sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Quem não cala não consente

Como se sabe, Pinto da Costa criticou Duarte Gomes pelo flagrante penalti não assinalado contra o Marítimo, e pela dualidade de critérios deste mesmo arbitro em jogos do slb.

Acho muito bem!

Durante os últimos anos temos «comido e calado», muito ao contrário dos dirigentes da 2a circular, algo que critiquei aqui por diversas vezes no Reflexão Portista. Sendo assim só posso agora aplaudir de pé esta intervenção de Pinto da Costa, naturalmente.

O «comer e calar» enquanto os nossos adversários berram cria um certo clima de impunidade entre os árbitros: se beneficiam o slb ou prejudicam o FCP ninguém fala disso; se é ao contrário, não se fala de outra coisa e vão para "jarras" ou pior. Ora se isso nao condiciona os árbitros, não percebo absolutamente nada da mente humana (e acho que percebo pelo menos um bocadinho).

Ora este foi um caso perfeito para Pinto da Costa poder falar com legitimidade: primeiro porque ganhámos o jogo (logo ninguém pode acusar-nos de vir com "desculpas de perdedor"), segundo porque o lance é absolutamente escandaloso (ao ponto que até o próprio personagem o teve que admitir), e terceiro porque já são coincidências a mais com este árbitro.

Calimerices histéricas a torto e a direito, como os dirigentes da 2a circular tanto fazem, NÃO (e já agora não vi o PdC neste caso a apresentar DVDs no Parlamento, nem pouco mais ou menos); mas apontar dados friamente de forma esporádica, como desta feita, acho MUITÍSSIMO BEM. Nem 8 nem 80!

Assim o assunto nao morre imediatamente (para variar): os árbitros sabem que também estamos atentos (e mais não seja ficam "com as orelhas a arder") e os media vêem-se na obrigação de "pegar" na historia (para variar) a partir do momento que PdC faz declarações públicas sobre o assunto.


Não me acredito que isto vá fazer uma enorme diferenca, mas um bocadinho é bem provável que o faça.

7 comentários:

Alexandre Burmester disse...

Plenamente de acordo. Estas intervenções têm de ser cirúrgicas a atempadas, devendo evitar-se a sua banalização "à calimero".

Esta foi mesmo muito oportuna, além de PdC ter carradas de razão para dizer o que disse.

Pedro disse...

Ainda para mais olhando para as arbitragens dos viscondes nos últimos tempos... Até o Domingos já perdeu a sanidade ao comentar as arbitragens dos jogos do Sporting.

Saci Pererê disse...

Onde é que posso assinar por baixo?

Sansoni7 disse...

Excelente e oportuna a intervenção de Pinto da Costa.
Teve o condão de colocar o dedo na ferida ( arbitragem) e de meter toda a Comunicação Social a falar do FCPorto.
Jogada de mestre, digo eu.

Votos de Boas Festas.

Augusto

Unknown disse...

Andamos em sintonia... :D

Chico-espertisse

http://tribunaportista.blogspot.com/2011/12/segui-em-frente-um-abalroamento.html

condor disse...

É só para desejar um bom natal a todos!

Mário Faria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.