quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Um herói num jogo viciado


O último Paços Ferreira x SLB ficou marcado por uma arbitragem escandalosa (mais uma!) de Bruno Paixão.

Pondo de lado os “erros menores”, que seria exaustivo enumerar, destaca-se a forma habilidosa como conseguiu evitar a expulsão de dois jogadores do SLB. Primeiro Maxi Pereira, aos 28’, numa entrada violenta sobre Leandro Tatu, e depois Nuno Gomes, aos 55’, após agressão deste a Filipe Anunciação.

A coisa foi de tal modo flagrante, que até Rui Santos escreveu o seguinte na sua coluna de opinião no Record:
«No último encontro da 3.ª jornada, (...) Bruno Paixão e o seu auxiliar ignoraram duas agressões protagonizadas por Maxi Pereira e Nuno Gomes, cuja omissão representa um grave atropelamento às regras do jogo»

Ao não expulsar Maxi e Nuno Gomes, quando o desafio estava longe de estar decidido, Bruno Paixão não só teve uma clara influência no resultado final deste jogo (que implicações haveria se o SLB ficasse reduzido a 10 ou 9 jogadores a largas dezenas de minutos do fim?), como também evitou que os dois jogadores encarnados ficassem suspensos nas próximas jornadas.
Ora, sabendo-se que Luisão ainda está a cumprir o castigo relativo ao sumaríssimo e que Suazo está lesionado, facilmente se percebe o impacto que, nesta altura, a suspensão de mais dois jogadores poderia ter na equipa encarnada.

O futebol é um jogo de paixões e, por isso, tenho a certeza que foi a enorme paixão deste Bruno pelo SLB... perdão, pelo espectáculo, que o fez mostrar amarelos suaves em vez dos cartões vermelhos que se impunham.
Meus caros, não nos esqueçamos que há 6, 10, 14 milhões de benfiquistas e é preciso salvaguardar as assistências e a competitividade do campeonato. Deste modo, estou certo que esta roubalheira..., perdão, gesto “magnânimo” do Bruno Paixão não será esquecido, quer pelo SLB, quer pela própria Liga (estejam atentos à classificação dos árbitros).

Desde um célebre jogo em Campo Maior, em que o Bruno mostrou toda a sua qualidade e paixão, que é difícil nós portistas ficarmos surpreendidos com uma arbitragem deste artista. Contudo, o caso da agressão de Nuno Gomes, que o árbitro viu perfeitamente, é de bradar aos céus.

O vídeo da agressão de Nuno Gomes (pontapeia por trás Filipe Anunciação) pode ser visto aqui:




O que disseram os membros do 'Tribunal de O JOGO' sobre este lance?

Jorge Coroado: «Impunha-se a exibição do cartão vermelho e não do amarelo a Nuno Gomes, que pontapeou objectivamente o adversário, praticando conduta violenta

Rosa Santos: «Trata-se de uma agressão a pontapé, que não é passível de ser punida com o cartão amarelo. Ao jogador do Benfica, devia ter sido exibido o cartão vermelho

Soares Dias: «Nuno Gomes não tem qualquer intenção de jogar a bola e dá um pontapé no adversário. Considera-se isso uma agressão. O árbitro, como é muito económico, mostrou o cartão amarelo, mas, em vez do amarelo, justificava-se o vermelho

António Rola: «Antes, houve falta do jogador do Paços de Ferreira sobre Nuno Gomes. Como o árbitro não assinalou, Nuno Gomes procura tirar desforço e pratica jogo perigoso, sendo-lhe exibido o amarelo. Aceito esta sanção disciplinar tendo em consideração o critério adoptado em duas situações anteriores muito similares. Caso o árbitro tivesse sido mais rigoroso, podia ter exibido o vermelho a Nuno Gomes

Chamo à atenção para a forma ardilosa como António Rola, que durante uns tempos foi assessor do SLB para as questões de arbitragem, tenta justificar o injustificável. No caso deste ex-árbitro, o que é notável é ele conseguir ser ainda mais faccioso que os comentadores benfiquistas que participam em programas de rádio e televisão, os quais, perante as imagens, não tiveram dúvidas em reconhecer que o Nuno Gomes deveria ter sido expulso.

Se a opinar é assim, imaginem como este Rola, com um apito na boca, “piava” dentro das quatro linhas...

Por falar em programas onde este caso foi analisado, tive pena que, no ‘Trio de Ataque’, o Rui Moreira não tivesse colocado o Nuno Gomes e o Bruno Paixão no fundo. É verdade que ele falou e “malhou” em ambos, mas quer o que se passou neste jogo, quer o passado de ambos, mais do que justificaria um fundo desta semana. Haverá ocasião mais propícia do que esta para colocar estes dois artistas no fundo?

Aliás, conforme foi lembrado pelo Rui Moreira, este foi o segundo jogo consecutivo em que o Nuno Gomes escapou à expulsão, devido à "compreensão" e benevolência dos árbitros.
Para quem já se esqueceu, poderá recordar aqui a imagem e o vídeo da entrada brutal de Nuno Gomes sobre Sapunaru.

Finalmente, e como seria de esperar, a comunicação social branqueou completamente a arbitragem vergonhosa de Bruno Paixão. Isso não é surpresa, mas desta vez foi ainda mais longe. Em vez de apontar o dedo a Nuno Gomes, elevou-o à condição de herói do jogo (segundo o Rui Moreira, o Nuno tem boa imprensa...)





E pronto, é assim que, jornada após jornada, se pugna pela transparência e verdade desportiva.

8 comentários:

Nuno Nunes disse...

É escandalosa a forma como a "Amélia Gomes" é favorecida pelos árbitros. A ele tudo lhe permitem, desde provocar verbalmente os adversários a agredi-los em pleno jogo e nas barbas dos próprios árbitros.
É como digo, enquanto a nossa sad comer e calar estas vergonhas os prevaricadores vão continuar pelo que sentem a impunidade.

Nuno Nunes disse...

É ainda por cima um jogador sem fair-play que é capaz de magoar propositadamente um adversário sem bola.
Não respeita o seu adversário e tem uma conduta socialmente irresponsável (as suas afirmações e gestos em Braga, há uns anos, insinuando que o adversário se dopava são bom exemplo disso).

Paulino Freitas disse...

A perspectiva de Antónia "Pombo" é inaceitável.
Sendo assim, sempre que uma falta não é marcada e no lance a seguir exista uma (tentativa) agressão, pelo seu raciocínio, é aceitável a sua acção e caso haja punição deverá ser "levemente sancionada".

Mais uma vez, "trata-se de um lance de futebol moderno"....

É o futebol de hoje em dia...

Luis Filipe Castro Oliveira disse...

Até agora não vi ninguém a comentar o “grande” e novo projecto do Benfica – o Canal Benfica. Para além de ser um serviço pago, não tenho grandes esperanças quanto aos seus conteúdos televisivos. Podemos esperar do Canal Benfica mais um “sucesso” à semelhança do que foi a Operação Coração? Será apenas um canal de TV para que Luis Filipe Vieira consiga fazer boa figura? Será apenas um canal de TV para fazer do Benfica um verdadeiro clube da primeira Liga? Não será apenas um canal para disfarçar os péssimos resultados desportivos?
Acredito que o novo canal do Benfica não passará de uma RTP Memória ou de um canal História.
Afinal de contas, qual a finalidade deste canal televisivo?

Mário Faria disse...

Não sei se repararam que o Nuno Gomes, quando terminou a 1ª. parte, saiu para as cabinas em alegre cavaqueira com o Bruno Paixão, sorrindo muito e dando a impressão - a TV é muito cruel - que são próximos, ou até amigos.
Como provavelmente são do mesmo clube, então como expulsar o Nuno, por tão pouco. E a progressão na carreira do Paixão, não ficaria em causa ? Não podia ser : os amigos são para as ocasiões.
Nuno Gomes é inteligente e sabia e sabe que neste momento e com a maior parte dos árbitros pode correr riscos. E ser mauzinho - um lado novo - até lhe fica bem, pois confere-lhe uma agressividade que ainda o torna mais "atractivo". Nuno e Postiga os reis da Net, na capa do Jogo.
Dizia Gabriel Marquez que se a merda valesse muito dinheiro os pobres nasciam sem cu.
Imaginem o Bruno Alves a praticar um acto semelhante, estava feito. Ao Nuno acrescenta-lhe uma virilidade, quase desconhecida e que lhe fica tão bem. A democrática NET lá está para o comprovar.

Metz disse...

Terá sido só impressão minha (ou da minha tv) ou o jorge ribeiro domina a bola com a mão antes de marcar o golo?

Nao vi muitas repetições e nao ouvi ninguém comentar o facto.. mas em conversa com um amigo que nem viu o jogo comigo ficámos ambos com a mesma sensação... será?

Fim de semana com arbitragens a favorecer CLARAMENTE quem muito se queixa... esperemos que isto tenha sido um caso isolado...

Cumpz

José Correia disse...

«O Apito Dourado foi tantas vezes referido que está a condicionar a competência das pessoas, e estou a falar da arbitragem. Se olharem para os três jogos, e para os encontros dos três grandes, vão perceber que isto não é um choradinho. Isso, contudo, não retira nada à nossa falta de competência perante o Rio Ave.
(...)
O facto de haver um sumaríssimo para o Luisão não impediu que ele continuasse em campo contra o F.C. Porto. E posso também falar do jogo do Sporting em Braga e do penalty do Benfica em Paços de Ferreira. Essa mão foi claríssima e assinalada, porque é que a mão do jogador do Rio Ave não foi? Não falo sobre suspeições, nem truques, nem esquemas, apenas de competência.»

Jesualdo Ferreira, 25/09/2008

Zé Luís disse...

Bom, ainda bem que foi lembrado o passado assessorista (ascensorista também serve no caso) de Rola junto do Benfica.

Mas quanto ao Rola com o apito na boca, lembro uma do Jaime Pacheco, nos seus primeiros anos em Guimarães: "Vou recomendar esta Rola aos columbófilos da minha terra".

Quanto ao perfil recente do agressor Nuno Gomes, não é bem assim: é certo que foi um anjinho no dia em que se comunicou a sua transferência do Bessa para a Luz no tempo de Vale e Azevedo, mas ao ponto de falhar 4 ocasiões isolado ante Preud'homme num Boavista-Benfica desse mesmo dia!

Mas ainda há dois anos deu uma fragatada no Moutinho num Sporting-Benfica em que o benfiquista Jorge Sousa não teve pejo em expulsá-lo.

Uma expulsão já no fim do jogo (2-1 para o Sporting), é certo, mas um vermelho directo por agressão que devia ter valido dois jogos e o Nuninho levou só um de suspensão...

Sobre Rui Moreira, continua a faltar aos treinos, já nem lê a actualidade e nem se lembra do que dele escrevem.

Fi-lo eu há dias, após o lance Nulo Gomes-Sapunaru, que RM mostrava mais condescendência com o jogadorzinho benfiquista que uma boa alma cristã pode dispensar a quem dá sarrafada daquela maneira.

RM apanhou o tique de JGA de dizer que o moço tem boa Imprensa...

En passant, quando por estas dias vi aquela 1ª do Rascord com o Nuno livre já em Janeiro, e como estive ausente, pensei que tinha sido preso pelas duas agressões em jornadas consecutivas e só seria libertado em 2009. Afinal não é assim e bem me engana o Rascord...