quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Basquetebol portista na antecâmara da LPB

Autor: Fernando Delindro

Depois do choque vivido no Verão de 2012, com a suspensão da equipa profissional de basquetebol do FC Porto e quando se receava que este facto se tornasse no abandono do FC Porto de uma modalidade com enorme historial no clube, a direcção do FC Porto, “pressionada” por algumas atitudes dos adeptos do clube em defesa do eclectismo, optou pela manutenção da secção baseada 100% na formação (participação em todos os escalões de sub-12 a sub-20 e ainda uma equipa com base no plantel sub-20 a participar no campeonato do CNB2).

O JOGO, 16/07/2012

O JOGO, 29/07/2012

Podemos dizer que esta aposta teve resultados positivos porque se viu novamente uma equipa do FC Porto a vencer um título no basquetebol de formação seis anos depois e no campeonato do CNB2 chegou brilhantemente à final, tendo alcançado o feito de 32 vitórias em 32 jogos.
Na final, disputada em Almada, ante o Imortal de Albufeira, a equipa foi derrotada, mas foi uma derrota que em nada belisca a brilhante época de um grupo de jovens que ao longo de uma desgastante época disputou 65 jogos e obteve 61 vitórias.

Se a época de estreia nestes novos moldes do basquetebol do nosso clube teve um retorno positivo, para a época que agora se iniciou o projecto é ainda mais aliciante, visto que as incorporações para a equipa que vai disputar a ProLiga antevêem uma época positiva.

O regresso de André Bessa, a contratação de um poste da equipa da FPB, o ex-Illiabum Miguel Queiroz e as contratações na Galiza do João Grosso e na Catalunha de Ferrán Ventura (http://www.youtube.com/watch?v=fJTKxBbtqa0), são claras mais-valias a juntar aos campeões nacionais de sub-20.

Plantel Dragon Force Basquetebol 2013/14 (fonte: O JOGO, 23-08-2013)

A participação no troféu António Pratas foi positiva, já que defrontamos duas equipas com experiência de ProLiga e, sem podermos contar com o reforço recrutado na Catalunha, vencemos um jogo e fomos derrotados na final.

Domingo passado iniciou-se a participação na ProLiga 2013/2014, com uma belíssima exibição e uma vitória frente ao Guifões.

O apelo que faço a todos os Portistas é que se desloquem aos pavilhões para apoiar os nossos atletas, numa época que nos pode devolver ao escalão maior do basquetebol nacional. Contudo, o objetivo principal passa pela consolidação deste novo projecto no basquetebol nacional, esperando que leve a modalidade para patamares de maior sustentabilidade, onde ordenados como os verificados por um dos clubes da Liga “Profissional” são claramente impensáveis.

Esperemos que a época seja de sucesso para o FC Porto como um todo.

Nota: O ‘Reflexão Portista’ agradece ao Fernando Delindro a elaboração deste artigo.

4 comentários:

Rogério Gonçalves disse...

Percebo a posição e apoio, mas o nome é Dragon Force, não Futebol Clube do Porto.

Aguardo pelo dia em que o FCP volte a ter equipa de basquetebol.

José Correia disse...

Formalmente, sim, o nome é Dragon Force Futebol Clube.

Mas, conforme pode ver no link seguinte

http://www.fpb.pt/fpb_portal/!fpb.go?s=4452450618&p=fpb.203090&k_id_clube=3014&co2=B1&bl2=LAYOUT-1

O Presidente do clube é Antero José Gomes da Ressureição Henrique

A morada é:
Via FC Porto - Estádio do Dragão, Lado Poente - Piso 3 Porto

O URL é: www.fcporto.pt

O Email é: secretaria.desportiva@fcporto.pt

O Recinto de Jogo: Pavilhão Dragão Caixa

AJ disse...





Boa noite, José Correia.

Não entendo esta frase:

... "onde ordenados como os verificados por um dos clubes da Liga “Profissional” são claramente impensáveis"...

E não entendo porquê?


Primeiro... porque os ordenados praticados pelos "outros" não deveriam fazer amuar o FCP. Já imaginaram se o andebol do Sporting da Horta amuasse por causa da folha salarial dos andebolistas do FCP?

Segundo... porque não há conhecimento de incumprimentos salariais no basquetebol do Benfica. Ou seja, se o Benfica não está preocupado com isso... porque motivo haveria de estar o Porto preocupado (com o orçamento do Benfica)?

E terceiro... porque, como toda a gente sabe, o João Santos abandonou o Benfica (ou seja, não renovou) para ir ganhar muito mais dinheiro... no FCP.


Cumprimentos,

AJ.





AJ disse...




Boa tarde a todos.

Somente agora, lamentavelmente, reparei que o texto não é de José Correia mas, isso sim, de Fernando Delindro.

A ambos, o meu pedido de desculpas pelo equívoco.

Correcção feita, mantenho a incompreensão apresentada, anteriormente, quanto a uma frase em particular.


Saudações,

AJ.