sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Os 18 jogadores emprestados

O Maisfutebol publicou, ontem, um artigo – Três grandes: o que andam a fazer todos os emprestados – onde o jornalista Pedro Jorge da Cunha faz uma análise, quantitativa e qualitativa, ao desempenho (até agora) dos jogadores emprestados pelo FC Porto, SL Benfica e Sporting.

Partindo de informação existente nesse artigo, a que acrescentei outros dados, elaborei os dois quadros seguintes, referentes aos 18 jogadores emprestados pelo FC Porto.




A partir destes quadros, constatam-se algumas coisas interessantes:

– Média das Idades (em 31-10-2014) dos jogadores emprestados: 24,74 anos (esta média é superior a muitos dos onzes que Lopetegui tem apresentado esta época);

– Apenas 6 dos 18 jogadores emprestados têm nacionalidade portuguesa (ou seja, a FC Porto SAD contrata muitos jogadores estrangeiros, que depois empresta);

– Metade (9) dos jogadores emprestados foram-no a equipas estrangeiras (três a equipas turcas; três a equipas espanholas; e os restantes três a uma equipa russa, francesa e inglesa);

– Quatro dos jogadores emprestados foram-no a equipas da II Liga (faz sentido ter uma equipa B, que disputa a II Liga, e depois andar a emprestar jogadores a equipas que disputam esse mesmo campeonato?).

7 comentários:

meirelesportuense disse...

Fora do contexto: -O lance do golo anulado ao Rio Ave foi bem ou mal ajuizado?...

S. disse...

Interessante análise.
Acho que poderia ser útil ter uma coluna com o número total de jogos que a equipa fez, e apresentar a percentagem de minutos do jogador em relação aos minutos da equipa (ex. equipa fez 15 jogos: 15*90min).
Gosto de ver que temos alguns jogadores a serem bem aproveitados (Caballero, P. Moreira, Tozé), numa perspetiva de futuro 'regresso' à equipa. Parece-me também óbvio que os 2 GR que temos emprestados nem sequer deviam fazer parte dos quadros do Porto para o ano.

José Correia disse...

«Silvestre Varela regressou aos treinos no West Bromwich, mas de acordo com o seu treinador Alan Irvine, o internacional português só deverá poder jogar no final do próximo mês, em novembro.

"Ele regressou esta quinta-feira aos treinos sem limitações. Ainda está muito longe de poder jogar na Premier League, vai precisar de tempo. Vamos aproveitar o interregno para os compromissos das seleções para melhorar a condição física dele", disse o treinador, revelando depois que o FC Porto, que o emprestou ao emblema britânico, está a acompanhar de perto a situação.

"O FC Porto está feliz por ele estar connosco, têm participado em todas as decisões que tomámos. Varela é um rapaz adorável e, sem o conhecer muito bem, percebo que está desesperado para começar a jogar", disse.»
in DN, 31-10-2014

José Correia disse...

«O português Josué foi o autor de um dos golos na vitória caseira do Bursaspor, por 3-0, sobre o Sivasspor, em jogo a contar para a oitava ronda da liga da turquia.

O Bursaspor sobe provisoriamente ao terceiro lugar da liga turca, mas pode ser ultrapassado ainda este sábado pelo Akhisar, que recebe o Trabzonspor.

Este foi o primeiro golo do português desde que, em agosto, se estreou na liga turca, pelo Bursaspor, onde atua por empréstimo do FC Porto.«
in ojogo.pt, 01-11-2014

José Correia disse...

«Ghilas bisou na visita do Córdoba ao Vicente Calderón, mas o Atlético de Madrid, guiado por Griezmann, venceu por 4-2.
O internacional francês marcou os dois primeiros golos da equipa «colchonera» (43 e 58m), com Ghilas, jogador emprestado pelo FC Porto, a marcar o primeiro da conta pessoal pelo meio (53m).»
in Maisfutebol
01-11-2014

André Dias disse...

Creio, sem certezas, que o Stefanovic rescindiu com o FC Porto.

José Correia disse...

«Josué está em alta no campeonato turco: o esquerdino é titularíssimo no Bursaspor, só não o foi no primeiro jogo do campeonato, aliás, e já apontou um golo. Mais do que os números, no entanto, há a destacar as boas exibições, e os elogios.

Recep Bolukbasi, o presidente do Bursaspor, foi o último a destacar o bom começo de campeonato do jogador português, que se encontra na Turquia por empréstimo do FC Porto. Por isso o dirigente insiste na ideia de comprar o passe de Josué em definitivo.

As exibições do Josué desde o início da época têm sido muito boas. Nós gostamos dele. Queríamos contratá-lo no início da época, mas não foi possível. Tentámos incluir uma cláusula de opção de compra no contrato de empréstimo, o FC Porto também não aceitou. Vamos ver o que é possível fazer em janeiro. A vontade de Josué pode ser decisiva», disse.»
in Maisfutebol
06-11-2014