domingo, 6 de outubro de 2013

Órfãos de Moutinho

Há duas épocas atrás o FC Porto ficou sem Radamel Falcao, para muitos o melhor ponta-de-lança da atualidade.
Primeiro com Kleber, a seguir com Hulk adaptado na posição de avançado centro e depois com Janko, o FC Porto sobreviveu e foi campeão nacional.

A época passada já ia na 3ª jornada quando o FC Porto ficou sem Hulk, para muitos o maior desequilibrador que jogava no campeonato português.
James ocupou a posição que era de Hulk, a equipa passou a atacar de forma diferente, o FC Porto sobreviveu, chegou aos oitavos da Liga dos Campeões e foi campeão nacional.

Málaga x FC Porto (fonte: O JOGO, 14-03-2013)

Esta época o FC Porto ficou sem Moutinho e a equipa, quer a atacar, quer a defender, parece que ainda esta órfã daquele que em Alvalade já era um jogador a Porto e que em boa hora veio para o Dragão, acusado de ser uma maçã podre.

De facto, e apesar do extenso lote de médios que tem a sua disposição - Fernando, Defour, Herrera, Lucho, Carlos Eduardo, Josué -, Paulo Fonseca ainda não conseguiu formar um meio-campo onde, jogo após jogo, se deixe de notar tanto que falta João Moutinho...

Será que Moutinho é mais insubstituível do que Falcao ou Hulk?

29 comentários:

Joaquim da Fonte disse...

O fc Porto não está orfão somente do Moutinho, está orfão também de um grande treinador que saiba tirar partido da matéria prima que tem. Veja-se o que está a fazer Leonardo Jardim com um Sporting de tostões e tirem-se ilações.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Os médios centro são, habitualmente, os jogadores mais importantes das equipas. Sem eles os avançados, por muito bons que sejam, não recebem a bola em condições. Sofrem. Podem marcar em lances directos, graças ao seu talento inato, mas o grau de dificuldade é muito maior.

Veja-se o caso do Benzema.
Excelente avançado, em Madrid não tem quem o sirva. Não há jogo medular e o Real vive das "explosões" do Ronaldo, de lances de máxima sorte e de árbitros condescendentes. Em Barcelona, pelo contrário, até um jogador como o Alexis Sanchez, irregularissimo, marca com alguma facilidade quando atrás tem uma máquina chamada Xavi a dar-lhe jogo. E assim em todas as equipas da Europa.

Os avançados são os jogadores mais mediáticos e sem esse golo muitas vezes ficam jogos por ganhar. Mas se os médios não estão ao mesmo nível, a equipa fica partida, torna-se imprevisivel e, por consequência, a qualidade de jogo decai. O Benfica do JJ tem sido, desde o 1º ano, uma equipa sem criação no meio-campo e futebolisticamente nota-se. Por isso sofre tanto com equipas com um minimo de cultura táctica.

A saída do Moutinho equivale ao FCP o que será a saída de Xavi do Barcelona, o que foi a decadência da carreira do Scholes no Man Utd, a troca do Pirlo de Milão a Turim provocando uma mudança no ciclo de poder. É onde está a chave. Sem ele (e sem que Herrera seja lançado, sem que Defour tenha estaleca) não há só a falta de um pensador. Falta o jogador que pede a bola para pautar o ritmo. Para impor calma nos momentos nervosos. Para acelerar o jogo no momento certo. Para libertar os colegas da pressão. Para exercer a subida de linhas com critério. Neste momento no meio-campo do FCP há um "elo perdido" que impede a conexão ideal entre a linha Lucho-Jackson e Fernando e a defesa. É mais do que evidente e estava perfeitamente previsto desde que chegou AVB e colocou em Moutinho a batuta da equipa. Quando saísse ia-se notar mais do que os golos de Falcão e as explosões de Hulk!

Bluesky disse...

É lógico que o "coração" de uma equipa seja o meio-campo, e perto desse coração, haja "cérebro" para pautar o jogo...
Mas isso não significa que estejamos orfãos de Moutinho. Se calhar estamos é orfãos de... treinador.

Pedro Albuquerque disse...

Melhor jogador que passou pelo FC Porto desde os tempos de Deco, na minha opinião.
Nunca o vi a jogar mal, mesmo quando vestia de verde e branco.

SDF disse...

Sr Jose Correia, o Futebol Clube do Porto já tem substituto para Moutinho, um jogador que custou 8 milhões e cujo passe na sua totalidade chega a ser tanto quanto a transferência de Moutinho aquando da transferência do Sporting!

Ha um erro muito fácil de se cometer quando se pensa que Herrera não joga no plantel principal porque ainda não esta adaptado ao futebol europeu, visto que se fosse esse o caso ia alinhando nos jogos da equipa principal e não na B, tal como Quintero que veio do pescara com "lacunas" tácticas e ritmo diferente de jogo o Herrera também terá lacunas mas não creio que será na equipa B que poderá evoluir com o baixo nível competitivo em que se jogam aqueles jogos!
Não quero com isto tudo dizer que o Herrera é tao bom como Moutinho, mas que há aqui um ostracismo do Paulo Fonseca é inegável e é fácil de entender pela forma de jogar e a disposição táctica da equipa!
Paulo Fonseca mostra claramente que preparou o plantel e a táctica para não precisar de "Moutinhos" ou de um jogador naquela posição e que possa fazer o papel tao bem como ele!
Por isto mesmo digo lhe em resposta a sua pergunta que Moutinho não é mais nem menos insubstituível porque o treinador fez desaparecer aquela
posição táctica!
O prejuízo desta mudança táctica nota se com a tal confusão e desorientação
e baixa de ritmo da equipa que tantas vezes se tem notado e com a não aposta num jogador que tanto dinheiro custou aos cofres do clube!
Se o treinador tem razão em fazer o que fez, o tempo o dirá!
Saudaçoes

Anónimo disse...

So portistas "iluminados" como o MST nao viam e nao percebiam a importancia de Moutinho.

Claro que Moutinho faz falta, como fez falta a epoca passada em Alvalade e em Malaga (onde jogou fisicamente limitado e so aguentou 30 minutos).

Anónimo disse...

Moutinho foi um jogador fundamental nas ultimas 3 epocas, quer com AVB, quer com VP.

Com Moutinho em pleno e o FCP a jogar com 11 jogadores durante os 90 minutos, estou convencido que nao teriamos perdido em Malaga.

DC disse...

Falta alguém que saiba treinar a equipa para a ausência de Moutinho, isso falta.
Agora mais falta do que o Falcao ou o Hulk? Não, não faz de certeza absoluta.

José Correia disse...

Penso que é demasiado cedo para fazermos um julgamento definitivo da capacidade de Paulo Fonseca em tirar partido da matéria prima (jogadores) que tem a sua disposição.

Miguel Lourenço Pereira disse...

O Moutinho é um jogador menos espectacular, menos vistoso e menos decisivo na decisão dos jogos do que foram o Falcao e o Hulk, sem dúvida. Mas a sua posição é a mais importante em todo o esquema da equipa. E na posição de avançado/extremo finalizador há uma panóplia de jogadores de alto nível que podem acabar por preencher esse vazio que os Hulks e Falcaos deixam com o passar dos anos. Na posição de Moutinho há muito menos jogadores com o know-how necessário para a desempenhar. Não é por acaso que desde que o Deco saiu o FCP nunca mais teve um jogador tão importante no ritmo de jogo e no controlo das situações - tanto defensivas como ofensivas - até chegar o Moutinho. Com a vantagem que veio já numa fase de extrema maturidade e não precisou de adaptações!

José Correia disse...

Miguel, não havendo no plantel um "Moutinho 2", a alternativa talvez devesse passar por um meio-campo estruturado de forma diferente da dos últimos três anos, tirando partido das características dos médios existentes no plantel.

José Correia disse...

"Com Moutinho em pleno e o FCP a jogar com 11 jogadores durante os 90 minutos, estou convencido que nao teriamos perdido em Malaga"

Nunca saberemos, mas estou de acordo que a inferioridade física de Moutinho e a "auto expulsão" de Defour nos primeiros minutos da 2ª parte, foram aspectos decisivos para a derrota do FC Porto em Málaga.
Mas, claro, isto é uma opinião suspeita, porque ao defender esta tese não crucifico o Vítor Pereira como o único responsável pela eliminação em Málaga.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Logicamente, uma ideia que passa muito mais depressa por um reforço do meio-campo (4-4-2 losango) do que pelo 4-2-3-1 que deixa ainda mais evidente a falta que faz o Moutinho!

José Correia disse...

Miguel, num cenário de um meio-campo em losango, que jogadores escolherias para cada um dos 4 vértices?

José Correia disse...

O Moutinho é daqueles jogadores que, numa escala de 1 a 10, raramente tem um desempenho abaixo de 6.

João disse...

Moutinho para mim é o melhor e mais infuente jogador que passou por cá desde o Deco, portanto e já o digo desde 2011, dos "insubstituíveis", Moutinho era o mais insubstituível.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Com o plantel disponível o mais lógico é que um dos vertices seja para um jogador capaz de bascular horizontalmente para garantir um equilibrio defensivo e o segundo vertice para um jogador mais criativo, num modelo box-to-box, capaz de aproximar-se dos três jogadores da frente com apoio lateral.

Olhando para o plantel, com as opções actuais, a dupla mais lógica seria a de Herrera no primeiro posto e Defour no segundo, com Lucho mais adiantado (já não tem capacidade de correr tanto como lhe iria exigir jogar num vertice) mas não considero o belga capaz de cumprir com essa missão "moutinhiana" ao nível que se lhe exige. Daria minutos ao Carlos Eduardo, que está a demonstrar merecer algumas oportunidades!

Pedro Albuquerque disse...

Jogador que faz falta e ainda é nosso é o Iturbe. 3 jogos, 2 golos em 180 minutos em campo.

Artur Matias disse...

O Jardim era uma cobiça antiga de Pinto da Costa. Infelizmente o Sporting antecipou-se neste verão. Mas alguém deveria ter dito ao Jardim para esperar mais um pouco, tal como aconteceu com AVB.

José Correia disse...

Miguel, não sei se percebi bem como seria o teu losango.

O meu losango seria composto pelos seguintes jogadores:

- Vértice mais recuado
1ª opção: Fernando
Alternativas: Defour ou Herrera

- Vértice direito
1ª opção: Lucho
Alternativas: Izmaylov ou Defour

- Vértice esquerdo
1ª opção: Josué
Alternativas: Herrera ou Defour

- Vértice mais adiantado
1ª opção: Quintero
Alternativas: Lucho ou Josué

José Correia disse...

Eu sempre fui grande admirador do Moutinho, cuja influencia no bom desempenho do FC Porto nas ultimas três épocas considero indiscutível.
Contudo, acho bem mais difícil substituir um ponta-de-lança como o Radamel Falcao, tendo como alternativas Kleber, Walter ou Janko, do que colmatar a saída do Moutinho, tendo disponíveis um lote de médios como Fernando, Defour, Herrera, Lucho, Carlos Eduardo e Josué.

Bibiano Baldé disse...

Diz isso ao Antero...

Pedro Albuquerque disse...

Conseguimos substituir bem o Falcão contratando o Jackson, se bem que com um ano de diferença. Mas não vejo ninguém no plantel actual um médio com as características como tem o Moutinho.

Pedro Albuquerque disse...

Se pudesse dizia...ver o que faz o Varela num campeonato português e o que tá a fazer o Iturbe num campeonato italiano é confrangedor!

João disse...

José é completamente diferente perder um avançado, por muito bom que ele seja (e para mim Moutinho é dos melhores médios do planeta sob qualquer óptica) e perder o esteio do meio campo. O próprio Hulk terá sido uma perda mais significativa que o Falcao porque são jogadores que estão directamente envolvidos, e de forma muito relevante, na condução da bola. Golos qualquer um pode marcar, por muito que um óptimo ponta de lança o faça com maior proficiência, pode fazê-lo desde um avançado menos proficiente ao central que sobe num canto. Levar a bola a esse ponta de lança é muito mais complexo. O Moutinho era um jogador capaz de recuperar a bola na nossa área e aparecer 10 segundos depois em zona de finalização ou último passe, o Defour/Fernando nem sequer da nossa área conseguem sair com a bola. O Kléber pelo menos lá foi marcando, fê-lo umas 9x nessa época, sendo que passou metade do ano encostado.

DC disse...

Se o problema fosse a falta de golos estavamos a dizer que o Falcao é que fazia falta. Se fosse a falta de jogadas ofensivas era o Hulk.
Como é um meio-campo ridículo diz-se que é o Moutinho. Agora a única culpa desse meio-campo ridículo é da táctica.

O único dos 3 que é um fenómeno é o Falcao. Hulk e Moutinho são muito bons mas não são do nível do Falcao. E do Falcao, porque agora temos Jackson, já ninguém fala.
Agora experimentem pôr um treinador no banco, um meio-campo de 3 ou 4 como no ano passado, com apoios, com sectores juntos e vejam que falta faz o Moutinho.

Já agora, adoro Moutinho mas nem sequer pode estar na mesma frase do Deco.
Moutinho está no nível de Maniche e Lucho. Deco é de outro campeonato.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Esquematicamente.

Vértice recuado: Fernando (alternativa Defour, com melhor sentido posicional que Herrera)

- Vértice direito: Herrera (alternativa Defour)

- Vértice esquerdo: Defour (alternativa Josué)

- Vértice adiantado: Lucho (alternativa Quintero).

Não creio que o Lucho tenha corpo para desempenhar o papel de vértice lateral.

Miguel Lourenço Pereira disse...

DC,

Naturalmente que Deco está muitos furos acima de Moutinho. Muitos.
Mas entre o Maniche, o Lucho (na sua melhor fase) e o Moutinho, acho que o Moutinho foi mais preponderante, mais decisivo e faz claramente mais falta ao jogo colectivo.

José Correia disse...

O Kléber pelo menos lá foi marcando, fê-lo umas 9x nessa época...

Se bem me lembro, 3 ou 4 desses golos foram no último jogo do campeonato, em Vila do Conde, num desafio que já não contava para nada (nem para o FC Porto, nem para o Rio Ave).

Mas o João acha que o Kléber é um ponta-de-lança com um nível minimamente aceitável para poder ser substituto do Falcao?