sábado, 8 de novembro de 2008

Dolce Vita no Basquetebol azul-e-branco


A equipa de basquetebol do FC Porto foi ao pavilhão Dolce Vita em Ovar, num jogo da 7ª jornada do campeonato, vencer por 73-67 (após prolongamento, 57-57 no final dos 40 minutos regulamentares).

Esta vitória foi obtida num contexto dificil para o FC Porto, nomeadamente na crucial posição de base, visto Daniel Monteiro continuar lesionado e João Figueiredo, após uma intervenção cirúrgica à mão esquerda, só ter recomeçado a treinar esta semana. Por isso, não surpreendeu que durante o encontro Júlio Matos tivesse recorrido a três jogadores para tentar resolver os problemas que a equipa demonstrou ter nesta posição: Augusto Sobrinho, João Figueiredo e André Bessa (um jovem de apenas 19 anos).

Quem também está longe do seu melhor é Paulo Cunha, o que é normalissimo, em virtude de ter estado lesionado e só ter regressado à competição na jornada passada (jogou 11 minutos frente ao Galitos).

Outro problema é o facto dos três norte-americanos do plantel portista estarem ainda em fase de adaptação ao clube, aos companheiros de equipa, ao campeonato português e aos critérios da arbitragem nacional, com a agravante da mais recente contratação, o extremo/poste Chuck Bailey (ex-BC Odessa da Ucrânia), ter feito hoje o seu primeiro jogo.

Apesar de tudo isto, o FC Porto venceu, e bem, em casa de uma Ovarense que me pareceu claramente mais fraca que nas últimas épocas (em que foi tri-campeã), o que é, seguramente, consequência dos cortes orçamentais impostos por aquele que era o principal patrocinador - a Aerosoles.

Neste jogo destaco dois jogadores do FC Porto:

O poste Kevin Martin, que tinha sido o MVP da vitória sobre o Galitos e também MVP da 6ª jornada, voltou a estar bem, particularmente em termos de ressaltos (18), dominando este aspecto nas duas tabelas. Fez-me lembrar o Rodrigo Mascarenhas.

O extremo Nuno Marçal, eleito com toda a justiça o MVP do jogo, o qual marcou 31 pontos (42% do total da equipa) e que foi absolutamente determinante no final do tempo regulamentar quando, nos últimos segundos, "inventou" a jogada que permitiu ao FC Porto recuperar de 54-57 para o empate.

Com o regresso, aos poucos, de todos os lesionados, parece-me que temos matéria-prima para o agora treinador principal Júlio Matos poder construir uma equipa muito competitiva e posicionarmo-nos como um dos principais favoritos à conquista do título 2008/09.

Fotos: www.fcporto.pt

1 comentário:

José Correia disse...

14 Kevin Martin
15 Christian Burns
31 Nuno Marçal
- José Almeida
2 Augusto Sobrinho
- André Bessa
3 Paulo Cunha
4 João Figueiredo
4 Charles Bailey
nj Fábio Fernandes
nj Pedro Catarino
nj João Diamantino

Treinador | Júlio Matos

Marcador
1ºp 15-16 | 2ºP 12-13 | 3ºP 15-9 | 4ºP 15-19 | Prol 10-16

in O JOGO, 09/11/2008