domingo, 19 de fevereiro de 2017

As imagens que a SportTV escondeu










Tive conhecimento destas imagens a partir de um vídeo colocado ontem no Twitter de Francisco J. Marques.

A propósito deste lance, na newsletter 'Dragões Diário' de hoje, é dito o seguinte:
«Regressamos ao encontro com o Tondela. Podemos estar na era da pós-verdade, mas nem os factos alternativos que têm sido por aí apresentados resistem a uma imagem do ângulo certo, que por acaso também era o do árbitro. Sim, no vídeo aqui divulgado pelo 'JN' pode ver-se que Osorio puxou Soares no jogo de sexta-feira e sim, a grande penalidade que permitiu a André Silva abrir o marcador foi bem assinalada. Pode ser que estas imagens ajudem a puxar algumas pessoas para a realidade: o FC Porto é líder da Liga e os adversários não vão ter descanso. Não há pedidos de reunião em momentos estratégicos que alterem os factos: há pelo menos um clube que tem ganho pontos à custa de más decisões dos árbitros, mas não é esse certamente o caso do FC Porto.»

Muito bem, mas este caso não acaba aqui. Eu quero saber, por que razão imagens semelhantes a estas (filmadas de um dos topos) não foram mostradas pela SportTV, aquando de uma qualquer das inúmeras repetições deste lance?

Será que foi porque deste ângulo (o ângulo em que o árbitro viu o lance), se vê claramente o defesa do Tondela a puxar a camisola de Soares (e este, posteriormente, a tentar soltar-se)?

Partindo do princípio que a SportTV tinha imagens que provam, sem qualquer sombra de dúvida, que a decisão do árbitro (ao assinalar um penalty para punir a infração do jogador do Tondela) foi correta, por que razão as ocultou, deixando que se instalasse a dúvida, a mentira e a contestação acerca deste lance?

Penso que o FC Porto, através do seu departamento de Comunicação e não só, deveria exigir explicações à SportTV.

Como se não bastasse estarmos a disputar um campeonato, em que o slb pode transmitir os seus jogos em casa através da televisão do próprio clube (com tudo o que isso significa de potencial manipulação de imagens e comentários), temos também, agora, de assistir a transmissões dos nossos jogos que são manipuladas de forma cirúrgica?

11 comentários:

Unknown disse...

Pela qualidade das imagens, parece-me que foram filmadas por um qualquer adepto com o seu telemóvel que depois as divulgou nas redes sociais. Não me parece que a Sporttv possa ser culpada nesta situação. O importante é que estas imagens foram divulgadas para muitos histéricos que por aí apareceram. Eu tive sempre 200% certeza que era penalty pois se o lance fosse minimamente duvidoso, nunca o Luis Ferreira hesitaria em não assinalar. Por isso o lance só podia ter sido descarado.

TáDito disse...

Acho que as imagens não são da sporttv. Pelo menos o campo está desalinhado. Parece filmado por um amador.

José Correia disse...

Custa-me a crer que a SportTv não tivesse qualquer camera colocada num dos topos do estádio mas, se assim foi (veremos se é essa a explicação), então irei alterar o título do artigo para "As imagens que a SportTv não mostrou".

Felisberto disse...

Estas imagens pertencem ao próprio FC PORTO. O nosso clube filma os jogos do Dragão. Sei isso porque fico por debaixo de uma instalada na Superior Sul. Esta foi filmada da Superior Norte, bem por baixo do bar aberto. O FC PORTO filma os jogos precisamente por... causa disto!

José Correia disse...

Como poderão ver nos comentários e imagens colocadas no facebook do 'Reflexão Portista', a SportTV tinha, pelo menos, uma camera num dos topos do Estádio do Dragão.
Ora, assim sendo, então tem imagens semelhantes a estas (filmadas do mesmo ângulo), possivelmente com melhor qualidade.
Por que razão não as mostrou?

Soluap disse...

Não mostrou porque é mais uma correia de transmissão vermelha. Aquele Rui Orlando é um faccioso anti porto e o pseudo comentador que o acompanha quando há algo a nosso favor nunca vê bem nem tem a certeza. Acabam por cair no ridículo e até me admiro depois de tanta parcialidade sempre a nosso desfavor ainda ninguém no Dragão lhes ter chamado a atenção. Haja coragem e assumam as verdades pois estas são para serem ditas mesmo que não vão de encontro ao interesse do clube do regime.

iDa disse...

A ser verdade que as imagens foram deliberadamente manipuladas, não é o suficiente para denunciar o contrato com a sportv?

Roberto Tavares disse...

Já alguém deu algum tipo de fármaco ao presidente do Tondela e ao pepa?
Tanto sofrimento o deles.
É com aquelas atitudes que se vê quem realmente lhes paga o ordenado...

A malta que anda pela nossa casa sempre é bem mais profissional...

P.S. O outro também era muito humilde...

zeportista disse...

A sportv é useira nestas situações. Não me esqueço que também não houve imagens do golo dos lampiões connosco ( curiosamente) o mesmo ângulo! E houve um empurrão ao Danilo. Por estás deixei de lhes dar dinheiro.
Abraço

miguel.ca disse...

A mim serviu de facto para alterar a minha opinião. Não tinha visto motivo para penalty até ver o lance deste ângulo.

Azul disse...

Penso que as imagens são mesmo da sportv. A ocultação de imagens por parte da sportv já ultrapassa todos os limites e é prepositada, faz parte de atual sistema. Por exemplo no jogo das galinhas é dado um cartão amarelo ao Pedro Santos quando existiu uma falta anterior sobre um jogador do Braga, ve-se os jogadores a proprietária mas nem uma repetição deram. No jogo dos lagartos o William ganha a bola em falta mas nem uma repetição deram. Quando não é assinalada uma falta dentro da área a favor do Porto nunca dizem que era pênalti dizem era falta.
Os pseudo jornalistas que fazem a cobertura dos nossos jogos são anti porto fanáticos.
Ao pseudo amante do futebol Freitas Lobo já tive oportunidade de lhe dizer umas....
Um factor essencial para se entrar na sportv é não ser do FCPorto. Exemplos: Dito, V. Paneira, P. Henriques, Freitas Lobo.....