segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Dias de felicidade - 2011

O ano está a acabar e a bola só volta daqui a quase 2 semanas, está portanto no hora de fazer balanços.

Há conquistas que ficam registadas nos livros com datas que nem sempre correspondem ao auge da alegria por essas conquistas. E este ano temos exemplos bem concretos.

Os livros irão registar:

Taça Europa - 18 de Maio - 1-0 ao Braga

Taça de Portugal - 22 de Maio - 6-2 ao Guimarães

Mas enquanto o Alzheimer não me atacar, recordar-me-ei que as verdadeiras alegrias tiveram outras datas e adversários:

Taça de Portugal - 20 de Abril - 3-1 ao 5lb

A coisa não era fácil depois da derrota no Dragão, acreditar acreditava-se mas sabia-se como era complicado, e quando o Falcao a terminar a 1ª parte falha isolado, não há que mentir - insultei-o do piorio e admito que o meu desejo reduziu-se a ganhar o jogo. 
Mas depois foi perfeito! perfeito! tão perfeito! que nem sequer há palavras.
Felicidade pura.


Taça Europa - 28 de Abril - 5-1 ao Villareal

A perder no Dragão por 1-0 ao intervalo, a 2ª parte é épica. 4 do Falcao, sendo o 3º deles o golo do ano - aquele cabeceamento em voo com o corpo quase na horizontal é qualquer coisa de fenomenal. O dia em que tive a certeza que o 'Venceremos! Venceremos! Venceremos outra vez! O Porto vai ganhar a taça como em 2003' era mais que um cântico. Desta era do Dragão, não me lembro de na saída do estádio o pessoal estar tão em êxtase, não me lembro de a caminho de casa ouvir tanta gente a entoar os cânticos.  
Felicidade pura.


Destes dias de felicidade não entra o campeonato, não porque se me tenha apagado da memória, mas porque já tinha sido bem regado e tratado anteriormente e o dia feliz já tinha sido em 2010.

4 comentários:

José Correia disse...

De acordo que o 1-3 na Luz para o Taça de Portugal e os 5-1 ao Villarreal no Dragão foram jogos memoráveis, mas não podemos esquecer o jogo do apagão. Sim, o campeonato já estava bem encaminhado desde os 5-0 em 2010, mas concretizar a coisa no estádio do slb, num jogo arbitrado por Duarte Gomes e que terminou daquela maneira, foi também memorável.

Pedro disse...

Sim o jogo do apagão. Pela arbitragem, pelo acabar o jogo com 10, por tudo o que se passou após o apito final, pelo ganhar do titulo naquela coisa no meio de Lisboa. também merece amenção do melhor de 2011.

Mas concordo que o jogo da taça terá sido o mais épico, uma super alegria algo inesperada depois de ao intervalo estar 0-0.

José Correia disse...

Pedro disse...
Mas concordo que o jogo da taça terá sido o mais épico, uma super alegria algo inesperada depois de ao intervalo estar 0-0.

Ao intervalo (leia-se, após o jogo no Dragão), o FC Porto estava a perder por 0-2.

Miguel Magalhães disse...

O jogo do apagão
. por termos ido ganhar lá o título quando eles no ano anterior nao o tinham conseguido fazer no Dragão
. por no ano anterior ter sido a vergonha do túnel e no regresso ao "local do crime" termos ganho a Liga
. pela arbitragem ridicula
. pela dor de cotovelo fantastica que lhes provocou que culminou no apagão, as justificações patéticas que deram e o gozo bestial que isso gerou (quem não andou vários dias a cantar a versão adaptada da musica das Doce?)
está também na minha lista dos mais de 2011