«O FC Porto não vencia por 7-0 na Liga desde janeiro de 1999, na época que terminou com a conquista do Penta campeonato. Nesse dia, no final de janeiro de 1999, os dragões golearam o Beira Mar no Estádio das Antas. Curiosamente, a figura desse encontro foi Mário Jardel, ele que assistiu à receção ao Nacional nas bancadas do Dragão.»
Uma goleada das antigas e a presença de Mário Jardel no Estádio do Dragão fez-me recordar um outro jogo, um célebre FC Porto x Juventude de Évora, disputado no Estádio das Antas, em dezembro de 1997, para a 5ª eliminatória da Taça de Portugal de 1997/98 (nessa época o FC Porto haveria de fazer a dobradinha).
O FC Porto derrotou a equipa alentejana por 9-1, mas ao intervalo estava a ganhar pela margem mínima (1-0). Assim sendo, para evitar surpresas, o treinador do FC Porto (António Oliveira) foi ao banco de suplentes buscar o Super Mário e este não foi de modas: em apenas 45 minutos marcou 7 golos!
Vale a pena recordar, principalmente um memorável golo de letra.
São muitas as recordações que tenho de Mário Jardel, de golos (muitos golos) e também de alguns episódios que se terão passado fora das quatro linhas.
Um desses episódios foi relatado pelo próprio Mário Jardel, numa entrevista que concedeu à CMTV em janeiro de 2016, na qual o antigo ponta-de-lança de FC Porto e Sporting recordou uma proposta desonesta:
“Fizeram-me uma proposta… Não vou dizer nomes, mas posso dizer que foi para um Benfica-FC Porto. Deram-me dinheiro para não jogar, mas os nomes revelo depois, quando publicar o livro. Mas já deixo uma pista... ”
Já passou mais de um ano desde que Mário Jardel fez estas declarações “bombásticas”, as quais relatam uma situação grave que, a ser verdade, ocorreu entre 1996 e 2000 (período em que Mário Jardel esteve ao serviço do FC Porto).
Naturalmente, nenhum jornal ou TV “generalista” (RTP, SIC, TVI, CMTV, SportTV, BolaTV) teve qualquer interesse em explorar a pista deixada por Mário Jardel. Ainda se fosse para investigar acusações ao FC Porto, como as que foram feitas pelo confesso dependente de drogas Walter Casagrande…
![]() |
Mário Jardel no último FC Porto x Nacional |
Resta-nos o Porto Canal, o qual poderia (deveria) aproveitar este regresso de Mário Jardel ao Porto, para o entrevistar, “puxar o fio à meada” e fazer-lhe as perguntas que, há um ano atrás, a CMTV entendeu não fazer...
7 comentários:
A mesma imprensa generalista aceitou a confissao do Eusebio quando ele disse que fez tudo para nao marcar contra o Benfica quando ele jogava pelo Beira Mar. A imprensa exaltou o amor dele pelo Glorioso. Nao ha mesmo vergonha nenhuma.
e o livro não saiu?!
A imprensa do regime é mesmo assim: De uma insignificância qualquer ligada ou pretensamente ligada ao FCP (basta lembrar os 2 casos recentes dos 2 pretensos adeptos do Porto que na via publica mandaram umas bocas ao árbitro Soares Dias e da pichagem da parede do tasco do pai do árbitro Jorge Ferreira) fazem uma coisa terrível; De coisas verdadeiramente graves ou até gravíssimas ligadas ao slb como é o caso desta do Mário Jardel, não lhe dão a mínima importância, não existem, não acontecem. Outro exemplo muito recente e gritante: Num dos ultimos jogos do FCP houve algumas tochas e petardos arremessados para o terreno de jogo; Logo surgiram os comentadores do regime muito indignados com a violência portista e não tardou nada já pediam jogos à porta fechada para o FCP; Agora, no último jogo do clube do regime, em Santa Maria da Feira, houve prá aí 10 vezes mais tochas e petardos a voarem para dentro do terreno de jogo arremessados por adeptos do clube mais beneficiado do mundo, e até houve cadeiras, tudo isto a pôr claramente em causa a integridade física do GR do Feirense, e onde é que estão os comentadores do regime indignados e a pedirem jogos à porta fechada para o seu querido clube? Não existem! Estão tranquilos, serenos, seraficos, como se nada de anormal se tivesse passado no jogo Feirense-clube dos árbitros. Isto só lá ia com o famoso pau de marmeleiro do Manuel Machado, usado sem cerimónias e até fartar.
Sem falar na confusão que criaram nos cafés ao redor do estádio.
"Assim sendo, para evitar surpresas, o treinador do FC Porto (António Oliveira) foi ao banco de suplentes buscar o Super Mário e este não foi de modas: em apenas 45 minutos marcou 7 golos!"
O Fernando Santos aparece no video porque... já era selecionador nacional ??
ou porque lá calha de 1999 ser entre 1998 e 2001 ?
reine margot disse...
«O Fernando Santos aparece no video porque... já era selecionador nacional ?? ou porque lá calha de 1999 ser entre 1998 e 2001 ?»
Qual vídeo?
Se o reine margot estivesse um bocadinho mais atento, verificava que o 1º video é referente ao FC Porto x Beira Mar (7-0) e o 2º vídeo é referente ao FC Porto x Juventude Évora.
Tem aqui a ficha do jogo do FC Porto x Juventude Évora
http://www.zerozero.pt/match.php?id=315192
Tem toda a razão José Correia, verifiquei que misturei os videos ... - Sorry!
Enviar um comentário