terça-feira, 27 de junho de 2017

Contrainformação, Mentiras e Jornais

O SLB, o jornal Record e o jornalista-comentador Rui Santos mentiram. Isto é, divulgaram notícias falsas, divulgaram mentiras.

O Diretor de Informação e Comunicação do FC Porto reagiu, no Twitter, às fake news

Mensagens de Francisco J. Marques no Twitter

E, para que não ficassem dúvidas, o FC Porto emitiu mesmo um comunicado.

----------

A máquina de propaganda do Benfica continua a tentar abafar e desvirtuar o chamado caso dos e-mails.

Porque o país merece saber a verdade, sem filtros, sem artimanhas, o FC Porto é obrigado a voltar ao tema para informar:

1 - É falso que o FC Porto tenha sido intimado pela Polícia Judiciária, ou por qualquer outra entidade, para entregar qualquer tipo de documentação sobre este caso. Esta falsidade tem sido difundida por comunicação social que se deixa intoxicar pelas versões que têm como objetivo distrair sob a matéria de fundo e que está a ser investigada.

2 - É mentira que o FC Porto tivesse sido alvo de qualquer tipo de buscas, como erradamente disse o comentador Rui Santos, no canal televisivo SIC Notícias. Esta afirmação é tanto mais grave por pretender transmitir a ideia que o FC Porto foi forçado pelas autoridades a alguma coisa, o que não é verdade. E aqui fica o desafio para que Rui Santos confirme junto da própria Polícia Judiciária essa informação e depois faça a correção pública da mentirosa afirmação.

Para que não fiquem dúvidas, o FC Porto foi contactado pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária por causa da investigação em curso e não devido a uma qualquer queixa do Benfica.

----------

Apesar deste desmentido formal e oficial do FC Porto, o Record e o SLB insistiram na mesma tese e voltaram à carga…

«Fonte oficial do Benfica garantiu a Record que o "comunicado do FC Porto deturpa a verdade".
"O despacho da PJ que determinou a entrega de todo o material está no âmbito e resulta da queixa apresentada pelo Benfica; isso mesmo foi objeto de notícia em vários órgãos de comunicação social ontem. Só o desespero pode levar a mentir perante factos concretos. O que diz o comunicado do FC Porto é totalmente falso", afirmou.»


O comunicado do FC Porto é totalmente falso, dizem eles.
E no entanto…
O JN de hoje, após contactar a PJ, publicou a seguinte notícia (e esta não é fake news):

'Judiciária confirma versão dos dragões', JN de 27-06-2017

E agora?
O mais provável é que continue o tráfico (de notícias) entre o SLB e os seus agentes na comunicação social, de modo a suportar a estratégia de contrainformação em curso.

5 comentários:

Mefistófeles disse...

O tráfico é efetivamente a especialidade do Carnide e do seu presidente orelhudo.
Seja de influências ou de farinha colombiana.

miguel.ca disse...

Eu, como vivo muito longe do Porto, fico na ignorância sobre alguns temas ficando dependente deste e doutros blogs Portistas para afastar essas dúvidas.
A minha questão para os estendidos e bem informados é esta:
O FCPorto vai continuar à espera que as instâncias Portuguesas se ergam e tomem acções sérias contra o benfica ou o plano passa pela UEFA e FIFA?
Porque se vamos ficar à espera do concelho de disciplina da Liga ou Federação ou PJ ou o raio que o parta é bom que se arranje um sofá bem confortável!

HULK ONZE MILHAS disse...

Saúdo a participação e o empenho do José Correia nesta luta.
Infelizmente a documentação que caiu nas mãos do FCP, só por si, não são provas validadas pela justiça, servindo, no entanto, para que sejam iniciadas investigações sérias, que por parte do Ministério Público quer por parte do Conselho de Disciplina da FPF. Como muito bem sabemos, o clube do regime tem poderes "de estado" e com eles vem, ao longo dos tempos, colhendo benefícios escandalosos. Os exemplos são mais do que muitos.
Por isso, só nos resta a nós portistas, ampliar a "voz denunciante", de forma a procurar colocar alguma pressão, não sobre a PJ ou CD da FPF, mas sobre o próprio Estado Português: Rui Gomes da Silva foi Ministro, António Costa é primeiro ministro, Mário Centeno é Ministro, etc., etc. etc.
A propósito: estou curioso por saber notícias da actuação da responsável pelo DIAP Lisboa, creio que ainda a Exma. Senhora Dra Maria José Morgado, outrora tão empenhada no processo do "Apito Dourado", embora tenham ficado algumas reticências sobre a eventualidade de terem existido "escutas avermelhadas" que não teriam sido devidamente investigadas...

miguel.ca disse...

Quer dizer, UEFA... FIFA... Nestum!
Então siga a marinha.

Hélder disse...

O Sr Rui Santos é um cobarde, pois depois de ser interpolado várias vezes pela jornalista do programa Tempo Extra da passada Terça-feira (27 Junho) contornou sempre as perguntas, e não se dignou a pedir desculpa pelas informações que ERRADAMENTE transmitiu.