segunda-feira, 8 de abril de 2013

Moutinho na "equipa Gestifute"

1º acto: (30/01/2013) A Futebol Clube do Porto –Futebol, SAD informa da recompra de 15% dos direitos económicos do jogador João Moutinho.

2º acto: (31/01/2013) Em cima do fecho do mercado de transferências de Janeiro, falha a transferência de Kléber do FC Porto para o Sporting. A contrapartida monetária que estava acordada entre as duas SAD's, era a Sporting SAD abdicar dos direitos económicos que ainda detém, no caso de uma eventual transferência de João Moutinho superar os 11 milhões de euros.

3º acto: (06/04/2013) É oficializada a "transferência" de Moutinho da "equipa" de Pini Zahavi para a "equipa" de Jorge Mendes.

(O JOGO, 06/04/2013)

4º acto: (penso que será em Junho ou Julho) Não é dificil antecipar que Moutinho está de saída.

11 comentários:

eumargotdasilva disse...

Isto até pode parecer a fábula da raposa e da cegonha, mas é verdade que se ele soubesse rematar e marcar golos era uma desgraça vê-lo ir embora... assim, será bem substituído, estou em crer...

João disse...

O Moutinho é só o jogador mais insubstituível de que me lembro desde o Jardel.

Anónimo disse...

ainda bem que está de saída. Não podemos ficar com ele muito tempo que se não passa ao estado de maçã podre.

Também é preciso ver que o Moutinho em termos ofensivos é uma nulidade e quando ao lado tem o já manco Lucho, a equipa sai muito prejudicada.

A SAD nos últimos tempos só tem feito merda, apenas acertou na contratação de Jackson Martinez.

Anónimo disse...

Há muito que se fala da possível saída de Moutinho do FC Porto. Tudo indica que assim acontecerá no final desta época.

Em termos desportivos na minha opinião será a 2ª maior perda dos últimos anos, logo atrás da de Falcao. E o problema da sua substituição, poderá vir a comparar-se com a do Ponta de lança. Desde o tempo de Villas-Boas que sempre defendi que os jogadores mais importantes e difíceis de substituir na equipa do Porto eram Falcao, J. Moutinho e só depois e em último vinha, Hulk.

Não que eu ache que J. Moutinho é um portentoso jogador, não; para mim ele é simplesmente um grande jogador, como há muitos por esse mundo fora em termos de qualidades futebolísticas; agora o que ele tem a mais e que faz verdadeiramente a diferença em relação a esses “iguais”; é o seu constante alto rendimento ao longo de uma temporada inteira e durante épocas seguidas; raramente se encontra lesionado; uma realidade que se pode constatar desde dos tempos que este jogava ao mais alto nível no Sporting. Sem esquecer que actualmente João Moutinho é simplesmente a única bússola da equipa do FC Porto, seja nos momentos defensivos, seja nos de ataque.

Em termos económicos; sinceramente duvido que o Porto faça um bom negócio; não quanto aos valores globais envolvidos em dinheiro, mas sim, quanto ao rácio do custo vs beneficio, em termos das variáveis económica e desportiva; dificilmente os custos desportivos, serão devidamente compensados.

Basta relembrar que após a compra do passe ao SCP por 11 milhões; O Porto já gastou e/ou perdeu uma pipa de massa em vendas e recompras da parte do passe, com as já habituais comissões para os intermediários, custos financeiros agregados ás operações efectuadas, prémios e renegociação de contrato para o jogador. Sem esquecer que 25% de tudo que seja acima dos 11 milhões é para o SCP.

Sinceramente e tendo em conta o actual estado actual das contas da SAD e os possíveis activos a vender que possam realmente ajudar nesse enorme desequilíbrio; não há muito por onde se possa escolher, e ainda para mais, não nos podemos esquecer que já desde a época passada que a Maça começou outra vez a entrar em estado de putrefacção e que só não acabou por apodrecer, porque entretanto a direcção utilizou um pesticida para parar o apodrecimento… promessa de venda para um grande clube europeu no final da época.


Anónimo disse...

Mais um grande negócio em vista para o Jorge Mendes. Basta analisar á lupa a transferência em pacote de Falcao + R. Micael para o A. Madrid para todos compreenderemm o que eu quero dizer. E aquilo que á primeira vista parece ser um grandissimo negócio para o FC Porto, rápidamente passa a ser só simplesmente um bom negócio; vá lá que já não é mau.

João disse...

Concordo que devemos dar a oportunidade ao Moutinho de sair para outro campeonato, até no nosso próprio interesse mas principalmente porque ele faz por merecer.

A frase seguinte é a maior aberração que li na net desde as ligações RDIS. E sim, o Lucho é muito limitado. Mas só isso. Dizer que o Moutinho é "uma nulidade em termos ofensivos" é digno de figurar no Best Of do Rui Gomes da Selva

Silva Pereira disse...

Boa tarde,

Como costume há quem esteja a favor e quem esteja contra e muitos que se opõem às opiniões dos outros com insultos, lembro-me de ser insultado quando insistia que Miguel Lopes era uma nulidade com a mania que era bom, enfim nem seque é titular nos lagartos.
Isto bem a propósito de que JM (como diz Jorge Andrade leva 10-0 de Deco) é um jogador importante mas nada fundamental e está sobreavaliado para mal dos nossos pecados.
Um jogador na posição em que joga deve ter como principal qualidade influenciar o ataque com sucessivas (e não raras) jogadas de roturas e simultaneamente ter um número razoável de golos por época.
Por tal motivo não prevejo mais-valias com a sua saída (se é que sai). Comparem Modric (RM) com um físico semelhante, mas que tem as qualidades que falta ao JM (remate, qualidade de passe de rotura) e mesmo assim é suplente.
Infelizmente as pérolas que o FCP Mangala, Alexandro, James e por último Jackson são as previsíveis vendas.
Rolando, Fernando, JM, caso saiam são para reduzir custos e poucas mais-valias se fazem.

Anónimo disse...

Isto é um excelente negócio para...Jorge Mendes!

Estava convencido que a Gestifute estava na lista negra da SAD, mas afinal não está. E é fácil perceber porquê - os negócios estarão sempre acima da blindagem do balneário e do sucesso desportivo.

Sobre algumas opiniões expressas aqui acerca do João Moutinho só posso discordar delas. Para mim, trata-se "apenas" do segundo melhor jogador Português da actualidade e o melhor futebolista do actual plantel do FC Porto. Com a venda dele e o envelhecimento do Comandante Lucho, temo que no próximo ano tenhamos sérias dificuldades na zona mais importante do terreno de jogo. Se somarmos a isso a vontade de transferência expressa recentemente por parte do Fernando, então o cenário fica bastante negro.

MT

João disse...

E o Evra. O Moutinho não tem nem metade da classe do Evra ao nível da marcação de lançamentos laterais e nem vamos comparar com o Neuer, que é muito melhor que o Moutinho nas reposições de pontapé de baliza.

Dá para ver a ideia ou vamos continuar a comparar o Moutinho (8) a 10 puros, naquilo que ESPECIFICAMENTE suposto eles serem melhores que os outros?

PS: *Alex Sandro.

PPS: O Fernando é um dos melhores trincos da Europa. Só.

João disse...

É verdade, 90% do jogo ofensivo digno de registo da selecção passa pelo Moutinho. No Porto não anda muito longe disso.

JOSE LIMA disse...

Caro José Correia
Nome desta peça de Teatro: O Entreposto
Sinopse: A história dramática dum pobre clube que pensa sobreviver a comprar e vender jogadores... um negócio de maçãs podres.
Exibição: Num Estádio perto de si.
Encenação: Filipe La Féria.
Bilhetes à venda na FNAC
Abraço