terça-feira, 23 de abril de 2013

O significado do “inferno da Luz”

«Logo na abertura do campeonato 2012/13, o clube da verdade desportiva foi objectivamente beneficiado em dois campos - Luz e Barcelos - e, claro, os paladinos da "verdade desportiva" aplaudem.»

Quando escrevi e publiquei isto, em 21 de Agosto de 2012, estava longe de imaginar o forrobodó que iria ser este campeonato em termos de “colinho” e “passadeira vermelha”. De facto, nunca como esta época a expressão “inferno da Luz” foi tão apropriada.

E tudo começou logo na 1ª jornada, no slb x SC Braga, em que a equipa bracarense teve de jogar os derradeiros vinte e tal minutos (descontos incluídos) reduzida a 10 jogadores, devido a um erro inacreditável de arbitragem.
Mesmo num molho de jogadores, como é que é possível alguém confundir o Custódio com o Douglão e mostrar um cartão amarelo (no caso o segundo e consequente vermelho) a este último? É que, entre outras coisas, a cor da pele dos dois jogadores é diferente!


Na 14ª jornada o FC Porto deslocou-se à Luz e o “inferno” começou a ser preparado com a nomeação do árbitro para este jogo.

(Rui Santos, 'Tempo Extra')
No programa ‘Tempo Extra’, da SIC Notícias, Rui Santos (cuja “simpatia” pelo FC Porto é conhecida…), disse o seguinte:
Esta foi uma nomeação de que o FC Porto não gostou, ao contrário do Benfica. A nomeação de João Ferreira foi mais para contentar o Benfica. (…) A independência das entidades que fazem as nomeações é uma treta”.

E acerca do jogo, Rui Santos acrescentou:
O FC Porto fez um grande jogo no Estádio da Luz, como tem acontecido nos últimos anos. Desta vez não ganhou, mas mostrou ser uma grande equipa de futebol. Foi um FC Porto que se impôs, afirmativo, com um desenho tático que não deixou dúvidas, com uma atitude muito positiva, a tentar mandar no jogo desde o início. Dizia-se que o Benfica iria golear o FC Porto, que o Benfica estava num momento extraordinário. Houve equilíbrio no resultado, mas se houve uma equipa completa foi o FC Porto”.

O FC Porto foi melhor e impôs o seu jogo, mas decisões cirúrgicas do trio de arbitragem impediram os dragões de vencer o jogo e, desde logo, ganhar avanço (pontual e psicológico) relativamente ao rival lisboeta.

Aos 35 minutos de jogo, já o árbitro assistente António Godinho, que na 1ª parte acompanhou o ataque do FC Porto, tinha assinalado três foras de jogo, todos erradamente e em todos contrariando as indicações da FIFA para este tipo de lances. Destes três foras de jogo, o assinalado a Defour, logo aos 2 minutos, é algo verdadeiramente inacreditável. Só (re)visto!

Mas se o árbitro assistente ia fazendo pela vida interrompendo, sempre que podia, ataques do FC Porto, o árbitro principal, o célebre João “pode ser o João” Ferreira, adoptava um critério largo (onde é que eu já ouvi isto?) em termos disciplinares, tão do agrado de Maxi Pereira, Matic e… Jorge Jesus. Foi um autêntico festival de impunidade.

Na 1ª parte:
- Matic calca Defour;
- Maxi Pereira atinge duas vezes seguidas Varela;
- Jardel atinge Lucho;
- Maxi entra de pé em riste (à altura do ombro) sobre Alex Sandro;
- Maxi tem mais uma entrada às pernas de Alex Sandro;
- Enzo Perez dá uma palmada na cara de Moutinho.

Na 2ª parte:
- Maxi faz falta sobre Defour quando este ia a entrar na área benfiquista;
- Maxi desinteressa-se da bola e atinge Mangala com o braço/cotovelo;
- Matic rasteira ostensivamente Otamendi, cortando uma jogada de contra-ataque;
- Maxi “karaté” Pereira culmina a sua atuação projetando-se sobre Moutinho.

Após o final deste jogo de triste memória, Vítor Pereira, o dos árbitros, tão lesto a fazer declarações quando os encarnados se sentem prejudicados, ficou calado como um rato.
Mas o seu homónimo, treinador do FC Porto, não calou (e muitíssimo bem) a revolta que lhe ia na alma:
Não entendo como pode Maxi Pereira acabar todos os jogos. É impressionante. Não podia ter acabado este jogo. A agressão é nítida. Matic devia ter visto o segundo amarelo, tem de ser mostrado. É preciso coragem. Houve três foras-de-jogos. Em todos eles ficaríamos com jogadores isolados. Mais vale não treinar diagonais.
O Benfica devia ter jogado os últimos 15 minutos com nove jogadores.

E o que disseram os responsáveis do slb?

Para mim, [João Ferreira] fez uma boa arbitragem, não sei onde é que o Vítor quer... mas ele vê à maneira dele. (...) O João Ferreira pretendeu levar o jogo com as duas equipas completas até ao fim. (...) considero que esteve bem
Jorge Jesus

Foi uma grande arbitragem
Luís Filipe Vieira


A Académica deslocou-se à Luz na jornada 19. Durante o jogo os encarnados atacaram muito, os estudantes defenderam, os minutos foram passando e não havia maneira do slb conseguir marcar. Os fantasmas de um mau resultado voltavam a agitar as bancadas – nos cinco anos anteriores a Briosa tinha vencido três vezes na “catedral encarnada” (é provável que passe a designar-se capela encarnada, em homenagem ao árbitro que mais se destacou esta época…) – mas haveria de acontecer um “milagre”.
Ao minuto 90’+3 o árbitro Nuno Almeida tirou um coelho da cartola e assinalou um penalty salvador.

(slb x Académica, penalty ao minuto 90'+3)

(slb x Académica, 'Tempo Extra')

slb x SC Braga
slb x FC Porto
slb x Académica
Quatro jogos, quatro bons exemplos do que é o “inferno da Luz”.

Sim, eu sei que é um bocadinho incómodo estar aqui a recordar estes erros colossais… perdão, estes erros normais e absolutamente naturais de arbitragem. Afinal, errar é humano, não é?

Aliás, no estádio da Luz, casos destes vão deixar de existir. Com a benfica TV a passar a transmitir os jogos que o slb vai disputar em casa, estou convencido que vai haver um cuidado especial da realização, quer na escolha da câmara mais adequada (entre as várias existentes), quer principalmente na seleção criteriosa das repetições. O slb deixará de ser beneficiado (tal como no tempo em que os jogos não eram transmitidos e o que contava era a opinião dos jornalistas de A BOLA...) e, quanto muito, haverá lances duvidosos que as imagens televisivas não esclarecem…

Nota: Os destaques no texto a negrito são da minha responsabilidade.

36 comentários:

Tasqueiro Emigrante disse...

CAPELABOTE 2012/2013

E assim se fazem campeões...pela calada e com a ajuda da imprensa que branqueia tudo.

"Não vamos branquear. O Benfica foi levado ao colo, limpinho, limpinho"

Anónimo disse...

Eu só digo isto, estamos metidos no meio duma brincadeira....
os tipos do benfica, com a historia da verdade desportiva primeira enganaram as massas. e de mansinho escolheram o vitor pereira para a arbitragem. este escolhe-lhes os arbitros que eles querem e gostam. todos benfiquistas. há um que é benfiquista mas por ser sério e imparcial eles não o querem nos jogos deles e o vitor pereira faz-lhes a vontade. chama-se pedro proença e é o melhor arbitro do mundo. de resto, duarte gomes, joão capela, bruno esteves, são o exercito ao serviço do benfica neste momento. arbitros mansinhos, que na luz, basicamente não marcam penaltys na área do benfica e fazem vista grossa a expulsões. Maxi, em todos os jogos, andre gomes com o setubal, matic com o FCPorto e com o Sporting, Rodrigo em olhão e com o setubal. autenticas agressões em que se aparecer o amarelo já não é mau. Se alguem diz alguma coisa contra.....começam com a verborreia do apito dourado como forma de mudarem a conversa, e isto está bem impregnado no universo benfiquista, que é uma massa com pouca cabeça e mt ressabia....o que eu digo é que estamos metidos numa grande montagem. Ainda me lembro aquando do guimarães benfica, o que vinha na capa da bola: BENQUERENÇA TRAVA BENFICA; Aquando do benfica FCPorto, golo do MAICON, GOLO DE MAICON EM FORA DE JOGO; quando até tivemos alguns lances de queixa, uma mão do cardozo na área e a comunicação social faz estas capas. e na segunda feira, após o que se passou na luz, a comunicação social vem branquear e falar APENAS E SOMENTE, no grande jogo e no grande golo!!!!!!! meus caros, isto mostra bem porque é que Portugal é o que é, e estamos como estamos. É o espelho do país...infelizmente. Creio que está na altura do FCPorto tomar uma atitude, dos seus dirigentes, adeptos, comentadores, gente ligada ao clube rebater esta verborreia e fartar vilanagem benfiquista, porque já começa a ser descarado e a ofender o proprio futebol português. Isto não pode ser apenas uma tomada de poder, o futebol não pode ser isto.
Ainda hoje para branquear e desviar atenções, sai uma noticia do Casagrande a dizer que se dopava. Não me surpreende o dopingo no futebol. Só os anjinhos acham que não. Claro, logo apareceram os tipos do benfica, com o habitual discurso, esquecendo-se como é obvio que tiveram o Nuno Assis ainda não há muitos anos suspenso por acusar positivo num controlo anti-doping.
Pergunto eu: o que é que se passa com este país?

Labaredas Azuis e Brancas.
António Sá

Ruca disse...

Realmente é incrível a hipocrisia deste clube de merda.
Como temos no país papalvos a mais - e ainda para mais a maioria gosta do vermelho - toda a campanha extra-futebol que os lampiões têm feito, começa a dar resultados. Resultados cada vez mais escandalosos, diga-se.
Se os lagartos são umas virgens ofendidas que se deixaram chegar ao ponto a que chegaram por culpa própria, o que o clube do orelhas e do moçambicano tem feito, só está ao nível de quem goza de impunidade neste país pobrezito.

É por isso que o nosso Presidente é e será para sempre, um dos melhores do mundo. Pôs a corja de Lisboa a piar fininho e a ver passar navios durante mais de 30 anos. Conseguiu a todos os níveis, ombrear com os de Lisboa e...ser melhor. Corrupção ao mais alto nível é obra da vermelhada...só que para aqueles lados não há, nem nunca irá haver escutas, ou 500 julgamentos sobre o mesmo, para tentar provar o que não pode ser provado.

Esperemos que não falte personalidade a quem acompanha o nosso Presidente nesta altura e a quem o irá substituir um dia, porque para lidar com isto vai ser preciso muito trabalhinho.

Contudo, o FCP é a equipa mais respeitada de Portugal e continuaremos a ser os melhores. Melhorar o plantel para o próximo ano é fundamental. Se fosse possível melhorar o VP com umas aulas de liderança e comunicação, ainda acreditava no tipo...mas é tão fácil ensinar isso a um treinador, como expulsar o Maxi "Cantinflas" Pereira.

Anónimo disse...

Advinhem porque Roberge não pode fazer o proximo jogo ?!

e

Quantas expulsões a Maxi forma perdoadas ao longo da epoca ?!

Tasqueiro Emigrante disse...

Roberge levou o 9º amarelo cirurgicamente.

Mas não é só o Roberge que não joga.

O David Simão já disse que se marcar não festeja. Isto se jogar claro.

O Maxi tem imunidade internacional. Está escrito no certificado.

Anónimo disse...

Ruca, vai dar muito trabalhinho vai..concordo plenamente. os tipos estão com um nível de hipocrisia mt elevado. entraram com aquela da verdade desportiva e agora vale tudo. Por isso é que o nosso presidente tem que falar mais e voltar à forma como falava a uns anos. Ele ultimamente tem estado muito calado. Não podemos deixar passarem-nos a mão pelo pêlo, porque senão dá nisto. Não nos podemos esquecer que a comunicação social esta sempre do lado deles.
Vamos ver o que se vai passar com o Maritimo, se for preciso volta a passar-se o que se passou com o Sporting. Não se iludam.

Labaredas Azuis e Brancas.
António Sá.

Anónimo disse...

1ª jornada: Benfica - Braga: Douglão (expulsão, 70')
2ª jornada: Setúbal - Benfica: Amoreirinha (expulsão, 8'); Ney Santos (expulsão, jornada anterior)
3ª jornada: Benfica - Nacional: Mexer (expulsão, jornada anterior)
4ª jornada: Académica - Benfica: Rodrigo Galo (expulsão, 50')
5ª jornada: Paços de Ferreira - Benfica: Antunes (expulsão, jornada anterior)
6ª jornada: Benfica - Beira Mar: Nildo Petrolina (expulsão, jornada anterior)
7ª jornada: Gil Vicente - Benfica
8ª jornada: Benfica - Guimarães: Soudani (expulsão, jornada anterior)
9ª jornada: Rio Ave - Benfica
10ª jornada: Benfica - Olhanense: André Micael (expulsão, jornada anterior)
11ª jornada: Sporting - Benfica: Boulahrouz (expulsão, 80')
12ª jornada: Benfica - Marítimo: Roberge (expulsão, 65')
13ª jornada: Estoril - Benfica
14ª jornada: Benfica - FC Porto
15ª jornada: Moreirense - Benfica: Wagner (expulsão, jornada anterior); Augusto (expulsão, jornada anterior); Fábio Espinho (5º amarelo, jornada anterior); Filipe Gonçalves (5º amarelo, jornada anterior)
16ª jornada: Braga - Benfica: Haas (expulsão, 85'); Paulo Vinícius (expulsão, jornada anterior)
17ª jornada: Benfica - Setúbal
18ª jornada: Nacional - Benfica: Marçal (expulsão, 89'); Manuel da Costa (5º amarelo, jornada anterior)
19ª jornada: Benfica - Académica: Hélder Cabral (expulsão, 90'); Halliche (expulsão, jornada anterior)
20ª jornada: Benfica - Paços de Ferreira
21ª jornada: Beira Mar - Benfica: Pedro Moreira (expulsão, jornada anterior)
22ª jornada: Benfica - Gil Vicente
23ª jornada: Guimarães - Benfica: Douglas (expulsão, jornada anterior); Kanu (expulsão, 60')
24ª jornada: Benfica - Rio Ave: André Vilas Boas (expulsão, jornada anterior, sem sequer jogar); Filipe Augusto (5º amarelo, jornada anterior); Wires (expulsão, 59'); Fraga (expulsão, 71')
25ª jornada: Olhanense - Benfica: Luís Filipe (5º amarelo, jornada anterior)

11 jogadores expulsos em jogos contra o Benfica.
18 jogadores suspensos para jogos contra o Benfica.

Antonio Sá

Pedro Malaquias disse...

Claro que no jogo contra o Braga (1.ª jornada) não foi um golo mal anulado ao Benfica.

Claro que nos empates com o Académica (4.ª jornada) e com o Nacional (18.ª Jornada), o Benfica também não foi prejudicado...

E claro que isto é completamente comprado (dados de há 3 jornadas atás):
http://4.bp.blogspot.com/-z4H82tdFUjw/UXVahWzQEGI/AAAAAAAACNA/vkhiHD_Nmg4/s400/Captura+de+ecra%CC%83+-+2013-04-22,+15.45.49.png

E digo sinceramente que não tinha qualquer dúvida em assinalar o penalti do Maxi. Tudo o resto é conversa.

Anónimo disse...

E no Beira-Mar? aquele lance do Luisão, a mão na bola...

António Sá.

José Correia disse...

Obrigado pelo envio da foto/imagem correspondente à Liga da Verdade do Record (como é óbvio, eu não compro esse pasquim).

Partindo do principio que a foto/imagem não é falsa, fiquei (ficamos) a saber que, há 3 jornadas atrás, o Record considerava que, neste campeonato, o slb ainda não tinha sido beneficiado em qualquer jogo.

É algo fantástico que, não só define a credibilidade do Record como jornal, mas também é elucidativo das "verdades" apregoadas por uma certa comunicação social.

Com lavagens ao cérebro destas, não surpreende a opinião e os comentários dos benfiquistas (assumidos ou anónimos) que passam por aqui.

José Correia disse...

e com o Nacional (18.ª Jornada), o Benfica também não foi prejudicado...

Claro que não foi prejudicado, bem pelo contrário.
O slb pode agradecer, e muito, ao seu sócio, senhor Pedro Proença, aquilo que ele escreveu no relatório do jogo.
Tivesse o senhor Proença relatado fielmente aquilo que todo o país pôde ver e, seguramente, que o Cardozo não teria sido suspenso por apenas um jogo (até A BOLA previu 4 jogos).

Anónimo disse...

José Correia, para mim há dois tipos de pessoas as sérias e as não sérias. Uma coisa é o amor ao clube, outra coisa é a falta de seriedade. E o que se passa neste momento em Portugal é a falta de seriedade de uma data de gente e instituições, que se põe ao lado de um clube só porque sim, mandando às malvas o código ético e deontológico de uma profissão chamada jornalismo. O que prova bem que não é por acaso que estamos como estamos a nível de País.

António Sá.

Anónimo disse...

José Correia, já nem me lembrava dessa. É inacreditavél que o Cardozo fazendo o que fez, leve a mesma pena que alguem que seja expulso por acumulação de amarelos. Chegamos a conclusão que mais vale não se expulsar ninguem. Querem fazer de nós parvos, e quando digo nós, refiro-me aos amantes do futebol.
Outro exemplo é aquando do Jesus ser suspenso por 15 dias, calhou exactamente numa paragem do campeonato em Dezembro. Mas alguem no seu perfeito juízo aplica uma suspensão numa paragem do campeonato ? Só em Portugal !!! chegamos ao conclusão, se é pra isto pra que é que o suspenderam ? isto é chamar parvos aos portugueses.

Anónimo disse...

falta o penalty marcado em Aveiro. O jogador do Beira Mar esta de costa para o lance, o "desgraçado" até tem um olho atrás mas estava tapado com a cueca e com o calção...

Ruca disse...

Certo, mas acho que mais do que nunca, o Presidente já não pode estar em todas "as frentes" com a mesma energia com que o fazia há uns anos... agora tem que haver mais alguém da estrutura a combater isto.

O Antero Henrique, por exemplo, pelo menos a exemplo do que passa cá para fora, vai ter que provar mais do que nunca de que um dia pode substituir o Presidente. Este ano, mesmo com esta pouca vergonha toda, andamos um bocado a dormir e depois de Capelas, etc. o golpe Lima deu um empurrãozito definitivo para que estivéssemos nesta situação.

Anónimo disse...

É fartar vilanagem !!! é a verdade desportiva !!! Hipocrisia e falta de ética no futebol neste momento reina no futebol. Vale tudo!!Pra ganharem um campeonato prestam-se a este serviço.O melhor que pudemos fazer é não ver e não comprar os produtos de TV e jornais onde o nome do FCPorto é constantemente enxovalhado e difamado.

António Sá.

bruno disse...

e a somar ao colinho, os penalties que o jackson falhou e nos permitiu perder 4 pontos.. os tais que levamos de atraso.

Anónimo disse...

RespostasAnónimo23 de Abril de 2013 à0 16:32
1ª jornada: Benfica - Braga: Douglão (expulsão, 70')
2ª jornada: Setúbal - Benfica: Amoreirinha (expulsão, 8'); Ney Santos (expulsão, jornada anterior)
3ª jornada: Benfica - Nacional: Mexer (expulsão, jornada anterior)
4ª jornada: Académica - Benfica: Rodrigo Galo (expulsão, 50')
5ª jornada: Paços de Ferreira - Benfica: Antunes (expulsão, jornada anterior)
6ª jornada: Benfica - Beira Mar: Nildo Petrolina (expulsão, jornada anterior)
7ª jornada: Gil Vicente - Benfica
8ª jornada: Benfica - Guimarães: Soudani (expulsão, jornada anterior)
9ª jornada: Rio Ave - Benfica
10ª jornada: Benfica - Olhanense: André Micael (expulsão, jornada anterior)
11ª jornada: Sporting - Benfica: Boulahrouz (expulsão, 80')
12ª jornada: Benfica - Marítimo: Roberge (expulsão, 65')
13ª jornada: Estoril - Benfica
14ª jornada: Benfica - FC Porto
15ª jornada: Moreirense - Benfica: Wagner (expulsão, jornada anterior); Augusto (expulsão, jornada anterior); Fábio Espinho (5º amarelo, jornada anterior); Filipe Gonçalves (5º amarelo, jornada anterior)
16ª jornada: Braga - Benfica: Haas (expulsão, 85'); Paulo Vinícius (expulsão, jornada anterior)
17ª jornada: Benfica - Setúbal
18ª jornada: Nacional - Benfica: Marçal (expulsão, 89'); Manuel da Costa (5º amarelo, jornada anterior)
19ª jornada: Benfica - Académica: Hélder Cabral (expulsão, 90'); Halliche (expulsão, jornada anterior)
20ª jornada: Benfica - Paços de Ferreira
21ª jornada: Beira Mar - Benfica: Pedro Moreira (expulsão, jornada anterior)
22ª jornada: Benfica - Gil Vicente
23ª jornada: Guimarães - Benfica: Douglas (expulsão, jornada anterior); Kanu (expulsão, 60')
24ª jornada: Benfica - Rio Ave: André Vilas Boas (expulsão, jornada anterior, sem sequer jogar); Filipe Augusto (5º amarelo, jornada anterior); Wires (expulsão, 59'); Fraga (expulsão, 71')
25ª jornada: Olhanense - Benfica: Luís Filipe (5º amarelo, jornada anterior)

11 jogadores expulsos em jogos contra o Benfica.
18 jogadores suspensos para jogos contra o Benfica.

Antonio Sá
---

Este assunto dava um bom post.

Anónimo disse...

Parabéns pelo descrito, mas no jogo do Benfica Porto seja honesto e fale de tudo. e coloque todas as mãos na bola de alex sandro e companhia dentro da área com resultados de 1-0 a Favor do FCP. Sim o Benfica foi beneficiado em dois jogos FCP e SCP no resto sejamos isentos e apresentemos as situações para os dois lados- Obrigado Ricardo Lopes

Anónimo disse...

Agora faça o mesmo estudo com o Porto. E depois falamos.

Anónimo disse...

O Lima só tá no benfica pq o Porto não o quis...
Provavelmente pensou que o Jackson faz o mesmo e é mais novo e permite uma venda avultada.
Só via o Lima contratado como forma a evitar fortalecer o rival, e nesse aspecto já tivemos essa estrategia, mas gastar 4,5 milhoes pra pôr um jogador emprestado ou no banco, já lá vai o tempo.

Antonio Sa.

José Correia disse...

no jogo do Benfica Porto seja honesto e fale de tudo

No slb x FC Porto falei do essencial, nomeadamente:

1) do triplo erro (vamos chamar-lhe assim) do árbitro assistente António Godinho (na época anterior, um outro árbitro assistente foi crucificado porque cometeu UM erro);

2) do desastroso critério disciplinar do senhor João "pode ser o João" Ferreira, em que o FC Porto foi, de longe, mais prejudicado que o slb;

3) das expulsões de Maxi Pereira e Matic, que deveriam ter ocorrido mas não ocorreram, porque o senhor João Ferreira não quis.

José Correia disse...

coloque todas as mãos na bola de alex sandro e companhia dentro da área

Conforme penso que é claro, o objectivo deste artigo foi chamar à atenção para diversas incidências (vamos chamar-lhes assim) em jogos disputados no "inferno da Luz".

Quanto às mãos dentro da área e aos diferentes critérios dos árbitros portugueses, isso é algo que dava pano para mangas. Não estamos a falar de um ou dois casos. Estamos a falar de N casos.

Anónimo disse...

http://2.bp.blogspot.com/-uFuYzcE_cX8/UVHRbIB0bZI/AAAAAAAAMB8/OQAx5Hj53fY/s1600/divs.jpg

a diferença é grande.

António Sá.

Anónimo disse...

Eu só gostava de pôr a questão assim:

E se fosse ao contrário ??? se fosse o FCPorto a ter jogado com o Sporting e ter sido assim benefeciado..

Ai meus deus !!!

António Sá.

Anónimo disse...

Então o Capela jogava no Alverca quando o Vieira era presidente?

Anónimo disse...

A tal verdade desportiva...

https://www.youtube.com/watch?v=oeJxlr-eInI&feature=youtube_gdata_player

José Correia disse...

Este vídeo é impressionante.
Tenho a certeza que vai durar pouco tempo no Youtube.

Anónimo disse...

Bom dia.

O presidente do Sporting falou em pássaros, mas ninguém investiga... jornais, rádios e sobretudo PJ. Porque será?
Há nomeações estranhas, arbitragens, castigos estratégicos de jogadores.
Claro benefício para um clube na punição a treinador e jogador(Cardozo). Ninguém investiga. Porque será?
Fala-se... há muito tempo... de EPO. Há uma única equipa em Portugal sem quebras físicas em toda a época. Ninguém investiga. Porque será?
Toda a gente, até os benfiqueistas, dizem em surdina que este ano foi tudo tratadinnho... Porque será?

Abraço

Equinócio do sol

.:GM:. disse...

Falam de maos do Alex Sandro, houve uma, no Braga, que o Porto ganha por 2-0. A suposta mão contra o Moreirense estava na linha do corpo portanto nunca seria falta. Falem-me da mão do Luisão contra o Beira Mar, por exemplo. Não tenho paciência para estas memórias selectivas.

Anónimo disse...

Tá tudo tratadinho, porque eles tem vindo a apurar a maneira de fazer as coisas. Apoiaram o Vitor Pereira para a arbitragem e agora esta-se a ver o que acontece. Ele nomeia-lhes os arbitros que eles querem. Nem o Pedro Proença, que é só o melhor do mundo eles querem. E o Vitor Pereira faz-lhes a vontade. Isto não é de país civilizado. Isto é de uma país de caciques. Anda tudo bem mandado. E querem apostar de que clubes são, Duarte Gomes, Capela, Proença, etc?? São os arbitros que eles querem sempre nos jogos. Além disso os concelhos disciplinares estão completamente "tratados" tb. Veja-se o caso do Cardozo, a levar 1 jogo de castigo como leva por exemplo uma expulsão por acumulação de amarelos. Jorge Jesus, agride 2 vezes jogadores adversários no centro do terreno no final do jogo. Uma vez um do nacional e na outra o do maritimo.(Ai se fosse o treinador do FCPorto o que não seria!!!!)
Foi suspenso numa das vezes e levou 15 dias. Aplicação da pena: aquando da paragem do campeonato. Pois se assim é então não vale a pena haver castigos, quando eles são aplicados quando dá mais jeito ao treinador.
Outra são as expulsões de jogadores estratégicos das equipas adversárias nos jogos seguintes, equipas essas já limitadas em qualidade de jogadores e que basta 1 ou 2 jogadores serem suspensos para baixarem bastante o seu rendimento uma vez que as segundas linhas serão bastante inferiores.
Aqui está uma lista bastante interessante, que compara os dois clubes.

http://2.bp.blogspot.com/-uFuYzcE_cX8/UVHRbIB0bZI/AAAAAAAAMB8/OQAx5Hj53fY/s1600/divs.jpg

Existe toda uma estratégia montada, que está a dar os seus frutos.

Isto é um bom retrato do Portugal que temos actualmente.

António Sá.

.:GM:. disse...

Falaram-me que o João Capela terá sido jogador do Alverca quando o LFV era lá presidente.... Alguém consegue verificar esta informação?

.:GM:. disse...

Após alguma investigação, parece que se confirma o facto de Capela ter sido guarda redes mos escalões jovens do Alverca até pelo menos ao início da carreira de sénior.... E com o LFV como presidente.... Coincidências???

Anónimo disse...

GM, tive à procura e não encontrei nada. viste nalgum site do genero do zerozero?
O que também já li foi que tinha sido dos escalões jovens e se calhar essa informação é dificil de aferir.
Mas não me admiro se ele tiver sido jogador do Alverca.


António Sá.

.:GM:. disse...

Não foi na net, foi através de uns telefonemas para uns amigos que já jogaram no Alverca sendo que um deles se recordava perfeitamente do Capela só não tendo a certeza de quando terá saído pois quem me passou a dica saiu para o Estrela da Amadora e perdeu-lhe o rasto....

Anónimo disse...

O Capela se era guarda-redes, então é daí que lhe vem a habilidade.....das mãozinhas...

António Sá.