quarta-feira, 3 de abril de 2013

Guilherme, o submisso

1. «A SIC noticiou no seu telejornal das 20 horas que a inscrição de Ricardo Rocha foi irregular, o que acarreteria para o clube [slb] a perda do segundo lugar na SuperLiga e da Taça de Portugal. Segundo a estação de Carnaxide, a inscrição do jogador terá sido efectuada antes do período regulamentarmente previsto e, assim sendo, Ricardo Rocha terá jogado ilegalmente em 2002/2003 e 2003/2004. Refere a SIC que o contrato foi assinado a 15 de Janeiro de 2002 e reconhecido notarialmente três dias depois, o que vai contra o estipulado no artigo 32º dos regulamentos da Liga, que determina que os contratos só podem ser assinados a partir de 1 de Abril. Os regulamentos da Liga determinam que os resultados dos jogos são homologados 30 dias após a sua realização, pelo que os encontros em causa são o Sporting-Benfica, o Benfica-Leiria, referentes às duas últimas jornadas da SuperLiga, e o Benfica-FC Porto da final da Taça de Portugal, ganha pela equipa lisboeta por 2-1.»

Estávamos em finais de Maio de 2004, no tempo em que a Liga de clubes era dominada por uma santa aliança (contra o FC Porto) boavista – benfica e, numa das edições do ‘Dia Seguinte’, discutia-se o caso da inscrição do jogador do slb Ricardo Rocha, a qual tinha sido validada pelo diretor-executivo da Liga, o benfiquista Cunha Leal.

Descontente com as opiniões dos comentadores do programa – Fernando Seara, Dias Ferreira e José Guilherme Aguiar –, a propósito das eventuais consequências resultantes da irregularidade na inscrição de Ricardo Rocha, Luís Filipe Vieira meteu-se no carro e dirigiu-se à SIC. Aí chegado, com a conivência, ou pelo menos sem que ninguém da SIC o impedisse, entrou intempestivamente no estúdio onde o programa estava a ser realizado e, perante o olhar atónito do moderador e dos três comentadores, dirigiu-se de forma grosseira aos elementos do painel do programa por, supostamente, estarem a dizer mentiras sobre o assunto.

Ninguém tira a Taça [de Portugal] e o 2º lugar ao Benfica”, vociferou um furibundo Vieira.
E ele tinha razão, porque a criada de servir que Vieira tinha colocado na Liga de clubes (“é mais importante ter pessoas na Liga do que contratar bons jogadores…”, lembram-se?), já tinha tratado do assunto.

Nenhum dos três comentadores os teve no sítio para enfrentar Vieira e depois levantar-se e sair. É verdade que Guilherme Aguiar disse umas coisas, mas de uma forma muito soft e, claro, continuou no programa.


2. No dia 15 de Setembro de 2008, João Gabriel, diretor de comunicação do slb, ligou para SIC e, obviamente com a autorização de alguém do canal de Carnaxide com poder para isso, entrou em direto no ‘Dia Seguinte’, tendo aproveitado para debitar a cartilha da propaganda encarnada e, adicionalmente, atacar o comentador portista.

Todos os “paineleiros” manifestaram o seu repúdio, por ter sido permitida a intervenção, via telefone, de um responsável do slb mas, apesar de ter sido o principal alvo, a Guilherme Aguiar voltou a faltar a dignidade suficiente para se levantar e sair. Reagiu dizendo que não estava agarrado ao programa e aos benefício$ que dele retirava, mas passado uma semana estava lá de novo.


3. Cinco meses depois, e na sequência de mais uma pressão pública com origem na direção do slb ("já vai sendo tempo de [Fernando Seara] dar lugar a alguém que defenda o clube, em vez de se preocupar com a sua promoção pessoal e eleitoral", declaração de João Gabriel na benfica TV), Fernando Seara aproveitou um convite da TVI 24 e saiu, desfazendo o trio fundador de comentadores que existia desde o início do programa (Agosto de 2003). Para o substituir, a SIC não esteve com meias medidas e, para agradar ao boss, escolheu um vice-presidente do slb e director da revista ‘Mística’ – Sílvio Cervan.

A partir daí a filosofia do programa mudou e entrou numa nova era, visto que um dos comentadores tinha relevantes responsabilidades institucionais e, consequentemente, passou a ser uma mera correia de transmissão da propaganda e recados da direção do seu clube.

Guilherme Aguiar nem pestanejou e continuou no programa.


4. Daí para cá houve mais duas mudanças significativas no ‘Dia Seguinte’: na moderação do programa, o jornalista João Abreu foi substituído por Paulo Garcia; e em representação do slb, Cervan foi substituído pelo “Tarzan”.

Desde o seu primeiro programa, foi notório o ódio profundo de Rui Gomes da Silva em relação ao FC Porto, bem como, a forma provocadora como se dirigia aos outros membros do painel (apesar de todos serem militantes do mesmo partido, o PSD).

Naturalmente, as discussões subiram de tom (imagino que para gáudio dos responsáveis da SIC) e, apesar do alvo ser o FC Porto, quem reagiu de forma mais vincada ao facciosismo doentio e postura incendiária do ex-número 2 de Santana Lopes foi sempre Dias Ferreira.


Assim, depois de já ter ameaçado bater com a porta anteriormente, no programa da passada segunda-feira Dias Ferreira voltou-se de lado/costas para Rui Gomes da Silva, o que desagradou ao “moderador” Paulo Garcia, tendo-se iniciado uma acesa discussão entre os dois (“eu também não gosto de si”, “o senhor não tem coragem é para afrontar outras pessoas”, etc.), a qual culminou num mediático abandono do programa em direto.


Chegados a este ponto, é caso para perguntar: e agora, Guilherme Aguiar?

Os seus compagnons de route Fernando Seara e Dias Ferreira já saíram.
Não me diga que depois de tudo aquilo que viveu no programa, depois do comportamento activo/conivente de elementos da SIC nos episódios mais lamentáveis, você vai continuar a dialogar normalmente com o “moderador” Garcia e com o seu “amigo” Rui, como se nada tivesse acontecido.

Ó homem, tenha um pingo de dignidade e respeito por si próprio e, se não quer bater com a porta em direto, alegue, sei lá, indisposição crónica, cansaço, saturação ou outra coisa qualquer, mas não volte a pôr lá os pés.

Olhe, se mais nada o convencer, lembre-se do saudoso Pôncio Monteiro e do comportamento notável que ele teve nos ‘Donos da Bola’, não por acaso um outro programa da redação de desporto da SIC.


P.S. Durante os primeiros anos, ‘O Dia Seguinte’ fazia-me lembrar os Marretas. Peço desculpa aos fans do The Muppet Show (eu sou um deles), por esta comparação quase insultuosa, mas quem via o programa deve lembrar-se dos dois “simpáticos” velhotes, que assistiam ao show de camarote e criticavam tudo e todos.
Depois praticamente deixei de ver o programa e a razão principal foi a postura dócil e submissa de Guilherme Aguiar, que me irritava mais que a postura venenosa de Fernando Seara ou a postura agressiva (por vezes trauliteira) de Dias Ferreira.

17 comentários:

dragaoazul disse...

Ando farto de procurar mas até agora nada... Não se arranja o vídeo da invasão do Vieira ao programa?

Remígio Manuel Silva da Costa disse...

Há muito que deixei de seguir este programa. Tudo o que sei do que lá se passa actualmente vem dos comentários e notícias que vou colhendo nos blogs e imprensa.

José Guilherme Aguiar "vive" na babugem da onda (em várias "praias"...) sem fazer ondas para se manter na prancha.

Fica bem em "programas" como "O Dia Seguinte". Não diria o mesmo se se intitulasse "O Dia Anterior"...

Remígio Costa.

Anónimo disse...

Guilherme Aguiar é a vergonha de qualquer portista.

É um submisso, porque ainda não perdeu a esperança de vir a ser, um dia, o presidente da Liga de Clubes ou da FPF. Para isso necessita de mostrar que, apesar de ser “portista”, não afronta o clube do regime.

Além disso se perde o tacho de “paineleiro” do que vai viver?

Sansoni7 disse...

Olá
Muito bom post; parabéns.
Cumprs
Augusto

Lek disse...

Guilherme Aguiar tem uma postura de que me orgulho como portista e que julgo, deveria orgulhar todos os portistas.
Nós não somos arruaceiros e espalha brasas como o Tarzan lampião, nem temos de ser. Para sermos melhores não precisamos de gritar mais ou passar a vida na infâmia. Isso são argumentos de quem não tem outra defesa... os fracos. Deixemos essa "narrativa" para os rui Gomes da Silva deste país.

João disse...

Orgulho? Eu, muito sinceramente, se tanto, tenho nojo. Do Guilherme Aguiar e de portistas do mesmo género, que só sabem repetir a cassete dos "títulos". São capazes de ser roubados durante 29 jornadas, se à 30ª forem beneficiados num lançamento de linha lateral e aparecer o típico lampião retardado com a conversa do "campeonato comprado" fazem o arzinho de básicos e lá dizem que vão ficando com os títulos.

Hoje em dia, desculpem lá, mas com a informação que está ao alcance de qualquer grupo de 2 neurónios com o Google à frente (de que o Reflexão é bom exemplo) este tipo de discurso é digno de um mentecapto. Ponto final.

Diga-se o que se disser este tipo de programas também molda a opinião. E diga-se o que se disser, o RGS é um suíno, mas é um suíno que se prepara para o que está ali fazer. Tem todas os lances (que lhe interessam) na ponta da língua e nunca faltou naqueles resumos um único lance de passível prejuízo do 5LB como acontece com Porto e Sporting. Porque sabem que têm que o aturar se acontecer. O JGA se souber o resultado dos jogos já vamos cheios de sorte, quanto mais incidências dessa ou de jornadas passadas. Já devia ter saído, não porque o programa é um asco (que é) mas para dar lugar a alguém como o Miguel Guedes que, na pior das hipóteses, não admitia que o clube, direcção, jogadores, treinador e adeptos fossem permanentemente insultados com um sorrisinho imbecil na cara.

Unknown disse...

Eu também ja procurem muito, mas não ta fácil... Fenómenos...

Unknown disse...

Também já procurei bastante e não consigo encontrar... Fenomenos...Assim como o programa 'O dia seguinte' do dia 8 de Novembro de 2010, depois dos 5 a 0 não o consigo encontrar...Coisas...

Bluesky disse...

Já disse noutro blog mas repito-o aqui: JGA é um homem sem personalidade atrás de um cachet que a SIC lhe dá para viver! Advogado falhado, politico derrotado, dirigente arrumado, JGA vive da submissão perante o poder centralista, aliás é ver o Tarzan tratar JGA por "Zé" não por amizade nem por solidariedade partidária, mas por prepotência que JGA não consegue rebater...
Também por isso há 3 anos que não sigo este (nem nenhum outro, aliás) programa desportivo onde se fala de tudo menos da sua essência; o futebol!!!
E estou plenamente de acordo com o João sobre o Tarzan; o gajo é um badalhoco, mas defende com unhas e dentes o seu clube e já lva a lição bem estudada! JGA parece ter vergonha de o fazer!!!
Que saudades de Pôncio Monteiro, carago!!!!

Silva Pereira disse...

Boa noite,
Há muito tempo que deixei de ver esse programa ordinário.
Mas como já manifestei várias vezes indigna-me ver uns ditos putativos portistas alinharem com órgãos propagandistas nazis, e ainda terem lata de se proporem a órgãos Porto.
Antigamente os Vasconcelos eram atirados pela janela.
Diz-me com quem andas que eu digo-te quem és, as p… vendem o seu corpo e os chulos exploram-nas. Estes ditos paineleiros que só estão a pensar nos tostões e não querem incomodar o dono (quem lhe paga) são mais parecidos com os chulos.
O que me espanta é ver que continua a haver portistas que dão para esse peditório

PC disse...

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Zo78754valA

O Pedro Batista é que era bacano .. pá !

RCBC disse...

Uma coisa é ser educado no debate, como é Miguel Guedes por exemplo, outra coisa é deixar-se ser gozado, achincalhado e menorizado por um suíno que nem cara de aparecer tem.
E JGA parece apenas só exclusivamente preocupado com uma coisa: o seu cachet no fim do mês!
Não tenho qualquer dúvida que Pôncio Monteiro, Miguel Guedes ou Pedro Marques Lopes (só para citar alguns nomes) não admitiriam 1/10 daquilo que JGA admite. O suíno não faz rigorosamente mais nada senão andar gozar com o FC Porto, nas pouquíssimas oportunidades que o tem (raras derrotas do FCP), goza, goza e goza… E JGA com cara de pateta ri-se, encolhe os ombros e começa a falar no organograma da Liga, no Conselho de arbitragem ou num qualquer assunto que não interessa nem ao menino Jesus… E como alguém disse, o suíno é suíno mas vai preparado com o que lhe convém…
Basicamente, JGA faz um papel de “corno contente”… É gozado a torto e a direito e ainda leva as coisas na boa…. E cabe na cabeça de alguém que um Portista que ganhou TUDO nos últimos 30 anos, seja gozado por um suíno que nos últimos 30 anos tantas vezes foi humilhado pelo FC Porto? Não cabe…
Não tem a ver com educação… Tem a ver com resposta a ordinários… E aos ordinários, responde-se com argumentos, mas com voz firme, e não admitindo mais ordinarices…

PS: Percebe-se bem porque é que um benfiquista sério como Júlio Machado Vaz foi posto a andar do Trio de Ataque… As televisões gostam é de suínos como RGS…

JOSE LIMA disse...

Caro José Correia
Não podia estar mais de acordo com o teor do seu artigo. O imbecil que representa o clube da treta põe-me os nervos em franja. Os meus amigos criticam-me por ver o programa. Mas, pergunto: se me entretenho a fazer uns comentários para alguns blogues, como hei-de comentar se não assistir aos programas, ler os jornais, ou ver os jogos?
Uma vez, aqui há uns anos, do lado de lá da Ribeira, ainda o representante vermelho era o asno pomposo Fernando Seara, encontrei o Dr. José Guilherme Aguiar junto ao parque de estacionamento, e interpelei-o, mais ou menos nestes termos: “desculpe se lhe estou a dirigir a palavra mas acho que o senhor Doutor, da maneira que actua no Dia Seguinte, prejudica-nos. Devia ser mais aguerrido na defesa do Clube”. Resposta (cito de memória): “Sabe? É que eu não gosto de ser malcriado”!
Depois de tudo que temos passado com os pasquineiros deste país, todos adeptos da “instituição” já se vê, e ando cá há uns bons anos, nada me admira. Os mais velhos por certo devem recordar-se dos Donos da Bola, também emitido na SIC, uma coisa miserável protagonizada por um conjunto de lacaios do clube do regime que, pelo facto de alguns já não estarem entre nós, me recuso a nomear.
Desde a Antena-1 à TSF, da RTP à TVI, passando pelos novos canais de televisão benfiquistas: correio manhoso; a bolha; o benficatv; etc, a que poderemos juntar os pasquins de onde dependem umas centenas de pessoas foram, ao longo dos anos, tomados de assalto pela “instituição”. Não compreendo o silêncio daquele senhor que, aos Domingos, gosta muito de invocar “a verdade desportiva”, mas passa 1 hora a elogiar o clube da treta.
E tinha tanto com que se entreter. Por exemplo comentar os assuntos que o amigo referiu, e também a roubalheira do Algarvegate, o Campeonato dos Túneis, a Taça Lucílio Batista, etc. ou, um tema mais recente, o estado de pré-falência em que se encontra o clube da treta. Não vejo grande diferença entre eles e o vizinho do outro lado da Circular. Agora a banca fechou-lhes mesmo a torneira, tem que andar a pedinchar pelos “fundos”.
Só nos devemos queixar da nossa inércia, e de alguns dos nossos companheiros de clube em denunciar esta cambada. O papel do pseudo moderador (?) foi digno dum jornaleiro, nunca de um jornalista. Nem sequer comento a postura do representante das gaivotas depenadas. Um psiquiatra amigo esclareceu-me, tecnicamente, sobre a personalidade do homenzinho. Para mim, que não sou médico, é apenas um imbecil.
Abraço

Anónimo disse...

«Não me assusta o grito dos maus, mas o silêncio dos justos» - Martin Luther King

Sabemos bem quem são os maus, pois proclamam a "verdade desportiva" aos sete ventos...e pela calada da noite fazem as coisas por outro lado. Etc.Etc.Etc.

Quanto ao JGA - defensor notável das boas maneiras...-, se a consideração que nutre por ele próprio é de um homem justo e honesto, então esta "lapidar" frase de Luther King assenta-lhe que nem uma luva, pois ao não combater o vil inimigo está a pactuar com o achincalhamento inquisitório da "outra parte". Ou então JGA não passa de um mercenário...

João disse...

Videos do antitripa vem logo um cheiro a porco sebento que não se pode. Grunhir para outra paróquia, sff.

João disse...

Mas alguém precisa de ser malcriado para por o retardadinho do RGS na linha. O RGS é um básico tipo antitripa, aquela cartilha de boi sentado que qualquer pessoa minimamente informada cala em 20segs. Agora é preciso estar predisposto a isso.

E um tipo que é calado em directo por um mail qualquer do Devesa "viagens com a porqueira para Liverpool/Jantares com o Veiga no Sapo em Penafiel" Neto não tem condições para lá andar. Estamos a falar do mesmo fiscal de linha que aparece nas escutas do Vieira, é quase demasiado fácil. E o nabo do JGA fica lá caladinho, cheio de sono.

JNorton disse...

Boa Tarde,

Sou um dos que nao falha o "dia Seguinte" na SIC desde sempre.
Goste ou nao , mas é para mim o melhor programa de debate desportivo da TV.
Quanto a este ultimo programa so tenho duas notas.
1- Telefonei ao Dr Dias Ferreira na Terça Feira para lhe transmitir o que senti na noite anterior. Nao consegui de manha. Mas ao fim da tarde foi o DR Dias Ferreira que teve a delicadeza de me devolver a chamada. Foi nesse momento que lhe dei os parabens pela sua atitude e lhe transmiti que a sua verticalidade e frontalidade me fizeram lembrar o saudoso Dr Poncio Monteiro.
2- Nesse mesmo telefonema dei conta ao Dr Dias Ferreira do meu desagrado em relação ao Dr Guilherme Aguiar. Pois eu no lugar dele teria abandonado nesse mesmo instante o estudio. Tenho a certeza que seria a atitude que o Dr Poncio Monteiro teria tomado...
Cumprimentos
JNOrton