terça-feira, 8 de outubro de 2013

A diferença esteve em “pormaiores”


Ganhámos onde um dos rivais empatou
Jorge Jesus, 06-10-2013


É verdade. Jorge Jesus pode encher o peito e dizer que a sua equipa ganhou na Amoreira (2-1), enquanto que o FC Porto não foi além de um empate (2-2). Faltou é dizer que as incidências dos dois jogos foram um “bocadinho” diferentes…

No Estoril x FC Porto, Otamendi, Mangala, Alex Sandro e Fernando (todos jogadores com missões defensivas) foram "cirurgicamente" amarelados, alguns em lances que nem sequer eram falta (!), ficando condicionados para o resto do desafio;
no Estoril x Benfica, a partir dos 55 minutos, os encarnados passaram a jogar contra uma equipa reduzida a 10 elementos, devido à expulsão de um jogador canarinho.

A ganhar por 1-0, o FC Porto sofreu o golo do empate através de um dos penalties mais escandalosos dos últimos anos (não havia um único jogador azul-e-branco dentro da área);
a ganhar por 1-0, o slb beneficiou de um penalty mentiroso para poder fazer o 2-0, mas Lima foi incompetente e falhou.

A ganhar por 2-1, o FC Porto viu o Estoril empatar perto do final do desafio, com um golo marcado por um jogador em posição de fora-de-jogo;
a ganhar por 2-1, o slb viu um Estoril reduzido a 10 jogadores a conquistar cantos atrás de cantos (em cantos o Estoril ganhou por 10-0!), mas exausto e incapaz de chegar à igualdade.

Nos jogos contra o Estoril, toda a gente viu que quer o FC Porto, quer o slb, jogaram bastante abaixo daquilo que é a sua obrigação. A diferença nos resultados que os dois principais candidatos ao título alcançaram na Amoreira esteve em “pormaiores” que, evidentemente, a comunicação social do regime nunca irá destacar e fará por esquecer rapidamente.

22 comentários:

Anónimo disse...

"... a comunicação social do regime nunca irá destacar e fará por esquecer rapidamente."

E alguns adeptos portistas continuarão a "raciocinar" pela cabeça dos jornalistas dessa mesma comunicação social.

"Tenho gostado mais do Arouca e do Benfica."

José Correia disse...

"O Benfica ganhou no Estoril sem brilho, o suficiente para ninguém falar de uma grande penalidade ridícula assinalada pelo árbitro. Por acaso Lima falhou, ou se quiserem o guarda-redes do Estoril defendeu mas, naquela altura, a fechar a primeira parte, significaria o 2-0 e provavelmente sobrava uma segunda parte tranquila para o intranquilo Jesus."
Júlio Magalhães
in record.pt

Anónimo disse...

sugiro ao josé correia, normalmente mais desperto para estas situações, que note a ausência de um dos melhores laterais do campeonato na minha opinião Anderson Luis (estoril) precisamente apenas contra o benfica. Ficou no banco. Confesso que notei por acaso porque jogo uma liga online na qual tenho de ter atenção a quem joga e quem não joga. Na semana passada falou-se da não utilização de Ba contra o Porto. Pois aí têm a resposta. Eu tenho ideia de já ter lido do interesse do benfica neste defesa, mas agora não encontro essa noticia. De qualquer forma aqui fica para futura utilização esta constatação.

Anónimo disse...

Boas

Outro pormaior:

Quando fomos ao Estoril, estes tinham jogado na quinta feira anterior contra o Sevilha em casa. Na altura deu polémica porque o FCP não anuiu ao pedido de adiamento do jogo para segunda feira. Houve um palhaço na Bola (serpa ou o delgado) que escreveu que foi mais uma clube com boas relações connosco que se viu apunhalado nas costas. Curiosamente antes do jogo na Amoreira o Guimarães, nas mesmas condições que o Estoril (também tinha começado o jogo na quinta anterior às 20.05 h), recebeu o SLB mas ninguém se pronunciou quanto ao facto de neste caso não terem sido cumpridas as 72 horas que o Guimarães tinha direito. Aí a culpa foi da Sporttv :)
Nesta semana, o Estoril jogou quinta feira na Europa mas em situação de visitado. Recebeu na mesma os lampiões no Domingo. Ninguém falou na deselegância dos encornados. Desta vez o Estoril jogou na quinta feira mas fora. Nestes casos o período de descando mantém-se nas 72 h ou tem que ser maior?

Abraços

Pedro disse...

Tudo certo! Benfica = demagogia imbecil.

Anónimo disse...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=432754#

Sorry for changing the subject... just saw this and had to vent....

Why is that that something that has no proof other than two different versions is labeled "factos occuridos" (namely against FCP) and the racist comments made by that Lobo guy which were clear for all to see on facebook are described as "alegados". Shameful... Im just glad i don't live in Lisbon as this would drive nuts and I would have to crack some heads... such hypocrisy

Anónimo disse...

Já há imagens que comprovem o fora de jogo do 2-2? O Ba também não ficou de fora? O penalty contra o Guimarães já não conta? Siqueira, Maxi e Matic amarelados aos 30min não condiciona?

Responder a clubite com clubite. Quando acabar o campeonato há duas equipas, as de sempre, a serem mais beneficiadas do que as outras. Chamam-se Benfica e Porto.

Se as duas equipas jogassem o que jogavam o ano passado...isso é que seria futebol.

Anónimo disse...

Convém contar a verdade toda nos dois jogos.
No caso do Porto faltou a expulsão do Otamendi que derrubou um avançado do Estoril isolado e em frente à baliza. O penalty foi mal assinalado mas no 2º golo o Mangala estava a pôr o marcador em jogo.

No caso do Benfica faltou a expulsão de 2 jogadores do Estoril, pois um deu uma bofetada na cara do Maxi e o outro uma tesoura com derrube por detrás.
Os dois lances por sinal bem nítidos são pelas regras do jogo razão para expulsão directa.

Jorge Ricardo Pinto disse...

A propósito da ausência do defesa esquerdo Anderson Luís, não deixa de ser curioso o primeiro golo do Benfica. Lima está isolado na cara do guarda redes, praticamente na pequena área, a partir de um cruzamento longo da esquerda. Como é possível que aconteça um falhanço de marcação daqueles na primeira metade da primeira parte do jogo? Pois, foi falhanço do defesa esquerdo.

José Lopes disse...

O Anderson Luis e' defesa direito. Ja contra o Porto, o Babanco jogou a defesa esquerdo e ofereceu o primeiro golo ao Lica.

Quanto ao resto, nunca fiquei devidamente esclarecido sobre o lance do 2-2 do Estoril contra o Porto. O maior erro nesse jogo foi mesmo o penalty (nao vi o lance de eventual expulsao do Otamendi) e sim, o criterio de faltas e amarelos nao foi uniforme.

Contra o Benfica, o penalty marcado e' uma anedota e a entrada do Seba e' no minimo para laranja (nao vi a eventual estalada no Maxi).

Anónimo disse...

Lamp Alert!!!!

Pedro disse...

Por acaso, mas só por acaso a equipa levada ao colo este ano tem sido o Sporting, que aliás só ganha campeonatos em democracia quando estes são oferecidos.

Quanto a Benfica e Porto a diferença está no tratamento mediático aos casos. O Porto quando é prejudicado é xiuuuu, e quando é beneficiado é aqui del rei. Já o Benfas é o inverso, quando é prejudicado é aqui del rei, quando é beneficiado é xiuuuu absoluto.

Pedro disse...

Bem a isso chama-se de ...... parvoice. Uma clubite aguda sem qualquer tentativa de racionalidade. Com que então o Mangala estava a por em jogo? Em que imagem? Viu alguma repetição que o prove? E quer comparar um lance de critério com outro lance (penalti) em que é impossível de descobrir a razão da sua marcação?

No caso do Benfica fala em 2 expulsões. A da tesoura só pode estar a brincar... ou então bebeu demais. Quanto á bofetada, se formos por aí... O Maxi e o MAtic já teriam sido expulsos em vários jogos passados. Então que critérios querem os benfiquistas? Já sei, querem as suas regras do jogo. As mesmas que nos últimos SLB-FCP têm poupado várias expulsões aos jogadores vermelhos.

José Correia disse...

Um anónimo disse: Já há imagens que comprovem o fora de jogo do 2-2?

De acordo com as imagens que eu pude ver (e penso que são as mesmas que o anónimo que não se identificou viu), o avançado do Estoril está em posição de fora-de-jogo.

Se conhece algumas imagens que mostrem dois jogadores do FC Porto (sim, porque o jogador do Estoril está ligeiramente adiantado em relação ao próprio Helton) a colocar o avançado do Estoril em jogo, faça favor de indicar o sitio onde podemos ver essas imagens.

José Correia disse...

Um anónimo disse: O penalty contra o Guimarães já não conta?

Para a comparação que Jorge Jesus fez entre o Estoril x FC Porto e o Estoril x slb (e que é o tema deste artigo), penso que não, mas eu percebo onde o anónimo que não se quis identificar quer chegar.

José Correia disse...

Um anónimo disse: Siqueira, Maxi e Matic amarelados aos 30min não condiciona?

Conforme penso que esta claríssimo no artigo e eu referi no comentário anterior, não é esse o tema deste artigo.

Mas se quer falar nos amarelos para o Siqueira e já que falou no Guimarães, junte as duas coisas e fale no 2º amarelo que foi perdoado ao Siqueira no V. Guimarães x slb.

José Correia disse...

Um anónimo disse: No caso do Porto faltou a expulsão do Otamendi que derrubou um avançado do Estoril isolado e em frente à baliza

Não seja tão peremptório, porque há muita gente (portistas e não só), que não são dessa opinião.

Olhe, por exemplo, dois dos três ex-árbitros do Tribunal de O JOGO, são de opinião que não era lance para expulsão.

Anónimo disse...

Eu penso que estar a discutir lances de arbitragem com lampioes ainda que de forma enviesada, é um puro exercicio sado-masoquista....ainda mais quando sabemos que os MAIORES ESCANDALOS DE SEMPRE NA ARBITRAGEM PORTUGUESA foram sempre perpretados por socios ativos e menos ativos que pululam por esse país que me viu nascer.
Duarte Gomes na reboleira, Pedro proenca que nao consegue ver uma bola que bate nos dois bracos do cagozo e outros quando ainda nao existía sequer a nossa querida RTP...
O Lisandro foi punido porque lhe fizeram um penalti, foi cinturado dentro da área e o premio que teve foi ficar uns jogos de castigo por presunta simulacao, ou seja o longo braco dos milhafres famintos tambem se estende a justica fora do campo como todos sabemos.
Conclusao, só há uma forma de combater isso, é continuar a dar-lhes no sitio do costume no fundo da espalda...
Até o presidente cavaco gosta de levar por aí como se viu no jamor...

João disse...

Expulsão do pouco juízo que havia nessa cabeça só se for. A entrada do Sebá é feiinha, comparada com as OITO faltas para amarelo do Maxi no SLB vs. FCP da época passada (antes da nona, entrada de pitons ao joelho do Moutinho para vermelho, quando finalmente viu.. amarelo) é para meninos. A "bofetada", enfim.. é a tal coerência. O penalty é completamente inventado, e o Mangala NÃO ESTÁ a colocar ninguém em jogo no 2º golo. Na remota hipótese de ter ficado para trás E não ter saído de campo, continua a ser o único defensor para lá do Luís Leal - fora-de-jogo. Sempre.

Jose Silva disse...

Antes de mais declaração de interesses: sou benfiquista.

Em segundo, uma "graxa" sincera: o ano passado foi um justo campeão. Não terá tido a maior nota artística mas foi mais consistente e teve a estrelinha de campeão.
Ao contrário da maioria dos benfiquistas que teima em crucificar Jesus, é óbvio que não houve qualquer demérito do Benfica, mas sim apenas mérito do Porto.

Para finalizar o comentário discordante. Já toda a gente sabe que o Porto foi prejudicado em 2pts contra o Estoril.. então e com o Guimarães, não terá sido benificiado nos mesmos 2pts?

O que quero crtiticar nem é o adepto com palas, pois esse é adepto.. mas principalmente Paulo Fonseca por começar já nas primeiras jornadas a disparatar com os árbitros quando, entre o deve e o haver, as coisas devem andar equilibradas.

E viva o Leonardo Jardim..

Saudações

José Correia disse...

Podemos analisar os casos de arbitragem que houve em TODOS os jogos do campeonato mas, como penso que é claro, não é esse o objetivo deste artigo.

Este artigo parte de umas declarações de Jorge Jesus no final do Estoril x slb e o tema é a comparação entre o Estoril x FC Porto e o Estoril x slb.

Jose Silva disse...

Compreendo. Mas penso que um artigo inteiro para comparar arbitragens de dois jogos quando há tantos mais jogos para se comentar..
No fundo foi o que Paulo Fonseca fez, não se poupou a comentários após o jogo do Estoril, mas após o de Guimarães já não quis comentar.

Se se pretende com o artigo concluir que o FCP foi prejudicado contra o Estoril ao contrário do SLB, é correcta a conclusão, mas até qq benfiquista "isento" consegue ver isso.

Se se pretende concluir que o FCP tem sido mais prejudicado que beneficiado nas arbitragens por si só ou mesmo quando comparado com o SLB, parece-me que não o consegue.

Saudações