quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Breves notas da AG do Clube

Ontem à noite realizou-se uma Assembleia Geral Ordinária do Futebol Clube do Porto.

Como seria de esperar e (infelizmente) se tornou habitual, esteve presente um número reduzido de Associados. E fiquei com a ideia, de que uma parte significativa dos (poucos) Associados que estiveram presentes estão, de algum modo, ligados à estrutura ou órgãos sociais do Clube (Conselho Superior, empresas do Grupo, Apoio/Secretariado, etc.).

Eu fui um pouco mais cedo, para poder dar uma vista de olhos aos Relatórios e Contas Individual e Consolidadas, mas o tempo disponível foi insuficiente para poder fazer uma análise com o rigor desejável.

Capa do Relatório e Contas 2013/2014

E isto leva-me a uma questão: Por que razão o Relatório e Contas do Clube não é disponibilizado (em formato PDF) no website oficial, uns dias antes da Assembleia Geral?

É algo que não tem custos, seria simples de fazer, permitiria aos Associados (que tivessem interesse) estarem melhor informados e, aqueles que se deslocassem à AG, poderiam (se assim o entendessem) interpelar a Direção do Clube de uma forma mais fundamentada.

Rendimentos Operacionais do Exercício (fonte: Relatório e Contas 2013/2014)

Gastos Operacionais do Exercício (fonte: Relatório e Contas 2013/2014)

Nota final: Gostaria de destacar e elogiar a forma aberta como o Dr. Miguel Bismarck conduziu a Assembleia Geral, permitindo a intervenção de todos os Associados que manifestaram interesse para tal, incluindo intervenções algo deslocadas do contexto, visto ser uma AG do Clube e não da SAD.



3 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde Sr. José Correia.
Subscrevo por completo a sua anâise.
Relativamente ao número de associados presente, pensei que seriam menos. Sei de pessoas que normalmente estão presentes em AGerais, que desconheciam a realização desta AG.
O clube cumpre com as regras, mas penso que deveria, colocar ao menos no Site, com uma semana de antecedência. Assim não existia desculpa para a presença de um número tão pequeno de associados.
Eu por exemplo soube por si na terça feira. Por acaso pude estar presente mas nem toda a gente pode ter facilidade para isso.
Bruno Miguel Guedes - 28061

Rogério Gonçalves disse...

Obrigado pelo trabalho, José.

meirelesportuense disse...

José Correia:
Correu tudo bem? Espero que sim. Há mesma hora estava eu um pouco mais distante numa consulta muito importante para mim. Estive bem perto pelas 22 horas. Mas tem toda a razão tudo isto deveria ser divulgado com mais antecedência e saliência. Eu ignorava completamente a realização da AGeral.