terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

A SportTV faz parte do “polvo”?

Estoril x FC Porto, 28 Jan 2017
Minuto 7: «Fora de jogo assinalado a Diogo Jota, quando o jogador do FC Porto partia para se isolar»

«(…) o FC Porto tomou conta do jogo desde o apito inicial, mas revelou dificuldades em criar situações de perigo na primeira parte (apenas três remates). No entanto, fica o registo para um fora de jogo mal tirado a Diogo Jota, que se isolava aos sete minutos (…)»

O que teria acontecido se a equipa de arbitragem não tivesse, erradamente, assinalado um fora-de-jogo inexistente (o Diogo Jota estava mais de 1 metro atrás do penúltimo jogador do Estoril) neste lance?
Não sabemos. O que sabemos é que o lance foi interrompido (mal!), quando o jogador do FC Porto seguia, completamente isolado, em direção à baliza do Estoril.
E o que também sabemos é que a SportTV, tendo imagens que mostravam o erro grave da equipa de arbitragem (em prejuízo claro do FC Porto), não repetiu este lance uma única vez.

Ora, como aquilo que não passa na TV não existe, este lance foi ignorado nas análises feitas ao Estoril x FC Porto e, consequentemente, não fez parte dos ‘casos do jogo’.


FC Porto x Tondela, 17 Fev 2017
Minuto 44: Osório, que já tinha um cartão amarelo, fez uma “gravata” a Otávio (agarrou-o pelo pescoço) provocando o derrube do jogador do FC Porto.

Osório faz uma "gravata" a Otávio

O árbitro viu, assinalou a infração do jogador do Tondela, mas deixou o 2º cartão amarelo (e consequente cartão vermelho) no bolso.

Um minuto depois, o mesmo jogador do Tondela haveria de ver o 2º cartão amarelo (por obstrução a Soares), num lance que foi repetido pela SportTV inúmeras vezes.
Já o lance da “gravata” a Otávio, ocorrido um minuto antes, caiu no esquecimento e nem sequer fez parte dos resumos do jogo. Porquê?

Isto é surreal?
Não sei se “surreal” é a palavra certa para classificar este comportamento (que começa a ser recorrente) da SportTV, mas sei que é com habilidades destas (escondendo lances em que o FC Porto foi prejudicado e destacando lances em que possa ter sido beneficiado), que se consegue criar uma mistificação acerca das arbitragens e até enganar comentadores portistas (como foi o caso de Rodolfo Reis, comentador na SIC).

P.S. Já passaram quase 4 dias desde o último FC Porto x Tondela. Segundo julgo saber, no lance do penalty assinalado (e bem!) a favor do FC Porto, a SportTV continua sem apresentar as imagens filmadas de um dos topos do estádio.

4 comentários:

Nuno Nunes disse...

A Sporttv é useira e vezeira em situações destas, particularmente no que concerne a jogos em que o FC Porto é interveniente, que são um atentado à ética jornalística. Isto é uma clara tentativa de manipulação da opinião pública.

zeportista disse...

Este "post" só enferma no título.De facto não há a MINIMA duvida que sim a sportv é mais um tentáculo do polvo. Por esta e por outras é que deixei de lhes dar dinheiro.
Metem nojo!
Abraço

Pedro disse...

Tive Sport Tv em casa durante anos mas à cerca de 2 anos cortei...

Roberto Tavares disse...

Aquilo que se está a passar na sportv é uma espécie de estágio...

Senão os jogos do slb na luz, nunca lá serão transmitidos. E por este andar, não faltará muito.