sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

A propósito da nomeação de Xistra…

A propósito da nomeação do árbitro Carlos Xistra para o Vitória Guimarães x FC Porto de amanhã…

Carlos Xistra
«Há muitas pessoas, incluindo portistas, que desconhecem ou já não se lembram dos factos que estão na origem do “Xistrema”.
Recuemos então à época 2001/02. José Mourinho tinha substituído Octávio Machado no comando técnico dos dragões e, com alguns hiatos pelo meio, a equipa vinha encetando uma recuperação segura, chegando-se aos lugares da frente da classificação.
Entre a 20ª e a 23ª jornada, quatro vitórias consecutivas, com 10 golos marcados e apenas 4 sofridos: (…)
23 de Fevereiro de 2002, 19h30, Estádio das Antas, ia jogar-se o FC Porto x Beira Mar da 24ª jornada. Árbitro nomeado: Carlos Miguel Taborda Xistra, de apenas 28 anos (nasceu na Covilhã a 2 de Janeiro de 1974) e que tinha subido à 1ª categoria dois anos antes. (…)»


Esta é a parte inicial de um artigo que publiquei em Agosto de 2009, a que dei o título “A origem do Xistrema”, sobre factos que remontam à época 2001/02.

Relendo esse post (publicado há quase oito anos), constato que há muitas coisas que continuam a ser perfeitamente atuais.

Ele é a preocupação do “polvo”, sempre que a equipa do FC Porto, depois de parecer estar “morta”, consegue várias vitórias seguidas e recupera pontos em relação aos rivais.

Ele é as nomeações cirúrgicas, de árbitros que dão totais “garantias”...

Ele é os árbitros jovens, que querem “mostrar serviço” e agradar a quem manda, por forma a subirem rapidamente na carreira.

Tantos anos depois e, a este nível, tudo ou quase tudo continua na mesma neste triste “campeonato dos vouchers”…

Carlos Xistra recebeu prendas do SLB

Vamos ver como é que as coisas correm amanhã. Há cerca de um ano atrás, num jogo em que foi nomeado para arbitrar outra deslocação do FC Porto ao Minho, as coisas não correram lá muito bem ao senhor Carlos Xistra. Ou se calhar correram, depende da perspectiva...

2 comentários:

Joaquim Lima disse...

Lembro-me de o Porto e mais alguns clubes defenderem a nomeação condicionada dos árbitros, mas ultimamente ninguém fala disso. Já não interessa? É que eu não vejo outra forma de acabar com estas nomeações cirúrgicas...

Antonio Silva disse...

Valha a verdade que o Xistra nem fez mau trabalho. Podia e devia ter expulso um gajo do Guimarães (levou só amarelo) mas de resto não fez merda.