quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Retrospectiva de 2013 (Parte II)

Julho

O rescaldo da saída de V. Pereira foi um tema que deu fruto a diversos artigos. No entanto o mês ficou marcado, como de costume, pelos acertos no plantel entre entradas e saídas, tema que deu direito aos mais variados artigos. 

Para além disso tivémos os primeiros jogos de pré-época, com boas indicações, e começava-se a assistir cada vez mais às palhaçadas do presidente do SCP para com o FCP.

Agosto

O mês começou com os últimos jogos de pré-época no torneio dos Emirates, com exibições bem razoáveis mas mistas. As indicações da pré-época já deixava antecipar logo no início do mês, com alguma margem de erro, qual seria o plantel final. 

Entrámos com o pé direito em jogos oficiais, ganhando e convencendo contra o Guimarães no triunfo para a Supertaça, mas também no campeonato onde os 2 jogos disputados em Agosto terminaram com vitórias por 3-0 e 3-1. O período de graça de P. Fonseca estava na altura no seu apogeu, mas o seu modelo de jogo começava a inspirar também muitas reticências aos adeptos, apesar dos bons resultados - e em particular o triângulo invertido, para mais não tendo Fernando saído - como abordado aqui no RP.

Também nessa altura se antecipava um campeonato a dois, para mais tendo o SCP cortado drasticamente nas despesas e investimento. A performance destes últimos no campeonato (para já....) tem sido de facto a maior surpresa do campeonato português até ao momento, fruto em grande parte de mérito do seu treinador.

Setembro

Começaram neste mês os jogos para a Liga dos Campeões, não só no futebol como também no andebol. No campeonato os sinais de insatisfação com as exibições começavam a ganhar maior dimensão, apesar de continuarmos a ganhar jogos (o mês iria terminar com 4 vitórias, 1 empate e 0 derrotas).

Pessoalmente, o maior destaque do mês vai para a inauguração do belíssimo museu do FCP, após 10 anos de espera.

Outubro

O mês começou com a primeira derrota oficial da época (em casa contra o A. Madrid) o que levou a diversas reflexões, inclusivé sobre a pouca experiência dos jogadores e treinador e o inexplicável empréstimo de Iturbe (após a boa pré-época do jogador e quando estávamos limitados em opções nas alas). Também na LC de andebol perdemos, mas contra uma das melhores equipas do mundo e de uma forma que muito honrou o clube e os adeptos.

A vitória de 3-1 sobre o SCP no fim do mês serviu para sossegar um pouco as hostes após 2 derrotas consecutivas em casa para a LC que deixavam já antever a eliminação na prova.

Finalmente, também neste mês foram anunciados os resultados financeiros da SAD para 12/13, o que deu azo a uma série de artigos aqui no RP.

Novembro

Este foi um mês «horribilis» para o futebol do FCP: em 6 jogos apenas uma vitória (para a Taça de Portugal), 4 empates e 1 derrota (a primeira para o campeonato ao fim de 54 jogos) e uma eliminação na LC com uns míseros 5 pontos e sem uma única vitória em casa (inédito).

Naturalmente isso levou a uma variada série de artigos sobre o tema, inclusivé a constatação de que P. Fonseca já tinha experimentado de tudo no meio-campo, com a excepção de C. Eduardo (que até tinha ficado de fora das inscrições na LC).

Mas nem tudo foram más notícias: no hóquei o FCP goleou o Barça

Dezembro

O mês foi marcado pela contestação ao treinador e às suas ideias, mitigada em parte pelas 3 vitórias consecutivas no campeonato (regressando ao 1o lugar), e pela integração meteórica de C. Eduardo (de ausente passou a titular). No entanto a contestação ao treinador está longe de ter desaparecido e a saída de AVB do Tottenham serve como "fantasma" de PF para agitar ainda mais a hipótese de uma eventual saída prematura

O paralelo com o que passava exactamente 2 anos antes é muito considerável (saída inglória e prematura da LC, exibições pouco convincentes, treinador bastante contestado na sua primeira época). No entanto os resultados eram um pouco melhores e parece-me, acima de tudo, que V. Pereira andava menos perdido e equivocado do que P. Fonseca - a ver vamos se o futuro para o FCP de P. Fonseca será pelo menos tão risonho como o foi para VP no ano e meio que se seguiu, o que já seria bem bom. 

Duvido muito, mas quem sabe... 

Boas entradas para todos os portistas e votos de um fantástico 2014!

Sem comentários: