quinta-feira, 4 de abril de 2013

O Homem dos Sete Ofícios



O futebol português é conhecido pelas suas originalidades. Como tal, não deveria causar espanto a sua mais recente novidade, e a verdade é que se não vê ninguém com ela boquiaberto.

Pois bem, temos agora um treinador que simultaneamente é dirigente de outro clube. Estou a referir-me ao nosso antigo jogador e treinador-adjunto Augusto Inácio, um dos heróis de Viena.

De facto, para além de treinador do Moreirense, Augusto Inácio foi escolhido pelo novo Presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, para "homem forte" do futebol leonino. E, por capricho do destino, as duas equipas defrontam-se nesta jornada.

Não estão obviamente em causa a honestidade e idoneidade de Inácio, mas este é mais um caso em que o conceito de "conflito de interesse" se revela completamente alheio à ética portuguesa.

Já agora, talvez o Inácio queira também tirar um curso de árbitro e dar uma perninha nessas funções, para completar o ramalhete.

13 comentários:

Anónimo disse...

Isto não mais ou menos a mesma coisa que jogar com 2 jogadores no FM....ou seja batota?

Bacalhau_com_belgas disse...

Caramba, "não se vê ninguém com ela boquiaberto"? Não se tem falado noutra coisa nos últimos tempos. Aliás, logo no dia das eleicões quando o Inácio comecou a levantar a crista isso foi questionado. Seguiram-se entrevistas na RTP e questionário na antevisão ao jogo que de resto irritou o rapaz (http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=393136).

Passe a provocacão, eu sei que vocês gostam de pensar que são os únicos a ver a floresta pelas árvores no meio da "podridão", mas desta vez não dá mesmo para ficar com a coroa de louros...

Alexandre Burmester disse...

Possível desatenção minha, caro Bacalhau com belgas. Mas não se refira a nós colectivamente, pois cada um aqui expressa apenas a sua opinião individual.

Seja como for, o cerne da questão é esta inacreditável situação de conflito de interesse.

Bacalhau_com_belgas disse...

Estamos de acordo caro Alexandre. Como disse, foi assumidamente uma provocacão que espero não tenha levado a mal. De resto aproveito para o felicitar pelos seus posts que em geral aprecio, mesmo não defendendo as mesmas cores.

JOSE LIMA disse...

Ainda tem mais piada do que o Jorge Mendes ser simultâneamente accionista do Benfica e do Estoril aquando do Algarvegate... ou o senhor Vieira ser administrador do Alverca e do clube da treta quando "contratou" Mantorras.

Alexandre Burmester disse...

Presumo que esteja a pensar no José Veiga, caro José Lima, accionista do Estoril e director ou administrador do Benfica.

Silva Pereira disse...

Boa tarde,
Olha para o que eu digo e não para o que eu faço.
Voltamos ao mesmo, como se dizia naquele filme publicitário uma imagem pode ser vista de lado, de frente, por uma lupa ou pelo cu de uma garrafa de espumante.
Quando diz respeito ao FCP, tudo serve para culpar para atirar pedras, quado se passa com um clube do regime nada se passa e depois ainda se fala na verdade desportiva.
Enfim nada que não seja habitual.
Ex.: quando o presidente da FDP só podia ser dos chifrudos, lagartos ou do belenenses tudo bem quando mudou tudo mal;
Quando as Associações mandavam na federação e as do sul tinham a maioria tudo bem quando AFP passou a ser a maior tudo mal e mudou-se o regime;
Quando o FCP tinha mais jogadores emprestados ai Jesus… depois que os chifrudos passaram a fazer o mesmo e mais grave contratam ou então os pasquins do regime fazem capas de contratações de jogadores dos adversários nas vésperas do jogo com os chifrudos, nada se passa;
Quando os jogadores fazem greve ou ameaça de greve na véspera de jogarem com os chifrudos nada se passa;
Quando um jogador é expulso ou fica suspenso (5 amarelo) antes do jogo com os chifrudos (este ano já perdi a conta), foi merecido e nada de considerações, se por acaso acontecer com o FCP faz-se todo o tipo extrapolações.
Se por “acaso” os chifrudos ficarem a jogar com a equipa do adversário reduzida a 10 ou 9, enfim não fez qualquer diferença porque o 5LB é uma máquina trituradora;
Os foras de jogo a prejudicar o FCP (lembro 3 no jogo do galinheiro e ainda ontem 4) são lances muito difíceis de analisar ou então são lances de TV, se forem a favor dos chifrudos os argumentos são contrários (deve-se beneficiar quem ataca ou então o pentelho já não conta);
Poderia continuar a renativa como mudar os parâmetros de análise …sumaríssimos, os castigos impostos a jogadores do FCP como o Paulinho (não jogou enquanto o jogador esteve lesionado), o caso dos castigos impostos no campeonato da vergonha (tuneis), etc…
Mais um pormenor quando o FCP ganha a um adversário o mérito nunca é próprio pois o adversário é fraco ou então foi porque não se aplicou (ex: PSG e Málaga), no entanto quando o caso é co o clube do regime sabemos o que se diz

JOSE LIMA disse...

Sim, caro amigo, obrigado pela correcção.

The Best Man... disse...

Boa Noite.
Desculpem o Off Topic mas o que me está a preocupar é isto.

http://www.maisfutebol.iol.pt/fcporto/benfica-fc-porto-liga-europa-ranking-uefa-liga-dos-campeoes/1436279-1304.html

Nós acabamos de ser ultrapassados pelo slb no ranking da Uefa. Para o ano se houver oito equipas que se apurem para o Pote 1 da Champions à nossa frente nós descemos para o Pote 2, voltando a apanhar (pelo menos) um dos tubarões de forma garantida. O que há bem pouco tempo parecia uma miragem poderá a breve prazo ser a dura realidade.

1.Factos:
Os primeiros seis lugares estão garantidos da seguinte forma:

Barcelona (126.799)
Real Madrid (118.799)
Bayern Munique (113.928)
Chelsea (104.221)
Manchester United (102.221)
Benfica (94.521)

Muita gente (eu incluído), não acreditava que o Chelsea sequer se qualificasse para a Champions mas com a lesão, (que parece grave) de Gareth Bale hoje à noite frente ao Basileia, poderá ter sido o canto do cisne de AVB, e a janela de oportunidade que os Blues esperavam.

Os restantes quatro lugares do Top Ten são compostos pelos seguintes clubes:

Inter (92.521)
Arsenal (91.221)
Valencia (88.799)
FC Porto (87.243)

2.Hipótese:
Sendo certo que é improvável a qualificação do Inter para a prova (em função do atraso para o terceiro classificado, que é o AC Milan), pela mesma razão do Chelsea, o Arsenal pode sonhar, até porque já não está em mais nenhuma prova. Na mesma situação está o Valencia, que neste momento se encontra a dois pontos da Real Sociedad com 9 jornadas de La Liga por cumprir.

Assim, parece-me que será quase impossível o Porto qualificar-se para o Pote 1 da Champions, sendo ultrapassado pelo slb de JJ (autor destes quatro anos de resultados na luz), e nós a ver navios e a pagar o preço da eliminação humilhante do ano passado e da imprevista (para não ir mais longe) desta época.

Parece que ainda há quem tenha dúvidas quanto à continuidade de VP ao leme do Dragão no próximo ano. Perante tamanhas evidências julgo não haver qualquer hipótese de continuidade para VP, mesmo sendo bicampeão. Muitos outros saíram bicampeões porque simplesmente chegou a sua hora, António Oliveira, Bobby Robson, Carlos Alberto Silva e em alguns casos o clube até ficou melhor e renovou a ambição.
Está na hora de dar o mesmo passo.

Com os melhores cumprimentos.

David Duarte disse...

"Possível desatenção minha, caro Bacalhau com belgas". Desculpem-me o Off-topic, mas esta frase tira toda e qualquer seriedade à vossa discussão.

Bacalhau_com_belgas disse...

Caro David, como dizia o outro: "what's in a name?".

Bacalhau_com_belgas disse...

Mais ou menos a mesma piada, de facto. Estamos de acordo.

Silva Pereira disse...

Boa tarde,
Caro de Bst... a sua preocupação não é assim tão relevante como parece, pois está a esquecer que o FCP passando para o pote 2 implica a exclusão dessas equipas (pote 2) e como sabemos a diferença não é significativa, veja o exemplo do PSG que estava no pote 2 e pode ir para o pote 1.
O grave é se descermos para o pote 2, aí sim a coisa fica complicada, pois passamos a ter de lidar com 2 trutas.
O problema maior é quando o Ranking de Portugal descer e obrigar o 2º classificado da iga a disputar pr~´e-eliminatórias.