quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Liedson e Quaresma: as diferenças

Têm sido referidos alguns paralelismos entre as contratações de Liedson e de Quaresma, o que motiva uma certa desconfiança por parte dos adeptos portistas (segundo o princípio do gato escaldado...).

Mas se há semelhanças, também existem diferenças (umas mais óbvias que outras). Vejamos...

Liedson saiu de Portugal como um ídolo de um clube rival do FC Porto e nunca tinha jogado no FC Porto;
Quaresma saiu de Portugal como um ídolo dos adeptos do FC Porto e os melhores anos da sua carreira foram precisamente no período em que vestiu a camisola azul-e-branca.


Liedson chegou ao Porto quase no final do período de transferências de Janeiro (a contratação foi anunciada em 24-01-2013);
Quaresma chegou ao Porto cerca de três semanas antes da abertura do período de transferências de Janeiro e começou a treinar com o plantel portista no 1º dia do ano.


Liedson, quando iniciou os treinos com o plantel do FC Porto, estava em muito má condição fisica;
Quaresma, duas semanas antes de iniciar os treinos com o plantel do FC Porto, passou a ser acompanhado por um técnico do clube e adoptou um plano de preparação específico para recuperar os índices físicos.


Liedson já sabia que vinha para ser suplente de um jogador que era titular indiscutível (Jackson Martinez).
Quaresma vem com a perspectiva de poder ser titular, porque na primeira metade da época nenhum dos extremos do plantel se afirmou como elemento indiscutível no onze de Paulo Fonseca (embora Silvestre Varela seja uma aposta regular).

Liedson foi contratado com 35 anos (nasceu em 17-12-1977) e, ao vestir a camisola do FC Porto, já não tinha grandes perspectivas de carreira.
Quaresma foi contratado com 30 anos (nasceu em 26-09-1983) e, ao voltar a envergar a camisola do FC Porto, sonha com a possibilidade de integrar o lote dos 23 que serão escolhidos por Paulo Bento para o Mundial de 2014 no Brasil.

Esperemos, então, que todas estas diferenças nos dois casos se traduzam em algo de positivo dentro das quatro linhas e que, neste "regresso a casa", o rendimento desportivo de Ricardo Quaresma se aproxime daquilo que ele mostrou em 2007.

Uma coisa parece-me clara: os timings da contratação e o acompanhamento prévio do Quaresma por elementos do clube, são indícios de que a FC Porto SAD terá apreendido alguma coisa com os erros cometidos no processo de contratação do Liedson.

6 comentários:

.:GM:. disse...

Permitam-me acrescentar: ao contrário de algumas notícias que davam o Quaresma como continuando no Dubai ainda em Novembro, ele já estava a fazer um treino específico em Cascais acompanhado por um preparador físico. Durante esse período, o ganho de forma e a perda de peso foram mais que notórias. Não nos esqueçamos ainda das várias lesões que acompanharam o Liedson na parte final da sua carreira ao contrário do Quaresma que apesar de um ou outra lesão ligeira, não teve lesões graves nos últimos tempos e não chega ao Porto com qualquer incapacidade física. Cheguei a apontar esse paralelismo não só com o Liedson mas também com o Ismailov como sendo quase ridículo pois os historiais dos jogadores eram incomparáveis.

DC disse...

Não é bem assim. Chega ao Porto depois duma lesão num joelho que o obrigou a ser operado.

http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=114334

.:GM:. disse...

DC.... Eu conheço-o pessoalmente assim como ao PT dele... Já sabia desde o início de Novembro que ele estava comprometido com o Porto. Nem tudo é o que parece.

Pueertô disse...

Que pica para ver o Mustang a partir tudo!
Oxalá!
- tb nao nos pode correr TUDO mal este ano, pois nao?

Luís Vieira disse...

Touché! Por isso é que o Quaresma ainda vai fazer flores com a camisola do Porto. Como disse o Moutinho, "basta querer", e eu acho que ele quer mostrar que ainda não está acabado para o futebol. Temos agora 2 especialistas em maltratar os mouros: o Quaresma e o Kelvin. Tenho fé que algum deles resolva no domingo. A história é cíclica, repete-se!

Unknown disse...

O quaresma quer ia ao mundial. Com a lesão do Nani e se recuperar a boa forma terá grande hipótes. E claro está será uma mais valia para nós. Conhece bem a casa, e os adeptos gostam dele. Tem tudo a seu favor...