domingo, 10 de agosto de 2014

O parceiro financeiro faliu

«(...) na Luz dinheiro parece não ser problema. Não porque o tenham a rodos, mas porque o mesmo banco que aperta o Sporting dá largas ao Benfica: o Banco Espírito Santo.
Esta semana, o BCP confirmou oficialmente uma notícia do “Jornal de Negócios” de há uns meses, de que vai deixar de financiar o futebol, depois das perdas acumuladas em vários clubes. Um deles foi o Sporting, onde BCP e BES foram sucessivamente forçados a reestruturar a dívida, perdendo dinheiro.
Mas o BES é gato que não se escalda. E estará a amparar tanto Luís Filipe Vieira que este afirmou, sem medo, na entrevista de há duas semanas à Benfica TV que, se fosse preciso, aumentaria a sua dívida. Foi preciso. Este ano o Benfica comprou mais do que vendeu
Pedro Santos Guerreiro
in Record, 05-09-2013


Em 8 de Setembro de 2013, publiquei neste blogue o artigo 'O capital dos Bancos e os clubes da Capital'.

Em 24 de Setembro de 2013, numa entrevista à CM TV, Luís Filipe Vieira afirmou: "Temos o melhor plantel dos últimos 30 anos e Rui Costa concorda comigo".

Menos de 11 meses depois...


«O NOVO BANCO – instituição bancária criada a partir dos ativos não-tóxicos do BES – decidiu cortar o crédito ao Benfica, seguindo ordens do Banco de Portugal, de acordo com o semanário EXPRESSO.
O BES era o parceiro financeiro preferencial do Benfica, que beneficiava de uma conta caucionada de 85 milhões de euros, ou seja, da autorização para descoberto nesse valor, que era gerido de acordo com as necessidades do clube.»
in Jornal de Notícias, 10-08-2014

Nota: Os destaques no texto a negrito são da minha responsabilidade.

9 comentários:

Azul ao Sul disse...

Estranho é que perante tamanha dívida, a instituição gestora do Star Fund, e detentora de parte do mesmo, alinhe em negócios a preço de saldo, como os do Garay e do Cardozo. Um perdão encapotado?

Filipe Sousa disse...

O Vítor Bento certamente nao deixará cair a Instituicao.

.:GM:. disse...

Garay tudo bem, mas Cardozo a preço de saldo? Já tiveram sorte terem dado o que deram por um jogador na curva descendente da carreira, com 31 anos e pouco tendo jogado na última época.

Anónimo disse...

Vamos aguardar. Mas cheira-me que vão ser concedidos novos créditos ao Benfica e depois paga Zé Povinho. Este procedimento é o normal da Máfia.

Joao Goncalves disse...

O Vítor Bento não manda em nada quando o lhe dão um empréstimo de 5 mim M€ para não fechar as portas e prazo máximo de 2 anos para o devolver.

Joao Goncalves disse...

A Instituição benfica Star Funds é para fechar até ao final de Setembro e o clube responsável, tem de proceder à compra das % dos passes nela colocados.

rbn disse...

A matematica dos boifiquenses ( imprensa amiga incluída ) é no mínimo fascinante...

Com a conquista da supertaça 2013/2014, o FCP obteve o 74º título contra 69 dos boificas, mas o rascord manhoso diz que "galinhas igualam nº de troféus do FCP"...

De lá pra cá ELES GANHARAM 5 TROFÉUS(!!!) E NÓS NEM PERCEBEMOS:-)

Outra coisa:numa edição especial do rascord de 1994, está escrito em letras garrafais 27º título lampião como mostra a foto abaixo

http://3.bp.blogspot.com/-KrXGf9FpOcM/U4O9JWeEQsI/AAAAAAAABj4/G6HsrCG_PcM/s1600/27+titulo+b.jpg

A matematica boifiquense salvava Portugal da crise:-)

De resto, o plantel do FCP está quase completo, com 2 jogadores para cada posição...falta o Clasie e um suplente para Jackson, que poderia ser Gonçalo Paciencia:-)

Filipe Sousa disse...

Quem diz? A Lei? E a Lei é igual para todos? Não estamos a falar de uma empresa qualquer - é A Instituição! Mais depressa vai o Estado à falência.

Joao Goncalves disse...

Quem diz é o Banco de Portugal... se não fosse pelo banco não tinha fechado a Conta Caucinada na ordem de 70M€ e o benfica stars funds não tinha que fechar em Setembro.

Quando existe riqueza é dinheiro a rios, quando o dinheiro falta, é perdoado.

É claro que depois fazem uma Operação Fígado ou Estômago e lá vão os cordeirinhos dos adeptos enfiar dinheiro no clube.