sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

3204 dias

«O JOGO esmiuçou as estatísticas do FC Porto e só encontrou um registo ofensivo pior do que este [Sporting x FC Porto] há oito anos, nove meses e sete dias... Onde? Ironia do destino ou pura coincidência, em Alvalade, num clássico que os dragões perderam por 2-0 e em que remataram apenas quatro vezes e conquistaram dois cantos. José Couceiro era o treinador portista na terrível época que se seguiu à saída de José Mourinho. Reforce-se a ideia: há três mil duzentos e quatro dias que o FC Porto não produzia menos num jogo oficial.»
Carlos Gouveia
in O JOGO, 01-01-2014

O JOGO, 01-01-2014

O jornalista Carlos Gouveia de O JOGO foi esmiuçar as estatísticas dos jogos do FC Porto (excelente trabalho jornalístico) e descobriu que há três mil duzentos e quatro dias que o FC Porto não tinha registos ofensivos tão fracos num jogo oficial!

Evidentemente, cada um analisa e valoriza as estatísticas como entender, as quais nem sempre traduzem na plenitude a “verdade” de um jogo de futebol mas, neste caso, penso que não haverá grandes dúvidas na conformidade entre as estatísticas e a exibição da equipa azul-e-branca no último Sporting x FC Porto.

Um mau jogo (má exibição, com indicadores medíocres) pode acontecer em qualquer altura, mesmo no meio de uma época boa, e pode ser consequência de diversas circunstâncias.
O problema é que este jogo não é um caso isolado. Esta época, os maus desempenhos têm sido frequentes e, em consequência disso, vários “recordes negativos” têm sido ameaçados ou mesmo batidos.

Foi o caso da Liga dos Campeões, sem uma única vitória nos três jogos disputados em casa (algo tristemente inédito no historial do FC Porto), e com os dragões a terminarem a fase de grupos com apenas 5 pontos (o 2º pior registo de sempre em 18 presenças na fase de grupos da Liga dos Campeões).

Foi o caso da derrota em Coimbra para o campeonato (a última vez tinha sido no dia 15-11-1970, antes da revolução de Abril...), pondo fim a uma série de 53 jogos para o campeonato sem o FC Porto conhecer o sabor amargo da derrota.

Foi o caso dos três jogos seguidos para o campeonato sem ganhar – Belenenses x FC Porto; FC Porto x Nacional; Académica x FC Porto –, que fizeram parte de um Novembro horribilis, com apenas uma vitória (para a Taça de Portugal) em seis jogos.

Por tudo isto, não conheço um único adepto portista satisfeito com o desempenho da equipa do FC Porto, nestes primeiros seis meses sob o comando técnico de Paulo Fonseca.
Esperemos, contudo, que o novo ano traga mudanças significativas e que, de uma vez por todas, Paulo Fonseca interiorize que já não está no Paços de Ferreira, mas sim aos comandos de uma equipa que é tricampeã e que ganhou 6 dos últimos 7 campeonatos.

16 comentários:

José Rodrigues disse...

O maior problema a meu ver (no q diz respeito ao q se passou em Alvalade( nao tem a ver com quaisquer cautelas especiais, mas sim com o problema de fundo de nao termos um fio de jogo convincente (e com os equivocos tacticos de PF). Isso nota-se ainda mais contra uma equipa com jogadores razoaveis e com um bom treinador (como o SCP).

Mas a questao da cautela, q tambem teve o seu contributo, e' absolutamente ridicula. Primeiro pela desculpa dada por PF ("novos jogadores", quando apenas Ghilas foi a novidade em relacao aos jogadores habituais dos ultimos jogos). Em segundo lugar porque o plantel do SCP custou uma pequena fraccao do q o nosso custou (nunca a diferenca foi tao grande: o nosso plantel custou 3x mais do q o do SCP) e embora inspire respeito nao devia nunca na vida inspirar minimamente uma disposicao ultra-cautelosa.

rbn disse...

Quando é que vão acabar com essa história do "terrível" para 2004/2005?

Como é que podem continuar a chamar uma época "TERRÍVEL" quando o clube se sagra campeão do mundo pela 2ª vez?

Não percebo voces.

José Correia disse...

o problema de fundo de nao termos um fio de jogo convincente e com os equivocos tacticos de PF

De acordo.
O jogo de Alvalade não foi uma excepção, mas sim mais um mau desempenho da equipa portista, nestes primeiros 6 meses de Paulo Fonseca no comando técnico do FC Porto.

E nem era preciso recorrer às estatísticas para qualquer pessoa ver aquilo que foi (é) óbvio.

José Rodrigues disse...

«Vocês»?

Foi o jornalista d´O Jogo q disse isso, e ele não faz parte deste blogue.

Mas sem qualquer dúvida q a época de 04/05 foi muito má, apesar da conquista da Intercontinental (num único jogo e de forma muito ensossa, mas ganhá-mo-la).

Olhe, caro rbn, até lhe digo mais: pessoalmente trocava essa vitória pela conquista do campeonato + ter ido muito longe na LC.

Repare q se tivéssemos ganho esse campeonato bem provavelmente teríamos festejado a conquista do Hepta em 08/09 (e, quem sabe, teria sido o «embalo» para estabelecer a supremacia total no campeonato português por muitos e muitos anos).

rbn disse...

Desculpe José Rodrigues, mas só mesmo em Portugal é que se "trocava" um título mundial por um "doméstico", só mesmo em Portugal é que não se dá importancia em ser campeão mundial de clubes, enquanto em todos os outros países (antes taça intercontinental, hoje mundial de clubes) os clubes vencedores colocam com orgulho no seu palmarés, e na sua sala de troféus em destaque.

Joguinho insosso ou não, valia a taça mundial de clubes, criada em 1960 pela UEFA e CONMENBOL em conjunto para se apurar o melhor time do mundo, e é um título que poucos clubes no mundo conseguiram, e aqui em Portugal só o FCP.E por duas vezes!

Hepta campeonato, octacampeonato , que isto interessa aos olhos do mundo?
Olympiakos, Rangers, Celtic, Fenerbahçe, Lyon e outros são penta, hexa, hepta, mas o que ganharam fora dos seus países???Nada, não interessa a ninguém.

É certo que nós portistas vislumbramos ultrapassar os benfas em campeonatos(ninguém, nem nos melhores sonhos, podia imaginar isso há 20 anos atrás, faltam 5 para que isso aconteça), por isso até compreende-se a desilusão de perder um campeonato, mas que raios, lá fora dão-nos valor pelas taças conquistadas fora de portas, ninguém sabe ou quer saber que o FCP é penta, ou que tem mais supertaças.

E quem te garante que se ganhássemos 2004/2005, seríamos campeões nos anos a seguir até 2008/2009?

Desculpe o que vou dizer, mas é pensar muito pequeno preferir uma taça doméstica a uma taça mundial. Um joguinho "insosso", mas visto por quase 200 milhões de telespectadores em todo o mundo, publicado em todos os desportivos mundiais.

Pra voce ter uma idéia, em 1987 eu ainda morava no Brasil, e em todos os jornais brasileiros desportivos ou não, estava estampado o FCP Campeão do Mundo, com mais ou menos destaque, e em todos os programas de tv, passou o resumo do jogo e a entrega da taça.

O que sei caro José Rodrigues, é que se 2004/2005 foi "terrível", quero mais épocas destas, seria sinal que tinhamos perdido o campeonato, mas ganho a champions e iríamos ao Oriente disputar o campeonato do mundo, com reais chances de TRI, ou TETRA mundiais.É com títulos fora de portas que se conquistam prestígio...e dinheiro.

Mas como já notaste, a nossa imprensa "isenta e imparcial" deu todo o destaque a CR7 este fim de ano, pelo prémio que ganhou no Dubai salvo erro.

Voce lembra quem foi galardoado há 2 anos atrás no mesmo Dubai com o prémio de dirigente do ano, mas voce lembra de algum destaque na imprensa?

Abraço.

JRP disse...

Depois desta maravilhosa e proveitosa investigação, o jornal "o jogo" volta a provar que protege muito o Paulo Fonseca...

Pedro Moreira disse...

Caro Jose Correia apos algum tempo afastado destas lides por motivos profissionais sou obrigado a reconhecer-lhe um merito: basta ler duas linhas do que escreve para identificar o autor tal o afinco em dizer sempre a mesma coisa. Alias o Jose tem um raciocinio simples: parte das suas convicçoes e depois vai procura factos (ou inventar...) para sustenta-las. Acho delirante o seu artigo apòs o jogo com o Olhanense que so agora li. Uma sucessao de elogios ao plantel, a comparaçao do Carlos Eduardo com o Deco e o uso do brilhante banco "Alex Sandro, Defour, Josué e Quintero."para enaltecer o fantastico plantel...La esta o mesmo homem que acha normal mandar 4 bolas ao poste contra o Atletico B (para dizer mal do treinador) vem agora mistificar uma boa exibiçao contra o grande Olhanense (ou Atletico A na sua opiniao) para tentar defender um grande plantel e elevar ao olimpo algum dos seus integrantes. Farto-me de rir consigo...O mesmo meio campo que defende contra o grande Olhanense foi varrido em Alvalade (ja sei que me vem com a treta de se Herrera mais a frente ou atras...). A diferença e que contra o Olhanense ate o Lica pode ser bom...Acho que lhe falta equilibrio e alguma distancia para ter opinioes equilibradas. Volto a dizer PF, como VP, e mauzinho, mas este plantel e mais que fraquinho e nao se mede contra o Olhanense, se formos honestos. Ate os jogadores que prometem (como Carlos Eduardo por exemplo e nao entrando em alucinaçoes com Deco, que so houve um) em anos anteriores nao eram lançados as feras, tinham um periodo de adaptaçao porque a sua frente tinham outros mais maduros e preparados. Esta e realidade de um plantel mal construido e que agora esta a ser remendado. Espero que Quaresma retire ja da equipa Lica, um dos exemplos da mediocridade. Nos ultimos 20 anos em que plantel portista entraria Lica? Em nenhum obviamente...
Acabo com o jogo contra o Sporting, muito mau todos concordamos. Mas alguem se lembra do jogo do ano passado para o campeonato, com VP ao leme. Outra autentica miseria com a diferença que na altura defrontavamos uma equipa depenada, sem a minima qualidade, afundada na tabela classificativa. A actual tem qualidade (e muita...), personalidade, estabilidade. Mas isso nao interessa quando a opiniao esta contruida: VP era maravilhoso e PF uma miseria....que se lixem os factos.

Abel Pereira disse...

E não é só o jogo. O director do Correio da Manha, num artigo publicado no jornal Record, procura demonstrar que o elo mais fraco é o plantel e não Paulo Fonseca, e até adverte : "se mandarem embora Paulo Fonseca vamos ver se alguém faz omeletes sem ovos". E eu fico preocupado: se Octávio Ribeiro defende a continuidade de PF, então é porque tem esperanças de que o FCP se afunde...
Artur Jorge, José Mourinho e Villas-Boas conseguiram ingressar nos campeonatos francês e inglês graças às conquistas internacionais...

José Correia disse...

Depois desta maravilhosa e proveitosa investigação, o jornal "o jogo"...

Pois...
Foi precisamente por causa de leitores como o JRP, que eu tive o cuidado de destacar (duas vezes) que este artigo de O JOGO tinha sido escrito pelo jornalista Carlos Gouveia e não pelo Diretor do jornal.

José Correia disse...

E conforme já tive oportunidade de escrever noutro artigo/comentário, na minha opinião o "alinhamento" de O JOGO não é com Paulo Fonseca, mas sim com a decisão de Pinto da Costa de não renovar com Vítor Pereira e escolher um potencial "novo Mourinho" para lhe suceder.

José Correia disse...

Caro Pedro Moreira, já percebi que este tipo de artigos o incomodam (nota: ainda bem que aquilo que escrevo provoca reações, positivas ou negativas).

Já reparou que escreveu um comentário enorme (1945 caracteres), onde essencialmente atacou o mensageiro, mas sobre o conteúdo do artigo pouco ou nada disse?

Você deu-se ao trabalho de ler/pesquisar outros artigos do RP, fartou-se de andar às voltas, misturou uma data de coisas, mas sobre o essencial diga lá: descobriu algum facto que conste deste artigo que seja falso?

Fernando B. disse...

Relativamente ao nosso P Fonseca, cito o fantastico Barão de Itararé !

De onde menos se espera, daí é que não sai nada.

03 Janeiro 2014 (lembrem-se da data!)

Abel Pereira disse...

Não é de bom tom tecer comentários a respeito dos autores dos artigos em vez de comentar apenas os textos, mas também é de mau tom que os autores dos artigos queiram à viva força que os outros vejam nos seus textos apenas o que eles próprios vêm. A realidade é que temos um péssimo treinador e um ou outro jogador sem qualidade para uma equipa como a do FCP. O resto não é nada que nos deva preocupar!

José Rodrigues disse...

@rbn

"Só mesmo em Portugal"?

Mas se eu nem sequer vivo em Portugal há 18 anos...

Naturalmente nao trocava a Intercontinental por um campeonato qualquer. Mas pelo Hepta e ter ido mais longe na LC? Era bem capaz.

Bluesky disse...

Ao fim e ao cabo, o Abel Pereira sintetizou de forma brilhante o "ovo de Colombo"!!!!
Ou contra ou a favor, este FC PORTO é o pior dos reinado de Pinto da Costa!!!!

meirelesportuense disse...

Não creio que o jogo com o Sporting tenha sido assim tão negativo...Os meus olhos viram uma equipa muito esforçada e outra com mais classe, com melhor fio de jogo e com melhores jogadores...Pelo meio um jogador com nota claramente negativa: -Herrera. Não que não tenha valor, mas está comprovadamente sem capacidade física para jogos com maior velocidade.
No resto algumas falhas de entendimento já demonstradas anteriormente que relevam e revelam algumas más opções do Paulo Ferreira.