segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Manuel Barbosa em entrevista

Manuel Barbosa foi um dos primeiros empresários de jogadores e treinadores do futebol português. Bracarense, mas acima de tudo benfiquista, durante anos trabalhou quase em exclusividade para o SLB, tendo sido o intermediário de contratações como Valdo, Ricardo Gomes, Aldair e Mozer.


Manuel Barbosa com Quinito no Kuwait, em 1985, quando este foi contratado para treinar o Yarmouk (foto Glórias do Passado)

Com o surgimento de uma nova vaga de empresários, onde se destacaram primeiro José Veiga (Superfoot) e depois Jorge Mendes (Gestifute), desapareceu de cena.

No passado dia 19 de Setembro, o Diário de Notícias publicou uma entrevista que deu a Alexandra Tavares-Teles e da qual destaco alguns excertos.

[Alexandra Tavares-Teles]: Porque é que nunca trabalhou com o FC Porto ou com o Sporting?

[Manuel Barbosa]: O Sporting nunca quis trabalhar comigo... e com o FC Porto já trabalhei.

[ATT]: Ainda é benfiquista?

[MB]: Serei sempre!

[ATT]: Como avalia a qualidade das equipas do Benfica nos últimos anos?

[MB]: É como na Bolsa, se não se perceber do assunto, pode comprar-se gato por lebre.

[ATT]: Luís Filipe Vieira é um bom presidente?

[MB]: Herdou uma péssima situação, é um presidente corajoso, mas teve e tem demasiados ex-portistas (frustrados, ressabiados, oportunistas e expulsos) ao lado dele e não precisava e nem precisa disso. O passado recente assim o confirma, espero que não venha a ter mais desilusões.

[ATT]: O que pensa de Jorge Nuno Pinto da Costa?

[MB]: Seria injusto não admirar a obra do general De Gaulle em França e o mesmo digo no caso de Jorge Nuno Pinto da Costa. Só um ditador liberal pode fazer o que ele fez naquele clube e ninguém me impede de o reconhecer como um estratega super competente. Quero também dizer que nunca me faltou a nenhum acordo, incluindo os que não estavam escritos.

[ATT]: Carolina Salgado destruiu Pinto da Costa?

[MB]: A Pinto da Costa nem as máquinas políticas todas juntas o conseguiram destruir.

1 comentário:

Nuno Nunes disse...

Foi um dos grandes cromos do futebol português. As suas gravatas e o seu penteado farfalhudo à anos 80 ficarão na história. Tem ainda no CV o facto de ter conseguido destruir a carreira de alguns campeões de Riade (Valido é um exemplo).

Diz-se em Braga que é visto às vezes a passear no seu BMW 7 do século passado. A fortuna que chegou a fazer com os jogadores já deve ter ido toda pelo cano abaixo.