segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Os penalties de Pedro Henriques

No tristemente célebre Vitória Guimarães x FC Porto (por ter sido um jogo recheado de casos), a opinião de Pedro Henriques (ex-árbitro da AF Lisboa), acerca do penalty assinalado contra o FC Porto, foi a seguinte:

«Grande penalidade bem assinalada. Jackson aborda o lance de forma negligente e, com o pé direito, toca e derruba André André.»


Ora, o mesmo Pedro Henriques, a propósito do lance entre Alex Sandro e Rúben Micael no jogo de ontem (FC Porto x SC Braga), diz o seguinte:

«Alex Sandro não é rasteirado, ele força a entrada e manda-se para o chão antes de qualquer contacto, simulando uma grande penalidade e sendo corretamente advertido.»

Tribunal de O JOGO, FC Porto x SC Braga

Deixa cá ver se eu percebi.
No penalty que foi assinalado contra o FC Porto em Guimarães, “Jackson abordou o lance de forma negligente” e, como tocou no adversário (ao de leve, mas tocou), zás, toma lá um penalty que assim para a próxima tens mais cuidado.
Ontem, num lance em que é notório a forma ostensiva como o bracarense Rúben Micael mete a perna e toca em Alex Sandro, para o “especialista” Pedro Henriques, já não houve negligência, mas sim uma simulação do jogador portista…

Possível penalty (não assinalado) no FC Porto x SC Braga

Isto é que é ser coerente…

Aliás, a “coerência” (ia dizer enviesamento) com que o lisboeta Pedro Henriques analisa os lances polémicos dos jogos do FC Porto, é algo que já na semana passada tinha ficado claro, a propósito de um outro possível penalty (não assinalado), por mão de Maurício, ao minuto 89 do Sporting x FC Porto.

Possível penalty (não assinalado) no Sporting x FC Porto

Tribunal de O JOGO, Sporting x FC Porto

Mas eu percebo. Quem já colaborou com o Sporting e, atualmente, trabalha para a TVI, tem de manter este tipo de “coerência”…

22 comentários:

Tiago stuve disse...

Caro José Correia,

Se tiver oportunidade, volte a ver o jogo do Porto ontem, principalmente aos 40m05s, e diga me qual é a sua opinião.

Saudações Portistas

Tiago stuve disse...

https://www.youtube.com/watch?v=chebtJLYBvM

1h28m até aos 1h30m.

Gostava de ter lido o que estes ex arbitros disseram sobre os dois lances que ocorreram neste jogo durante estes dois minutos.

Mancini disse...

Tiago Stuve Figueiredo, 40m05s clara mãozinha que passa em claro. os tipos que comentam na tv não falam em nada, é como se não tivessem visto. branqueam-se estas situações, e claro está, na capa do jogo o que aparece é o lance do braga no final do jogo....isto está bonito está....

Unknown disse...

Que lance é esse?

JFernandes disse...

https://www.facebook.com/blogsuperporto/photos/a.384060822620.169437.205905072620/10152465963702621/?type=1

DC disse...

Por acaso nem gosto muito de me meter a falar de arbitragem mas aquilo do Indi ontem é penalty? Mas fora da área o pessoal não faz isto 500 vezes e não se marca nada? Ele caía se fosse fora da área? Não me lixem, aquilo não é penalty em lado nenhum.

José Lopes disse...

Essa tambem eu vi e sobretudo na repeticao com a camara atras da baliza da bem para perceber que o toque nao e' com a cabeca... E sim, a do Alex Sandro e' tao penalty como a do Jackson em Guimaraes.

vitordiogo disse...

Gostei de ver foi a analise hoje do jornal Record ao jogo do Benfica de ontem.
Dizia na pagina anterior que foi uma arbitragem que não teve influencia no jogo, com pequenos erros e na pagina aseguir diz:
Penalty por assinalar, por falta de maxi pereira (estava 0-0), e ainda um amarelo por mostrar ao Samaris, e ainda levou outro amarelo, o que seria o segundo.
Se isso não tem influência no resultado, não sei o que terá.

Tiago stuve disse...

Caro José Lopes,

Bom bom era arranjar-se essas imagens da camara atrás da baliza... mas nao me acredito que apareçam

Paulo Marques disse...

Estavam os dois a agarrar-se mutuamente, lá por um cair passa a ser penalty? Só contra o FCP.

Costa disse...

Eh pá não me venham para cá falar de amarelos que ficaram por mostrar ontem ao grego...

Não vi o jogo mas os gajos na Radio Renascença (se calhar são portistas...), não dizem que seja um, mas sim dois... E não eram amarelos, eram VERMELHOS diretos !

Luís Vieira disse...

Sem filtro: o Pedro Henriques é uma abécula fluorescente.

José Correia disse...

Eu até sou capaz de admitir que o lance entre o Rúben Micael e o Alex Sandro é discutível (principalmente antes de ver na televisão).

Agora, o que me custa a aceitar é ver pessoas que dizem que o lance entre o Jackson e o André André (no Vitória Guimarães x FC Porto) é penalty indiscutível e que o lance entre o Rúben Micael e o Alex Sandro é simulação.

Aliás, no lance entre o Jackson e o André André o toque é tão ligeiro, que eu, só à 3ª repetição é que eu vi que havia toque.

meirelesportuense disse...

Esse lance do Indi em que os dois jogadores se tocam com as mãos e o jogador bracarense cai, é penaltie?...Ok, se é penaltie, então o lance do Alex com o Micael, é penaltie duplo!...Logo, mesmo se fosse penaltie, o tal lance do Indi, o Porto seria sempre prejudicado.

rbn disse...

Realmente o Aguiar é um BANANA...Diogo Feio ou Pedro Marques Lopes são quem deviam estar naquela cadeira...o BANANA nem sequer se referiu ao penalty assinalado contra o FCP em Guimarães, que foi exatamente igual ao lance sobre Alex Sandro, para comparar os "critérios" da arbitragem...

Outra coisa, o nosso presidente (ainda) não respondeu aos insultos do burro do car(v)alho (e espero que assim continue até ver até que ponto de baixaria o lagarto lambão vai chegar)...mas nós torcedores não esquecemos jamais, principalmente os Super que tem memória de elefante...e devem estar preparando alguma recepção ao mealheiro-porquinho verde...

O burro do car(v)alho já vem incendiando há muito tempo, provocando e insultando gratuitamente e quase diariamente o nosso clube e presidente, ...depois não vá fazer queixinhas porque foi muito "mal recebido" no Dragão...

A resposta que eu espero é a vitória dentro das 4 linhas, mas não me importava nem um pouco se alguém fosse ao focinho daquele porco verde:-)

José Correia disse...

Aproveitando esta paragem do campeonato, seria interessante fazer um levantamento dos lances (com algum relevo), em que SLB foi beneficiado nestas primeiras 7 jornadas.

João disse...

Os jogos costumam estar disponíveis online, pode-se tentar arranjar.

meirelesportuense disse...

O problema do Pedro Henriques está no cagalhão que lhe colocaram em cima da carola!
Aquilo claro perturba-lhe o raciocínio e não é para menos, eu compreendo, um cagalhoto mesmo em cima da testa é aborrecido, incómodo e mal cheiroso. Só me surpreende é ele continuar a mantê-lo -o rilhoto- no mesmo lugar, há vários anos...Ás tantas ele cheira mas não consegue ver, lá tem o hábito de enclinar a cabeça e olhar para cima e o espelho não mostra tudo.

João disse...

Está melhor que eu, que continuo a não ver toque nenhum.

meirelesportuense disse...

O Pedro Henriques já colaborou com o Sporting?....Não é possível, um ex-árbitro colaborar com o Sporting(?) ou com o Benfica(?), não, isso não é possível, isso é demasiada promiscuidade para tais Varões assinalados...

Joaquim Lima disse...

A maioria não deve ter visto o jogo do Arouca, eu também não vi. Mas há uma entrada animalesca do Samaris sobre um jogador do Aruoca. Falta com direito a amarelo e APERTO DE MÃO! Onde isto chegou! Vejam o vídeo por favor: https://www.youtube.com/watch?v=_vbFDapGGWQ

Não sei em que minuto foi mas o jogo estava 0-0 e, mais uma vez, ganharam o jogo em superioridade numérica, dado que isto é cartão vermelho de caras!

Comparem o lance com o do Rooney de há uma semana: https://www.youtube.com/watch?v=ual-aySIglU

Uma vergonha!

Mancini disse...

VERGONHA !!!! Continuem a meter os arbitros lampioes nos jogos dos lampioes !!! Capelas, duartes gomes, hugo miguel, brunos paixões, proenças, manuel mota, marcos ferreiras, paulo batista,bruno esteves, cosme machado. Não ha duvida que o Vitor Pereira está a trabalhar muito bem, coadjuvado pelo seu vogal Lucilio Batista, outro grande lampião, até tem uma taça com o seu nome, a da liga. Assim como é que ganham algum jogo na europa? não está lá nenhum destes tipos a arbitrar!!!! O penalty do lima com o moreirense algum arbitro na Champions League marcava aquilo??? nunca !!! é uma vergonha !!!! O maicon foi logo rua!!! Este leva amarelo !!!! A diferença de tratamento dos arbitros em relação ao Porto/Benfica está neste momento ao nível do tratamento dado aos mesmos pela imprensa!!!!!