terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Contas consolidadas... à moda do Porto

Já tinha falado neste assunto - contas consolidadas (incluindo o clube) - em Outubro passado.

O assunto hoje voltou à baila, através de um comunicado pertinente - Contas à moda do Porto -, publicado no site oficial do FC Porto.

Quanto ao desafio público (amplamente divulgado) para que Benfica e Sporting cumpram a lei (esta foi boa...) e apresentem as contas consolidadas dos respectivos universos empresariais, é melhor esperar sentado.

15 comentários:

JOSE LIMA disse...

Caro José Correia
A sua questão é pertinente, sabendo-se que O Futebol Clube do Porto apresenta as suas contas consolidadas, o que quer dizer que o Clube também entra nesse apuramento.
Ao contrário, o clube da treta faz tábua rasa das obrigações a que está sujeito e “esquece-se” propositadamente de incluir o Benfica/Clube no chamado GRUPO BENFICA, cujo Passivo anda à volta dos 130 milhões de euros, o que atira o Passivo Total do Grupo para os 600 milhões.
Ontem o nosso associado Dr. Guilherme Aguiar desafiou o recadeiro do Benfica presente no programa Dia Seguinte, a apresentar na próxima semana, as Contas Consolidadas.
Claro que ignorando o Benfica/Clube nas Contas estão a enganar os sócios. Afinal aquilo que existe é um clube que detém uma SAD e não o contrário. Como o Benfica/Clube possui diretamente na SAD 40,00% das Ações e a SGPS 23,64%, está mesmo a ver-se que “lindo” resultado o Grupo Benfica apresenta. O Benfica/Clube detém 2/3 de uma sociedade completamente falida. É só fazer as contas, como dizia "o outro".
Ainda estamos à espera de saber o que levou o Revisor Oficial de Contas daquele Circo a demitir-se mas o motivo pode ter a ver com "brincadeiras" como estas.
Abraço

José Correia disse...

Claro que ignorando o Benfica/Clube nas Contas estão a enganar os sócios

Quem disse que os sócios/adeptos encarnados estão interessados nas contas?

O Benfica precisa desesperadamente de dinheiro fresco?
O que é que isso lhes interessa?
Não viu a indignação com que muitos deles (Carlos Daniel, o ex-candidato Bruno Carvalho, etc.) reagiram à venda do Matic?

No fundo, os sócios/adeptos encarnados sabem que há sempre bancos dispostos a financiar o Benfica.
E se um dia os bancos falharem, há a CM Lisboa, a PT (via canal benfica), etc.

Abraço

José Correia disse...

«Contactado pelo Maisfutebol, o Benfica informou que não comentaria o comunicado do FC Porto, enquanto que o Sporting, também contactado pelo nosso jornal, deixou em aberto a possibilidade de reagir posteriormente, uma vez que estão tranquilos em relação à forma como têm sido apresentadas as contas.»

Penta disse...

@ José Correia

« No fundo, os sócios/adeptos encarnados sabem que há sempre bancos dispostos a financiar o benfica. E se um dia os bancos falharem, há a CM Lisboa, a PT (via canal benfica), etc. »

e se mesmo tudo isso falhar, haverá sempre Angola (penso que é o que se pressupõe no «etc.» :D )

abr@ços a «ambos os dois» :D
Miguel | Tomo II

José Rodrigues disse...

"Quem disse que os sócios/adeptos encarnados estão interessados nas contas?"

Bem, se formos por a' nem os vermelhos (detesto a palavra "encarnados") nem... os adeptos e socios portistas, ha' q admiti-lo.

Os adeptos em geral querem e' "pao (vitorias) e circo". Se 2% dos adeptos estiverem interessados nas contas ja' e' muito... seja com lamps, portistas ou lagartos.

José Rodrigues disse...

Alguem sabe onde e' se pode consultar as contas consolidadas do FCP? Nao as vejo em lado nenhum no site do clube. Desde ja' obrigado.

De resto constato, atraves de contas de merceeiro, q se excluirmos a SAD tivemos 9M de prejuizo no ano passado no restante grupo FCP (comecando pelo clube). Isto porque ao total de 11M de lucro ha' q descontar 20M de lucro do grupo SAD.

9M de prejuizo anual fora da SAD nao e' uma catastrofe mas nao deixa de ser bastante preocupante, tendo em conta q as receitas fora da SAD sao muuuuito limitadas (ja' excluindo naturalmente o q recebem da SAD pela utilizacao do estadio) e de fraco potencial de expansao.

Gostava de saber como e' q tencionam equilibrar essas contas, e ate' q ponto isso e' realista (e para tal gostava de dar uma vista de olhos a detalhes dessas contas consolidadas de forma a formar opiniao inicial).

José Rodrigues disse...

So' mais um comentario: o pessoal da' muita atencao ao passivo (e tem a sua importancia, claro) mas mais importante e' saber ate' q ponto e' q as receitas cobrem os custos anuais.

Ora sobre isso continuo no escuro. Fez-se apenas um pouco de luz ao saber q o prejuizo em 12/13 fora da SAD foi de 9M, mas sem saber alguns detalhes sobre as despesas e as receitas fora da SAD e' impossivel formar opinioes. E sobre os rivais sei ainda menos.

José Rodrigues disse...

Uma clarificao: quando digo q o restante grupo (fora da SAD consolidada) fez 9M de prejuizo, presumi q as contas da SAD entrem a 100%.

No entanto se so' entrarem a 40% (a parte q o clube detem da SAD) nesse caso a situacao seria muitissimo melhor no restante grupo, com um lucro de 1 milhao de euros (entre clube, FCP Media, FCP Servicos Partilhados e Euroantas).

Nicolau T disse...

Caro José Rodrigues,

Para encontrar os relatórios tem de ir ao separador Clube - Grupo FC Porto e finalmente Invenstidores.

Cmpts

José Rodrigues disse...

Caro Nicolau,

eu sei isso (e e' la' q costumo ir sacar os relatorios da SAD), mas a nao ser q esteja a ver muito mal nao ha' la' nenhum relatorio consolidado do grupo FCP (alias, nem sequer o R&C do clube).

JOSE LIMA disse...

Caro José Rodrigues
O RC está no seguinte endereço http://www.fcporto.pt/Relatrios%20de%20Contas/RCIndividual20122013.pdf
Trata-se do RC da SAD onde se incluem todas as contas consolidadas do Grupo. Para lá chegar, o "caminho" que também poderá interessar a outros comentadores, é o seguinte:
Entrar em fcporto.pt depois clicar ao centro em "Clube", a seguir do lado direito clicar em "FCPorto - Futebol, SAD". Encontra à esquerda, por baixo da foto do Estádio "INVESTIDORES" onde deve clicar.
A seguir abre-se a página dos RC, onde, do lado direito deve clicar no ano que quer analisar.
Observação: O RC individual do Porto/Clube não aparece neste site, nem em lado nenhum, de que eu tenha conhecimento.
Deve solicitá-lo nos serviços administrativos para o obter.
Só aparece reflectido no Consolidado da SAD, por exemplo na pág. 83 do ano 2012/13 onde estão os Saldos das contas com o Clube e das Societárias da SAD.
Só mais um esclarecimento. Não é obrigatória a apresentação individual das societárias de uma sociedade em Bolsa. Apenas a Empresa-mãe, neste caso a SAD, o deve fazer. As Contas individuais são aprovadas "internamente" por cada uma das societárias e, apenas os resultados deverão fazer parte das consolidadas da Sad.
Um abraço

rui disse...

Relatorio de Contas Conolidadas do FCP na Internet,não escondemos nada a ninguem.

José Rodrigues disse...

Obrigado caro Jose', mas esta' equivocado.

O perimetro do relatorio consolidado da SAD nao coincide com o grupo FCP, apenas com parte dele (a propria SAD, a FCP Estadio, a FCP Multimedia, a FCP Comercial e a FCP Seguros, falando de cor).

Falta ai' o FCP clube, a FCP Servicos Partilhados, a FCP Media e a Euroantas.

Unknown disse...

"Quem disse que os sócios/adeptos encarnados estão interessados nas contas?"
Nós temos tanto interesse como muitos portistas tem em saber para onde foram as percentagens desaparecidas dos passe Hulk, Falcão, Mangala, Defour.

Unknown disse...

nao existem. por lei os clubes nao sao obrigados a apresentar contas. apenas o sporting publicou contas do clube em junho de 2013 e pela primeira vez vai apresentar contas consolidadas do grupo no final deste mes. sera o primeiro em portugal a faze-lo