domingo, 5 de fevereiro de 2017

Com merecida estrelinha

Se no encontro com o slb nos queixámos, e com toda a razão, da falta dela, hoje não poderemos ter muita razão de queixa em relação à "estrelinha". Dizem que esta, habitualmente, protege os futuros campeões. Então que seja esse, novamente, o caso na presente época.



NES deu a mão à palmatória e apresentou (quase) o nosso melhor "11" de início. Só faltou lá Layun, do lado direito da defesa, e jogaríamos na máxima força. As únicas dúvidas pairavam sobre o estreante Soares mas este cedo as desfez. Dois grandes golos (principalmente o segundo, que é enorme) e já não está aqui quem falou.
Que tenha continuação e que não se repita a história de um outro herói de jogos contra o scp. Tello celebrou um hat-trick em 2015 mas, em boa verdade, pouco mais fez do que isso no resto do tempo em que pelo Dragão passou.
Que a Soares também não aconteça o que sucedeu a André André, que foi a nossa grande estrela, na vitória contra o slb na época transacta, mas que não mais actuou a esse mesmo grande nível.

Foi um jogo em sofremos, a bom sofrer, até à defesa final de Casillas (finalmente decisivo). E nada o faria prever quando chegámos ao 2-0. A táctica que NES utilizou, durante a primeira parte, foi atípica mas resultou, ao menos durante esse período: a posse de bola deixou de ser fulcral e a ideia era colocar rapidamente a bola na frente. Daí que até o nosso próprio guarda-redes tinha ordens para despachar a bola, com lançamentos longos com o pé, mal a recuperasse. Não foi, por isso, estranho termos perdido, em termos de percentagem de posse de bola, para o nosso adversário, ainda durante o primeiro tempo.
Ora, na segunda parte, e dada a melhoria gigantesca do nosso oponente, estes números agravaram-se de tal forma que a própria vitória (importantíssima para as contas finais) chegou a estar mesmo em causa. Aí valeu-nos o nosso poste e também algumas estrelas (outras) cá da terra.

As substituições, ainda que talvez defensivas em demasia, acabaram por equilibrar a nossa equipa em termos defensivos, apesar de que Óliver deveria ter sido um dos eleitos, de tal forma andou desaparecido desta partida.
Nota positiva, uma vez mais, para a entrada de João Carlos Teixeira. A ideia tem que ser esta mesma: para segurar resultados devem entrar jogadores que sabem guardar a bola e não um Rubén Neves ou um Herrera, que não passam, ambos, de um convite ao adversário para estes terem ainda mais posse e, como consequência, mais lances de possível perigo.

Ah, e não jogámos de amarelo desta vez...

8 comentários:

ASA disse...

Estrelinha, que soube bem, mas trabalhamos muito para a merecer. Realmente gosto mais de ver o FCP a ganhar jogando bem, mas o mais importante é a vitória. De vitórias morais, como o SCP quis vender ontem, tivemos muitos 0-0 esta época, já para não falar do empate na com as aguias e derrota em alvalade, dois mistos de azar e arbitragem tendenciosa.
Por falar em arbitragem, o SCP queixa-se de 2 lances que claramente não foram falta. Do nosso lado, para além de um penalty duvidoso, gostava de ter visto a repetição de uma falta claramente para segundo amarelo do Zeegelaar no final da primeira parte, que o arbitro resolver converter em falta do Corona. Pode ser que até tenha razão, mas da única vez que vi o lance ficaram-me muitas duvidas. Por falar em Zeegelaar, também na segunda parte lhe perdoaram, mais uma vez, o 2 amarelo, por isso penso que o FCP deverá por a verdade dos factos, pois se alguém foi prejudicado terá sido o FCP.

DC disse...

Finalmente decisivo?
Há gente que continua a merecer ter o Fabiano na baliza.
Jogo após jogo a salvar o Porto (na Champions foram muitos este ano) mas continua a levar com estas bocas. E no ano passado na Luz também não foi decisivo?
Com amigos destes os lampiões nem precisam de aparecer...

Paulo Marques disse...

A decisão do NES de ter os jogadores sempre a fazer falta atacante na segunda parte não se percebe, invés de tentar chegar à baliza...
Tivemos azar que o fiscal de linha via tudo. /sarcasmo

miguel.ca disse...

As substituições do Nuno não foram "defensivas",foram para tentar recuperar o controlo a meio campo porque o Sporting nessa altura do jogo dominava completamente e a facilidade com que chegavam à nossa baliza era assustadora. E de facto as alterações promovidas pelo Nuno estancaram a hemorragia.

vidente mor disse...

BOA vitoria. O sporting teve mais posse mas o perigo veio so de um def central por ser alto demais para os nossos jogadores. O futebol de JJ e este desenfreado e claro perdedor senao tiver os arbitros como teve no benfica. Nao tenho grandes duvidas que o benfica se nao oprecisar de ganhar o jogo ganha em alvalade a jogar a defesa e em contra ataque. PRECISAMOS DE 2 MEDIOS A SERIO E FALTA NOS ALTURA. Com os medios que temos e neste tipo de jogos rasgadinhos temos muita dificuldade porque sao frageis fisicamente teriam de ser tecnicamente 50% mais valiosos para fazerem a diferença. Oliver demonstra que nao vale os 20M alias saindo do porto seguira para o granada ou coisa do genero. CASILLAS FOI O MVP CLARAMENTE no golo dizem alguns que poderia ter feito mais alguma coisa mas o remate foi a entrada da area e em zona central, estava bem colocado nao tem uma grande envergadura fisica (com mais 10 cm tinha chegado a bola ) por isso e na rapidez e colocaçao onde estao os seus trunfos como aconteceru nos remates do def central uruguaio, a bola ofreu um ligeiro desvio quando chegou perto dele e isso foi o suficiente para depois ja nao ter hipoteses de la chegar apesar de se ter esticao todo, AFALHA FOI DOS JOGADORES DO MEIO QUE DEVERIAM TER ESTORVADO A AÇAO DO JOGADOR QUE REMATOU PORQUE O FEZ A VONTADE DO FREGUES. CASILLAS AJUDOU NOS A GANHAR O JOGO.

Pedro M. disse...

Parabéns pela crónica!
Ri-me bastante...
Saudações Portistas

Pedro ramos disse...

Mais uma vez se prova que o resultado final é tudo no futebol.

Não jogamos nada de nada, mas tivemos 2 heróis.
A táctica de NES foi "atipica" (pontapé para a frente e fé em deus)!!!
A equipa, como sempre, depois de se encontrar a ganhar recua, não controla o jogo e as substituições são sempre para reforçar estes aspectos, mas neste jogo serviram para "equilibrar" a partida.

Valeu não jogarmos de amarelo para SanIker nos salvar novamente.

PS. Não tenho dúvidas de que é de NES todo o mérito de estarmos com esta pontuação, ainda na luta, com um plantel claramente inferior aos rivais.

Roberto Oliveira disse...

Concordo inteiramente com o DC...parece q o Fabiano é q era bom e outros q tais...o Casillas com todas as suas debilidades no jogo aéreo, tem feito uma época muito boa!

Segunda parte das nossas piores de sempre, mas estamos na luta pelo título! não gosto de futebol de biqueiro pro ar mas já estou farto de não ganhar nada...

Excelente contributo do Soares, só estou com dúvidas se o André Silva não perde com a presença dele e se também o Porto sem Jota (ou mesmo Otávio), não passa a ser mais bola no ar e menos bola no pé