sábado, 25 de abril de 2015

Um jogo de Champions

Bilhetes para os adeptos da equipa visitante
Na passada terça-feira, o FC Porto anunciou que os bilhetes para o SL Benfica x FC Porto (Liga NOS, 30ª Jornada), seriam colocados à venda no dia seguinte (dia 22 de Abril), na bilheteira nascente do Estádio do Dragão, em exclusivo para detentores de Lugar anual, mediante a apresentação do respectivo cartão de sócio.
Os ingressos, ao "módico" valor de 25 euros cada, esgotaram em poucas horas.


Lotação esgotada
Na passada quarta-feira, foram colocados à venda, na bilheteira do Estádio da Luz, os últimos 500 ingressos disponíveis.
Pouco tempo depois, o SL Benfica anunciou que já não havia bilhetes para o clássico do próximo domingo.


Receitas directas e indirectas
De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), o SL Benfica x FC Porto vai gerar um volume de receitas de 23 milhões de euros.
Dos valores apurados, “três milhões resultam de receitas diretas, como bilheteira, transmissão televisiva, negócios de segurança, vigilância, hospitalidade, ações promocionais e restauração no estádio”, explicou Daniel Sá, diretor do IPAM Porto.
No que se refere às receitas indiretas, nas quais são contabilizados aspectos como deslocações ao estádio, consumos em casa e na restauração, apostas e publicidade, o estudo prevê que sejam geradas receitas de “20 milhões de euros, que representam 87% do impacto global”.
O estudo de impacto económico feito pelo IPAM, refere que as receitas indiretas “ultrapassam em muito o que é habitual no futebol português”.


Transmissão televisiva e subscritores
De acordo com uma notícia do Record, «o encontro entre o Benfica e o FC Porto, no domingo, às 17 horas, vai poder ser visto em 135 países, através da transmissão do clássico».
Mais. Ao que Record apurou junto do SL Benfica, «o número de assinaturas tem subido nos últimos dias, uma situação considerada normal pelos encarnados e que já havia acontecido na temporada passada, antes de encontros importantes».


O jogo é para o “pobre” campeonato português que, como todos sabemos, tem imensos jogos “interessantíssimos”... com menos de 1000 espectadores!

Mas estes clássicos, entre os “grandes” de Portugal e, particularmente, entre os maiores clubes do Porto e de Lisboa, são jogos com uma atractividade especial e que despertam um interesse muitíssimo acima do normal.


E isso reflecte-se em tudo.
- Na lotação dos estádios esgotada (sem ser necessário fazer campanhas de promoção ou mesmo oferecer bilhetes);
- Num maior incentivo à compra de lugares anuais por parte dos associados;
- Em valores recorde da receita de bilheteira;
- Em publicidade e patrocínios específicos que os clubes angariam para estes jogos;
- No aumento do número de subscritores do canal que transmite o jogo (as subscrições são válidas por um mês);
- No número de países para onde o jogo é transmitido (em directo ou diferido);
- No aumento significativo da audiência televisiva (em Portugal e no estrangeiro);
- No número de jornalistas (incluindo alguns estrangeiros) creditados para cobrir o jogo;
- Etc.

Não sendo um jogo dos quartos-de-final da UEFA Champions League é o jogo entre dois clubes portugueses que, em termos de visibilidade (cobertura mediática) e receitas, mais se aproxima de um jogo da Champions.

No interesse dos adeptos e dos clubes, precisávamos de mais jogos destes, ou parecidos com estes, entre equipas portuguesas.

13 comentários:

True Blue disse...

Com o devido respeito pelo labor efectuado e, 'compreendendo' bem onde quer, pretende chegar.. dizer só que não concordo. Pois banalizar, vulgarizar esses tais jogos propondo Campeonatos a 3 voltas e Play Offs com 5 jogos à maior.. depois como é óbvio, já não despertariam o mesmo interesse e atenção como agora desperta por ser um jogo único!!!

Estes valores mencionados só são atingidos por ser mesmo uma Final, um jogo único. E por ex., no jogo da 1ª volta, ISSO não sucedeu.

Logo, por mim, sou contra. Sou contra os Campeonatos com 14 equipas, com 3 voltas e jogos de Play Offs, de fases finais... que no fundo são só show off!!! O Futebol ainda é um jogo. O Futebol encarado como Espectáculo é nos USA!! Mas lá nos States, como sabemos, tudo, tudo é Business. Cá em Portugal o futebol ainda é um jogo. Just a game!!!

Por mim, e como sempre digo, proponho sim, baixar dos 18 para as 16 Equipas e fazer uma II Liga com 2 Zonas, MAS sem as Equipas B. As Equipas B por mim deviam competir à parte.. num Campeonato de Sub-21 ou Cadetes... mas sem estar a desvirtuar, a manipular a Competição da II Liga!!!

Esta a minha visão e opinião..

Se ao longo de uma Época, houver 6 Benficas - Portos.. é óbvio, lógico que o interesse cai, esmorece, fenece!!! E o futebol ficaria ao nível de um Andebol, Basket, Futsal à portuguesa!!!

José Correia disse...

"...'compreendendo' bem onde quer, pretende chegar.. dizer só que não concordo..."

Fantástico!
O True Blue discorda daquilo que eu não disse, mas que supõe eu iria dizer!
O True Blue é adivinho?
O True Blue é espião e teve acesso ao meu computador ou aos meus e-mails?
O True Blue conhece-me ou conhece alguma das pessoas com que eu tenha falado sobre este assunto?

True Blue disse...

Meu caro, é óbvio que não o conheço, nem estou aqui a falar de questões, de idiossincrasias pessoais.. estou apenas a discutir, debater, trocar ideias.

E, depois do sr JC com tanto labor a compilar (copiar e colar) tanta informação sobre o jogo de amanhã e ao terminar o seu texto assim:

"No interesse dos adeptos e dos clubes, precisávamos de mais jogos destes, ou parecidos com estes, entre equipas portuguesas."

Fácil é concluir que o sr José Correia (que muito admiro e gosto de ler) é mais um dos que defende a actual moda de defender a redução das equipas no Campeonato português.. alguns até querem só 12 Equipas!!!

E, eu, apenas disse que sou contra.. que eu não concordo com essa Trend de julgar e acreditar que ao diminuir as equipas o Campeonato Tuga irá ficar mais competitivo. Eu acho que não. E dei as minhas razões. Eu sou dos que
sou contra essa tendência muito em voga agora de reduzir os clubes. Para mim, Campeonatos com 14 Equipas com 3 Voltas e Play Offs não levam a nada, antes pleo contrario.. Foi só ISSO que eu disse defendi.

Assim que, caro sr José Correia, não sei porque fica com os pêlos tão eriçados em relação à minha pessoa, pois em lado nenhum o ofendi, ou destratei. APENAS aproveitei o ensejo, a ocasião para dizer que por ser
único e por ser uma Final é que o jogo do Título amanhã desperta interesse.

Pois se houvesse "mais jogos destes, ou parecidos com estes, entre equipas portuguesas." por certo que se tornariam banais, monótonos, vulgares...

Espero assim ter-me feito 'compreender' pois sei bem que numa simples Caixa de Comentários é complicado por vezes expressar o que queremos dizer.. é tipo lost in translation!!!

Quanto ao mais, sim sem o conhecer, aposto que o sr JC é um dos que defende Campeonatos com menos equipas e com 5 Fases Finais, Play Offs Benfica-Porto. Eu, não. Eu defendo o direito à vida, à competição dos Penafieis, Gil Vicentes, Farenses, Aljustrelenses... sou mais democrata!!!

True Blue disse...

Já agora, e num Off Topic, aproveitando aqui o palco, queria dizer ao sr Bruno Prata que é muito fácil loudar, louvar, bajular o Guardiola após o baptizado feito. Ou dizer ao sr Bobozinho da Corte de A Bolha Tv que é muito fácil chamar pateta ao Treinador do FCP a 300 Kms de distância...

Mas eu queria ver era o Guardiola entrar em campo com um Reyes e Indy inadaptados.. e do outro lado o Lopetegui poder entrar em campo com Rafinha e Bernat nas laterais. Diga-me sr Bruno Prata, acha mesmo que o jogo seria igual?! Diga-me sr João Bobozinho da Corte de A Bolha Tv acha mesmo que o resultado teria sido igual?!

Então porque chamar pateta ao Treinador do FCP?! Porque não tinha um Rafinha e um Bernat para meter em jogo?!

Afinal quem é aqui o pateta?!

miguel.ca disse...

O true blue é um fenómeno

José Correia disse...

"Quanto ao mais, sim sem o conhecer, aposto que o sr JC..."

Sim?
Olhe, só lhe digo uma coisa, seja lá quem for a pessoa que está por trás do nickname "True Blue", eu nunca precisei de me esconder atrás de nicknames, ou de anonimato, para dizer o que penso.
Todos os artigos ou comentários que publico assino-os com o meu nome.

José Correia disse...

"...por ser único e por ser uma Final é que o jogo do Título amanhã desperta interesse"

«É um facto inédito esta época. O FC Porto-Benfica não só constitui a primeira lotação esgotada no Dragão (50 mil espectadores), como também é o primeiro caso de casa cheia em todos os estádios na Liga 2008/2009.
Em condições normais, a contar para o Campeonato Nacional, o FC Porto-Benfica é sempre um jogo de casa cheia. Uma vez mais tal acontecerá, com o dístico "lotação esgotada" a ocupar espaço nas bilheteiras.»
in JN, 07/02/2009


E poderia dar muitos mais exemplos, de jogos entre FC Porto e SLB, que não foram "jogos do título" e tiverem casa cheia, mas já vi que não vale a pena.

Paulo Marques disse...

"eu nunca precisei de me esconder atrás de nicknames, ou de anonimato, para dizer o que penso."
E nós temos tantas razões para acreditar que se chama José Correia como ele se chama True Blue. Não vá por aí.

True Blue disse...

Meu caro.. dou por encerrada a discussão. Limitei-me aqui a dar a minha modesta opinião contra a Trend actual de poder haver muitos Benfica-Portos ao longo de uma época.. eu, sou contra a moda dos Play Offs à maior de 5 como se faz nas modalidades 'menores'. Para mim isso seria matar o futebol, the beatiful game. É apenas a minha opinião.

Quanto à questão dos Nick Names, olhe, o Fernando Pessoa também tinha muitos.. e, quem me garante a mim que José Correia não é um também um Nick Name?!

Já agora, só para terminar, diga lá aos seus amigos do IPAM que se 'esqueceram' de contabilizar nesse tal estudo, os milhões que se vão gastar e ganhar em melões e rennies!!!

José Correia disse...

"E nós temos tantas razões para acreditar que se chama José Correia como ele se chama True Blue. Não vá por aí."

Nós, quem?
Olhe, apareça no próximo Encontro da Bluegosfera e fica a saber quem é a pessoa por trás do nickname "José Correia".

José Correia disse...

"Quanto à questão dos Nick Names, olhe, o Fernando Pessoa também tinha muitos..."

E eu não tenho qualquer dúvida, que há pessoas que andam nas redes sociais fingindo o que não são e/ou com vários pseudónimos.

José Correia disse...

"...dou por encerrada a discussão"

Uma discussão inventada por si, com base naquilo que eu não disse, mas que você, vá lá saber-se porquê, supôs/adivinhou que eu iria dizer.

Quem sabe se, para lhe fazer a vontade, eu não publicarei um artigo sobre outro(s) modelo(s) competitivo para o campeonato português e aí, sim, sem ser off-topic, você poderá expressar a sua opinião sobre o assunto.

Paulo Marques disse...

Mau, então ficamos a saber que o José é o José pelo nome que usa no blogger ou pelo encontros?

É que no blogger o nome vale 0, podia ter o meu nome como António Fagundes desde que o uso e o meu nome continuava a ser Paulo Marques. E ainda se deve lembrar do tempo em que cá vinham pessoas que metiam o mesmo nome de outros comentadores para causar confusão.
Isto para dizer que usar o nome real ou não vai dar ao mesmo. E ainda bem, não quero imaginar a Web sem anonimato, mesmo com todos os problemas que isso causa.