domingo, 28 de setembro de 2008

Os milhões de Rodriguez e Lisandro

"Tivemos um reunião [com a Administração da FCP SAD] para fechar contrato, mas com o aumento proposto pelo FC Porto não chegámos a acordo. A oferta do não nos satisfez. Esperamos que reconheçam o valor do jogador. O jogador tem-se valorizado muito e o clube paga pouco.
Recebi muitas chamadas a perguntar pelo jogador, mas a cláusula de rescisão é muito alta. Depende do FC Porto a continuação do jogador. Espero que ele mantenha o nível da época passada
."
Fernando Hidalgo, empresário de Lisandro López, em declarações à TSF, 26/09/2008

Segundo veio a público, ao ser contratado em Junho passado, no meio de uma disputa entre o FC Porto e o SLB, Cristián Rodriguez negociou um salário de cerca de 1,8 milhões de euros por ano.
Ao tornar-se o jogador mais bem pago do plantel portista, isso obrigou a FCP SAD a renovar o contrato com o Lucho (que já tinha sido renovado na época passada), voltando a aumentar o seu salário para um valor semelhante ao do "Cebola".
Agora chegou a vez de Lisandro. Segundo o DN de ontem, o melhor marcador do último campeonato (com 24 golos) recusou a proposta da FCP SAD, que subia o seu salário para 1,5 milhões de euros por ano e exige um valor idêntico ao de Rodriguez e Lucho.

Pelos vistos, a contratação de Rodriguez, avaliado em 10 milhões de euros (a FCP SAD comprou 70% do passe por 7 milhões), criou mau ambiente no balneário e está a sair cara ao FC Porto. Para já obrigou a SAD a aumentar o salário do Lucho para perto dos 2 milhões de euros por ano e, tudo indica, o mesmo irá acontecer relativamente a Lisandro.

Para se ter uma ideia do que significam estes valores, convém recordar que Quaresma ganhava cerca de 1,2 milhões/ano (foi para o Inter ganhar 2,6 milhões/ano) e Paulo Assunção cerca de 600 mil euros/ano.

Espero que Rodriguez venha a justificar o enorme esforço financeiro, directo e indirecto, que a sua contratação provocou. Até agora tem sido uma semi-desilusão.

Quanto ao Lisandro, quero acreditar que esta situação não tem nada ver com a queda brutal de eficácia que tem revelado neste início de época.

13 comentários:

HULK ONZE MILHAS disse...

Eu não posso nem quero acreditar que isto seja verdade!!!!
Por favor...

Nuno Nunes disse...

É muito negativa esta reacção do Lisandro e do seu empresário. Não aceita 1,5 milhões por ano? Pois se assim é o FC Porto não deveria sequer renovar ou rever o contrato.

Este foi um dos perigos de "argentinizar" o plantel. Agora são muitos e dominam o balneário criando mau ambiente. O mesmo já se terá passado com o elevado nº de brasileiros no plantel na época pré-Mourinho. Isto sem qualquer intenção xenófoba, podiam ser espanhois ou italianos, ia dar ao mesmo.

José Rodrigues disse...

Isto só reforça a minha suspeição de q o melhor reforço neste defeso seria aumentar o salário de P Assunção para os valores pretendidos, ou perto disso; como se vê, um eventual tecto salarial não impediu de contratar o "Cebola" com um salário bem superior aos colegas.

O retorno desportivo mais do q compensava o investimento financeiro extra de 1 milhão por ano que fosse. Eu disse investimento extra? Bem pelo contrário, ainda se poupava dinheiro (quase certamente não se teria gasto 6 milhões em Pepe ou 2 num Guarín).

Quanto a Lisandro: sinceramente, a necessidade financeira do clube leva a q provavelmente seja vendido no próximo defeso. Sendo assim não vejo necessidade absoluta em renovar-lhe o contrato, já q está "protegido" ainda por mais algum tempo (lei Webster incluída). Ganha menos do q outros? É injusto? É, mas azar nítido: é a lei do mercado.

pedro disse...

Eu acredito que a renovação está afectar quer o Lisandro, quer o Meireles. Não pelos salários, os quais não acredito serem practicados no FCP, mas pelos prémios de assinatura e digamos que ter conhecimento dos milhoes que Rodriguez e Lucho receberam não devem ser fáceis de digerir por jogadores que dão tudo pelo clube, até morrer, como estes dois. Como ainda ontem escrevi noutro blog, ultrapassado isso, o FCP tem tudo para começar a carborar.

José Correia disse...

Hulk onze milhas disse: «Eu não posso nem quero acreditar que isto seja verdade!!!!»

As declarações do empresário do Lisandro foram feitas à TSF.
Quanto aos números referidos no artigo, foram transcritos do DN de ontem. Serão mentira?
Nunca teremos a certeza absoluta, a não ser que aconteça ao Lisandro o mesmo que ao Quaresma e tenha de ir a Tribunal dizer quanto ganha.

O que é certo é que apesar de nos últimos anos terem saído os jogadores mais caros do plantel - Deco, Jorge Costa, McCarthy, Baía, etc. - a rúbrica de pessoal não tem parado de aumentar.

Paulino Freitas disse...

Viva a gestão

HULK ONZE MILHAS disse...

Sei que na época passada Bolatti terá feito declarações à comunicação social do seu País nas quais eram referido que o seu salário seria de 1 milhão de euros por mês.
Logo se começaram a fazer comparação com o salário do Assunção que seriam esses tais 600 mil euros..
Parece que os problemas com o Paulo Assunção começaram aí mesmo...
Ninguém da SAD desmentiu... nem confirmou. Aliás a SAD está metida numa redoma e entende que não tem que dar satisfações aos adeptos, seja de que assunto for.... excepto para publicar as capas de "A Bola" na revista Dragões e outros assuntos muito mais importantes...
Quando digo que "não quero acreditar" quero exprimir todo o meu desencanto por estas situações e a esperança de que não seja verdade...
É que isto é grave demais...

José Correia disse...

«Alguma coisa não está bem com Lisandro López. Não sei se é o impasse na renovação de um contrato que, em boa verdade, tem sido revisto e aumentado quase todos os anos desde que chegou a Portugal. Não sei se se trata de alguma questão pessoal, daquelas que simplesmente não conseguimos deixar em casa quando saímos para trabalhar e nos assombra o dia inteiro. Não sei o que é, mas sei o que não é. Não é - e podia muito bem ser - a falta de Quaresma ou a mudança de companheiros no ataque. E não é porque não têm faltado oportunidades a Lisandro López para marcar. Oportunidades mais ou menos escandalosas, como a que desperdiçou frente ao Fenerbahçe, ao Rio Ave ou ao Paços de Ferreira. Oportunidades que podiam ter servido para tranquilizar a equipa e que tiveram muitas vezes o efeito oposto. Não está em causa o empenho do argentino mas, a atravessar uma fase de renovação o FC Porto precisa que Lisandro se reconcilie com as balizas e volte a ser um factor de estabilidade. Em vez do contrário.»

Jorge Maia, O JOGO, 28/09/2008

The Turk disse...

José Rodrigues disse...
"Isto só reforça a minha suspeição de q o melhor reforço neste defeso seria aumentar o salário de P Assunção para os valores pretendidos, ou perto disso; como se vê, um eventual tecto salarial não impediu de contratar o "Cebola" com um salário bem superior aos colegas.

O retorno desportivo mais do q compensava o investimento financeiro extra de 1 milhão por ano que fosse. Eu disse investimento extra? Bem pelo contrário, ainda se poupava dinheiro (quase certamente não se teria gasto 6 milhões em Pepe ou 2 num Guarín)."

Vou fazer uma grande esforço de imaginação para acreditar que o P. A$$unção tinha mesmo vontade de renovar com o Porto, em vez de ter um pré-acordo com um dos principais clubes espanhóis.

PdC afirmou numa entrevista à SIC que o brasileiro queria ganhar o dobro e não pagar impostos. Pela minhas contas isso queria dizer que o Porto teria de lhe pagar um salário de 2M€.

Além disso, o Porto pode vir a ter retorno financeiro nos investimentos feitos com os outros jogadores que referiste, o que não se passava com o A$$unção.

Rizzo Da Rat disse...

O Pinto da Costa até podia ter dito que o PAssunção queria o triplo em vez do dobro do salário. Mais, podia ter dito que o Assunção queria o infinito vezes o salário! A malta acredita e diz amén.

Uminho1 disse...

Em relação aos valores vindos a publico sobre o Cristian Rodruiguez, há para todos os gostos: Falou-se em 1,8 isto mais na imprensa sulista, depois também li outras versões de 1,5 e 1,2 e finalmente no OJOGO vinha que seria 700 mil mais prémios por objectivos,etc,etc

Não deixa de ser curioso,que na época onde está a ser uma desgraça em termos de eficácia que este história surja.

Eu acho que a questão do aumento salarial Paulo Assunção não se coloca pois por aquilo que veio a publico ele não aceitou o dobro e forçou sempre colocando valores absurdos porque sabia que está bem calçado.

José Rodrigues disse...

"Além disso, o Porto pode vir a ter retorno financeiro nos investimentos feitos com os outros jogadores que referiste, o que não se passava com o A$$unção."

Sem dúvida q é uma hipótese. Da mesma forma q é tb uma hipótese q o dinheiro gasto (em salário e passe) num Guarin, num Bolatti ou num Pelé tenha sido desperdiçado e eles não dêem em (quase) nada...

Agora, entre a certeza de rendimento desportivo (e de poupar uns milhões a curto prazo ao não comprar mais um jogador), e por outro lado um *possível* rendimento desportivo e uma *possível* valorização das contratações, prefiro neste momento a primeira opção - DE LONGE.

Até pq jogadores para valorizar e vender já temos imensos.

José Correia disse...

«Lisandro López, autor do primeiro golo do F.C. Porto no clássico do Estádio de Alvalade, continua à espera de um novo contrato. O empresário do avançado deslocou-se recentemente a Portugal, com a expectativa de fechar o acordo, mas houve uma divergência de valores entre as partes e o jogador mostra-se agastado com o impasse. Aliás, nem festejou efusivamente o tento inaugural frente ao Sporting, conforme foi perceptível à vista desarmada.

Segundo as informações recolhidas pelo Maisfutebol, as negociações arrastam-se há algum tempo, numa ponte telefónica entre Argentina e Portugal. Os empresários Fernando Hidalgo e Miguel Pires acreditavam que os últimos pormenores poderiam ser acertados com uma viagem ao nosso país. Há duas semanas, veio ao Porto, onde ficou por três dias, para dialogar «in loco» com os dirigentes do clube azul e branco.

Fontes próximas do agente chegaram a passar informações que apontavam para o sucesso das conversações, veiculadas pela imprensa argentina, mas a verdade é que o F.C. Porto não cedeu às pretensões dos representantes de Lisandro. Os dragões dispuseram-se a aumentar um ano ao contrato, que passaria a terminar em 2012, juntando uma melhoria salarial considerável.

Ao nível dos mais bem pagos

Contudo, Fernando Hidalgo considera que o ponta-de-lança, melhor marcador da última época, merece ter um salário ao nível de Lucho González e Cristian Rodriguez (na ordem dos 1,8 milhões de euros/época), os mais bem pagos do plantel. Para além disso, pretenderia um milhão de euros como prémio para a renovação do vínculo. O F.C. Porto não aceitou.

A 26 de Setembro, o agente FIFA reconheceu à rádio TSF que o clube portista não tinha satisfeito as pretensões da parte argentina: «Com o aumento proposto pelo F.C. Porto, não chegámos a acordo. A oferta não nos satisfez. Esperamos que reconheçam o valor do jogador.»

Recorde-se que, em Janeiro, os dragões compraram a totalidade do passe do internacional argentino, de forma a rechaçar uma proposta concreta do Zenit de S. Petersburgo. Nessa altura, levantou-se a possibilidade da renovação a curto/médio prazo, mas ainda não houve acordo.

Ao que o Maisfutebol apurou, Lisandro continua à espera do novo vínculo, sem vacilar na dedicação ao clube, mas denota esporadicamente a sua insatisfação. O assédio de outros emblemas, transmitido ao jogador através do seu representante, choca com a irredutibilidade do F.C. Porto em baixar o valor do passe, tendo em vista uma futura transferência. As partes esperam ultrapassar as divergências quanto antes.»

in Maisfutebol, 06/10/2008