segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Milan Stepanov, um fiasco?


Em finais de Julho de 2007, após ter vendido Pepe ao Real Madrid, a FCP SAD investiu cerca de 4 milhões de euros naquele que, supostamente, seria o novo parceiro de Bruno Alves: Milan Stepanov.

Após o FC Porto ter chegado a acordo com a equipa turca do Trabzonspor, Stepanov afirmou o seguinte:
«Estou felicíssimo, só penso em pisar a relva do Estádio do Dragão. Estou num dos dez melhores clubes da Europa. O FC Porto tem uma longa tradição, foi duas vezes campeão da Europa e tem sempre grandes resultados no seu país

Stepanov não era um total desconhecido para os portugueses. Cerca de um ano antes, ao serviço da selecção de sub-21 da então ainda denominada Sérvia e Montenegro, tinha defrontado a selecção portuguesa num jogo disputado em Barcelos.
Sobre a actuação de Stepanov nesse jogo, que os sérvios venceram por 2-0, o Maisfutebol escreveu o seguinte:
«Apetece dizer que só mesmo por referendo alguém teria permissão para o ultrapassar. Impressionante a solidez, quer no jogo aéreo, quer à flor da relva, demonstrada pelo atleta que representa os turcos do Trabzonspor. Implacável na marcação e consciente na forma como ocupou os espaços, não deu quaisquer hipóteses a Hugo Almeida, confirmando as excelentes indicações que já dera no confronto com a Alemanha. Se mantiver este nível, arrisca-se a sair de Portugal com um contrato milionário debaixo do braço

Ao contrário das expectativas, o promissor defesa-central sérvio não se conseguiu impor na equipa azul-e-branca e, 16 meses depois de ter chegado, em declarações recentes à comunicação social, afirmou que não está feliz no FC Porto e que pondera abandonar o clube na próxima reabertura de mercado.
Sou jogador de futebol e, como tal, quero jogar. Mas não posso dizer muito mais. Ainda há muitos jogos pela frente, muitas competições por disputar. Estou aqui, faço parte de um grupo. Resta-me trabalhar e continuar à espera de uma oportunidade. Futuro? Logo se vê o que vai acontecer em Dezembro ou Janeiro.”

Na época passada, Stepanov realizou nove jogos para o campeonato e mais quatro na Liga dos Campeões e, feito um balanço, o melhor que se pode dizer é que o sérvio esteve longe de mostrar valor para ser titular do FC Porto.


Deste modo, não surpreende que, actualmente, seja a última escolha de Jesualdo para a sua posição, tendo disputado apenas um jogo oficial esta temporada, para a Taça de Portugal, contra o Sertanense.

Com Pedro Emanuel em final de carreira e a fazer, previsivelmente, a sua última época e Bruno Alves na calha para ser transferido (possivelmente para Inglaterra), o que fazer com Milan Stepanov?
Se houvesse alguém que pagasse o que ele custou…

8 comentários:

Mário Magalhães disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mário Magalhães disse...

O Stepanov, foi umas das minhas desilusões, fui ver o jogo de Portugal a Barcelos, e vi um jogador seguro, maduro, como nesse jogo e nos demais, vi um guarda redes que está no Sporting a fazer defesas brilhantes. Acho que não está a ser bem explorado pela nossa equipa técnica, ou então emprestar para não perder este investimento que o nosso clube fez.
Porque acho e tenho a certeza que témos um Pérola emprestada que vai ser um novo Ricardo Carvalho, que é o Nuno André Coelho que está emprestado no Estrela, tenho seguido a carreira dele bem de perto e tem sido um dos pilares da defesa e muitas das vezes o melhor em campo como foi na Luz. Témos que valorizar a prata da casa que tantos bons centrais témos tido e formado, é escusado gastar 4 milhões numa nodoa.

Saudações

Mário Faria disse...

Acho o Stepa um jogador de enorme potencial, Mas, como quase todos os jogadores daquelas paragens, denuncia quebras e uma intermitência inexplicáveis, em função do valor que se lhe reconhece : bom posicionamento, forte no jogo aéreo e na marcação, tem-se mostrado mais frágil quando tem que jogar com o pé esquerdo ou quando sai a jogar com a bola.
Falta de concentração e uma excessiva auto-estima, talvez, estejam na origem da irregularidade exibicional.
Certo é que não conseguimos aproveitar esse potencial, e Rolando é uma aposta mais segura.
Stepa é de manter pois Bruno Alves não deve permanecer muito mais tempo no clube.

pedro disse...

"Com Pedro Emanuel em final de carreira e a fazer, previsivelmente, a sua última época...".

Não entendo esta obsessão com o fim de carreira do Pedro Emanuel. Tem 33 anos!! Ainda hoje, se lá estivesse, certamente meio mundo portista queria o Baía na baliza, e o Jorge Costa, com 35 anos, foi encostado pelo holandês e foi bem visível a revolta da maioria dos adeptos do FCP. A história das lesões não cola, vide carreira do capitão!! E o Aloísio jogou até aos 37...

Jorge Aragão disse...

Acho-o um jogador com potencial, seria positivo o empréstimo a ver se realmente, com outra rodagem, pode dar o que prometeu para não se cometerem erros.
E já em Janeiro.
Nuno André Coelho... vou estar mais atento, seria excelente o potenciar de mais um jovem (central )para a equipa principal.

José Rodrigues disse...

Eu acho q o Stepanov tem muito potencial; bem mais do q o B Alves com a mesma idade.

Discordo das criticas mais negativas q lhe foram feitas qdo foi utilizado. Mas é um facto q não se impôs, é possível q seja uma questão de (in)adaptação, mas tb não descarto a possibilidade de q muito simplesmente a "química" com o treinador não seja a melhor (não seria o primeiro, nem o último).

O tempo o dirá, mas para já ainda tenho esperanças nele.

Rui disse...

Dessem ao rapaz a mesma margem de erro, que deram ao Pepe, e tinhamos jogador.

Eu se bem me lembro o Pepe, na primeira metade da época que fez, cada jogo era um golo que oferecia.

No final rendeu 30 milhoes

Pedro Reis disse...

E o Pepe ainda tem falhas incriveis, veja-se o 1ºgolo do Brasil...

Eu acho que se o Stepanov fosse aposta em meia dúzia de jogos seguidos, provavelmente se impunha. Continuo a acreditar no seu potencial. Mas é só uma opinião...