhar, alguns queriam, gostavam que o FCP actual jogasse como o Barcelona ou como o R. Madrid.

:-)

Eh pá... O FCP vai em 1º lugar, ainda não perdeu.

E ontem, no Estoril, o g.r. do Estoril foi só o melhor em campo!!!

E ontem no Estoril, sabem bem que o trio de arbitragem já levava a missa encomendada.

Ou acham mesmo que foi por acaso todos aqueles amarelos sem justificação num jogo bem disputado?

Ou julgam mesmo que foi por acaso que o nosso rival teve:

Paulo Lucilio Baptista, Bruno Lucilio Paixão e Bruno Lucilio Esteves nos seus 3 últimso jogos?!

Pensem nisso... e digam se acham que foi um simples erro, o Fiscal de linha de frente para o lance e sem nada assinalar, a seguir mandar marcar penalty contra o FCP!!!

Ou se acham normal que o Xistra tenha feito vista grossa ao penalty em Alvalade.

Nos dois casos, houve premeditação. As palvaras de JJ não cairam em saco roto. O Cardeal Vitor Cerejeira Pereira da C A levou-as muito a sério.

Pensem nisso.

Ou antes. Façam uma reflexão portista!!
























meirelesportuense disse...

Hoje o porcalhote do Rui Gomes da Selva e o Filho do Freitas disseram que -no lance do fora de jogo do 2º golo- mesmo que o Mangala tivesse saído do campo seria considerado como se estivesse em jogo...Essa eu não sabia, deve ser uma novidade para 2013!...

meirelesportuense disse...

Para além do Otamendi estar completamente fora da área, a bola mesmo depois de ressaltar na mão do jogador portista, bate bem dentro da meia-lua...

José Rodrigues disse...

Um autentico grunho com tiques adolescentes.

Isto nao deixa de o descredibilizar na mesma, mas o FCP teria muito mais autoridade em se queixar do racismo para com Hulk se nao trouxesse isto 'a baila muito depois do Hulk ter saido do clube...

Ricardo Lopes disse...

Tenho dúvidas relativamente a este lance...analizando esta imagem verifico que o jogador do Estoril para o qual é dirigido o passe está em fora de jogo. Assim sendo, a marcação do fora de jogo não teria precedência sobre o corte com a mão?

Luís Miguel disse...

Como se pode facilmente ver pela imagem acima que a mão de Otamendi nem deveria ser considerada porque no passe do jogador do Estoril já antes o outro jogador do Estoril está em fora-de-jogo.

Ainda por cima, foi o fiscal de linha que assinalou o penalty, quando obviamente deveria ter assinalado fora-de-jogo.

Anónimo disse...

Em directo na tv tinha ficado com a impressão de que o fiscal de linha estaria posicionado um pouco mais à frente e que o seu ângulo de visão o poderia ter enganado, mas nesta imagem que colocaram, fónix, o senhor está mesmo na linha da jogada e a olhar para ela...
@MeirelesPortuense, por acaso também tenho ideia de há 2/3/4 anos ter havido essa alteração ao fora de jogo, um jogador que no decorrer da jogada transpõe a linha de fundo é considerado como interveniente no jogo e portanto conta para aferir do posicionamento legal ou ilegal do adversário.
Cumprimentos.
Luís Pires

HULK 11M disse...

Se um jogador da equipa que defende sair do campo com a intenção deliberada de colocar em fora de jogo um jogador da equipa que ataca, não deve o árbitro considerar fora de jogo e deverá ser advertido com o cartão amarelo por comportamento incorrecto o jogador defensor.
São estas a instrucções que os árbitros teem.
Quanto aos erros desta equipa de arbitragem, eles foram todos da responsabilidade do fiscal que acompanhou o ataque do FCP na 2a. parte. Além do penalty, também foi ele que deu indicção de falta e amarelos rídulos ao Mangala e Ale Sandro. Seria bom publicar o seu nome... para conhecermos mais este "inimigo".

JOSE LIMA disse...

Caro RBN
Só faltou aparecer o Colaço a gritar:
"ÀS ARMAS"!

HULK 11M disse...

Além do penalty, também foi ele que deu indicção de falta e amarelos rídulos ao Mangala e Ale Sandro.
Notou-se claramente a sua intenção de comandar o jogo a partir da linha, tirando partido dum árbitro com pouca experiência da 1a. Liga.
Seria bom publicar o seu nome... para conhecermos mais este "inimigo".

Anónimo disse...

esqueçam os árbitros!!!! COMO É POSSÍVEL ISTO?

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior_premium.aspx?content_id=845591

Anónimo disse...

penso que na altura ele ainda não era presidente da AFL portanto para o porto era apenas um desconhecido. o que não invalida que na minha opinião deva ser afastado dessas funções, porque é inadmissivel que haja dirigentes desportivos com este estatuto racistas e que ainda por cima expoem sem vergonha os seus argumentos racistas.

Anónimo disse...

@Hulk11M, obrigado pelo esclarecimento :)
Luís Pires

meirelesportuense disse...

Obrigado pela vossa informação, obviamente tenho estado desatento...No meu tempo não era assim, logo pensei que esse princípio se mantinha.

meirelesportuense disse...

Este árbitro foi condenado a uma série de meses de castigo no âmbito do Processo Apito Dourado...Este foi o seu primeiro jogo na 1ª Liga pelo menos esta época, veio directamente da 2ª Liga para apitar o FCdoPorto...É evidente que a intenção foi: -Vai lá e fazes o favor de corrigir a ideia que os Benfiquistas têm de ti. Este é o momento certo. Já sabes o que deves fazer. Apita Bem e em Consciência...

DC disse...

Sobre a arbitragem já disse o que tinha a dizer.
Mas se alguém quiser uma ajudinha para perceber os grandes erros deste modelo, aqui fica:
http://possedebolla.blogspot.pt/2013/09/marco-silva-estoril-2-2-fc-porto.html

A culpa não é do Defour nem do Fernando, é de quem os coloca sozinhos com 4 jogadores do Estoril à frente e manda o Lucho encostar-se ao Jackson.

HULK 11M disse...

Mas atenção que o castigo dele nada tem a ver com jogos do FCPorto.
Continua a ser minha convicção que os lances em que o FCP foi deliberadamente prejudicado teem a ver com o assistente acima referido e não com o árbitro.
Esse assistente, sim... parece que estava ali para "aviar uma encomenda"...
Cumprimentos

meirelesportuense disse...

Hulk11M:
Não terá, mas tem sempre para os antiPortistas.O Processo nasceu com uma investigação ao Gondomar mas a intenção era apanhar na rede peixe que estivesse fortemente ligado ao Porto...Os resultados não foram os que muitos desejaram mas foi complicado, ainda agora e já lá vão 5 anos -lembro-me porque infelizmente coincidiu com a doença grave e infelizmente mortal de um familiar- os que pretendem ferir-nos vêm sempre com esse fantasma...Apitado Dourado é para a maioria dos Portugueses Porto, Pinto da Costa, Boavista e Valentim Loureiro...E quem se quiser limpar dessa "mancha" tem que bombar no Porto e é evidente -quando for necessário- também vai tocar no Boavista...É inevitável e a nomeação de Rui Silva teve quanto a mim -por desnecessária- essa intenção oculta.
Vítor Pereira -o ex-árbitro- é o maior responsável deste tipo de nomeações e percebe-se bem porquê e para quê ele as faz.Recordem-se das queixas do SLB há uns tempos atrás e das célebres conferências de Imprensa do Bitinho da Arbitragem que iriam ser permanentes, mas duraram apenas uns dias...Os suficientes para tentar repor a Ordem Classificativa!

Paulo Marques disse...

Vi pelo menos um fora de jogo em que o Lucho nem sequer estava perto da bola.

Unknown disse...

Depois de ver esta imagem ( https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/1238054_367122510086422_1439104168_n.jpg ) gostava de lançar uma questão: Não devia ter sido marcado fora-de-jogo em primeiro lugar, já que o jogador do estoril esta a passar a bola para o colega que está em claro fora-de-jogo?
Quanto ao resto concordo contudo.
Abraço e Força Porto