quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O estranho caso de Juan Iturbe


Juan Manuel Iturbe foi descoberto pelo FC Porto quando ainda tinha 17 anos e jogava no clube paraguaio Cerro Porteño. Iturbe estreou-se na equipa principal deste clube em Junho de 2009, então com 16 anos.
Em Janeiro de 2011 o FC Porto contratou-o como reforço para a época 2011-12, apresentando-se em Portugal em Junho desse ano, numa altura em que já teria completado 18 anos. Era considerado uma das maiores promessas do futebol mundial, tendo merecido comparações com Maradona, ao marcar um golo pela selecção argentina sub-20, e com Lionel Messi, do Barcelona.

Em 2011-12, com o então treinador Vitor Pereira, Iturbe fez apenas 4 jogos na Liga e 3 na Taça de Portugal, não tendo conseguido confirmar minimamente as enormes expectativas que sobre si recaíam. Apesar disso Iturbe foi incluído no lote de jogadores que fez o estágio da pré-época de 2012-13, tendo marcado um golaço ao Celta de Vigo:


No início dessa época Iturbe acabou por não ter tido oportunidades para jogar e ganhar experiência na equipa principal tendo, em Dezembro de 2012, sido emprestado ao River Plate, da Argentina. Dizia-se que era indisciplinado no balneário. Possivelmente o regresso ao seu país iria permitir que ganhasse experiência e maturidade. Esteve lá de Janeiro a Junho, tendo realizado 17 jogos e marcado 3 golos. A vontade do River em contar com o jogador era grande e a pressão exercida sobre o FC Porto para o prolongamento do empréstimo fez-se sentir durante várias semanas. O clube argentino terá ficado muito agradado com o jogador. No entanto, o FC Porto foi irredutível tendo dado instruções ao jogador para se apresentar às ordens de Paulo Fonseca no estágio da pré-época 2013-14. Nesse estágio Iturbe marcou mais um golaço no jogo contra o Marselha:


Iturbe foi utilizado por diversas vezes na pré-época e teve alguns bons apontamentos. É um jogador explosivo. Muitos adeptos do FC Porto, onde me incluo, pensaram que era desta que o jovem argentino iria finalmente começar a entrar na equipa principal. Errado. Afinal Iturbe não servia para Vitor Pereira mas também não serviu para Paulo Fonseca. O plantel só poderia ter 25 a 26 jogadores e alguém teria de sair. Na altura não entendi os motivos para Iturbe ser um dos dispensados. Hoje, volvidas algumas jornadas desde o início da Liga, entendo ainda menos a sua saída.

Assim, no início de Setembro, Iturbe foi emprestado aos Italianos do Hellas Verona até ao final da temporada com opção de compra de € 8m.
Como adepto não consigo entender o porquê da dispensa de Iturbe, ainda por cima numa época em que perdemos um extremo como James Rodriguez, sendo que este dossier parece ter sido mal gerido dentro do FC Porto.

As afirmações do seu empresário, Augusto Paraja, ainda adensam mais o mistério, afirmando que existiram movimentações para que o jogador mudasse de representante, o que não veio a acontecer:

"O empresário de Iturbe, Augusto Paraja, disse ontem ao CM ter conhecimento de "movimentações para que o Iturbe mude de representante", mas garantiu que se trata do "desejo de uma só pessoa e não de toda a estrutura do FC Porto". "É alguém com interesse nessa mudança, pois sabe que o Juan [Iturbe] tem um potencial inesgotável e que a sua imagem valerá ouro", afirmou, escusando-se a revelar nomes: "Antero Henrique? Não posso dizer quem é. Só lamento que esteja a pressionar para que o Iturbe não jogue, porque as coisas não seguem o rumo que deseja." Segundo Augusto Paraja, o extremo, de 19 anos, "só se ri disto tudo". "Temos uma relação que ultrapassa o plano pessoal. Estou com ele desde miúdo, acompanhei o seu crescimento. Iturbe só confia em Pinto da Costa e é por causa dele que se mantém no FC Porto", vincou. "Infelizmente, há gente boa e gente de m... em todos os clubes. O presidente do FC Porto é uma pessoa de bem e é quem mais confia na afirmação do Juan", reforçou. A falta de oportunidades do extremo, que ainda não se estreou em jogos oficiais nesta época, continua a preocupar Paraja: "Ele não pode estar contente por não jogar. Precisa de minutos." Ainda assim, ressalvou, "a inscrição na Champions. Foi um passo em frente". "Vamos ver o que acontece no primeiro semestre da época. Todos os dias tenho clubes grandes a perguntar por ele", concluiu, sem apontar os interessados.
in Correio da Manhã

Iturbe fez parte das opções de Paulo Fonseca durante os jogos de estágio da pré-época. Posteriormente foi preterido em detrimento de outros extremos como Licá e Ricardo que, durante o estágio, terão tido exactamente as mesmas oportunidades de Iturbe. O argentino fez bons jogos e marcou um golaço. Desde que está no Hellas Verona já marcou 2 golos, um dos quais de livre directo, de belo efeito. Espero que as afirmações do seu empresário não se confirmem e que acima de tudo esteja a defesa intransigente dos superiores interesses do FC Porto.
 

82 comentários:

Anónimo disse...

Para mim o caso deixa de ser estranho desde que o miúdo não consegue aceitar que há melhores que ele e que não é uma estrela (ou pelo menos ainda).

O que muito ajuda, de facto, é este animal, que é o empresário dele que tanto fala. Fala o Iturbe, fala o empresário, fala o pai. Não se esqueçam que isto não é o Sporting.

Czarli disse...

A verdade é que algo de estranho se passou... Se com o VP o jogador estava realmente verde e nunca mostrou nada nos minutos que teve, seja na principal tenha sido na B. Com a entrada do PF, com a saída do James, com a sua estadia bem sucedida no River, tinha tudo para ser o nosso criativo, tinha finalmente as condições para demonstrar o potencial, fez uma excelente pré-temporada e uma vez mais acabou sem minutos e emprestado.

Eu não confio piamente no CM, mas só pode ter sido uma jogada de bastidores. Apesar de achar estranho que o Pinto da Costa permita uma coisa dessas, não duvido que o cancro do futebol actual, de nome Jorge Mendes, esteja na jogada.

littbarski disse...

Já ouvi tantas histórias sobre o Iturbe... Todas no Porto. Nenhuma me convence. A explicação mais simples é esta: o Iturbe foi para Verona pelo mesmo motivo que o Dragão de Ouro Kelvin não é convocado e que o Quintero é suplente. Mas como esta explicação não responsabiliza totalmente o jogador pelo seu insucesso no Porto, vão surgindo outras...

DC disse...

Iturbe é claramente o tipo de jogador que agrada aos adeptos mas deve agradar muito pouco aos treinadores.
Ele não vai para o campo cumprir um plano de jogo, vai cumprir o que lhe apetecer, basicamente. Não defende, muitas vezes não joga para a equipa quando deve, etc...
Ora isso nem sempre é mau, basta olhar para jogadores como Ronaldo ou Neymar.
O problema é que, ou ele é um fora-de-série e o treinador se mentaliza que tem que colocar a equipa a jogar para ele e a compensar as suas deficiências tácticas para que ele possa ter liberdade total para jogadas individuais, ou é apenas um jogador bom e o treinador não está para isso.

Não acredito nessa teoria sobre o Antero, não acredito que fizesse alguma vez alguma coisa para prejudicar o Porto.
Acredito sim que o Iturbe é um jogador com demasiado ego para o futebol que tem, que provavelmente tem dificuldades em aceitar indicações e correcções dos treinadores e que, por isso, os faz rapidamente perder a paciência.

Acho que tem muito potencial sim, mas acho que tem, para já, uma cabeça que o prejudica muito.

DC disse...

E já agora, se essas declarações saíram no CM, provavelmente são forjadas...

HULK 11M disse...

Será que o Antero também é representado pelo Jorge Mendes?
Ou... simplesmente, será o seu representante???
Provavelmente não será nada disto, mas estaria aí uma resposta perfeita!
Desde que li que o Paulo Fonseca, antes de rescindir o contrato com o Paços e assinar pelo FCP, assinou pelo Jorge Mendes e elevou a cláusla de rescisão para já não me lembro de quantos milhões... nada me espanta!

RBN disse...

Qualquer coisa que venha no lixo da manha sobre o FCP é sempre para desconfiar, já que raramente naquele pasquim o FCP não é o mau da fita.

Por isso, prefiro esperar mais um pouco para ver como vai terminar este caso Iturbe, se este vai manter a regularidade ao longo da época e etc, mas reconheço que com a falta de talentos e fantasistas que temos nas alas(e não só), o argentino devia ter tido mais oportunidades, ou pelo menos, tratamento igual aos outros.

Iturbe é daqueles feitos do mesmo barro que Quintero, o tipo de jogador que de um momento para outro pode resolver um jogo, ao contrário dos Licás, Josués e Herreras, mas tenho esperança no Ricardo.

Muita gente defende plantel curto, eu sou contra sempre fui contra, se PF tivesse TODOS OS DISPENSADOS à disposição(eram 27 ou 28 certo?), o leque de opções para atacar todas as frentes era infinitamente maior, e estamos carecas de saber que todos os anos existem as lesões, as suspensões, as viagens longas, as seleções, as baixas de forma, enfim se calhar, não se aprendeu o erro da época passada onde fomos ao galinheiro com um banco de suplentes com Fabiano, Abdoulaye e...juniores!

João disse...

"Mas como esta explicação não responsabiliza totalmente o jogador pelo seu insucesso no Porto, vão surgindo outras..."

Tão simples como isto.

littbarski disse...

«deve agradar muito pouco aos treinadores»

Deve agradar muito pouco aos treinadores... do Porto.

Anónimo disse...

O que custa é fazerem desaparecer jogadores destes, Iturbe, Kelvin, etc, para se ficar com o Izmaylov!!! Estamos a falar de um individuo que não jogava, não joga e nunca vai jogar, porque simplesmente nem lhe apetece. Uma sanguessuga da pior espécie.

Anónimo disse...

Iturbe vai ser um bom jogador de contra ataque.

Anónimo disse...

Quem são os informadores do "jornaleco" ?
"Dissidentes" portistas ?!

DC disse...

Tendo o Porto um estatuto bem diferente dum River ou dum Verona, é perfeitamente natural.
As exigências são outras.

O Sabry também era o craque do 5LB até lá chegar o Mourinho. Também era só golaceiras e depois foi dispensado pelo 1º treinador a sério que lá passou.

Anónimo disse...

É natural que um clube não tenha a mesma confiança em todos os empresários.

Anónimo disse...

Efetuou 9 ou 10 jogos pela nossa equipa B e qual foi a avaliação que todos fizemos ???!!!...

Anónimo disse...

O Quintero neste momento, não é jogador para ser titular. O puto é de facto excelente, mas ainda tem muita coisa a aprender. E não podemos meter o Quintero em detrimento do Lucho que é o Maestro da equipa, muito menos por um Defour, Herrera ou Fernando, senão não há ninguém para defender.

Só não entende isso quem não tem dois dedos de testa. Quanto ao Iturbe, ele é um extremo e não é criativo, nem lá perto.

Já agora, o Iturbe foi-se embora, porque há gente a mais, a falar demais. Tão simples quanto isso.

Apesar dos bons jogos que fez na pré-temporada, não se pode dizer que era um indiscutível.

Anónimo disse...

«Deve agradar muito pouco aos treinadores... do Porto.»

O Porto não é o Verona, o Porto luta para ser campeão, e luta pela Champions. Luta por competições Europeias e não competições Sul-Americanas.

Mentaliza-te disso!

Anónimo disse...

Confesso que na pré-época cheguei a sonhar com uma equipa que pelo menos nos fizesse sonhar. Com a iminente chegado Quintero que ainda não se tinha confirmado, mas que já se sabia que era grande craque, com as exibições de Iturbe que mostrava já ser um jogador que para além de desiquilibrar e ter uma velocidade impressionante ajudava em alguns aspectos defensivos, com o talismã Kelvin que só de entrar entusiasmava os adeptos, com a sensação a que Cha Cha Cha Martinez iria continuar no FcPorto.
Este plantel e treinador é até hoje a amaior desilusão que tive com o FcPorto, talvez porque elevei muito as expectativas.
Mas é inegável hoje, que nos faz falta um quaresma, um hulk.... um jogador livre que está ali só para espalhar magia e fazer assistências e golos. um jogador imprevisivel, mágico. iturbe e kelvin talvez não conseguissem chegar a esse patamar, mas pelo menos prometiam. Deixem-nos sonhar!

Juca

Anónimo disse...

Pior jogador em campo em todos os jogos!

Franco Baresi disse...

Há jogadores jovens que não enganam (p.ex. Quintero, James, Anderson, ...). Quanto ao Iturbe, espero sinceramente que caiba na categoria dos quem enganam..., pois até agora ainda não vi nada que indicie que vai ser um jogador de topo.

Anónimo disse...

Vamos por partes. Só quem não sabe, conhece ou seguiu os mais de 30 anos de Pinto da Costa como presidente do FCP, é que pode alguma vez pensar que haja alguém que respire, tussa ou cague, sem conhecimento e previa autorização por parte do presidente. O que pode acontecer, é o jogo psicológico que eu próprio utilizei durante anos em África quando como oficial do exercito; o Sargento fazia o papel de filho da Puta e eu a seguir fazia o papel de bonzinho... e assim tinha os homens sempre comigo.

A outra parte que pode ajudar a compreender isto tudo... basta analisar a fundo algumas das transações recentes do FCP... e mesmo as incompreensíveis contratações de Liedson e da Russa Maluca.

littbarski disse...

«Já agora, o Iturbe foi-se embora, porque há gente a mais, a falar demais. Tão simples quanto isso.»

O Jackson também falou demais e não só manteve a titularidade como recebeu um Dragão de Ouro. Deve ser uma questão de estatuto.

littbarski disse...

Pois, está bem. Aquilo a que vocês chamam exigência, para mim, tem outro nome. Olhem, se calhar, é o mesmo nome que define alguém que manda o estatuto às urtigas e defende o 1-0 em Viena, só com Jackson na frente, como se tivesse a jogar no Santiago Barnabéu.

littbarski disse...

*estivesse

Bibiano Baldé Cá Jr. disse...

Acho que nenhum jogador deve ser avaliado por aquilo que faz na equipa b. Por essa ordem de ideias o Herrera ainda não seria titular do Fc Porto tendo em conta as fracas exibições que fez ao serviço do Porto B.

Bibiano Baldé Cá Jr. disse...

Quando o Izmailov chegou toda a gente já toda a gente sabia, e quem toma as decisões sabia muito melhor, qual era o seu historial. Ainda assim, optou-se por pagar para ver. É isso que estamos a fazer, pagar 2 milhões de euros por ano a um jogador que simplesmente não joga e que só não anda a jogar na B porque aufere aquilo que aufere.

É necessário que seja admitido que foi uma péssima contratação com custos anuais elevadíssimos para a SAD:

Bibiano Baldé Cá Jr. disse...

Mas não é natural que se afaste um ATIVO do clube pela razão de que o empresário não convém ou não agrada. Será que o empresário do Ghilas também não agrada?

Abel Pereira disse...

Posteriormente foi preterido em benefício de outros extremos como Licá e Ricardo que, durante o estágio, terão tido exactamente as mesmas oportunidades de Iturbe.
Em detrimento quer dizer em desfavor!

Bibiano Baldé Cá Jr. disse...

Claro que há estatuto. O Atsu disse que queria ir embora e foi encostado na equipa b. O Fernando disse que queria ir embora e é titular da equipa A. Mais flagrante que isto é impossível.

Bibiano Baldé Cá Jr. disse...

O que o Franco se esqueceu de dizer foi que o Iturbe em dois jogos no Verona fez metade dos minutos que o Iturbe fez em 2 anos pela equipa principal do Fc Porto (178 minutos).

Se o James ou o Anderson tivessem tido este tipo de jogo pode ter a certeza que teriam mostrado exactamente o mesmo que o Iturbe.

DC disse...

Não percebi essa comparação, sinceramente. O que tem uma coisa a ver com a outra? Se o Iturbe estivesse em campo em Viena tudo, por magia, teria sido diferente?

A exigência é o cumprimento da táctica e do plano de jogo, esteja ela "certa" ou "errada".
E acho que já falei aqui bastante sobre o que acho das tácticas do PF. Agora também acho, que enquanto estiver no cargo, o treinador é soberano e o jogador tem que cumprir com o que lhe é pedido.
Se o Iturbe em 15 jogadas em que pode passar arriscar o drible em 14, mesmo que faça golos em 1 ou 2 dessas 14, será que justifica todas as outras perdas de bola.
É só essa a questão, tomada de decisão, atributo fundamental num jogador e o mais valorizado por um treinador moderno. E é isso que o Iturbe para já tem num nível miserável. Depois, se esse atributo podia ser trabalhado no Porto em vez de num empréstimo é outra conversa. Mas como se viu com VP que lhe deu 6 meses de trabalho e PF que lhe deu a pré-época, ele não aparenta ser um jogador fácil de trabalhar, Ou então, podemos sempre ir pela teoria de que os dois treinadores é que são burros e não têm paciência para ele. Mas tendo em conta que eu vi Kelvin, Atsu e agora Josué e Quintero a ter oportunidades, não me parece que a culpa seja (pelo menos exclusiva) dos treinadores.

Anónimo disse...

Fracas? Com o Iturbe a equipa B andava em último, com o Herrera anda em 1º.

Pedro Albuquerque disse...

Quem é que é melhor que ele? Quem é que na pré-época se destacou mais que ele?

Pedro Albuquerque disse...

Antero é o CEO do FC Porto, por isso pode simplesmente fazer o que quer. Contratar quem quer e dizer que este ou aquele só vem se mudar de empresário.

Pedro Albuquerque disse...

A imprensa italiana diz que a opção de compra é de 15 milhões.

Jogos Amigáveis 2013/2014

Iturbe - 6 jogos e 2 golos
Varela - 6 jogos e 3 golos
Licá - 6 jogos e 1 golo
Ricardo - 2 jogos (37 minutos)
Kelvin - 5 jogos

Caro Nuno Nunes gostaria que me dissesse, como diz que no artigo, onde estão as mesmas oportunidades que o Iturbe teve que o Ricardo ou Licá teve.

Iturbe foi o jogador que mais se destacou nos jogos amigáveis que o FC Porto fez. Mostrou velocidade, saber cruzar, finta e marcou 2 golos (3 se contarmos o que marcou ao Valadares). Mostrou saber jogar em equipa e passar a bola. Mesmo no jogo oficial que fez no Dragão, não era o Iturbe que vimos em anos passados, o Iturbe egoísta que só queria a bola para ele e tentar as jogadas à Messi.

Agora no Hellas Verona leva 180 minutos de jogo e tem 2 golos e uma assistência.

Não me venham dizer que ele não tem a qualidade de um Varela, Licá ou Ricardo. É melhor que qualquer um dos 3. Só não vê quem não quer ou quem quer defender o treinador ou a estrutura do FC Porto com unhas e dentes.

Fala-se que o culpado da sua não utilização é o Antero, pois quer que ele mude de empresário para um dos seus amigos empresários.

Espero que em Janeiro se possa resgatar o jogador, pois falta-nos profundidade nas alas e Iturbe é o melhor extremo que temos no nosso plantel. Os números e as exibições assim o mostram.

Pedro Albuquerque disse...

Portista que não gostem do Presidente ou da sua estrutura deixam de ser portistas?

Que eu saiba isto não é a Coreia do Norte.

Pedro Albuquerque disse...

Então é melhor mandar embora o Licá, Kelvin, Varela ou Ricardo, pois até ao jogo da Supertaça nenhum jogou melhor ou tanto como o Iturbe.
Quando começa a época oficial, não teve as mesmas oportunidade que os restantes.

Isto é uma questão extra-futebol.

Joao Goncalves disse...

Iturbe é um jogador de velocidade e para jogadas em profundidade e o FCP de PF é uma equipa estática sem rasgos de velocidade sobre as alas... as jogadas que envolvem alguma rapidez de processos é pontapé longo para alguém para a bola mais à frente no terreno e iniciar-se a jogada desse ponto.

Agora se Iturbe cabia neste plantel... cabia e deveria!

Analisando os pseudo-Extremos:

Licá é uma nulidade técnica, nunca vai no 1vs1 porque não sabe mais que aquilo que todos vimos.. cruzamentos é fraquinho e raramente os consegue fazer sem o 1vs1 pois aqui no FCP, não tem espaço para correr e centrar... É um jogador lutador e defensivamente competente e tem algum posicionamento dentro da área.

Varela é um pouco melhor que o Licá no 1vs1 e também no âmbito dos cruzamentos, mantendo os níveis de competência defensiva que Licá demonstra mas menos lutador que este.

Josué (consideremos extremo pois é onde tem actuado) é um jogador com capacidade técnica e de passe acima da média, mas não é extremo, não vai à linha e não tem velocidade para ganhar em disputas laterais, forçando o Lateral do seu lado a trabalho extra... é um jogador muito lutador e demasiado agressivo para os padrões do FCP, assim como maldoso (o que lhe vai valer suspensão pela cuspidela ao jogador do Arouca e não foi nem será a ultima suspensão que terá por comportamentos inadequados)... defensivamente é qb, mas com muitas limitações.

Ricardo jovem com muito para aprender mas com muita capacidade defensiva... é um jogador que arrisca bastante no 1vs1 mas ainda sem os processos correctos para decidir quando o deve fazer e quando se deve abster que o fazer por estar condenado ao insucesso ou por não ter nenhum companheiro que possa dar seguimento ao seu esforço... é um jogador que não tem posicionamento no interior da área pois é um extremo mais clássico no termo... tem de melhorar a capacidade de cruzamento que é somente qb.

Kelvin, jogador dotado de uma enorme técnica individual e de uma grande capacidade no 1vs1 contudo é péssimo nas tomadas de decisões e com alguns lapsos graves posicionais defensivos. Um jogador com um muito bom remate exterior

Iturbe, é um jogador talhado para a velocidade e desmarcações em profundidade... jovem de grande capacidade de aceleração baseia toda a sua técnica na velocidade o que quer dizer que Iturbe parado não faz mal a uma mosca... Defensivamente é apenas qb e tem uma estrutura e potencialidade física rudimentar. Muito forte no remate exterior.

Ora, se PF fosse "inteligente" metia Iturbe num lado e um Varela no outro... de um lado metia os médios a jogarem no Pé de Varela e do outro a jogarem no espaço para o Iturbe e conseguia com dois alas distintos, criar problemas adicionais aos adversários...

Assim temos todos os alas jogadores de bola no pé pois ou carecem de velocidade de ponta relevante ou simplesmente são uma nulidade no 1vs1, como o Otamendi fez questão de tão bem demonstrar na jogada do 2-0 com o Arouca.

SDF disse...

Vi o iturbe jogar com o Santa Eulália para a Taça de Portugal e meus senhores, o Iturbe ate tremia das perninhas, coitado do rapaz enganaram no bem quando lhe disseram que era jogador!
Esta historia toda do iturbe faz lembrar o Freddy Adu, o tal que ia ser o próximo Pélé e depois foi o que se viu!
Ha jogadores na 3 divisão com tanta ou mais finta e qualidade do que ele, a diferença é que não têm ou nunca tiverem a sorte deste menino de encontrar as pessoas certas e estar nos jogos certos!!
Para qualquer treinador num clube de top, o iturbe não passa de um jogador normal,tem muito para aprender, mostra manias de craque e nenhum treinador quer um individuo destes no balneário!

Ha adeptos que pura e simplesmente não aceitam que depois de tanta confiança depositada no rapaz ( com clausula de rescisão de 50 milhões ) este seja apenas um jogador vulgar que faz umas coisitas de vez em quando e que serve bem apenas, para clubes pequenos e com poucas expectativas!

Rui Lima disse...

O problema dentro do FC Porto é o Antero Henrique e quem o pôs lá dentro. Agora Pinto da Costa aguenta muita coisa e mantém o clube em bom nível mas quando abandonar a presidência o portistas têm de ter muito cuidado. Há uma corja de abutres pronta a assumir o clube e fazer sabe-se lá o que. Ou melhor, até se sabe, querem meter ao bolso milhões nas vendas dos jogadores, algo que já fazem há uns anos.

Anónimo disse...

"Mas é inegável hoje, que nos faz falta um quaresma, um hulk.... um jogador livre que está ali só para espalhar magia e fazer assistências e golos. um jogador imprevisivel, mágico."

Era para ter vindo um jogador assim o Bernard, mas a sad achou que 25 milhões e muito dinheiro para um só empresario comer e mais vale dar o mesmo dinheiro a quatro empresários mamões por 4 jogadores que praticamente não jogam!
Enfim o nosso clube esta cada vez mais dominado por mercenários e o pior é que nos adeptos não nos apercebemos porque o clube ganha títulos!

Pedro Correia disse...

O Iturbe foi para Verona e foi muito bem, já devia ter ido antes. Iturbe ainda não explodiu no FC Porto porque é um garoto que fez recentemente 20 anos (20 anos apenas) e nos dois últimos anos pouco ou nada jogou. Voltou à argentina que foi o pior que fez que ele tem de se habituar é ao futebol europeu, não ao decadente campeonato argentino.

Espero que o Iturbe continua a jogar bem, a ganhar confiança e a aprender para no próximo ano voltar ao FC Porto e mostrar o seu valor ou então que o Hellas accione a clausula, voces dizem que são 8M mas eu já li que são 15M. Seja que valor for, será bem vendido e ninguém vai chorar por isso, só os italianos de felicidade.

Anónimo disse...

Isso é o que você afirma e fico me por aqui...

Anónimo disse...

Mas o Sebá não foi avaliado pelos jogos na B???!!!
E para que serve então a B?!

Anónimo disse...

Ainda hoje o Ismaylove joga melhor a bola com uma perna que alguns com duas...

Mário Faria disse...

Em caso de incerteza, dou o benefício da dúvida aos que trabalham no clube. A notícia do CM não colide com esse benefício da dúvida que concedo à estrutura do FCP, antes reforça a minha ideia que o empresário não deve ser flor que se cheire. Aliás, as saídas recentes de alguns jogadores (Guarin, Alvaro Pereira, Beluschi, Rolando, Atsu) descredibiliza muitas queixas e acusações no que reporta ao desaproveitamento de jogadores por falta de reconhecimento no alto valor que era suposto terem. Quase todos saíram de forma azeda porque o clube era mau, não os sabia a aproveitar ou não lhes dava a justa oportunidade de fazerem parte de outros projectos desportivos em que a sua enorme capacidade seria mais potenciada, para proveito próprio e do mundo da bola.
E, depois das enormes maldades que o FCP os obrigou para chegar à terra prometida, como estão ? vão bem ? o Atsu e a namorada estão felizes ? e os outros ?

Douro disse...

Mário Faria9 de Outubro de 2013 às 18:09

Em caso de incerteza, dou o benefício da dúvida aos que trabalham no clube. A notícia do CM não colide com esse benefício da dúvida que concedo à estrutura do FCP, antes reforça a minha ideia que o empresário não deve ser flor que se cheire. Aliás, as saídas recentes de alguns jogadores (Guarin, Alvaro Pereira, Beluschi, Rolando, Atsu) descredibiliza muitas queixas e acusações no que reporta ao desaproveitamento de jogadores por falta de reconhecimento no alto valor que era suposto terem. Quase todos saíram de forma azeda porque o clube era mau, não os sabia a aproveitar ou não lhes dava a justa oportunidade de fazerem parte de outros projectos desportivos em que a sua enorme capacidade seria mais potenciada, para proveito próprio e do mundo da bola.
E, depois das enormes maldades que o FCP os obrigou para chegar à terra prometida, como estão ? vão bem ? o Atsu e a namorada estão felizes ? e os outros ?
______

Portismo e lucidez. Parabéns Mário Faria

Douro disse...

Iturbe não é um extremo.

Anónimo disse...

Analise com bastante atenção vários pontos de vista no qual concordo na maior parte das vezes mas ninguem referiu que o clube nem tem 40% do passe e hoje em dia a sad portista tem como objectivo a realização de mais valias com passes de jogadores.
Não estou a ver promover e comercializar jogadores com terceiros sem obter receitas assinalaveis.
A questão de adopção aos conceitos dos técnicos e outros do género na minha opinião são fait -drivers e cada um acredita no que quiser .

Vat 69 disse...

Eu acho que se se debruçarem sobre os valores do passe do Iturbe, as percentagens e a quem pertencem, chegarão às vossas conclusões...

Anónimo disse...

Bem observado.

Pedro Albuquerque disse...

Tem visto os jogos do Hellas Verona?

Pedro Albuquerque disse...

Campeonato argentino é decadente? O Português é melhor?

Pedro Albuquerque disse...

DC, faço-te esta pergunta.

De todos os jogadores que jogaram nas alas na pré-época, o Iturbe foi o 3º que mais jogou (atrás de Varela e Licá) e foi por consenso o melhor jogador em 2 dos 6 jogos que fez, marcando inclusivamente 2 golos.

Chegados à convocatória para a Supertaça, porque não foi convocado? Porque é que foi convocado o Kelvin que não fez uma pré-época por aí alem?

Acho que ser o melhor extremo na pré-época não chega...

littbarski disse...

«Se o Iturbe estivesse em campo em Viena tudo, por magia, teria sido diferente?»

Por acaso, eu acho que é exactamente isso que alguns treinadores esperam, quando metem jogadores como o Kelvin apenas e só quando já esgotaram todas as outras opções. Foi um milagre desses que salvou o Vítor Pereira, na época passada, e deu o campeonato ao Porto.

Aquilo que aconteceu em Bolonha (e na semana anterior, em Verona) não foi um milagre, não aconteceu por magia ou acaso, foi o prémio de quem teve a coragem (que não tem o Paulo Fonseca, nem teve o Vítor Pereira) de apostar num jogador com talento, com potencial, mas que é ainda uma incerteza.

E é precisamente devido a essa incerteza que o jogador custa 4 milhões, em vez de 10 ou de 20. Se o Porto não quer correr riscos, se não tem paciência para esperar, nem competência para trabalhar e potenciar miúdos, então que aposte em jogadores que dão (mais) garantias no imediato e pague o preço do Bernard. Se puder...

Apostar num jogador de 18 anos e depois cruzar os braços e esperar que ele se revele por magia, sem lhe dar sequer uma verdadeira oportunidade de mostrar o que vale, não faz sentido nenhum.

Ou há escola para esses jogadores, ou então poupe-se o dinheirinho e em vez de comprar 3 desses, que se compre 1 que já não precise de escola.

E outra coisa, quando se compra um jogador que é comparado com o Messi, salvaguardado o devido e habitual exagero que faz com que todas as épocas haja vários Ronaldos e Maradonas em potência, presumo que, ainda assim, não se esteja à espera de alguém que venha para correr atrás da bola e seja um exemplo de disciplina táctica. Se é esse o perfil de jogador que interessa, então, mais uma vez, poupe-se o dinheiro, e tragam-se jogadores como o Fernando, o Defour ou, melhor ainda, aposte-se no que é da casa, como o Castro, e poupe-se o dinheiro em todo o caso.

meirelesportuense disse...

Na realidade jogadores como Guarin, Álvaro Pereira ou Rolando surpreendem-me por estarem num Clube com a dimensão do Inter...Mas os dois grandes de Milão estão em nítida decadência...Por outro lado deixam-me com muita água na boca Falcao, James, Moutinho, Ricardo Carvalho, Bruno Alves ou Hulk.E já nem falo em Pepe, Bosingwa ou Paulo Ferreira...Pelo que vi do Iturbe este ano, num jogo apenas, encheu as minhas expectativas e gostei imenso, depois, foi encostado tal como Kelvin, que agora vai jogando na equipa B, equipa B que tem jogadores muito aceitáveis, mas que tem também uma série de pernetas que passo a enumerar: Tiago Ferreira, Mikel, Quiño, David Bruno, Caballero, Vion...Sinceramente, não têm lugar no FCdoPorto!
Os outros que nunca vi jogar não os posso classificar.
No fim-de-semana passado até meteu dó perder um jogo daqueles nos minutos de descontos das duas metades...
Já jogadores como Vitor Garcia, Pedro Moreira, Tozé ou Ivo, oferecem, na minha perspectiva, algumas garantias de qualidade.Tozé via-o como um potencial João Moutinho.
Depois os reforços: Kléber -está um desastrado completo-, Bolat -pareceu-me seguro-, Reyes -prometedor-, Carlos Eduardo -uma cópia em desenvolvimento de Lucho-, Kelvin -um desperdício-.

Anónimo disse...

comparar o Iturbe com o Adu, seja por que angulo for, é de quem não viu nenhum dos dois jogar ou não percebe nada de futebol.
tenho dito.

Anónimo disse...

aviso já que não tenho nada contra a direcção actual, nem é por aí que quero ir. não partilho da teoria da conspiração por aí ventilada,mas também sei que o mundo do futebol não é propriamente para "meninos" e a ser verdade não era coisa que me surpreendesse muito.
é só pra dizer que quando vejo portistas que vêem o jogo e analisam o momento da equipa a dizer que o Iturbe não faz falta a este plantel e que há Iturbes por aí aos pontapés, fico preocupado que estejamos a começar a entrar em decadência futebolística, a lampionizarmo-nos com tanta vitória...
más decisoes há muitas, não é nenhum drama. não as admitir ou tentar resolver é que pode ser um grande problema.
cumprimentos pentacampeões,

A.N. O'nimo

Anónimo disse...

E dinheiro para isso tudo? Não conta?


Anónimo disse...

Mas por onde anda? Nunca mais o vi.

Anónimo disse...

Penso que não foi uma questão do clube não querer. Era demasiado caro e o risco demasiado alto.

Anónimo disse...

O Anonimo tem toda a razão. Pinto da Costa sabe tudo o que se passa.
É a velha rábula do polícia bom e polícia mau. Os espanhóis usam muito isso.

Anónimo disse...

Rui Lima, desculpa mas o Pinto da Costa sabe tudo o que se passa.
Não podemos ser ingénuos.

DC disse...

Pedro, em 1º lugar o Iturbe não foi, para mim, o melhor em campo em jogo nenhum. Fez um golão com o Marselha num jogo que estava resolvido e fez uma outra exibição acima da média.
Noutros jogos passou o jogo a mandar centros para a bancada, portanto não façamos da pré-época dele uma maravilha, porque não o foi.

Quanto à decisão, simples. O que conta muito para os treinadores não são os jogos, são os treinos. Se ele respondeu mal nos treinos, o PF não gostou e despachou-o.

Além disso, pequenos pormenores como, por exemplo, mandar uma foto do equipamento novo para o twitter, meia hora antes dele ser oficialmente apresentado ao público, não deve cair bem.


DC disse...

"Por acaso, eu acho que é exactamente isso que alguns treinadores esperam, quando metem jogadores como o Kelvin apenas e só quando já esgotaram todas as outras opções. Foi um milagre desses que salvou o Vítor Pereira, na época passada, e deu o campeonato ao Porto."

Pois foi, os outros 90 minutos dominados pelo Porto não aconteceram. Foi um milagre termos dominado o jogo todo. Enfim...

Quanto ao resto, ou você anda alheado do mundo há 3 décadas ou só vê jogos do campeonato brasileiro.
Não percebeu que essa história de que os craques são para jogar e os outros é que correm acabou há 30 anos?
Não viu o Eto'o quase a defesa esquerdo no Inter? Não vê o Ronaldo a pressionar como um louco no Real? Não via o posicionamento de Jackson na última época, sempre a cortar uma linha de passe dos centrais adversários?

Quanto ao evoluir putos, deve ter razão. O Porto é claramente um clube que não sabe fazer isso. James, Anderson e companhia foram acasos. O Porto não sabe potenciar jovens, a culpa é do Porto, do Iturbe é que nunca!

DC disse...

Sim o português é bem melhor. Tem alguma dúvida sobre isso?

DC disse...

Quiño é perneta? Vion? LOL

littbarski disse...

Eu não digo que os jogadores com o perfil do Iturbe não precisem de defender, o que eu digo é que essa não é, nem deve ser, a principal função deles.

O Jackson pressiona, mas a principal função dele não é defender (nem tabelar com os colegas, como o DC, uma vez afirmou). A principal função do Jackson é marcar golos. Ter alguma disciplina táctica, claro, mas isso ensina-se. O Iturbe foi aprender para a Argentina...

O Eto'o jogou quase a defesa esquerdo em Barcelona, num jogo (uma excepção à regra, portanto) em que todos tiveram como principal função defender o resultado da primeira mão que não foi conseguido, obviamente, com toda a gente a defender, caso contrário nunca o Inter teria marcado 3 golos. Claro que o Inter é um exemplo que lhe interessa para defender o seu ponto de vista. Também podia ter usado o do Bayern, que sabe integrar na equipa jogadores como Robben e Ribery, e que na época passada varreu tudo o que encontrou pelo caminho, inclusivamente o Barcelona, mas provelmente ia ser um exemplo desactualizado.

O Anderson andou a primeira época em que cá esteve a ser potenciado pelo Adriaanse... na equipa B. Jogou meia época na A. Foi para Manchester e veja o que lhe fizeram, por o quererem transformar em algo que não era... Mesmo o James teve de sentar o traseiro no banco, algumas vezes, porque o Vítor Pereira não estava totalmente convencido do que ali tinha. Dois casos de sucesso, de miúdos de um determinado perfil, a que Iturbe pertence, formados e potenciados pelo Porto. Quantos foram desperdiçados, entretanto?

littbarski disse...

Aliás, o Porto é tão exemplar na formação e potenciação de miúdos, que tem um único jogador das suas escolas a jogar na equipa A. E, mesmo assim, muito teve de penar Josué...

Anónimo disse...

pois não, é guarda-redes.

DC disse...

O futebol é um jogo de equipa, um jogo de decisões encadeadas. Não há funções principais. Se um jogador se esquece de defender compromete a função seguinte de recuperar a bola e como tal comprometerá a função de marcar golo (que certamente na cabeça do littbarski (e provavelmente na do José Mota) é "a função principal" para o Jackson).

Por este tipo de afirmações percebe-se bem porque é que o littbarski defende cegamente o Iturbe. Percebe o jogo da mesma forma do que ele, pensa que defender é secundário, pressionar é secundário e marcar golos é que é o principal. E os idiotas do Guardiola e do Del Bosque que retiraram o ponta-de-lança da táctica? Que dois idiotas, a retirar o homem com a função de marcar golos do campo. Nunca mais devem ter ganho nada!

"Também podia ter usado o do Bayern, que sabe integrar na equipa jogadores como Robben e Ribery, e que na época passada varreu tudo o que encontrou pelo caminho, inclusivamente o Barcelona, mas provelmente ia ser um exemplo desactualizado."

Podia sim senhor, e ainda bem que falou no Bayern. Porque foi a equipa mais solidária e voluntariosa no ano passado na Champions, onde TODOS sem excepção, defendiam, pressionavam, asfixiavam o adversário. Não havia "funções principais", havia uma equipa! Obrigado por sustentar os meus argumentos, não precisava.

O Anderson, o James, o Fernando, o Mangala, o Danilo, o Alex Sandro, o Atsu, o Bosingwa, o Meireles, o Carvalho, o Bruno Alves, o Pepe... Só jovens desperdiçados pelo Porto.
O Porto realmente é ridículo a potenciar jovens, todos estes exemplos de putos que chegaram com 19 ou 20 anos e são titulares ou saíram por dezenas de milhões de euros são puro acaso. Quem está certo é o Iturbe, tudo o resto é mato! Despeça-se toda a gente que fez com que o James saísse por 45M, esses biltres não conseguiram potenciar o Iturbe logo, são incompetente!

P.S. e potenciar jovens não tem nada a ver com a formação interna, não desvie a conversa para exemplos que lhe dão jeito, por favor. A aposta do Porto sempre foi em jovens estrangeiros, portanto é ridículo estar a falar da formação interna como exemplo de incompetência no desenvolvimento dos jovens jogadores do plantel.

DC disse...

Já agora, só queria referir que, pela lógica de "marcar golos no Hellas Verona é um feito do catano e quem marca golos nos empréstimos é porque não devia ter sido emprestado", os seguintes treinadores ou direcções são realmente incompetentes:

Chelsea+Mourinho - Lukaku marcou 4 golos no Everton
Benfica+JJ - Nélson Olivera marcou 4 golos no Rennes
Hertha - Lasogga marcou 4 golos pelo Hamburgo
Bayern+Guardiola - Perdersen marcou 3 golos pelo Werder Bremen
Milan+Allegri - Paloschi marcou 2 golos no Chievo
Inter+Mazzarri- Laxalt marcou 2 golos no Bolonha

É que nunca se viu nenhum clube a emprestar putos e os gajos a marcarem uns golitos no empréstimo!!!

Bibiano Baldé Cá Jr. disse...

O problema não está em emprestar aquilo de que não se precisa, está em emprestar quem faz muita falta.

Nenhum dos jogadores mencionados era sequer terceira opção nos respectivos clubes de origem tendo em conta a qualidade das primeiras opções. No fc Porto o Iturbe foi emprestado para ficarmos com Varela e Izmailov e Kelvin. O primeiro não faz uma boa exibição desde a vitória frente ao Nacional na época passada. O segundo está M.I.A. O terceiro antes de estar lesionado estava desterrado na B. E no entretanto anda o Iturbe a marcar golos de livre, a fazer assistência e nós a adaptar números 10 a extremos só porque sim.

Dê-se as voltas que se quiser a este assunto a SAD não à forma deste empréstimo fazer o mínimo sentido.

SDF disse...

Nao comparei o Adu ao Iturbe, não sabe ler aprenda ou tenha mais atenção quando lê! "Tenho dito"

DC disse...

Varela, Izmailov, Kelvin, Licá, Ricardo, Josué, Quintero e quem sabe Ghilas. Muita gente a poder jogar nas alas.

littbarski disse...

Eu disse, e mantenho, que a função principal do Jackson é marcar golos. Mas não disse que só o ponta-de-lança pode marcar golos. O Barcelona joga sem ponta-de-lança, mas tem um jogador que, não sendo ponta-de-lança, marca entre 50 e 70 golos por época. Dá um certo jeito...

Acho que não tenho de pedir desculpa por gostar de golos como este, em que o Messi se esqueceu de que o futebol é um jogo de equipa, de acções encadeadas, de que perder a bola compromete a acção seguinte e foi por ali fora até meter a redondinha na baliza adversária. O idiota! Olhe outro sem qualquer sentido colectivo e espírito solidário. Já viu o perigo que seria perder uma bola ali? As acções encadeadas que isso desencadearia? Cambada de idiotas!

Agora a sério. Gostei especialmente do seu exemplo de potenciação de jovens chamado Atsu. Acho que é um exemplo perfeito daquilo que é a sustentação dos seus argumentos.

Também fiquei a saber que potenciar jovens não tem nada que ver com a formação e que a aposta do Porto sempre foi em jovens estrangeiros (estou a citá-lo) como... o Bosingwa, o Meireles, o Carvalho e o Bruno Alves. Um encadeamento perfeito, portanto.

Para terminar, não precisa de voltar a chamar o José Mota para lhe dar razão. Eu faço-o, sem problemas. Fique com a razão toda e com mais um comentário que, inequivocamente, vai sustentar os seus argumentos.

meirelesportuense disse...

DC:
Quando digo pernetas digo-o no sentido que o seu futebol é inútil e infrutífero...Se Vion é mais lutador e menos técnico, Quiñoo é mais técnico e também mais falível mas ambos -os dois segundo Jesus- não rendem...Se acha que eles são craques ou sequer bons jogadores devo dizer que o seu grau de exigência anda muito por baixo...Então David Bruno ou Caballero....????

Anónimo disse...

Todos os anos, 2 ou 3 centenas de miudos, rumam às Escolinhas do FCP...têm 10 anos ou pouco mais ou menos, e aspiram chegar à 1ª equipe senior... Digam lá se estou enganado, mas destes miudos, o ultimo que chegou a verdadeiro titular foi o Jaime Magalhães..20 e tal anos vezes 250, temos um numero bonito... desde o Jaime, 5.000 miudos andaram por lá, para nada (quase)
Regra nº 1 - o FCP não tem jeito para potenciar miudos que nunca chegarão à 1ª equipe...

DC disse...

O littbarski está a tentar discutir ou a tentar fugir às questões?
Se sempre que eu apresentar um argumento você for buscar uma desculpa infantil fica difícil.

"Eu disse, e mantenho, que a função principal do Jackson é marcar golos."
E eu disse e mantenho que você está errado. E que qualquer treinador com mais de 2 neurónios (José Mota excluído, lá está) lhe diz exactamente o mesmo.

Vai buscar 1 golo em 300 golos do Messi para justificar o quê? tem alguma dúvida sobre se o Messi joga para a equipa ou para as fintas? Tem alguma dúvida que o Messi em 90% das suas decisões privilegia o colectivo? Se anda a dormir há 6 anos a culpa não é minha...
E quando o jogador que marca 70 golos por época não joga a filosofia do Barça altera-se? Ou, como se viu nos últimos 15, 20 jogos do campeonato que o Messi não pode jogar, continua a ganhar e golear? E tem lá ponta-de-lança? Você realmente tem enorme dificuldade em perceber o que é uma equipa!

E não, potenciar jovens não tem necessariamente a ver com a formação. Daí eu lhe ter dado uma lista de vários jovens, alguns da formação (e não, o Bosingwa e o Meireles não são da formação do Porto (também deve ter estado a dormir neste caso)) e outros que não da formação, justificando exactamente isso: que o Porto tem uma excelente capacidade para potenciar jovens, embora tenha camadas jovens medíocres.

Eu já percebi que o seu único cavalo de batalha é o Iturbe, já que só aparece por cá para dizer que o Iturbe é o maior e que devia jogar, agora, pelo menos esforce-se para defender o seu adorado com argumentos decentes.

E termino com 2 frases de Guardiola:
"Isto é o Barcelona, senhores, isto é o que se exige a quem aqui está e é isto que vos estou a pedir. Há que dar tudo. Um jogador, por si mesmo, não é nada, precisa sempre dos companheiros à sua volta."

" Quando tivermos a bola, não a podemos perder. Quando isso acontecer, há que correr e recuperá-la. E é tudo, basicamente."

Anónimo disse...

Esqueceste-te do Kardec que já marcou muitos mais.

luighi SDGaia disse...

Kadu G.R garcia D.D rafa D.esq Reyes D.C tomas podstwaski trinco\medio
toze 10 ivo extremo andre silvaP.L

Estes têm futuro pela certa seja como segundas ou primeiras opçoes do FCP.

Ainda falta ver jogar gonçalo paciencia e o ponta de lança Kayembe, assim como medio clever, os juniores graça e belinha(craques) o extremo ou 10 pavlovski(campeao europeu pela servia).

Kleber deveria ser vendido em definitivo, anda queimar lugar na equipa b a jogadores como gonçalo paciencia andre silva(ambos podem jogar extremo ou 2 avançado) kayembe.
Caballero é outro que deveria ser emprestado a uma equipa de 1 divisao.

Anónimo disse...

Leiam o que vem no yahoo, sobre os fundos no futebol e uma certa empresa chamada doyen...o porto nem trinta por cento tem do Iturbe. Nunca foi do porto.
os socios andam todos enganados....so temos os 100 por centos dos licas....