quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

O Senhor Andebol

O final do SCP x FCP em andebol

«A nossa equipa de andebol é extraordinária e ontem à noite chegou às 30 vitórias em 30 jogos na época, depois de vencer em Lisboa o Sporting por 27-26, ampliando para seis os pontos de vantagem sobre os de Alvalade, segundos classificados no campeonato. Se esta diferença se mantiver até ao final da primeira fase cairá depois para metade, para a disputa da fase final.
A vitória dos Dragões foi verdadeiramente épica, com a equipa a perder por 26-19 a pouco mais de dez minutos do final, iniciando depois uma recuperação espetacular, fechando o jogo com um parcial de 8-0 que valeu a vitória.
Ricardo Costa não poupou nos elogios ao desempenho da equipa e à capacidade de superação nos grandes momentos: “Esta equipa tem uma alma enorme, jogando bem ou mal, muito bem ou muito mal, há uma coisa que sempre nos caracteriza: não desistimos e vamos à luta com tudo".»
Francisco J. Marques
Dragões Diário, 09-02-2017


O FC Porto não é só futebol. Assim sendo, após uma vitória como a de ontem à noite, é mais do que merecido o destaque dado hoje ao andebol portista, quer na comunicação social, quer nas redes sociais e são mais do que justos os elogios feitos a esta Equipa, que honra a gloriosa camisola azul-e-branca.

Jogadores do FC Porto festejam vitória histórica em Lisboa

Equipa técnica e jogadores festejaram uma vitória épica em casa do principal rival, vitória essa que, para além de prolongar um incrível recorde de invencibilidade (30 vitórias em 30 jogos oficiais), coloca o FC Porto em muito boa posição para os 14 jogos que faltam até ao final do campeonato.

Estamos aqui para lutar e queremos muito ser campeões. Temos mais 14 jogos pela frente. 10 da fase final e quatro da regular, vamos procurar ganhar todos
Ricardo Costa (treinador do FC Porto), em declarações feitas no final do jogo de ontem

É este o espírito desta Equipa de andebol!
É este o espírito dos Grandes Campeões!
É este o espírito que nós, Portistas, queremos ver em todas as Equipas dos dragões!

José Magalhães
Mas falta falar de um homem.
Um homem que percebe de andebol como poucos em Portugal.
Um homem que reorganizou o andebol do FC Porto.
Um homem com uma visão estratégica para o andebol do FC Porto.
Um homem com uma rede de contactos enorme, a qual permite ao FC Porto “pescar” grandes jogadores antes de o serem, em Portugal e para lá do Atlântico.
Um homem que consegue muito (vitórias e títulos) com pouco (dinheiro).
Um homem que foge das camaras, nunca aparece nos festejos e que praticamente não dá entrevistas, mas que é a Alma Mater do andebol portista do século XXI.

Os adeptos do FC Porto, particularmente aqueles que acompanham o andebol mais de perto, sabem de quem eu estou a falar…

5 comentários:

Daniel Ferreira disse...

Uma equipa na verdadeira definição da palavra! :)

E já agora, um grande Obrigado a esse senhor de quem falas! Foi meu prof. de Educação Física no últimos anos do século passado, na altura o treinador da equipa!

Que continue por mts anos, stôr Magalhães! ;)

FORÇA PORTO

Madureira disse...

Grandes! Esta sim uma equipa que nos enche de orgulho! Não por ontem ter ganho da forma épica como ganhou, até podiam perder mas ao longo dos anos têm provado o que é ser Porto!

Crença, raça, vontade de ganhar, espirito de equipa, esta equipa tem para dar e vender!

Grandíssimo trabalho do professor Magalhães!

Luís Vieira disse...

Reconhecimento inteiramente justo. Que grande campeonato está a fazer esta equipa. Esperemos que não soçobre na fase final, como no ano passado. E um bem haja ao referido dragão.

Soluap disse...

Muitos parabéns isto sim é Ser Porto.

HULK ONZE MILHAS disse...

Penso que este stor ou professor Magalhães é o mesmo que eu vi jogar andebol, de 7, mas também de 11, durante muitos anos, no FCP.
Estou Certo?
De qualquer forma, parabéns a ele e à extraordinária estrutura e equipa que criou no nosso Club.