terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Moncho, um portuense adoptado

“É claro que entendo o que é um Benfica - FC Porto, já disputei muitos. Os jogadores têm os rituais deles e a esses não temos acesso. Eles têm o seu espaço no balneário e só eles sabem como falam e como se motivam. Na preparação para os jogos, nós, os treinadores, reservamos tempo para dez minutos de mística. Ouvimos as músicas “Pronúncia do Norte” e “Porto Sentido”, que são estimulantes para nós. A última, acompanhada pelo vídeo com imagens da cidade do Porto, ajuda-me muito a concentrar e a relaxar. Não me atrevo a dizer que serei mais portuense que um portuense. Serei mais um portuense adoptado. Sinto-me bem aqui, na cidade e no clube. Primeiramente, no clube que me foi buscar e que me acolheu. E na cidade cada vez melhor.”
Moncho López, 09/12/2011


As músicas que inspiram um galego com alma de portuense, são também duas das músicas da minha vida.






P.S. Rui Veloso é um bom músico, mas quando o portuense e portista Carlos Tê escreveu a letra do 'Porto Sentido', estava verdadeiramente imbuído de uma inspiração quase divina.

4 comentários:

Vítor Hugo disse...

A "Porto Sentido" mexe sempre comigo. E nem preciso de ouvir a música, basta-me pensar nela! Fico logo com um nó na garganta, no mínimo. É certinho!

Fernando B. disse...

Depois das palavras do "nosso" Moncho, (também te amo Galicia!), ouvir o Porto Sentido e a Pronuncia, comove...sem vergonha!
Obrigado José Correia.

Carlos disse...

Danilo
http://www.youtube.com/watch?v=-siz8KmS2sw

HULK 11M disse...

Estava eu prestando serviço militar no Sul e viajava em direcção ao Porto para passar fins de semana em casa...
Ainda não havia "Porto Sentido", apesar de Carlos Tê ser da minha geração...
Pois sempre que o comboio largava as Devezas em direcção a Campanhã... todos os jovens militares se levantavam em direcção às janelas e contemplavam com emoção o Douro e todo aquele "imenso casario"... e "todos sentíamos tudo" aquilo que Carlos Tê escreveu...
Talvez ele fosse um desses militares...
Sempre que ouço a canção me lembro desses emocionantes "regressos a casa"!