terça-feira, 2 de abril de 2013

Lima, um erro com consequências gravosas

«Lima, avançado do Belenenses, está a ser seguido pelo F. C. Porto. A excelente exibição no jogo da Taça de Portugal, no qual marcou dois golos aos dragões [2-2, Lima 13', 80'; Falcao 14', Rodríguez 85'], ficou na retina. (…) É rápido, explosivo, pode jogar como segundo avançado ou encostado a um dos flancos. Lima, avançado brasileiro do Belenenses, está a ser um dos jogadores em destaque no campeonato português e tem chamado a atenção dos responsáveis do F. C. Porto, na perspectiva de reforço da linha ofensiva para a próxima época. O passe do futebolista pertence ao Astral Esporte Clube, emblema brasileiro que o emprestou aos azuis do Restelo (…).
A excelente exibição na eliminatória dos oitavos-de-final da Taça de Portugal chamou a atenção dos responsáveis portistas, muito por força dos dois magníficos golos marcados ao guarda-redes Beto. Rodrigo José Lima Santos tem 26 anos (nasceu a 11 de Agosto de 1983) e está na idade limite para uma transferência rumo a um clube de grande dimensão, tendo como mais-valias a adaptação ao campeonato nacional e o facto de ser um dos nomes mais sonantes do conjunto do Restelo. Trata-se de um elemento que tem sido titular absoluto e já contabiliza quatro golos na Liga, na presente temporada. (…)
Confrontado com a possibilidade de se mudar para os dragões, Lima não escondeu que “qualquer jogador gostaria de jogar no F. C. Porto”. E fez uma revelação: “No final do jogo da Taça, em pleno relvado, o professor Jesualdo Ferreira deu-me os parabéns pela exibição, o que me deixou imensamente feliz”.»
JN, 19/02/2010


Como é sabido, Jesualdo saiu no final da época 2009/2010 e Lima, que na altura tinha 26 anos, não veio para o FC Porto. A SAD portista preferiu contratar Walter, cujo passe custou 6 milhões de euros, no que se viria a revelar um dos piores investimentos de sempre (atendendo à relação custo versus desempenho desportivo). Há quem diga que Lima não veio porque o FC Porto tinha Radamel Falcao. É um argumento que não me convence. Para além do ataque do FC Porto precisar de uma alternativa de qualidade para Falcao (algo que Walter nunca foi), Lima também poderia ter jogado com Falcao, tal como, uns anos antes, um jogador com características semelhantes às suas - Derlei - jogou ao lado do ponta-de-lança Benny McCarthy.

O sagaz António Salvador aproveitou o facto do FC Porto não ter confirmado o interesse em Lima e levou-o para Braga, pagando uma ridicularia. Durante as duas épocas em que envergou a camisola dos “arsenalistas do Minho”, Lima mostrou ser um avançado de qualidade indiscutível, marcando golos atrás de golos, quer no campeonato, quer nas competições europeias e confirmou a avaliação transcrita no JN em Fevereiro de 2010 ("é rápido, explosivo, pode jogar como segundo avançado ou encostado a um dos flancos").

Entretanto, Falcao seguiu o caminho das estrelas (e do dinheiro!) no início da época 2011/12 (em mais uma venda milionária da FC Porto SAD) e, no meio de uma guerra com o presidente do Marítimo, o FC Porto contratou Kléber (um investimento de cerca de 4 milhões de euros). Contudo, e apesar das múltiplas oportunidades que lhe foram dadas por Vítor Pereira ao longo da época 2011/12, Kléber demonstrou não ter estaleca para jogar num clube da dimensão do FC Porto (coitadinho, o fantasma do Falcao atormentou-o...).

Chegados ao final da época 2011/12 e tendo em vista a preparação da época 2012/13 (a época atual), o ponto da situação dos avançados / pontas-de-lança do FC Porto era o seguinte:

- Walter: flop; tinha sido devolvido à procedência (Brasil) a meio da época 2011/12.

- Kléber: revelou-se outro enorme flop; o que fazer com ele?

- Janko: contratado em janeiro de 2012 era alto e louro, mas mostrou não ser um ponta-de-lança com dimensão para um clube como o FC Porto; foi vendido, tendo a SAD recuperado parte do investimento efetuado no seu passe.

- Jackson Martinez: a SAD decidiu abrir os cordões à bolsa e investiu cerca de 9 milhões de euros no seu passe, tendo em vista a resolução dos problemas que Walter, Kléber e Janko tinham demonstrado ser incapazes de resolver.

Com Walter e Janko despachados, poderia o plantel do FC Porto ficar apenas com Jackson Martinez e Kléber?
Talvez, se Hulk continuasse, visto que o Incrível pode e foi várias vezes adaptado à posição de avançado centro. O problema é que a SAD precisava de fazer uma grande venda e Hulk estava na iminência de sair do FC Porto (conforme se comprovou).

É neste cenário que voltou a ser comentado, na comunicação social, o interesse do FC Porto na contratação de Lima. Contudo, mais uma vez esse interesse não passou do papel e no dia 31 de Agosto de 2012, último dia das inscrições, o slb bateu os 4,5 milhões de euros exigidos pelo SC Braga e levou Lima para a Luz.

Consequências?
Por um lado, o ataque do FC Porto vive unicamente de Jackson Martinez (em finais de janeiro Kléber foi emprestado e contratado um Liedson em fase de pré-época), o que torna o ataque dos dragões dependente do estado físico do colombiano e das suas naturais oscilações de forma. Por outro lado, como se não bastasse a falta que faz ao FC Porto, Lima confirmou no slb tudo aquilo que já tinha mostrado no Belenenses e no SC Braga, revelando-se absolutamente decisivo na caminhada dos encarnados neste campeonato.

Nas últimas três épocas, o FC Porto teve várias oportunidades para contratar Lima. O não o ter feito foi um erro, um duplo erro, cujas consequências (em exibições, golos e resultados) estão à vista.

Olhando para trás, não tenho dúvidas em afirmar que a não contratação de Lima e tê-lo deixado ir para o slb, foi um dos momentos mais importantes, quiçá decisivo, da época 2012/13.

Nota: Os destaques no texto a negrito são da minha responsabilidade.

45 comentários:

Joaquim Lima disse...

De facto, a não contratação do Lima pelo nosso clube foi uma derrota pesada a favor do slb. Andámos em "guerra de transferências" com eles, pagámos balúrdios pelo Danilo quando em condições normais o dinheiro investido nele dava para trazer outro tão bom como ele e o Lima!

Ganhámos a maioria das guerras a comprar jogadores que o slb está interessado, na maioria das vezes pagámos muito mais do que eles valem, e deixámos fugir o Lima, quando o que mais falta faz no plantel é um bom avançado e relativamente barato! Rude golpe!

To13 disse...

Já o tenho dito alguma coisa. O Porto perde (ainda tenho esperança que não) o campeonato quando não vai buscar o Lima e deixa o "nosso amigo" Salvador vender o seu melhor jogador para o rival da luz.

Está na hora de rever a nossa relação com o Braga, alguns anos que enviamos jogadores para lá e ainda não tivemos qualquer tipo de retorno.

Joaquim Lima disse...

Nós não, mas se calhar os administradores da SAD até já...

Miguel Lourenço Pereira disse...

O problema da contratação de Lima está na política da SAD, apenas e exclusivamente.

Desde há vários anos para cá que a SAD se tem dedicado exclusivamente a contratar jogadores com vista a revalorizar e vender pelo dobro, triplo do preço original de aquisição. Todos os esforços são criados nessa direcção e descurou-se, e muito, o conceito de um plantel competitivo onde cabem jogadores "bons, bonitos e baratos" que podem tornar-se extremamente úteis para a equipa técnica. Lima nunca seria uma venda milionária, particularmente tendo em conta a sua idade quando passou para a Braga, mas teria sido nestes três anos uma excelente alternativa a Falcao e um óptimo complemento a Hulk. Disso ninguém duvida.

Talvez se a SAD não tivesse pensado que iria fazer de Walter outra estrela para os mercados europeus - um caso muito mais grave do que aquele que passou com Luis Fabiano, que era realmente um grande jogador - o brasileiro tivesse sido contratado, mesmo com Falcao e Hulk no plantel. A aposta em Kleber - que entre jogos de empresários e favores até chegou a ser convocado com a selecção brasileira - repetiu a mesma dinâmica (a muito menor custo) mas revelou o mesmo erro de avaliação de potencial. Hoje Lima é um jogador que decide campeonatos. E quando se perdem jogadores assim (imaginem ter perdido no passado Futre, Drulovic, Zahovic, Deco ou Jardel para o Benfica antes de passarem por aqui) é preciso começar a ponderar quem está por detrás dessa brilhante filosofia!

Bernadino Albuquerque disse...

Estou totalmente de acordo. Basta recordar como foi construída a equipa do Porto que venceu a Taçã UEFA e a Liga dos Campeões em duas épocas consecutivas.O Porto tinha, por exemplo, Paulo Ferreira vindo do V.Setúbal, Derlei e Nuno Valente do U.Leiria, Pedro Emanuel proviniente do Boavista,etc.Uma equipa barata, mas com jogadores de um entrega total e com uma enorme vontade de vencer.Neste momento, acho que o Porto tem muitos bons jogadores com grande potencial, que misturados com alguns bons jogadores, contratados no nosso campeonato, pode dar origem a um excelente plantel.No meu ponto de vista, é necessário que estes bons jogadores tenham maior competetividade interna, e também para que o treinador tem mais possibilidades de de fazer rotatividade.

Anónimo disse...

Curioso este post, quando estivemos de facto em negociações com o Braga pelo jogador, mas sem acordo final. Este foi vendido por 4,5ME + empréstimo de um jogador que dois meses antes tinha custado cerca de 1ME. Se as negociações tivessem chegado a bom "Porto", significaria que teriamos gasto à volta de 5ME. Caso não tivesse vingado cá, pois naturalmente Jackson ganharia o lugar, ou Lima não passasse de um rendimento médio, os mesmos que criticam por não ter vindo, criticariam pelo balúrdio que seria o respectivo gasto por um jogador de 29 anos, que não se teria tornado titular absoluto e sem perspectiva de recuperação do dinheiro. É sempre tão fácil opinar à posteriori. Tal como em relação a Lima, muitos outros jogadores negociamos e conseguimos trazer "desviando-os" da eventual rota Lisboa. A maioria deles vingaram desportivamente e financeiramente. Mérito? Sorte? Uma vezes critica-se por contratar, outras por não contratar. Umas por se gastar, outras por não se gastar. Comum mesmo, é o facto dessas críticas serem na sua grande maioria feitas à posteriori.

João disse...

Peço desculpa, mas qual é a alternativa ao Jackson? É que leio o seu comentário e parece que o Porto teve e tem a linha avançada muito blindada quando vai para a 4a ou 5a época sem uma alternativa credível ao ponta de lança titular. A menos que agora os planteis se façam de 11 titulares. Até poderia não ter sido o Lima, julgo que não é essa a questão principal, é não ser o Lima nem outro qualquer, quando o Lima, principalmente, estava à mão e teria vindo de muitíssimo bom grado.

Começamos a época toda a meter as fichas todas no Kléber, a alternativa era o tronco mais que documentado do Walter. Começamos esta época com um jogador sem qualquer tipo de crédito e a alternativa era o tronco mais que documentado do Kléber. Correu bem, dentro do possível. Agora começa a rebentar e não há alternativa, se leva uma lenha bem espetada ficamos sem ponta de lança. Isto é alguma gestão? E se em vez do Jackson for o Fernando? Nada. E se for o Danilo ou o Alex Sandro? Maicon e Mangala? E para o Lucho? Devemos ter muitos para ter mandado embora o Belluschi pelo preço de mercado do roupeiro. Varela a DJ residente, titularíssimo numa equipa que luta pela fase final da Champions? Castro?

Não gozem comigo. Não é "à posteriori", qualquer calhau com dois olhos e a Matemática da 2a classe feita por equivalência chega a Setembro e vê que este plantel tem mais lacunas que posições preenchidas.

PS: mas vá, se é para medir pilinhas entre quem deixou passar mais craques, os milhafres tanto quanto foi noticiado deixaram passar aquele que é, de longe, o melhor jogador do campeonato nacional há 3 épocas quando O Sporting se lembrou de fazer a venda mais imbecil do seu historial.

Luis C. disse...

Concordo inteiramente. Fazer análises a posteriori é fácil!

Dito isto, é indubitável que o Lima foi o grande trunfo que o slb teve este ano no campeonato.

joao disse...

Naão adianta chorar pelo leite derramado. Ainda há campeonato e no fim fazem-se os juízos de valor e corrige-se o que esta errado.
Agora só tenho é que apontar uma coisa, empresários e dinheiro mal gasto. Um gajo tem miúdos e graúdos no nosso campeonato e nas nossas formações que poderiam ser bons suplentes, seriam baratos, até possivelmente seriam boas revelações. Em vez disso pomo nos a comprar gajos sul americanos q nos custam milhões (passe, comissões, etc...) e pior que isso são jogadores que nos últimos anos não têm sentido o clube, vêm o clube como uma ponte para algo melhor. (respeito-os, também penso em mim muitas vezes) Mas porra podiamos ter uma mistura dos 2...

José Correia disse...

Miguel Lourenço Pereira disse...
O problema da contratação de Lima está na política da SAD, apenas e exclusivamente. Desde há vários anos para cá que a SAD se tem dedicado exclusivamente a contratar jogadores com vista a revalorizar e vender pelo dobro, triplo do preço original de aquisição.

O problema não está na contratação de jogadores com vista à sua valorização e venda posterior com mais-valias, algo em que a atual equipa dirigente da SAD se especializou e tem feito com assinalável sucesso.
O problema está em quase terem deixado de olhar para o mercado interno, principalmente quando estamos a falar de jogadores já com 26 ou 27 anos.

José Correia disse...

Bernadino Albuquerque disse...
Estou totalmente de acordo. Basta recordar como foi construída a equipa do Porto que venceu a Taça UEFA e a Liga dos Campeões em duas épocas consecutivas. O Porto tinha, por exemplo, Paulo Ferreira vindo do V.Setúbal, Derlei e Nuno Valente do U.Leiria, Pedro Emanuel proveniente do Boavista, etc.

De facto...

Derlei (data nascimento: 14 de julho de 1975), contratado em Julho de 2002, quando tinha 27 anos.

Nuno Valente (data nascimento: 12 de Setembro de 1974), contratado em Julho de 2002, quando tinha 27 anos.

Pedro Emanuel (data nascimento: 11 de Fevereiro de 1975), contratado em Julho de 2002, quando tinha 27 anos.

José Correia disse...

Anónimo disse...
É sempre tão fácil opinar à posteriori

Não posso falar pelos outros mas, no meu caso, a minha opinião sobre o Lima foi expressa há muito tempo.
Por exemplo, aqui no 'Reflexão Portista', em 20 de Outubro de 2010, publiquei o artigo

Lima, o homem dos golaços
http://www.reflexaoportista.pt/2010/10/lima-o-homem-dos-golacos.html

Anónimo disse...

«Fim do apogeu do norte e centro», diz presidente da AF LisboaPor Redação
A- A A+

Nuno Lobo congratula-se com o regresso do Belenenses à 1.ª Liga e considera que, com quatro equipas – Benfica, Sporting, Estoril e Belenenses – no principal escalão do futebol português, a Associação de Futebol de Lisboa terá maior peso na Liga de Clubes e na Federação.

«Com a subida do Belenenses, Lisboa assume maior preponderância e poder, não só a nível desportivo e competitivo, mas também a nível dos fóruns e palcos principais de discussão do futebol português», disse em declarações à Antena 1, considerando ainda que, com o regresso dos azuis do Restelo ao escalão máximo, «Lisboa assume novamente a liderança do futebol profissional».

«Estou convicto que é a rutura do futebol português, que vai impor um fim no apogeu das equipas do norte e centro do país que aconteceu nos últimos 30 anos», adiantou, lembrando que a associação lisboeta poderá, na próxima época, ter seis equipas inscritas nos campeonatos profissionais: «O Atlético, ao que tudo indica, vai manter-se na 2.ª Liga e existe esperança na subida do Mafra.» abola
---

Eu até li duas vezes para ver se libem...

Zefansa disse...

Claro que o lima é a chave deste campeonato, seria no FCP a alternativa que não temos para o ataque e não estaria a marcar golos na luz..

Não percebo como se pensa que se pode jogar uma época inteira com 2 avançados de qualidade (james e jackson) para 3 posições..quer dizer o ano passado deu com hulk e james tentou-se novamente..

O que vale é que há Vitor Pereira para servir de bode expiatório para esta politica de contratar defesas atrás de defesas por Milhoes e não contratar avançados.

Anónimo disse...

Sim, porque o treinador é ilibado de tudo. Porque ele não tem culpa de nada. Porque ele promove uma rotação fantástica no plantel. Porque ele nunca disse que queria um plantel curto. Porque ele dá imensas oportunidades ao Liedson de jogar 30 minutos de jogos mortos como com o Estoril e a Académica. Porque ele, mesmo tendo em conta o que atrás referi, poupa bastante o Jackson e amanhã, se calhar, vai tornar a poupá-lo. Porque ele é um bode expiatório e nunca teve apoio público e notório da direcção. Nunca, mas nunca.

Joaquim Lima disse...

Saliento ainda o facto de o Derlei ter sido vendido por 8 milhões de euros, coisa que poderia muito bem acontecer com o Lima neste momento!

Duarte disse...

O comentário anónimo acima exposto é da minha autoria. Por lapso esqueci-me de seleccionar a minha conta de blogger, daí que o mesmo apareça sob o anonimato. Peço desculpa.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Zé,

O problema existe quando a SAD deixa de olhar para o mercado interno e se foca exclusivamente nesse modelo. Nisso somos dos melhores do Mundo, se não os melhores, mas não devia significar o desleixo do mercado interno que, lamentavelmente, é uma realidade!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Zé,

Exacto, jogadores que já dificilmente se vendem mas que fazem plantel e, sobretudo, estão com a cabeça no clube onde jogam para poder renovar o seu último contrato e não a pensar no próximo destino!

Duarte disse...

Em relação ao tema do post, sempre disse, e não o fiz a posteriori, que o Lima teria sido uma excelente aquisição. Uma transferência por 4 milhões mais o Kléber não me parecia nada mal. Infelizmente não veio, agora há que seguir em frente.

Anónimo disse...

Boas,
se o lima tivesse vindo e com a contratação do cha cha cha, era para sentar no banco ou este lima é melhor do que o jackson?
convem lembrar que o jackson é o melhor marcador da liga e esta na primeira epoca na europa... por muito que a comunicação social queira branquear, é um facto, o jackson é o melhor marcador e mesmo que nao marque já estou como aquilo que o mourinho dizia ao drogba: "mesmo sem marcar, podes ser o melhor em campo"... e o jackson ja mostrou que é muito melhor do que este lima..so estamos a distancia de um empate do clube do regime para que tudo volte a normalidade....

Luís Miguel disse...

Para João 02/04/2013 11:29

Não confundam factos com opiniões.

João classifica a transferência de Moutinho para o FCPORTO como a mais imbecil do seu historial, ou seja, isto é apenas uma opinião.

Facto - a transferência de João Moutinho para o FCPORTO foi apenas a de maior valor numa transferência interna, salvo erro, 10 milhões mais NAC avaliado em 1 milhão.

Azulantas disse...

Sem querer tirar mérito ao argumento, o FC Porto não pode contratar tudo o que "mexe". Desta vez deixámos passar um excelente jogador. Para a próxima estamos mais avisados.

Horácio Jorge disse...

Se o Benfica chegar ao Dragão com 4 pontos de vantagem, não vou sequer ver o jogo. Nem com o Proença a apitar! A verdade é que o Benfica está mais forte que nós e se jogam à vontade às tantas ainda ganham e para isso prefiro não ver o jogo. Nós só temos quando muito uma opção de jogador para cada posição. Eles podem dar-se ao luxo de rodar a equipa. Resta-nos esperar que o Sporting mostre que não é uma equipa fácil e roube pontos na Luz. Vamos ver mas não tenho esperança. Os lagartos só têm hipóteses quando os outros não os levam a sério e na Luz estão todos muito avisados desde que nós empatámos em Alvalade. Mesmo que ganhássemos o campeonato fizemos uma época muito fraca, muitos jogadores a querer sair, falta de concentração, jogos sem personalidade, Varelas a jogar uma merda, Lucho muito longe da sua forma ideal, Moutinho sem força, Defour com paragens cerebrais, compras que devíamos ter feito, demasiado dinheiro para comissões, etc. O mais triste é que este ano o clube do Milhafre roubou mas nem precisava de roubar. Uma tristeza.

Luís Miguel disse...

""Desde há vários anos para cá que a SAD se tem dedicado exclusivamente a contratar jogadores com vista a revalorizar e vender pelo dobro, triplo do preço original de aquisição.""

Discordo, duvido que se esperasse uma valorização desse valor de Belluschi quando foi adquirido.

O mesmo se pode dizer de Lucho quando regressou e de Izmaylov e mais ainda de Liedson.

O próprio João Moutinho muito dificilmente sairá por valores elevados, aliás, está muito bem no FCPORTO.

grenha disse...

No inicio da epoca ninguem sabia se o jackson se iria adaptar.. logo o lima era essencial.. mas algo se passou...
o lima ou o eder... que a custo zero custa a entender como não acabou no Dragão...

Duarte disse...

E tu gostas tanto do Porto quanto eu gosto do teu clube, o Benfica claro está.

Só uma coisa: vocês podem dar-se ao luxo de rodar a equipa em determinados sectores, é verdade, nós podíamos dar ao luxo de fazer o mesmo noutros sectores, mas o nosso treinador acha que é melhor esgotar completamente determinadas unidades. Nisso saem-nos a ganhar, sem dúvida.

Duarte disse...

PS: e essa dos "muitos jogadores a querer sair" também é para rir às gargalhadas. Esse pseudo problema ficou resolvido com o camião de jogadores dispensados no último ano. Só que, claro, como de semana para semana esta época tem demonstrado, a grande questão nunca esteve aí.

Ricardo Wenke disse...

Aqui um benfiquista mas sem palas nos olhos.
De facto a contratação de Lima foi um óptimo investimento feito pelo SL Benfica, e a exibição deste jogador nos últimos jogos tem sido de encher o olho.
Mas acho que se está a focar demasiado no facto de este jogador não ter ingressado no plantel Do FC Porto, para mim um dos erros deste ano do Porto foi o facto de não ter acautelado saídas e entradas de jogadores, obviamente que aqui o treinador JJ foi mais sagaz e percebeu que se poderia vender Witsel e Javi Garcia e potenciar Matic e Enzo Peres, por outro lado Victor Pereira não conseguiu prever o impacto que Hulk teria ao sair do plantel, deixar a lateral entregue a um só homem de nome Varela, depois ainda a contratação de Izmailov não me pareceu ser sequer uma alternativa ( e aqui outro erro, ao se pensar que renderia mais ou tanto como Moutinho), Liedson vem por acréscimo e quanto a mim das piores contratações do mercado de inverno...com tantos jogadores bem mais interessantes que ele e a um preço mais baixo, paradigmático de facto.
Por exemplo tenho falado com alguns amigos sobre o Bébé, não sei se ainda estará vinculado com o MU mas seria uma excelente aquisição tanto para FCP como para o SLB.
Compreendo no entanto tudo o que foi escrito mas custa-me pensar que por 5 milhões de euros não existam alternativas a Lima para o plantel do FCP, parece-me que será mais uma questão monetária do que propriamente de oportunidade.

Anónimo disse...

Concordo completamente com a sua opinião. Ainda para mais como se veio muitas das vezes a constatar, alguns dos jogadores nem interessavam aos tipos; serviram só para encarecer o valor de aquisição ao Porto, ou mesmo para desviar atenções dos alvos pretendidos.
Assim de memória além do Lima e do Danilo, já referidos por si, ainda tivemos o caso do Alex Sandro, do Defour, enquanto o que eles tinham em vista era Witsel, ou por exemplo o caso de Prediger... que eles lançaram o isco após perderem o Falcao para o Porto e foram buscar o Javi Garcia.
Já para não falar na altura que nós iamos lá buscar todos aqueles monos, que só serviram para lapidar dinheiro: Sokota, Panduru, P.Henriques etc.. e outros que como os Kamizarki etc...
É cada barrete meu deus.

P. Cardoso disse...

só porque me lembrei.... podiam fazer uma comparaçao com o orlando sa? quanto nos custou e por quanto foi vendido? para alem do hat-trick à espanha sub-21 nao me lembro mais nada dele.

Anónimo disse...

"Paulo Ferreira vindo do V.Setúbal, Derlei e Nuno Valente do U.Leiria, Pedro Emanuel proviniente do Boavista,etc."

Curioso! Os três primeiros jogadores que BA refere são os jogadores que eram treinados por JM em Leiria e que em determinada altura ele próprio afirmou publicamente (quando começaram os zuns zuns de ele vir para o Porto ou retornar ao Benfica) caso ele fosse para um dos dois, ele só queria levar consigo Derlei, N.valente e P.Ferreira e com eles três, fosse no porto ou benfica seria campeão... lembram-se.

JM na altura afirmou igualmente que P.Ferreira era um dos melhores LD do Mundo, o que se veio a confirmar. Derlei, um anvançado com caracteristicas diferentes de todos os outros que actuavam em portugal e N. Valente (+ um proscrito dos lagartos) era para ele o melhor DE a actura em Portugal.

Anónimo disse...

... e o Kláber que só custou 4,75M por 70% do passe.

Bluesky disse...

Até dá a impressão que o FC PORTO é obrigado a comprar tudo o que dá nas vistas!!!!!
Lima é bom? É, mas por enquanto só para consumo interno, ou ele é falado lá fora, como por exemplo... Jackson? E não me fodam com a idade!
Lima é o Lemos dos avermelhados e só não vê quem não quer!!!!

Carlos Soares disse...

o benfas bateu a cláusula, não vamos agora atirar as culpas da não contratação para quem vendeu pelo preço estipulado na cláusula. aliás, se a nossa sad tivesse negociado com o amigo salvador uma troca de jogadores mais dinheiro penso que o lima seria nosso...

João disse...

E? Qual é o seu ponto? O Sporting ter recebido menos de metade do que é o actual valor de mercado do Moutinho? Ou o Porto ter pago 10M€ (para termo de comparação foi o que receberam pelo craque do Van Wolfswinkel) por um dos 3 ou 4 médios no planeta que tinham lugar no meio campo do Barça?

Duarte disse...

Certo. Kléber revelou-se uma má contratação, mas atendendo ao que havia feito no Marítimo não a posso condenar. Aliás, eu só condeno a direcção pela contratação de jogadores que nos seus anteriores clubes não tinham demonstrado serem minimamente apostas credíveis. Justiça seja feita, isso foi coisa que desapareceu a partir do Verão de 2010. Também é certo que nos faltaram fazer contratações em Agosto passado e há lacunas que terão de ser supridas no próximo defeso. Agora, o grande problema não está quanto a mim aí, mas não me vou voltar a referir a ele para não dizerem que passo a vida a bater no ceguinho e que tenho uma visão redutora da coisa.

João disse...

Desculpe lá mas apetece responder "Mais um que acha que um plantel tem 11 jogadores".

Enfim..

João disse...

Nem com o Proença a apitar não vá ele deixar passar em claro 2 penaltys nítidos, inventar a falta do 2º golo deles e deixar o Javali, Maxi e Gaitán em campo quando deviam ter sido expulsos como fez na época passada.. era isso que queria dizer, não era? Eu vi logo.

Um conselho, veja mais jogos do Porto. Do Benfica já vi que percebe. Agora alguém que diz que o Moutinho está sem força esqueceu-se de ver as últimas 24 jornadas do Porto.

João disse...

Só não estou completamente de acordo com o que diz sobre o Izmailov, que julgo estar a fazer uma óptima estreia no Porto, tem sido dos melhores e mais esclarecidos em campo desde que chegou com um ou outro jogo que lhe correu menos bem.

De resto, é precisamente isso que disse. O único problema é que esses erros primários de gestão não se cingem à posição ou a esta época. Faltam alternativas agora ao Jackson como faltam ao Fernando e aos laterais. E ao Lucho. Faltam alternativas agora como faltavam a época passada. E há 2 épocas. E há 3 épocas. Fosse o Lima caso único e estávamos nós muito bem.

João disse...

E do Liedson, falam muito lá fora?

Só uma pergunta, conhece muitos plantéis do pote 1 da Champions que tenham só um ponta de lança no plantel? Diga-me quais. Gostava mesmo muito de saber.

Homero disse...

O barcelona ñ tem nenhum ponta de lança..
O FCP jogava(ate malaga) um jogo parecido ao dos catalaes.

Homero disse...

Se ate ronaldo foi vendido por 16 ou 17 milhoes, como poderia ir moutinho por mais? ñ ganhou nada, o scp ñ se destacava em nenhum competição.

Anónimo disse...

Acreditaram no Kleber, provavelmente pensaram que ele cresceria está época e julgo que foi essa a principal razão por que não veio o Lima ou até o Eder! Querer recuperar o investimento monetário feito no Kleber também terá sido um factor de peso para que ele ficasse mais uma (ou meia) época! A verdade é que o Kleber não se afirmou e o FCP ficou com "uma pedra no sapato". Enfim, são apostas que se fazem e que umas vezes correm bem mas outras mal! No entanto há que realçar que a contratação do Jackson foi muito bem feita, ele é de longe o melhor avançado a actuar em Portugal e vale bem o € 9M pagos por ele!!! Tenho uma certa curiosidade em ver se na próxima época o FCP dá uma nova oportunidade ao Kleber ou se "desiste" dele e "parte para outra" (desistir no sentido desportivo e não monetário como é obvio)!

João disse...

Não, o Porto jogava e joga em posse. Jogou SEMPRE com um avançado/ponta-de-lança. O Barcelona não, mesmo assim tem pelo menos o Villa para a posição.

Ou seja, precisamente o inverso. O FC Porto que joga SEMPRE com um avançado/ponta-de-lança não tem uma alternativa ao titular, o Barcelona mesmo não o fazendo tem a posição coberta. É confundir a obra prima do mestre com a prima do mestre de obras