segunda-feira, 20 de abril de 2015

O Ragnarok

Foi um jogo [Bayern x FC Porto, na época de 2000/2001] sui-generis, porque o árbitro [o escocês Hugh Dallas] quis pôr o Bayern nas meias-finais. O Fernando Santos [treinador do FC Porto] até se exaltou no final do jogo e foi castigado. Poderíamos ter feito mais, mas não nos deixaram”,
recordou Jorge Costa, ex-capitão do FC Porto e actual seleccionador do Gabão, que receia que o mesmo aconteça amanhã em Munique onde, refere, “não será fácil ao FC Porto sobreviver”.


António Sousa, ex-jogador do FC Porto, considera que o jogo na Allianz Arena “vai ser uma missão complicadíssima”.
O Bayern é uma equipa de ‘top’, não tenho a menor dúvida em considerá-la a melhor equipa em termos europeus” e, por isso, apesar da vantagem alcançada na 1ª mão, Sousa considera que “o FC Porto, num dia terrível, vai ter muita dificuldade para passar” às meias-finais da Liga dos Campeões.
Espero estar enganado, mas a minha perspectiva em relação a essa possibilidade é muito reduzida”, acrescentou o ex-médio portista, que se sagrou campeão europeu em Viena, na época 1986/1987.


José Manuel Ribeiro, O JOGO

«Os lesionados serão infiltrados, a nomeação do árbitro será vigiada, os prémios serão aumentados. O FC Porto vai encontrar em Munique aquilo que, na mitologia nórdica, se chama o Ragnarok. O Apocalipse.
José Manuel Ribeiro, O JOGO, 18-04-2015


Estou de acordo com as opiniões expressas por Jorge Costa, António Sousa e pelo director de O JOGO.
Se ganhar ao Bayern no Estádio do Dragão foi tremendamente difícil e só possível graças a uma exibição transcendente da equipa do FC Porto e a um dia menos bom de alguns jogadores do colosso da Baviera, ir a Munique sem Danilo, Alex Sandro e Tello (a que poderia juntar Adrián López, o nosso Javi Martínez...), tendo de fazer adaptações em metade da defesa, resistir 90 minutos e sair do Allianz Arena com a eliminatória na mão, seria épico!
Na minha opinião, algo só comparável às vitórias “impossíveis” sobre o Dinamo Kiev de Lobanovsky e este mesmo Bayern, na época 1986/1987.

Mas, apesar do meu cérebro me dizer que as probabilidades de sucesso são baixas, o meu coração acredita.

13 comentários:

Pedro Moreira disse...

Ainda hoje associo o nome Hugh Dallas ao pior do futebol. Das arbitragens mais escandalosas de que me recordo. Tinhamos empatado a 1 no Porto. Sofremos um golo e depois dominamos com classe. Um centro de Drulovic do meio campo e a cabeçada habitual de Jardel (estou a falar de memoria). Ficou tudo aflito: o Bayern, a UEFA, a FIFA, o mundo. Rapidamente o escocês tranquilizou as hostes e inventou faltas vergonhosas. Numa delas o Bayern marcou. O homem foi premiado com cargos na UEFA e durante anos a imprensa portuguesa questionou-o sobre o jogo mas o corrupto atrapalhado evitou sempre falar do assunto.

João disse...

Amanhã vai ser a aplicação literal do "contra tudo e contra todos", felizmente temos vários meses de experiência a jogar nesses termos para o campeonato.

Mefistófeles disse...

Ainda assim serão 11 contra 11, e eles não são sobre-humanos. Haja tomates, se formos com medo somos cilindrados. Se os olharmos olhos nos olhos ficarão nervosos. A História está cheia de estórias destas...

Mefistófeles disse...

Á boa maneira portista, direi: até os comemos, carago !!!

Antonio Silva disse...

Se isso é das arbitragens mais vergonhosas vou ali e já venho. Que dizer então dos 4 penalties contra o Sporting que o Lucílio Batista não viu ou da arbitragem da Supertaça contra o Benfica em 2010 onde mais de metade da equipa vermelha fez falta para expulsão?

Eu sei que devia de ser o último a falar da arbitragem do Hugh Dallas no jogo contra o Bayern simplesmente pq nem vi o jogo nem o resumo. Mas numa arbitragem onde não consta penalties roubados, golos anulados, foras de jogo mal tirados ou expulsões injustas ou por fazer... como é que esse jogo foi tamanho escandâlo como se mitificou?

A Imprensa Portuguesa? A mesma Imprensa que parece estar cabisbaixa perante tanto lesionado entre os Alemães? Sejamos sérios.

Antonio Silva disse...

Pois, nota-se. Estamos em segundo lugar. Serve-nos de muito essa experiência.

José Correia disse...

"Eu sei que devia de ser o último a falar da arbitragem do Hugh Dallas no jogo contra o Bayern simplesmente pq nem vi o jogo nem o resumo"

António, no início deste post tens um link para o resumo do Bayern x FC Porto, que foi arbitrado por Hugh Dallas.

José Correia disse...

"...numa arbitragem onde não consta penalties roubados..."

O Fernando Santos, que sempre foi um treinador calmo, no final desse jogo estava quase a explodir e, entre outras coisas, queixou-se de dois penalties que ficaram por assinalar contra o Bayern (o resumo só mostra um desses lances).

Uma arbitragem de campo inclinado não se cinge a penalties roubados ou golos anulados.

Vale a pena ouvir o que disseram o treinador e os jogadores do FC Porto no final desse jogo.

Luís Vieira disse...

Até ao lavar dos cestos é vindima, caríssimo velho do Restelo. Espero vê-lo mais animado, amanhã, no pós-jogo. E, quiçá, no Domingo à noite também.

Daniel Gonçalves disse...

Recordo-me perfeitamente deste jogo, houve falta claríssima sobre o Deco passível de grande penalidade que o árbitro não quis ver/assinalar, um fora de jogo muito mal assinalado ao Deco quando ele se ia isolar na cara do Kahn. Faltas inexistentes assinaladas a favor dos alemães, faltas a nosso favor não assinaladas. E depois do golo do empate do Jardel o árbitro "inventou" uma falta (inexistente) a favor do Bayern que originou o 2º golo alemão.

agostinhop disse...

O FCPorto sempre foi forte contra os "teoricamente" mais fortes e se ganhou o que ganhou até hoje, mesmo a nível nacional, contra clubes de regime, então porque não amanhã, voltar a fazer história. Difícil. Vai ser muito. Sofrido, Seguramente e não vai ser pouco. Mas é assim que sabe melhor. O jogo da 1ª mão dá-nos o direito de sonhar. E quem sabe o sonho se torna realidade.

meirelesportuense disse...

Espero que as afirmações do Merda-Seca do Guardiola -talvez a reboque da porcaria da SIC- de que o Jackson jogou infiltrado contra o Bayern tenha consequências a nível da FIFA...Ele tem que provar o que afirma aos 4 ventos.E também espero que isso sirva para unir ainda mais o grupo FCPorto. Portanto, força, unidade e muita crença nas suas capacidades é o que peço aos elementos do Porto.

jnporto disse...

Boa Tarde,
Se Robben vier a jogar, como se vem aventando praticamente a uma hora do jogo a coisa fiará mais fino. Com ele tornam-se bem mais fortes. Mas vamos sem medo. São onze contra onze e estamos em vantagem. O Bayern precisa de dois golos para nos mandar para casa mas podemos sempre fazer um. Força Porto