sexta-feira, 7 de novembro de 2008

18ª vitória fora para a LC


As estatísticas não ganham jogos, mas a percentagem de posse de bola, a agressividade demonstrada para a recuperar (traduzida no maior número de faltas) e o número de remates on target, ajudam a explicar esta vitória em Kiev, que é a 18ª do FC Porto na Liga dos Campeões obtida fora de casa.



Como curiosidade, o facto de com esta vitória Jesualdo Ferreira ter ultrapassado António Oliveira e Fernando Santos, tornando-se o treinador do FC Porto com mais vitórias fora (quatro) para a LC.

O filme da vitória portista (clique nas fotos para as ampliar):

Quantos são? Jesualdo na conferência de imprensa que antecedeu o jogo


Outra bola no poste? Porra, só falta eles marcarem no 1º remate à baliza...


O novo defesa-direito? A raça de Fernando contrasta com a passividade de Sapunaru


Jogar à Porto! A determinação de Raúl Meireles e de Rodriguez


Empate? Queremos é ganhar! Rolando após o 1-1 com pressa de recomeçar


Espírito de grupo. A união dos jogadores no abraço colectivo da vitória


Não joga em Istambul. O senhor Konrad Plautz não perdou a euforia de Lucho após marcar o 2-1


Fotos: Record e uefa.com

8 comentários:

Offshore disse...

excelente sequência de fotografias e respectivas legendas

Mário Magalhães disse...

Meus caros, por ser o Prof. Jesualdo o treinador com mais vitórias nos jogos fora do nosso clube para a LC, não quer dizer que seja o melhor tecnico, e como já deu para perceber não sou grande fã deste senhor e continuo a defender que ele é um treinador muito limitado para estar a frente dos nossos destinos. E desde já não há comparação possivel entre o plantel que tem este senhor e o que tinha por exemplo o Boby Robson, o do mister Boby era muito mais limitado e termos de variadade e muito mais economico.
Simplesmente é a minha opinião.
Saudações

Nuno Nunes disse...

Caro Mário Magalhães,
Leia, se puder, o artigo do Bruno Prata no Público de hoje a respeito de Jesualdo Ferreira.
.......................

Finalmente um record positivo batido por Jesualdo. Ultimamente os recordes que o Prof.-Mestre têm sido bastante negativos, desde a famosa derrota no Dragão com o Atlético e consequente eliminação da Taça até às derrotas com o Leixões no Dragão e com a Naval na Figueira. Esses jogos fazem depois correr muita tinta nos jornais com manchetes a começar por "nunca o FC Porto tinha perdido...".

Mais uma vez esta vitória foi muito importante porque permite que se continue a acreditar na passagem aos oitavos de final cujo prémio financeiro é decisivo na estrutura de proveitos da SAD. Em termos desportivos veio dar um novo fôlego a uma equipa que tem feito más exibições no campeonato. É preciso recuperar dos 5 pontos de atraso para o primeiro classificado.

Nuno Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Correia disse...

Caro Mário Magalhães, como leitor habitual do 'Reflexão Portista' saberá, concerteza, que o Jesualdo Ferreira não é o treinador dos meus sonhos.
Saberá, também, que já escrevi sobre os defeitos que, na minha opinião, fazem do Prof. Jesualdo um treinador mediano/bom.
Mas caramba, o homem alguns méritos deve ter.

Não foi concerteza por acaso, que ganhou dois campeonatos (o último dos quais com 20 pontos de avanço), classificou o FC Porto duas vezes para os oitavos da LC e é o treinador portista com mais vitórias fora para a LC.
Algum mérito terá de ter.

Mas mais do que falar deste recorde/curiosidade do Prof. Jesualdo, eu pretendi destacar a 18ª vitória fora do FC Porto na LC.

Eu ainda sou do tempo em que nos jogos fora para as competições europeias, empatar e até perder por um, eram considerados bons resultados.

Mário Faria disse...

As estatísticas não são tudo, mas há alguma coisa - para além dos golos - que seja um valor absoluto no futebol ?
Atente-se no 2º golo do FCP : o Hulk, que se agarra demasiado à bola, fez um excelente passe de primeira para o Lisandro ; o Lisandro, que tem fugido demasiado da área de fogo, recebeu bem sobre a direita, progrediu em velocidade máxima e centrou para o Lucho ; Lucho, que andou um pouco perdido na 2ª parte, encontrou o rumo certo no inteligente e esforçado acompanhamento do lance e fez o golo.
Por falar em golos marcámos mais um do que o adversário. Somos, fomos melhores ? Que interessa agora esse devaneio, vencemos estamos em segundo e mais perto de chegar aos oitavos.
Lá mais para diante, o filme vai mostrar-nos melhor se é a morte do artista ou teremos um happy end.
Até lá.

Mário Magalhães disse...

Meu caro Jose Correia, se a treinador neste planeta que não me convence ele é o actual nosso mister, e vou passar e explicar, primeiro culpo muito este mister e o actual Director Geral da Sad pelas contratações desastradas que fizeram, depois é um treinador que é muito limitado em termos tacticos e no post que coloquei ontem explico qual o sistema que se adqua mais a este porto e para minimizar os danos... Outra coisa que quero destacar é o facto de este treinador não ter pulso firme com alguns jogadores do plantel, e recordo os casos do Bosiwngua, Quaresma entre alguns outros muito bem abafados...
Quero dizer mais que é uma simples opinião e que cada pessoa neste mundo tem a sua opinião e com este senhor eu não posso.
Saudações

José Correia disse...

«(...) a vitória em Kiev, que impediu o FC Porto de repetir uma série tão aziaga de resultados como a que conheceu em Novembro e Dezembro de 1964, quando perdeu pela última vez quatro partidas consecutivas. Na altura foi derrotado pela Cuf (0-2), a Académica (1-2), o Sp. Braga (0-2) e o TSV 1860 Munique (0-1). A série foi interrompida frente ao Belenenses (2-0) e, até final da época, a equipa de Otto Glória apenas haveria de perder mais três vezes, acabando o campeonato em segundo lugar. Desta vez a série de derrotas que já tivera episódios contra o Leixões (2-3), o Dynamo Kiev (0-1) e a Naval (0-1) teve fim na desforra europeia contra os ucranianos.»
António Tadeia
in DN, 08/11/2008