sexta-feira, 25 de setembro de 2015

No fim, as coisas nunca funcionam

Quer o FCP seja ou não campeão, e salvo uma grande reviravolta (daquelas que a nossa equipa nunca obtém), dificilmente Lopetegui estará por cá daqui a um ano.

Quando, no "11" hoje apresentado, sobram apenas 4 jogadores da época transacta e, ainda assim, parece que estamos a assistir ao Nacional X FCP ou ao Belenenses X FCP de 2014/15, fácil é descobrir o factor comum a mais um jogo sem qualquer atitude ou garra. Principalmente, e uma vez mais, nos primeiros 45 minutos, onde por qualquer razão obscura, o FCP teima em ter bola e mais bola e com ela fazer o mínimo dos mínimos ou mesmo abaixo disso.


Estes 75% de "posse" deveriam ser motivo de vergonha e não vangloriados.

E quando, por obrigação, finalmente acordamos para o jogo, o que é que invariavelmente sucede? Exactamente: os habituais erros defensivos.
Qualquer equipa lança o pânico na nossa retaguarda. Seja ela uma equipa com 2 golos e um empate em 5 jogos, como este fraco Moreirense, seja ela o Bayern Munique.
Tem pouco a ver com eles. O problema é mesmo nosso.

E quem realmente jogou alguma coisa esta noite?
Casillas parece querer dar razão à sentença de Mourinho: excelente debaixo dos postes, menos bom fora deles.
Danilo, Herrera e Tello são todos jogadores que se deveria ter grande reserva em utilizar.
O mexicano, então, é mesmo caso para chorarmos. Lopetegui, escudado na desculpa da "rotatividade", lá voltou a dar-lhe a enésima oportunidade. Descobrirá, demasiado tarde, que, tal como com Fabiano, andou enganado estes meses todos.

E, por falar nisso, que todos se conformem com a triste realidade: Quaresma era mesmo (ainda) o melhor de entre todos estes extremos. Novos e velhos.


19 comentários:

Dilo disse...

Luís Carvalho... vou apenas discordar de uma coisa... para mim o nosso melhor extremo foi emprestado sem nunca ter tido oportunidade com esta espécie de treinador... o Ricardo Pereira.

meirelesportuense disse...

Estou F.....! Este destreinador é "muito bom", na primeira oportunidade que lhe surge, descobre sempre forma de se encravar a ele próprio. Herrera não presta. O problema da risca ao meio!
Os seus detractores têm absoluta razão. E mais não digo. Nem sequer falo do Herrera.

João disse...

É realmente incrível como conseguimos sempre inutilizar qualquer vantagem que se nos coloque, seja em jogo, seja na competição. Marcamos golo aos 70' tal? bora lá sofrer o empate aos 88'. Vencemos um Clássico e conseguimos uma vantagem de 4 pontos? Bora lá perdê-la na jornada seguinte.

Isto é um traço de uma gestão amadora a todos os níveis, mas que tem a sua maior expressão num treinador que não percebe r-i-g-o-r-o-s-a-m-e-n-t-e nada do que faz e de uma Direcção que não lhe sabe cortar as bases. Disse exactamente a mesma coisa no final do jogo da época passada contra o Estoril - não há ninguém no clube que diga ao treinador "NÃO! Não vais rodar jogadores em Moreira de Cónegos, nem no Bessa, nem na Amoreira, nem em Setúbal, nem no Restelo, não! Rodas jogadores em casa onde isto está mais ou menos ganho por decreto."

É ridículo.

Hugo Ambrósio disse...

Oportunidades de melhora:
- Total ausência de estrutura diretiva que bata com a mão na mesa, e que uma vez por todas ponha este senhor no seu devido lugar e lhe diga que esta a treinar o Porto, e que se lhe exige muito mas mesmo muito mais que uma posse de bola inócua e sem qq objetividade de baliza.
- Desengane-se quem pensa que com o que direi a seguir peço a sua saída total do PDC do clube. Adoro o nosso presidente - aliás não conheci nenhum outro – mas, acho que já desde alguns anos que de presidente exerce pouco. Parece-me mais um presidente honorário que outra coisa qq. Lembro-me de em momentos como estes das várias descidas aos balneários a exigir amor ao clube, empenho e respeito para com os adeptos. Lembro-me do FC Porto não ser um interposto de jogadores e compadrio de empresários. Lembro-me de um Porto responsável economicamente (algo perdido há muito). Por tudo isto, creio que precisamos de uma mudança de chip na estrutura, de sangue novo basicamente. Sendo que o PDC deveria ser nomeado presidente honorário ou O Presidente do clube em que a sua opinião seria sempre levada em consideração.
- Quanto ao Antero Henrique nem comento porque não merece as minhas palavras sequer, um CEO que se arrisca em três anos não ganhar nada depois de o Porto gastar o que não tem e o que nunca gastou, numa empresa normal só tinha uma saída  Rescisão.
- Tal como foi dito no post, muda tudo mas não muda nada, por isso, quando mudas a equipa toda e os problemas são os mesmos que os anteriormente já detetados acho que qualquer gestor com dois dedos de testa e com o dinheiro que está em jogo sabe onde tem o problema e por mais difícil que seja para esse gestor deve mudar enquanto as coisas estão em aberto e há tempo para corrigir.
- Lopetegui: é já caricato e vergonhoso assistir às suas constantes desculpas para os resultados menos positivos, nunca tem culpa de nada e jogamos sempre fantasticamente bem (como vê jogos diferentes não aprende nem melhora).
Resumindo: Mudança é necessária e devem ser encaradas como oportunidades.

vidente mor disse...

mudaram interpretes o maestro mantem se e a equipa esta na mesma, nao joga, portanto peço desculpa, andei a ser contrario a isto mas o treinador parece claramente incompetente. Nao tendo a equipa ainda consolidade para que poupanças? para que mudanças quando se ganha? tello e herrera neste tipo de futebol nao tem cabimento. O porto desilude porque quase é forçado a isso, o treinador é efetivamente incompetente., é demais tantas asneiras, tantos erros, tanta macieza, tanta falta de cultura tatica, tanta falta de quase tudo, so empatamos porque casillas salvou duas provocadas por asneiras de marcano logo nos 1ºs minutos e por cinco da defesa quando um do moreirense comeu 5 do porto, cinco.

Paulo Marques disse...

Depois de uma primeira parte a comer as cacetadas do costume sem cartões nem faltas como o costume, a motivação naturalmente cai abruptamente.

Não quero com isto dizer que é o único problema, longe disso.

Unknown disse...

Um ano e tal a treinar!!!??? o Porto. Não consegue que a equipa jogue a ponta dum chavo seja com que jogadores forem. Numa coisa é brilhante. A arranjar conflitos com jogadores da equipa e a dividir a massa associativa. Se o deixarem, a implosão é mesmo um cenário a ter em conta.

José Lopes disse...

Discordo do comentário sobre o Casillas, não foi por ele que sofremos os golos. Discordo também do comentário sobre o Quaresma, porque o Corona promete, assim evolua com as oportunidades que garantidamente terá. Quanto aos outros extremos, do Varela já se disse tudo, é um jogador que de vez em quando tem bons jogos, mas regra geral é insuficiente para uma equipa destas, com uma falta de explosão e qualidade técnica impressionantes. O Brahimi é neste momento uma sombra do de há um ano. Tenta sempre a mesma coisa, sai.sempre mal. Prende sempre a bola, não joga com o Layun e é previsível. Do Tello também já se disse tudo. É um jogador desadequado à grande maioria dos nossos jogos, em que temos pouco espaço nas costas da defesa contrária. Neste modelo ele é absolutamente inútil, não desequilibra em espaços curtos e sem margem para se desmarcar.

O Herrera é um misto de Varela e Tello. Não tem qualidade suficiente e é peixe fora de água nesta nossa triste forma de jogar, de posse e mais posse, bola para o extremo e ele que invente qualquer coisa. Se a ideia do Lopetegui é mesmo jogar sempre assim, então, sim, o Quaresma faz falta.

Nota final para a faltinha de categoria e preparação da equipa, que é incapaz de ter bola numa altura em que está a defender uma vantagem em casa de uma das piores equipas da liga

miguel.ca disse...

Olha... Paciencia! Para o ano temos cá o André Villas Boas outra vez.

Quid disse...

"Quer o FCP seja ou não Campeão, dificilmente Lopetegui estará por cá daqui a um ano."

Dificilmente não, com toda certeza do Mundo.. pois se ele for Campeão vai embora, e se não for, irá na mesma!!

Essa é que é essa.

Assim que deixem lá de embirrar com o Treinador e comecem mas é a apoiar a equipa. Lopetegui poderá ter todos os defeitos, mas, enquanto for ele o Treinador, para mim será sempre o melhor do mundo.

Um plantel com muitos novos jogadores, uma equipa com muitos novos jogadores e já querem ópera?! eh pá, isso só lá para Novembro, Dezembro.
Assim que tenham calma, deixem mijar a anha!!!

Unknown disse...

A forma desajustada de defender o lance do empate diz tudo, desceram tanto o bloco que eles entram pela balisa. Nunca se pode encostar tanto ao Gr numa bola cruzada afastada. Danilo para mim tem sido desilusao. Descansar jogadores em setembro è surreal, este quer ganhar a champions..

Felisberto disse...

Viper...

Segundo o teu raciciocinio, então só temos futebol quando a época... acaba!!!!

Pedro disse...

Totalmente de acordo, jogador com golo, óptima tomada de decisão, infelizmente é português e com pouco estatuto

Azl disse...

Com este treinador não ganhamos nada! Acha paciência para quem ainda acredita nele. O Presidente neste momento não passa de uma figura decorativa.
O abismo aproxima-se a passos largos.

Quid disse...

Apenas disse que LOpetegui quer ganhe quer perca, irá embora!!

Apenas disse que para os que querem Ópera, para esperarem lá para Novembro/Dezembro.. não sabia que a época acaba em Novembro/Dezembro?! Estava convencido que a Época acabava em 31 de Maio..

miguel.ca disse...

Mas na época passada, após 10 meses de trabalho com uma equipa que ainda não era assim tão nova e com alguns jogadores bem melhores do que os que tem este ano, eu não vi ópera nenhuma! Bem pelo contrário! Vi este mesmíssimo tipo de jogo lento, mastigado e carente de rasgos de magia.
Francamente Viper, o que mais me surpreende nos dias de hoje não são os resultados e as exibições da nossa equipa que já se tornaram na coisa mais previsível do mundo mas a fé que alguns Portistas, contigo incluído, ainda têm num treinador que já há muito, muito tempo provou que nada fica a dever ao Octávio Machado, ao José Couceiro ou ao Paulo Fonseca em termos de qualidade de trabalho apresentado.

Anónimo disse...

Alguma reflexões:

1. A SAD tem neste momento de longe (claramente!) o maior orçamento em Portugal e o melhor plantel (mais uma vez, claramente!). No entanto existe o risco do sporting se isolar em 1º, com apenas um terço do orçamento para salários (já sem falar em tudo o resto).

2. Como é que se contrata um jogador de 20M€ (!!!), com 23 anos, vindo de França onde acumulou mais de 100 jogos como profissional, para nos últimos 3 jogos só fazer 90 minutos? Acho isto muito estranho, ele não veio do Brasileirão.

Quid disse...

Quem me dera a mim, o actual José Couceiro ou Paulo Fonseca.. ou até o Pedro Martins do Rio Ave.

Vamos lá ver.

Eu não defendi o Lopetegui.. eu apenas disse que enquanto ele for Treinador do FCP não irei dizer mal dele.

Enquanto for Treinador do FCP ele será sempre o melhor do Mundo!!

meirelesportuense disse...

O erro foi dizer-se que o jogo do Moreirense é que era importante neste momento e depois contradizer completamente isso, ao apresentar uma equipa em Moreira de Cónegos -Cónegos, Padres, Religiosos, Vudú(?)- cheia de alterações.
E depois não saber fazer as alterações mais adequadas, o Porto esteve sempre a perder jogadas atrás de jogadas na zona frontal a Casillas. Nem Danilo, nem Herrera, nem André-André, conseguiram dar coesão àquela defesa. E a coisa começou -logo no início do jogo- com um escorregão de Marcano que ia criando imenso perigo na sua baliza. Alguma coisa estava mal por ali.
Depois, Maicon faz excelentes cortes e coisas completamente disparatadas. Parece tolinho.
Não entendo a não entrada de Cissoko. E não compreendi a substituição de Aboubakar por Osvaldo. Osvaldo está a precisar de uma lavadela geral, no corpo e na mente. Uma semana completa na Clinica de Santa Catarina a sôro, resolvia o problema.
Resumindo, perdeu-se a oportunidade de ir para o Porto com uma vitória importante no bornal, colocando mais pressão ainda nos nossos concorrentes directos e podendo encarar o jogo com o Chelsea, com outra descontracção. O nosso Campeonato é em Portugal não é na Europa!