sábado, 18 de abril de 2015

3 pontos a pensar em Munique

15 de Abril de 2015, 19:45: hora de início do FC Porto x Bayern Munique
21 de Abril de 2015, 19:45: hora de início do Bayern Munique x FC Porto

No interesse do FC Porto, mas também do futebol português (quantas vezes é que as meias-finais da UEFA Champions League tiveram a participação de um clube português?), o FC Porto x Académica não devia ter sido disputado hoje.

Contudo, como a Liga não aceitou o adiamento do jogo e, ainda por cima, o presidente dos árbitros, o senhor Vítor "Sistema" Pereira, teve o descaramento de nomear o "artista" Duarte Gomes, Julen Lopetegui fez o que tinha de fazer e escalou um onze inicial a pensar no jogo mais difícil e, talvez, mais importante que os dragões irão disputar esta época: o Bayern München x FC Porto da próxima terça-feira, no Allianz Arena.

Assim, fora do onze inicial, ficaram Maicon, Marcano, Indi, Casemiro, Herrera, Óliver, Brahimi, Quaresma e Jackson, que se prevê irem ser titulares em... Munique.

Pensei que Ricardo também ia ser poupado e que Danilo (que não poderá jogar em Munique) iria jogar. MAS, atendendo a que Danilo está no limiar dos cartões amarelos (o árbitro era Duarte Gomes!!) e que Ricardo precisa de ganhar algum ritmo de jogo, Lopetegui fez bem em o ter escolhido para o onze inicial.

Ricardo

Perante estas escolhas, suponho que ninguém estaria à espera de uma exibição de luxo. Isto não é pegar em 11 jogadores, por melhor que eles sejam, mandá-los lá para dentro e agora, olhem, entendam-se...
O futebol é um jogo colectivo e, para as coisas saírem bem, é preciso entrosamento, rotinas, mecanização, movimentações treinadas, jogadas estudadas, etc. e ritmo de jogo.

Mesmo assim, o jogo poderia ter ido para intervalo com o FC Porto a ganhar por 4-1 e podia ter terminado 7-2.
Não foi assim. Apesar das oportunidades flagrantes, para os dois lados, só houve um golo, marcado por Hernâni, que me pareceu um dos mais empenhados, no tal jogo que não deveria ter sido disputado hoje.

Quaresma e Brahimi, de fora, dão os parabéns a Hernâni

Em sentido contrário esteve Quintero, que voltou a desperdiçar a n-ésima oportunidade que Lopetegui lhe concedeu.
O que se passa com este rapaz? Quer seguir as pisadas dos seus compatriotas Falcao, Guarín e James?
OK, mas primeiro tem de mostrar o que vale, porque ter um talento inato não chega.

Quem também esteve abaixo do que seria expectável foi Aboubakar, ao ponto de obrigar Lopetegui a substituí-lo por Jackson, a cerca de 10 minutos do fim. Aliás, o ponta-de-lança camaronês deve ter consciência que fez um jogo muito fraco, porque me pareceu ter saído chateado consigo próprio.
Se Aboubakar continuar a jogar a este nível e confirmando-se a pré-anunciada saída de Jackson no final da época, a SAD terá de ponderar uma ida ao mercado.

Em resumo, este jogo valeu pelos 3 pontos, por mais ninguém se ter lesionado e por não haver castigados para o jogo da Luz.

E agora, Munique...

Os adeptos também a pensar em Munique

11 comentários:

miguel.ca disse...

Se o Ricardo vai ser o titular em Munique faz obviamente todo o sentido que tenha sido titular hoje. De resto, deste jogo só se esperava os 3 pontos. Mais nada.

jnporto disse...

Bom Dia
Não me incomoda a ideia de que o jogo não tenha sido adiado mas sim a certeza de que se "o clube do regime" estivesse na situação em que está o Porto outro tratamento lhe seria dado, com a provável evocação de interesse nacional coisa bem superior ao “provincial”, só para não escrever provinciano. Quanto ao jogo de ontem gostei de ver as segundas linhas do Porto que a meu ver fizeram um jogo interessante e cumpriram a sua obrigação. Como se lê no post, Quintero e Aboubakar estiveram longe das espectativas. Possivelmente não serão jogadores de futuro para o clube pois têm defraudado as expectativas que temos sobre eles mas sabendo eles que não serão primeiras opções nos próximos grandes jogos do Porto, a sua motivação não será a maior. Quintero deve ter algum problema com o sistema de jogo do Porto ou consigo próprio pois, como se diz no post, desaproveita as oportunidades que o treinador lhe dá. Que diferença quando Jackson entrou para substituir Aboubakar!.. Realmente o Porto terá de encontrar alguém para “fazer de Jackson” quando ele se for embora.
Não devia passar despercebido mas infelizmente parece que passa é o facto do técnico e dos jogadores da Académica terem dito que conseguiram no Dragão limpar a imagem do que fizeram na Luz onde foram goleados. Limpar a imagem, dizem eles... A pergunta impõe-se: Mas não estamos num campeonato sério e não deviam ter ido à luz fazer a sua obrigação?...
Sobre o jogo, pontos interessante a meu ver: Hernâni pode estar ali um grande jogador. Alex Sandro um craque que deverá estar de partida, mais um… Marcano realmente um grande jogador, como é Reyes que parece ainda não estar adaptado aos Duarte Gomes desta praça que dão amarelos e faltas por tudo e por nada e que costumam “marrar” contra o azul. A atitude de Lopetegui que além de mexer bem na equipa não pára de a agitar e o bom ambiente que parece existir entre os seus elementos.
Ponto negativo e fora do futebol, a derrota do Porto em Óquei e a perda do campeonato para o Benfica. Quando se chega ao topo ou nos mantemos lá ou descemos. Tó Neves diz que eles ganharam bem. Ao menos isso. Em breve voltaremos…
Para Munique a fé de que iremos passar. Ontem o Bayern ganhou por dois a zero mas o jogo não lhe foi fácil. Utilizou o mesmo sistema e jogadores que fez no Dragão, apenas com Badstuber em lugar de Boateng e dois jovens, Gaudino e Weiser. Dante continua a fazer a saída de bola, Muller a correr como se não tivesse jogado a meio da semana e T. Alcântara a encantar. Em minha opinião, actualmente, não têm pernas nem equipa para ganhar a eliminatória ao Porto. Oxalá não me engane.
Bom fim de semana

True Blue disse...

Já ontem tive oportunidade de aqui dizer e explicar antes do jogo, que foi a própria SAD do FCP (e bem) que não quis adiar o jogo. Por isso não vamos por aí.

Também a nomeação de Duarte Gomes, a mim também não preocupou, pelo contrario, pois sabia que DG trazia a missa e o sermão bem encomendados. Na véspera da Final do Campeonato, era expectável que nem FCP nem SLB iriam perder os seus jogos. Os árbitros estavam bem industriados e aconselhados. E por isso é que são árbitros de mão, árbitros paus mandados, moços de recados do Cardeal Vitor Neto Cerejeira Pereira da CA.

Quanto ao Aboubakar tem de ser bem aconselhado e mimado. Ele precisa de compreender que Jackson Martinez é melhor e por isso tem de saber esperar a sua vez. Escusa de jogar amuado. Só tem de jogar o seu futebol. E nisso, acho que a Equipa Técnica não tem um Conselheiro, um Psicólogo capaz de motivar e serenar os jogadores. Acho, não tenho a certeza, posso estra errado. Admito. Mas que a vertente psicológica, mental, emocional tem de ser trabalhada, moldada, acompanhada, tem!!!

Quanto ao jogo de Munique.

Que ninguém tenha dúvidas. Vamos ser 'massacrados' por todos os lados...

Vamos jogar contra o Bayern, contra a UEFA, contra os Interesses Económicos das Grandes Marcas, Brands Internacionais e até contra o Orgulho Teutónico, a bem conhecida Arrogância Alemã personalizada na Chanceler Merkel.

Só um Porto muito unido, solidário, esforçado, arrenegado poderá sobreviver.. e sobretudo não se encolher, não temer, recear os tais Schweins, Robbens e Riberys que jogam apenas com duas pernas, dois braços e uma cabeça.. e que já estão no acaso das suas carreiras, vindos de lesões.

Sobretudo e acima de tudo... tentar porfiar marcar um golinho que nos dará o apuramento para as MF.

Pedro Malaquias disse...

Todas as equipas que jogaram na 4a, jogaram ontem (Sábado). Pq haveria de ser diferente em Portugal? Foi algum jogo adiado nas últimas duas campanhas da Liga Europa do Benfica?

Luís Negroni disse...

A que propósito é aqui chamado o clube da apaf e do colo e dos jogadores que anos depois de terem saído continuam a não poderem jogar contra o clube do regime?

Penta disse...


@ Pedro Malaquias

e qual o problema em se adiar o encontro, quando havia acordo entre os dois clubes envolvidos?
lá porque o Carnide não o tenha pedido no Passado, tal não faz jurisprudência, penso eu de que.

Miguel | Tomo III

José Correia disse...

Os jogos entre o FC Porto e o Bayern são disputados num intervalo de seis dias (tal como os jogos entre o PSG e o Barcelona).
Já os jogos entre o Atlético e o Real e os jogos entre a Juventus e o Monaco, têm entre si um intervalo de oito dias.

José Correia disse...

É, ou não, do interesse do futebol português, ter uma equipa nas Meias-finais da UEFA Champions League?
É!
Assim sendo, não deveria haver, da parte da Liga/FPF, todo o apoio à pretensão de adiar o jogo para outra data, de modo a que o jogo de Munique fosse disputado por um FC Porto nas melhores condições possíveis?

José Correia disse...

"Foi algum jogo adiado nas últimas duas campanhas da Liga Europa do Benfica?"

A grande questão não é esta.
A grande questão, que eu ainda não vi ser colocada, é outra.

A Final da Taça da Liga esteva, inicialmente, marcada para o dia 25 de Abril (Sábado à noite).
Consequentemente, o SL Benfica x FC Porto (para o campeonato), esteve previsto para a quarta-feira seguinte, dia 29 de Abril (pesquisem e encontram notícias na comunicação social que o confirmam).

Ora, neste cenário...

... o SLB jogaria a final da Taça da Liga no dia 25 e receberia o FC Porto na Luz quatro dias depois, no dia 29 de Abril;

... o FC Porto jogaria em Munique no dia 21 de Abril e iria ao estádio da Luz 8 dias depois, no dia 29 de Abril.

Percebem, por que razão, pela primeira vez na sua história, a Final da Taça da Liga foi adiada para o final da época e será disputada após a Final da Taça de Portugal?

Pedro Malaquias disse...

1) Os jogos das duas últimas jornadas (não sei se mais) têm de ser realizados à mesma hora de acordo com o Regulamento da liga.
2) As meias finais da liga dos campões serão jogadas a 5 e 6, 12 e 13 de Maio.
3) As datas das restantes jornadas são:
26 Abril (Jornada 30)
3 Maio (Jornada 31)
10 Maio (Jornada 32)

Tendo em conta estes dados, quando iria o Porto jogar? Qual seria a diferença para agora? Nos outros campeonatos houve algum adiamento? Não havia jogadores do porto em risco de acumulação de amarelos (não faço ideia)? E de qualquer forma, o Porto não ganhou? Foi preciso jogar com algum titular?

Enfim... boa sorte para 3a. Que corram muito e fiquem bem cansados.

Silva disse...

Ficaremos Pedro. Exaustos. Todos podres. Nem se preocupem connosco, não aguentaremos o primeiro quarto de hora em Lisboa. Ainda por cima, vai ser uma bebedeira coletiva entre terça e sábado, para comemorar as meias da CL. Reservem o Marquês e tenham piedade de nós, são favas contadas...