sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Lille na rota dos milhões

Os possíveis adversários do FC Porto no play-off da Liga dos Campeões 2014/2015 eram estes...

Possíveis adversários do FC Porto no play-off (fonte: O JOGO, 07-08-2014)

... mas não se pode dizer que o sorteio tenha sido favorável (penso que as preferências da esmagadora maioria dos portistas iam para o Standard Liège ou FC Copenhaga).


A rota dos milhões vai passar por Lille (a 20 de Agosto)...


... mas não será fácil e, tudo indica, que teremos uma eliminatória equilibrada entre o 3º classificado do campeonato português e o 3º classificado do campeonato francês (atrás dos "inalcançáveis" PSG e AS Monaco) da época 2013/2014.

Escusado será dizer o quão é importante, para este "novo FC Porto", chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões 2014/2015.

«Na última temporada, a participação [do FC Porto] nas competições europeias valeu 15,5 milhões de euros (já com o market pool incluído), mesmo com a eliminação precoce na fase de grupos da Champions – a Liga Europa pouco contribuiu para o bolo final. Esta época, o FC Porto receberá 2,1 milhões de euros só pela participação neste play-off, verba à qual acrescerá, na eventualidade de apuramento, a de 8,6 milhões pela presença na fase de grupos. Ou seja, em jogo nesta eliminatória estão, no mínimo, 10,7 milhões de euros de receitas diretas, que crescerão com os pontos acumulados nos seis primeiros jogos da prova.»:
in O JOGO, 07-08-2014

5 comentários:

Mário Faria disse...

Ontem, a TVI Informação dedicou o programa desportivo exclusivamente ao SLB. Hoje, um tal Curado no Público, dedicou a crónica do play-off da CL ao Lille. As referências ao FCP, às suas forças e fragilidades, foram referenciadas na base do que os próximos adversários consideram. Tentam ignorar-nos. Diga-se que, ontem, o Porto Canal não seguiu o sorteio, de perto. Incompreensível.
Este é um país virado a sul e que uma boa parte do bom povo do norte acompanha, desportivamente. Valha-nos a bluegosfera que serve para informar e ser o porta-voz do amor e do louvor ao nosso clube, bem como da crítica que temos a capacidade de produzir.
Nada a opor que o futebol não encha a agenda da Comunicação social como vem fazendo. Aceito: a dosagem deve ser temperada. A começar no tratamento noticioso relativamente ao SLB que é escandaloso. Mas, acontece exactamente ao contrário: reduz o caudal sem mexer no tempo de antena do SLB. A RTP, que os contribuintes pagam, tem cor: é vermelha e pisca o olho ao verde. Afinal, para que serve a Benfica TV? Não há propaganda melhor da que é dimanada de um canal tido como independente. Na actividade publicitária, como perseguíamos o favorzinho do press release que muito raramente era realizado. O SLB é destinatário de todos os favores. Um escândalo. Uns deveriam ter vergonha porque são públicos, outros por uma questão ética-profissional. Para fechar, diga-se que foi SIC Informação que fez a melhor cobertura do sorteio da CL.
Quanto ao jogo: prognósticos só no fim. Não é nada positivo se formos eliminados. Mas, havemos de sobreviver, como já aconteceu no passado. Temos gente para uma boa campanha na Liga Europa. Não é a mesma coisa, mas não é o fim do caminho.

José Correia disse...

"Tentam ignorar-nos. Diga-se que, ontem, o Porto Canal não seguiu o sorteio, de perto. Incompreensível."

O Porto Canal precisa de ser repensado.

Parece-me que as boas ideias iniciais estão a "perder gás".

José Correia disse...

"A RTP, que os contribuintes pagam, tem cor: é vermelha e pisca o olho ao verde. Afinal, para que serve a Benfica TV? Não há propaganda melhor da que é dimanada de um canal tido como independente."

A RTP, que este governo anunciou ir privatizar (era uma promessa da campanha eleitoral!), foi "reestruturada".

Fecharam-se delegações em vários pontos do país, reduziu-se na RTP Porto (com passagem de programas do Monte da Virgem para Lisboa) e acentuou-se o centralismo, incluindo na linha editorial.

Enfim, tudo está bem quando acaba bem...

PortoMaravilha disse...

Viva!

Aqui, quer a imprensa nacional quer a imprensa regional, sobretudo pelo dia'rio de referência de Lille e arredores - "La Voix du Nord" - deram destaque à informação, apresentando o Porto como um "grande da Europa". Se o Porto é dado como favorito, a imprensa regional não deixa de evidenciar os trunfos de Lille: um grupo jovem e coeso com automatismos (ja' jogam juntos ha' um ano) contra uma equipa em formação e em construção como se sabe.
O Porto podera' contar com o apoio dos so'cios e adeptos do Lens RC, eternos rivais do Lille. Mas penso que não sera' fa'cil apesar de todo o capital presti'gio e simpatia que o Porto tem no Norte da França.
O treinador e jogadores de Lille dão sobretudo protagonismo ao Porto, o que não é forçosamente bom sinal...

E Viva o Porto


Unknown disse...

Boa noite sr. José Correia .
Relativamente ao Porto Canal, não o considero um canal do meu clube, realmente transmite muitas notícias do FCPORTO mas nunca foi até ver um canal nosso, aliás basta ver quem o dirige e quem já convidou para lá estar em certos programas. Não tenho nada contra o Júlio Magalhães é um grande portista mas gosta muito mais de ser jornalista e de ser conhecido, dessa forma convida sempre algumas personalidades que já falaram mal do FCPORTO mas que são importantes no círculo mediático do nosso pobre país. Dessa fforma é indiferente se o porto canal dá os sorteios, se dá coisas de outros clubes. Pouco vejo o canal, só quando dá algum jogo. Penso que o FCPORTO deveria de ter um canal do genero dos clubes ingleses/espanhóis, mas as finanças podem não permitir pára já.
Quanto ao sorteio independentemente de quem saísse seríamos sempre favoritos, mal corre se tínhamos já medo, agora é óbvio que podemos ficar fora. O lille é uma Boa equipa, organizada, um onze consistente, tem um ano a jogar junto com mais entrosamento, mas nós temos de assumir que somos melhores e realmente o somos. Lembro me de uma eliminatória co o Anderlecht em que fomos afastados quando ninguém imaginava isso. Temos de assumir as nossas responsabilidades e passar.
Bruno Miguel Guedes 28061.
P.s. Os bilhetes para o FCPORTO x Marítimo não estão um pouco caros, ou eu é que sou unhas de fome? Sou sócio não tenho lugar anual nas 22 Euros para a bancada num jogo deste calibre acho muito.