sábado, 28 de janeiro de 2012

As razões de queixa do clã Mourinho...

Os repórteres do diário desportivo catalão Mundo Deportivo presenciaram uma cena interessante no final do último FC Barcelona x Real Madrid.


Não é que José Mourinho fez uma espera junto ao carro do árbitro e quando este e os seus assistentes apareceram, ter-se-á dirigido ao árbitro Teixeira Vitienes nos seguintes termos: "Ei artista, como gostas de chatear os profissionais...", retirando-se de seguida.

Será que Mourinho se estava a referir aos lances que o vídeo seguinte mostra?




Quem também esteve muito bem neste jogo foi o adjunto de Mourinho. De facto, Rui Faria demonstrou ter um elevado fair play na forma e termos como se dirigiu a um elemento do banco do Barça. Se continuar assim ainda é capaz de chegar ao nível do chefe...


31 comentários:

Pedro disse...

partilho da sua posição. o mais engraçado é que em portugal (salvo raras excepções) parece q temos todos de torcer pelo real madrid. depois deste último jogo, nem o pessoal do jornal marca (especialmente o seu especialista em arbitragem) protestou tanto como muita gente q eu conheço.

Pedro disse...

Concordo em absoluto. Mas acho hipocrita e talvez vingativo que não tenha colocado os lances mais duros e simulações de jogadores do Barcelona. Com especial destaque para o Busquets e para a constante pressão sobre o árbitro do Xavi.

E já agora o José Correia sabe o porquê de Rui Faria ter agido assim? Alguma leitura adicional nos jornais dará a resposta. Mas tenho duvidas que censure ou que coloque um post a falar disso.

Eu não sou fã de Mourinho, muito menos do Madrid, mas este complexo anti-Madrid já deixa de fazer sentido. Eu também acho Messi o melhor, mas por exemplo na quarta-feira Ronaldo fez bem mais e bem melhor. E também não vejo considerações sobre isso. Mas quando Messi joga melhor.... é um orgasmo blogeiro.

nexus disse...

"parece q temos todos de torcer pelo real madrid"

Seguramente não é o caso dos portistas em geral que sempre foram mais ligados ao Barcelona. Isto apesar de historicamente os catalães nos detestarem quase tanto como a Madrid. Mas isso não vem ao caso.

É certo que o Madrid de Mourinho perde mal e reclama muito. Entra em conflito por tudo e por nada e intimida árbitros e adversários com o que pode (era o FCP diferente com ele?).

Parece-me mesmo assim que o post é um pouco "propagandistico". Existem vários lances e peripécias ao contrário. E não vi nenhum jornal português a dizer que o Madrid foi roubado.... Foi reconhecido os erros para ambos os lados.

E já agora, o Barça é o melhor do mundo, mas é também o clube mais ajudado pelos árbitros nos últimos 5 anos a milhas de todos os outros. A semi-final com o chelsea terá sido o maior roubo em jogos das champions da história. E sobre isso o José Correia não fala...nem falará.

Catarina Pereira disse...

E não jogou o Marcelo... ehehehe

Em defesa do Faria acho que o mandaram enfiar qq coisa no.... Mas não sei até que ponto os jornais sabem disso com certezas.

deixem lá os moços, o barcelona também não é exemplo de fair play. Não foram eles que inventaram a rega comemorativa? :-)

José Correia disse...

Pedro disse...
acho hipocrita e talvez vingativo que não tenha colocado os lances mais duros e simulações de jogadores do Barcelona

Hipócrita? Hipócrita é quem finge algo que não sente. Seguramente que não é o meu caso.

O Real Madrid tem razões de queixa em alguns lances mas, conforme o vídeo do artigo demonstra de forma inequívoca, foi favorecido em outros tantos ou mais, alguns dos quais, se tivessem sido ajuizados correctamente, teriam colocado a equipa de Madrid a jogar com menos jogadores muito antes do fim do jogo.

Perante o que este vídeo demonstra, é o cumulo da desfaçatez vir dizer que foi o árbitro que não deixou o Real Madrid ganhar.

Qualquer pessoa com dois olhinhos na cara, que tenha visto os dois jogos e que seja minimamente honesta, reconhece que se há clube que, nos 180 minutos, foi prejudicado pelas arbitragens esse clube foi o Barça.

José Correia disse...

Pedro disse...
E já agora o José Correia sabe o porquê de Rui Faria ter agido assim?

Deixa ver se eu percebi. Na sua opinião este tipo de comportamento tem justificação e, por isso, é aceitável.
É isso?

José Correia disse...

Pedro disse...
Eu não sou fã de Mourinho, muito menos do Madrid, mas este complexo anti-Madrid já deixa de fazer sentido

Eu detesto e sempre detestei o Real Madrid (o slb de Espanha) e tudo aquilo que historicamente representa.
Mas isso não me impede de ver jogos de futebol e de apreciar a qualidade futebolística das equipas.
O que eu não tenho culpa é que o Mourinho opte por jogar contra o Barça da forma como o faz, transformando jogadores de top numa espécie de rottweilers assanhados.

José Correia disse...

nexus disse...
E não vi nenhum jornal português a dizer que o Madrid foi roubado...

Viu o jogo?
Se viu deve ter visto com o som desligado, senão teria ouvido o que disseram os "isentos" comentadores da SportTv...

José Correia disse...

nexus disse...
o Barça é o melhor do mundo, mas é também o clube mais ajudado pelos árbitros nos últimos 5 anos a milhas de todos os outros

Treta!

José Correia disse...

nexus disse...
A semi-final com o chelsea terá sido o maior roubo em jogos das champions da história. E sobre isso o José Correia não fala...nem falará.

No dia em que o Pep Guardiola tiver um comportamento semelhante ao do Mourinho, após um jogo em que a arbitragem tenha sido deste género, cá estarei para o denunciar.

O problema é que mesmo quando a sua equipa é escandalosamente roubada (como foi o caso do último Espanhol x Barça), Guardiola reage como um Senhor. E isso é daquelas coisas que ainda doi mais ao clube de fãs do Mourinho.

Daniel Gonçalves disse...

Nexus disse: "A semi-final com o chelsea terá sido o maior roubo em jogos das champions da história. E sobre isso o José Correia não fala...nem falará."

Uma mentira dita mil vezes acaba por tornar-se uma verdade, sim o Chelsea foi prejudicado nuns lances nessa meia-final, mas o resto é puro exagero.
Aliás nessa meia-final, na primeira mão em Barça, o Chelsea foi claramente beneficiado, um penalty claríssimo - mais do qualquer daqueles que os ingleses reinivicaram em Londres - feito pelo "nosso" Bosingwa, que o árbitro deixou passar em claro, e um jogador inglês - Terry, se a memória não me engana - que viu uma expulsão perdoada. Desses lances a beneficiar o Chelsea e a prejudicar o Barça ninguém fala, mas dos lances duvidosos na 2ª mão em Londres toda a gente fala constantemente.
É preciso ver a floresta e não só uma árvore. Ter uma visão ampla e imparcial.

Sansoni7 disse...

Olá
Eu sou português, por isso, clube de futebol onde trabalhe um dos nossos, eu quero que ganhe.

Já agora, também não entendo muito bem, o que faz este post num blog de «reflexãoportista». Bem, mas isso são outros quinhentos.

Augusto

Soren disse...

Nao entendo esta perseguiçao ao Mourinho. Ha quem faça o mesmo que ele, mas com muito mais subtileza. Ha quem faça pressao e atire bolas para longe e diga que nao fez nada com a cara de santinho que Deus lhe deu. O futebol é um circo, esta cada vez pior e em todos os paises (até na Alemanha) ha casos de corrupçao, favores e pressao sobre tudo o que mexe para aumentar a probalidade de vitoria. Quando nao sabemos o que vai por detras é dificil avaliarmos com certeza.

Neste jogo houve erros graves que prejudicaram ambas as equipas. O penalti do Puyol sobre o Benzema na 2a parte é escandaloso. Penalti e expulsao. Para o Ramos ser expulso, 4 ou 5 de cada lado deveriam ter sido expulsos tambem, vide Diarra, Pepe, Daniel Alves, so para citar alguns.

Eu ja vivi em 5 paises diferentes e posso dizer que na Europa, salvo raras excepçoes, os Portugueses sao discriminados como é qualquer imigrante que seja de um pais mais pobre economicamente ou que tenha uma cor de pele ligeiramente diferente. Hoje muito mais subtilmente, porque a emigraçao mudou um pouco e as formas de discriminaçao na nova realidade teem de ser operadas à porta fechada (infelizmente desde ha 2 anos voltamos ao mesmo, ja que os que nao teem habilitaçoes voltaram a ser a maioria). E é por isto que nao critico a arrogancia de determinados portugueses. Eu tambem ja tive que a ter muitas vezes e continuo a te-la, muitas vezes é necessaria como estratégia profissional, social, etc.

Soren disse...

O Barcelona é a melhor equipa de sempre (pelo menos para mim), alias disse-o ainda antes daquela celebre roubalheira em Chelsea, que antecipou o primeiro titulo europeu. Mesmo nesse jogo, futebolisticamente foram superiores ao Chelsea. Portanto apesar dos erros de arbitragem acabou por ganhar que foi melhor e quem praticou o melhor futebol.

Neste jogo o Real Madrid foi superior e merecia ter tido melhor sorte. Nao a teve. Paciencia. Eu gostava que a tivesse tido. Pelo simples facto de que nao invejo o sucesso de ninguém e também porque o Real esta cheio de portugueses que sao excelentes profissionais.

Nao me faz mossa que o Barcelona vença, até porque sao melhores e eu gosto de ver bom futebol, mas enquanto la estiver esta resma de Portuguesas, quero que o Real ganhe sempre. E a mim pouco me importa o que a comunicaçao social diz porque nem vejo, nem leio, nem oiço comunicaçao social portuguesa durante semanas a fio. E acho que o Guardiola tem muito mais classe, que o Barcelona representa o que o futebol deveria ser (jogadores das escolas, um trabalho de quase uma decada na construçao de uma equipa que joga de olhos fechados, etc). E nao pertenço a nenhum clube de fans nem do Mourinho nem do Guardiola.

Pedro Silva disse...

Sendo eu um adepto assumido do Real Madrid CF e um admirador das qualidades de José Mourinho não posso nem aceito este tipo de atitudes da parte do Treinador Português.

Se tais coisas aconteceram mesmo (atenção que é o Mundo Deportivo que fala neste assunto e há que ver que este Jornal é um tudo ou nada toldado pelo fanatismo Catalão) é lamentável.

Não gosto do Barcelona e muito menos suporto a sua atitude parola de se achar o maior do universo que pode insultar quem quiser sem receber a devida resposta, mas admiro imenso este Senhor que se chama Pep Guardiola. A meu ver é a única coisa de jeito que se aproveita neste clube (para além do Genial Messi como é obvio).

Mas arbitragens e comportamentos ridículos á parte, o Real Madrid CF lá vai á frente no Campeonato Espanhol com este tal super Barcelona a 7 pontos de distância. Deve ser porque o Mourinho é um Monstro ou então porque os árbitros agora estão todos contra o Barça e a favor do Real ;-)

Cumprimentos para todo o Staff da Reflexão Portista e para os seus Leitores.

OAutor disse...

José Correia, quero desde já agradecer-lhe pelo facto de ter feito este post!!
Portugal esta um país estupido e sem pensamento próprio, é um país de modas...é moda dizer que o barca é beneficiado, bora lá todos dizer isso! Aos criticos que dizem que em portugal nao se disse que o Real foi roubado...vejam os resumos das tv's, não aparece um unico lance favoravel ao barça!
Procurem pelas redes sociais e alguns blogs e podem ver a maior campanha da historia contra um clube...é insultos atrás de insultos! pior do que isto só mesmo contra o FCP no caso apito dourado!

Para concluir, este post é SERVIÇO PUBLICO...é educação gratuita para que este país cresça com os olhos abertos aprenda a pensar!!!


Mais uma vez Muito OBRIGADO!!!

Hugo disse...

O comportamento do arbitro apos o empate disse tudo sobre para que lado torce o seu coracao. O pormaior de acabar o jogo antes do tempo disse tudo.
Se nao fosse o Oevebro toda esta hegemonia nem sequer tinha comecado.

Anónimo da Silva disse...

aquela meia-final onde o Abidal é expulso sem sequer tocar no Anelka?

ah como é fácil criar um mito na internet e na imprensa. Aposto que se perguntassem ao Sr. Nexus em que lances é que prejudicaram o Chelsea nessa meia final ele nem se lembrava.
Pois eu ainda noutro dia revi o jogo e digo-lhe uma coisa: o Olegário fez um serviço muito mais competente em Milão.

PABAR 76 disse...

Confesso que me faz alguma confusão ver um blogue portista, que devia "reflectir" sobre aquilo que realmente interessa (FC Porto) se perca em assuntos que não nos dizem nada ou não deveriam dizer... já viram blogues madridistas ou culés preocuparem-se com o que disse o Vítor Pereira ou o que fez o Rui Quinta?? A grandeza também se vê nestas situações... Já sei que só vem aqui quem quer e vocês nem fazem grande questão da nossa presença mas não deixa de fazer sentido... O facto de Mourinho ser português, fazer parte da história do FC Porto e ter sido de uma enorme ingratidão relativamente ao clube que o projectou também não justifica a atenção dada... aliás, numa outra peça há uns dias atacavam Pepe, um jogador que foi um profissional exemplar no nosso clube, como se de um ex-lampião se tratasse... quero lá saber o que Pepe faz em Espanha o que me interessa é o que fez no meu clube e aqui ele foi brilhante... Saudações portistas.

Alexandre Burmester disse...

Com o risco de me repetir, digo: em Portugal não há patriotas, há patrioteiros. Patrioteiros são os comentadores da Sport TV que puxam descaradamente pelo Real Madrid, como se tal fosse uma obrigação nacional desde que lá estão CR e Mourinho (o Pepe, o R. Carvalho e o Coentrão não lhes dizem nada).

Todos os dias, ou semanas ou meses são decerto presas pessoas em Portugal por tráfico de droga, e todos achamos normal que o sejam, incluindo os jornalistas. Mas se um português é detido pelo mesmo motivo nos Emiratos Árabes Unidos ou na Venezuela - cono já sucedeu em anos recentes - logo a nossa comunicação socialse abespinha toda "aqui d'El Rei, que já estão em prisão preventiva há 3 meses!". É mais uma foleira expressão do patrioteirismo, desta vez na versão "os portugueses têm sempre razão", adaptção do chavão nacional "o cliente tem sempre razão".

José Correia disse...

PABAR 76 disse...
Confesso que me faz alguma confusão ver um blogue portista, que devia "reflectir" sobre aquilo que realmente interessa (FC Porto) se perca em assuntos que não nos dizem nada ou não deveriam dizer...

Tem razão, mea culpa. Mas reflectir sobre aquilo que realmente interessa ao FC Porto demora muito mais tempo do que colocar uns vídeos. Além disso, quando o fazemos, também há quem escreva comentários de que esses assuntos devem ser tratados nos "locais certos" (?) e, veja lá, há até quem nos acuse de sermos maus portistas por o fazermos...

dragaovenenoso disse...

Meus caros,

Começo a minha posta por concordar não entender o interesse em criticar sistematicamente o RM e o Mourinho aqui, num blog portista. Na nossa história com os dois clubes penso que até temos mais razão de queixa em confrontos com o Barcelona que com o Real Madrid. Atente-se por exemplo na fantochada que são os jogos de hóquei, em que os jogadores do barça pressionam constantemente o árbitro e são fiteiros até mais não poderem. Sim, há algumas semelhanças entre a vontade de afirmação do Barcelona em relação ao Real Madrid, assim como cá entre o nosso FCPorto e o clube do regime. Mas fica por aí, porque no resto somos diferentes. Aliás, basta ver os comentários que nos fazem na Catalunha.
Nunca gostei do Real Madrid. Sempre gostei do Barça. Dá gosto ver aquela equipa jogar - quando joga. Porque à mistura do jogo deles vemos muita fita, muita encenação, porrada - centrais e muita distracção para a equipa adversária. E estão a recorrer cada vez mais a isso contra o Real Madrid. O Guardiola é um falso cavalheiro, debaixo daquela capa está muita hipocrisia que se reflecte no jogo pelas fiteirices.

Posto isto, acho que tinha mais interesse falar de assuntos que dizem respeito ao nosso clube, como por exemplo a eventual compra do ganso. Com que dinheiro se vai pagar? quem é que se vai vender? E como vai ser o jogo de hoje? Vamos continuar em campo com menos um? É que o Kléber não conta - para que conste, nunca assobiei um jogador do FCPorto, até aplaudo para procurar motivar - É zero a atacar e zero a defender. Isso é que me preocupa, principalmente depois do jogo de ontem dos pardais, que conseguiram vencer depois de estarem quase a perder o jogo.

Acho que as contas do Porto devem estar parecidas com as do País. Nós é que não sabemos, tal a engenharia financeira. As contas dos pardais não me interessam porque eles têm sempre o poder do lado deles.

dragaovenenoso disse...

Caro José Correia,

Visão imparcial não é a que tem mostrado nestes posts sobre o Real. Parece-me que faz um perseguição implacável ao Mourinho. Tudo o que lhe corre mal serve de gáudio. Assim como ao Ronaldo. São dois dos melhores do mundo neste desporto, cada um na sua especialidade. O Messi tem sido melhor que o Ronaldo. É um facto. Mas ele e o Ronaldo são os dois melhores do mundo, penso que há três anos a esta parte. Eu fico contente, porque ele é português. Assim como o Mourinho é português e tem estado consecutivamente entre os melhores do mundo.

Pessoalmente, gostava que o Real ganhasse algumas vezes ao Barcelona para que os jogos fossem ainda melhores. Não conseguem, é porque o Barcelona é melhor. É natural a frustração de quem perde, mas não sabemos o que se passa em campo, nem o que dizem uns aos outros. Lembro-me de há uns vinte anos atrás quem dava porrada de criar bicho era o Barcelona, mas parece que a memória não chega tão longe.

Importante mesmo é que o nosso FCPorto vença logo e que seja limpo, porque eu gosto de ver futebol e não fiteirices.

José Correia disse...

Soren disse...
Nao entendo esta perseguiçao ao Mourinho. Ha quem faça o mesmo que ele, mas com muito mais subtileza.

Acha normal as declarações e comportamento do Mourinho após um jogo destes, em que o árbitro errou para os dois lados (na minha opinião os erros a favor do Real Madrid foram mais descarados e gravosos mas admito que haja quem pense o contrário)?

Acha normal fazer uma espera ao árbitro encostado ao carro dele?

Para além do Mourinho, acha normal o comportamento do seu clã, nomeadamente do seu adjunto Rui Faria e do seu assessor Eládio Paramés?

O comportamento do Mourinho e do seu clã é detestável e recorrente. É triste (porque ele não precisava de o fazer) mas é verdade.

José Correia disse...

The Blue One disse...
o Real Madrid CF lá vai á frente no Campeonato Espanhol com este tal super Barcelona a 7 pontos de distância. Deve ser porque o Mourinho é um Monstro

Já o disse há algum tempo, que era previsível o Real Madrid ganhar o campeonato espanhol. Primeiro porque tem uma grande equipa e depois porque é muito difícil, para não dizer quase impossível, os jogadores do Barcelona manterem o nível de motivação máximo quando jogam com o Villarreal, Espanhol ou Levante.
Mas se é quase certo que o Real Madrid vai ganhar o campeonato, também estou convencido que o irá fazer sem conseguir derrotar o Barça, até porque, nos jogos contra o rival de Madrid nunca falta motivação aos jogadores catalães.

Alexandre Burmester disse...

O quê?? Esse Paramés, antigo correspondente d' A Bola na falecida República "Democrática" Alemã faz parte do clã??? Tá tudo dito: o Tolinho tem, de facto, uma mentalidade leninista, apesar de todo o seu talento.

Alexandre Burmester disse...

dragãovenenoso,

Entretermo-nos com o Zé Tolinho - um homem que um dia disse que vir ao Porto era como ir a Palermo - não nos impede de falar de gansos, pardais e outras espécies avícolas.

Pedro Silva disse...

@ José Correia

Não discordo totalmente de si quando fala na questão da motivação dos Jogadores Catalães.

Mas eu vejo as coisas noutro prisma.

Tenho para mim que a idade é algo que vai pesando em Jogadores de enorme qualidade como Xavi e o Iniesta que são somente a Alma da equipa.

Depois temos a questão das lesões que esta temporada resolveram assentar arraiais na Catalunha. Uma coisa seria um Barcelona com Messi e Villa no ataque, outra bem diferente é um ataque com Messi e outro qualquer.

Quer-me parecer que neste momento o FC Barcelona vive dos rasgos do genial Messi e também não estou a ver o Guardiola a ir á Cantera descobrir mais perolas fabulosas como Xavi, Iniesta, Pedro, Busquets, Messi e outros tantos.

Quanto ao facto de o Real Madrid CF poder ser Campeão sem vencer o Barça, bem ainda faltam muitos jogos e ainda irá haver um jogo entre estas duas grandes equipas.

Penso ser prematuro dizer que o Real será Campeão sem derrotar os Catalães, mas se o for isto não fará dos Blancos um Campeão menor.

Cumprimentos e obrigado pela construtiva troca de opiniões.

José Correia disse...

Ainda a propósito dos 7 pontos...

Afellay está lesionado desde o início da época. Villa sofreu uma lesão grave no Mundial de clubes. Keita está na CAN. Iniesta lesionou-se contra o Real Madrid. Alexis lesionou-se contra o Real e ontem foi para o banco (entrou na segunda parte). Pedro Rodríguez está lesionado. etc.
Para o jogo de ontem o Barça tinha 12 jogadores de campo disponíveis!
Terá Guardiola recorrido a estes factos (o que seria naturalíssimo) após o empate de ontem no Villarreal x Barcelona?

"Estar a cinco pontos era melhor que a sete, mas fizemos um jogo excelente. Só nos faltou sorte na hora de marcar. Estou muito contente porque, depois do encontro com o Real Madrid, lutámos muito. (...) Estivemos muito bem nos primeiros 15/20 minutos, Messi fez vários remates, mas o Villarreal também esteve muito bem, com Senna, Borja, Cani..., jogadores que jogam muito bem e são muito rápidos. Mas na segunda parte demos tudo para vencer. Estou seguro de que, a jogarmos assim, faremos uma boa temporada. Merecemos ganhar, mas este campeonato é muito exigente. Depois do esforço na Taça do Rei, chegámos aqui e demos tudo. Estou muito orgulhoso. Sabemos que cada vez há menos tempo e que o rival está muito forte, mas quero apenas que a minha equipa perca ou empate desta forma"

É também por isto, por Pep Guardiola ser um Senhor, que o seu Barça entra no coração das pessoas.

dragaovenenoso disse...

Esta posta não tem nada a ver com o que se tem debatido aqui:

Um dos treinadores que me dá mais gozo ouvir é o Jasus, porque dá sempre calinadas, como as que ficaram famosas no último aniversário do Eusébio. Infelizmente parece que o nosso treinador lhe está a seguir as pisadas, pois já é a segunda calinada que lhe ouço. É pena, mas o dom de saber falar não é para todos. Quem o não tem devia ser mais comedido. Coisa que o VP não se apercebeu ainda e ninguém lhe fez ver. Agora esboço um sorriso de cada vez que o homem fala...à espera de uma calinada.

Pedro Silva disse...

@ José Correia

Como eu já aqui o disse (e nunca me canso de o repetir), tenho para mim que o Pep Guardiola é um Senhor com um S do tamanho da Torre dos Clérigos.

Admiro o seu percurso como Jogador e Treinador e respeito sempre a sua Humildade.

Mas por muito que o Espanhol seja um exemplo de como se deve estar na Vida o seu Barça nunca me entrará no Coração ;-)

@ dragaovenenoso

Se me permite, trazer para aqui o Papa Pastilhas quando estamos a falar de Grandes Treinadores é o mesmo que estar numa exposição de Flores com Ervas Daninhas ;-)

E sim, também acho que muitas vezes o VP tenta dar uma imagem daquilo que ele não é.

Penso que o nosso Treinador deveria repensar a forma como se dirige ao Público.

Cumprimentos para os dois.