sábado, 4 de janeiro de 2014

Há treinos mais exigentes

FC Porto x Atlético (foto: LUSA)

Após 23 jornadas, o histórico Atlético soma apenas 18 pontos (os mesmos do último classificado) no campeonato da II Liga e ocupa o 21º lugar a 23 pontos do FC Porto B! Por isso, antes deste jogo, as expectativas não eram muitas, a começar pelo seu treinador (o célebre professor Neca...), nesta deslocação ao Estádio do Dragão.

Mas se não seria de esperar uma grande oposição da equipa lisboeta, tudo se tornou ainda mais fácil quando o guarda-redes do Atlético, de seu nome Leão, permitiu o 1º golo dos dragões sofrendo um peru monumental.

A partir daí, com o destino do jogo traçado, foi um passeio tranquilo que terminou com o 6-0 final, o que permitiu a Paulo Fonseca gerir os convocados para este desafio a seu belo prazer.

Perante adversário tão fraco, a jogar numa espécie de 4x6x0 ("só temos um ponta-de-lança, o Rui Varela, e não o utilizei para não haver desgaste ou cansaço", professor Neca), não dá para tirar grandes conclusões (por exemplo, acerca do defesa central mexicano Diego Reyes), mas gostei de ver o Ricardo a lateral direito durante 90 minutos e de rever o virtuosismo do "malabarista" Kelvin, coroado com um golo.

De resto, penso que para Paulo Fonseca o mais importante foi que ninguém se tenha lesionado e ter podido gerir os minutos de utilização de jogadores - Alex Sandro, Danilo, Lucho, Jackson - que serão cruciais para a batalha da Luz no próximo fim-de-semana.

Só foi pena que o certificado internacional do Quaresma não tenha chegado a tempo, porque dificilmente se arranjaria um adversário melhor para o ex-jogador do Al-Ahli ganhar algum ritmo de jogo.

4 comentários:

Luís Vieira disse...

O jogo foi um autêntico passeio...porque os jogadores assim o quiseram. Relembro que já fomos eliminados pelo mesmo Atlético numa altura em que militava na 2ª B. Por isso enalteço a seriedade dos jogadores portistas que não só ganharam, como presentearam os adeptos que se deslocaram ao estádio com uma goleada. Não fizeram mais do que a sua obrigação, dir-se-á, mas cumpriram onde outros falharam (vide Torreense). Não fora o facto de os mouros também terem goleado e a moral estaria em alta para o clássico.

Mário Faria disse...

O FCP não tem tido um curso regular esta época, o SCP tem estado colectivamente melhor e o SLB tem melhor plantel. Apesar disso, não estamos tão pobres quanto isso e continuo a acreditar que podemos melhorar. O FCP, ontem, fez um jogo sério e venceu como se impunha. Ricardo, Varela e Defour estiveram em muito bom nível. Um jogo com uma equipa que se fecha não é fácil até que se desate o nó. Quem pensa o contrário basta atentar que o Celtic venceu o Barcelona com apenas 11% de posse de bola e, desta forma passou, à fase seguinte da CL.
Um pedido : não sejam tão maus para a equipa!

José Correia disse...

continuo a acreditar que podemos melhorar

Eu também. Alias, sou da opinião que temos plantel para muito melhor do que aquilo que se viu nestes primeiros 6 meses de Paulo Fonseca.

José Correia disse...

Um jogo com uma equipa que se fecha não é fácil até que se desate o nó

Exactamente.
Contra este tipo de equipas, o mais difícil é o 1º golo.
Foi o caso do jogo de ontem.