domingo, 3 de agosto de 2014

FC Porto em Goodison Park


«O Everton é um dos mais históricos nomes do futebol inglês – e, por consequência, do futebol mundial. Foi fundado em 1878 com o nome de St. Domingo, para permitir aos frequentadores da Igreja Metodista da paróquia de St. Domingo, em Liverpool, a prática de um desporto fora dos meses de Verão, nos quais se jogava cricket. No ano seguinte adoptou o nome da área envolvente, Everton, devido ao desejo de participação de pessoas de fora da paróquia.

Em 1888 o Everton foi um dos doze fundadores da Liga Inglesa (“os doze apóstolos”) e é o clube com mais presenças (107) no principal escalão do futebol inglês, sendo o único que já completou 100 presenças (o Aston Villa fá-lo-á brevemente).

O Everton é o quarto clube com mais títulos de campeão inglês (mais de vinte clubes já foram campeões de Inglaterra, note-se), nove no total, o último dos quais na época de 1986/87. Venceu ainda por cinco vezes a Taça de Inglaterra (F.A. Cup) e em 1984/85 venceu a Taça das Taças, batendo na Final, em Roterdão, o Rapid Viena. O Everton fora campeão nessa época (e perderia a Final da Taça de Inglaterra três dias depois da Final de Roterdão) e sê-lo-ia de novo dois anos depois. Eram tempos de grande domínio inglês nas provas europeias, particularmente na Taça dos Campeões Europeus, mas a suspensão dos clubes ingleses após os trágicos acontecimentos do Heysel (quinze dias depois da Final de Roterdão) impediu os Toffees (uma das alcunhas do clube) de tentarem a sua sorte na maior competição da UEFA. Ironia das ironias, foi devido ao comportamento selvático dos adeptos do seu vizinho e grande rival Liverpool que o Everton se viu nessa situação.

Por falar em Liverpool, este clube foi fundado após uma cisão no Everton em 1892. Os Toffees jogavam em Anfield (onde festejaram o seu primeiro título inglês, precisamente em 1892), mas o campo era arrendado e o senhorio, John Houlding (que até era conhecido por “Mr. Everton”), pretendeu aumentar a renda. O Everton recusou e abandonou Anfield, tendo o senhorio, juntamente com alguns evertonianos renegados, fundado o Liverpool.

Praticamente desde então o Everton joga em Goodison Park, construído pouco depois do abandono de Anfield. Este estádio chegou a ser o melhor estádio inglês de clube, nele se tendo disputado uma das meias-finais do Campeonato do Mundo de 1966, entre a Alemanha Ocidental e a União Soviética. Foi também em Goodison Park, e na mesma competição, que teve lugar o único jogo oficial até hoje disputado entre Portugal e o Brasil, com vitória portuguesa por 3-1. Também aí se disputou o célebre Portugal-Coreia do Norte, dos quartos-de-final da prova, em que Portugal venceu por 5-3 depois de ter estado a perder por 3-0.»
Alexandre Burmester, 29-08-2009, em ‘Um Irracional Pavor do Bate Borisov


Conforme o Alexandre Burmester referiu neste artigo (de que eu retirei este extracto), publicado há cinco anos atrás, a última vez que o Everton FC se sagrou campeão inglês foi em 1986/87 (época que também foi de excelentes memórias para os portistas).

Apesar deste hiato prolongado na conquista de títulos, o Everton FC nunca deixou de ser um dos grandes clubes ingleses, não só devido ao seu historial (nos últimos 60 anos, só o Everton Football Club e o Arsenal Football Club estiveram sempre na divisão principal – o Arsenal está desde 1919!), mas também pelo número de adeptos dos Toffees.

Contudo, se em número de adeptos Everton FC e FC Porto deverão equivaler-se, em termos do poderio financeiro os azuis de Liverpool superam, claramente, os azuis-e-brancos do Porto.

Só para se ter uma ideia, veja-se o valor (aproximado) de algumas das principais receitas fixas do Everton FC na época 2013/2014:
- Direitos televisivos: £ 80 M;
- Patrocínio das camisolas: £ 4 M (o contrato com a cerveja tailandesa Chang irá terminar esta época, o que permitirá ao Everton negociar um novo contrato em alta);
- Patrocínio dos equipamentos: £ 3 M (o Everton negociou, por um valor recorde (não divulgado), um novo contrato com a Umbro, a partir da época 2014/2015);
- Lugares anuais: £ 15,2 M (valor estimado por baixo, fazendo contas com base no lugar mais barato – £ 544 – a multiplicar pelos 28.000 lugares vendidos).

Preço dos bilhetes na Premier League ( fonte: www.sportingintelligence.com )

Se a estas receitas juntarmos a receita de bilheteira (sobram 12 mil lugares em Goodison Park, quase sempre cheio, para venda jogo-a-jogo) e o merchandising (normalmente elevado nos clubes ingleses), facilmente chegaremos a um valor de £ 120 M a £ 130 M de receitas fixas anuais.

É por ter este tipo de poderio financeiro, que o Everton FC pode contratar um jogador dispensado pelo Chelsea – Romelu Lukaku – por £28 milhões (cerca de 35 milhões de euros), sem ter de recorrer a Fundos ou a partilhas de passes (algo que é proibido em Inglaterra) e sem que isso desequilibre as contas.
Ou seja, em apenas um jogador, o Everton FC gastou/investiu mais do que o FC Porto nas 12 contratações já efetuadas para a época 2014/2015. Significativo...

É este o adversário de hoje. O jogo é em Goodison Park.


P.S. FC Porto e SLB estão em Inglaterra. Ontem, os encarnados, com Artur, Maxi Pereira, Ruben Amorim, Gaitán, Lima, Salvio, André Almeida e os reforços (?) Eliseu, Talisca, Bebé, entre outros jogadores utilizados pelo "mestre da táctica", foi copiosamente derrotado (5-1) em Londres pelos Gunners. Veremos o que irá fazer hoje à tarde, em Liverpool, um FC Porto na máxima força, sob o comando de Lopetegui.


Nota: Grande parte do texto deste artigo, bem como, os valores apresentados das receitas do Everton FC, são baseados em textos e/ou informações fornecidas pelo Alexandre Burmester.

Sem comentários: