quarta-feira, 2 de setembro de 2015

O saldo do mercado

O mercado de Verão 2015 (entre o final da época 2014/2015 e o início da época 2015/2016) fechou.

Finalmente, pode-se fazer umas contas por alto (com base em valores aproximados) aos:
i) montantes globais gastos em compras (de passes) e empréstimos de jogadores;
ii) montantes globais das vendas efetuadas;
iii) saldos obtidos pelos diversos clubes/SADs.

Essa análise foi efetuada por diversos órgãos de comunicação social.

A que apresento a seguir foi feita pelos elementos do programa Mais Transferências da TVI e, no essencial, não difere muito das que vi noutros órgãos de comunicação social.






Programa «Mais Transferências» do dia 01-09-2015 (fonte: TVI 24)

A comunicação social (e não só), não se cansa de repetir que o FC Porto foi, entre os “três grandes”, aquele que mais gastou. É verdade.

Contudo, para ser feita uma análise completa, é preciso olhar para as duas faces da moeda. Ora, na diferença entre vendas e compras, o FC Porto é, de longe, o que tem o saldo mais positivo entre os “três grandes”.

Dito de outra forma. Com um saldo positivo (entre vendas e compras) superior a 70 milhões de euros, o que significa que gastou muito menos do que aquilo que recebeu, é mais correto dizer que o FC Porto investiu ou que desinvestiu no plantel da sua equipa de futebol?

10 comentários:

Joao Goncalves disse...

Claramente um desinvestimento, sem sombra de dúvidas.

Estamos actualmente mais fracos e menos rotinados, mas temos mais potencial para rentabilizar que antes (pois antes Casemiro e Óliver não eram nossos e agora o meio campo é todo nosso).

Vamos ver se Layún pode fazer esquecer o Alex Sandro, que é o nosso maior problema atualmente (para além de obviamente, aquele meio campo voltar a funcionar).

HULK ONZE MILHAS disse...

Tivemos um desinvestimento que atingiu o dobro do desinvestimento efectuado pelo nosso principal rival e actual bicampeão..
O único que investiu foi o Sproting e não estão incluídas nas contas o grande investimento efectuado com a equipa técnica.
Mas penso que o nosso Clube tem condições para fazer bem melhor do que na época passada, se o treinador não insistir em repetir erros do passado, mostrando que a época de "estágio pago", não foi aproveitada..

Unknown disse...

Analisando entre compras e vendas, o sporting foi o que investiu mais, até porque apresenta um saldo negativo, o que dá um investimento de 160%.
No FC Porto investiu 33% do valor que recebeu enquanto que o benfica investiu 34%.
Claro que a comunicação social tenta passar, tal como no ano passado, a ideia de que fizemos um investimento brutal comparativamente com os outros grandes, dando até a ideia que o benfica está em austeridade. Mas o que estes números mostram são que nós desinvestimos e desportivamente falando acho que estamos mais fracos. Pelo menos, se compararmos as individualidades que saíram com as que entraram, só mesmo na baliza e no meio-campo é que estamos mais fortes (e aqui é relativo porque não temos nenhum médio com as características do Oliver).

Luís Vieira disse...

Mais alguns dados para a análise:

Perda de titulares

FCP - 6/7
SLB - 2
SCP - 1

Que treinador tem a tarefa mais dificultada?

José Correia disse...

Lista dos clubes que mais dinheiro fizeram com vendas:

1. Mónaco: 160 milhões
2. FC Porto: 114,2 milhões
3. At. Madrid: 104 milhões
4. Manchester United: 102 milhões
5. Wolfsburgo: 96 milhões
6. Inter Milão: 90 milhões
7. Liverpool: 88 milhões
8. Juventus: 75,5 milhões
9. Roma; 72,5 milhões
10. Manchester City: 68 milhões
(...)
Nota: Estes valores foram divulgados pelos clubes ou, nos restantes casos, tomados como referência a partir do site Transferkmarkt (nem todos são oficiais, portanto).

Fonte: http://www.maisfutebol.iol.pt/balanco/transferencias/mercado-so-um-clube-fez-mais-dinheiro-com-vendas-do-que-o-fc-porto

José Correia disse...

"O único que investiu foi o Sporting e não estão incluídas nas contas o grande investimento efectuado com a equipa técnica"

Embora haja quem queira passar a ideia que o Sporting está em contenção, gasta pouco e, por isso, os outros é que têm obrigação de ganhar.

pancas disse...

Luis, nao seja mais clubista que os lisboetas da CS...
Entao se fizermos assim - Jogadores que nunca tinham sido treinados pelo actual treinador:

FCP - 9/10 (??)
SLB - 25/26
SCP - 25/26

Qual e o treinador que tem a vida mais facilitada???

Luís Vieira disse...

Pancas, são maneiras distintas de perspectivar a questão. Eu estou a valorizar o entrosamento e o conhecimento prévio dos jogadores entre si, que é meio caminho andado para o sucesso, tenha o treinador competência. O pancas está a valorizar o conhecimento dos jogadores pelo treinador. Em todo o caso, a título de exemplo, o Lopetegui trabalhou com 4/5 dos actuais titulares. Mesmo no seu ponto de vista, não é lá grande vantagem.

Hungry Seagulls disse...

Os números podem ser manipulados, mastigados, moldados, apresentados ao sabor de cada um. E não, não é preciso ser muito esperto, inteligente, perito, expert, sábio, guru para saber que nem tudo é o que parece. Que nem tudo o que reluz é ouro!!

Exemplos concretos..

Todos sabemos que na prática, na realidade o FCP não pagou 11 milhões por 60% do passe do Adrian Lopez. Todos sabemos, intuimos que foi só uma avaliação, um encontro de contas feito para saldar dívidas antigas com muita cosmética pelo meio. Paulo Assunção, Cebola, Ruben Micael, Falcão que o digam!!

Também todos sabemos que para contornar, ludibriar as novas regras em vigor desde 30 Abril da FIFA/UEFA.. o FCP teve que assumir que pagou 20 milhões pelo Imbula e 10,5 milhões pelo Corona. MAS, na verdade, na realidade sabemos que ISSO não corresponde à verdade. Sabemos que na prática o FCP só irá pagar, investir nem metade!!

Logo, só por aí, se vê que os números não correspondem à verdade.

Outros exemplos:

O Ivan Cavaleiro não foi por 15 Milhões !!!

O Cédric não foi por 6,5 milhões !!!

Logo, todos esses valores, números, montantes apresentados são tretas!!!

E a prova provada é que o BPN faliu, o BES faliu.. e até o Estado português faliu, apesar de todos apresentarem números, relatórios bem esgalhados!!!

Tudo bem.. para os que gostam de acreditar que tudo é preto e branco, que 2 e 2 são 4, mas também podem ser 22!!!

A mim, sei que há, existem muitas matizes de cinzento.. ou muitos modos, formas de matar pulgas!!!

Se até o Roberto foi comprado por 8,2 e depois vendido por 8,6 Milhões, mas dinheiro vivo, palpável, tocável nem um tostão houve !!!

E quando me lembro que o Alves dos Reis até Locomotivas e Eléctricos conseguiu vender.. e outros até a Torre Eiffel e a Lua já venderam!!!

Zefansa disse...

FCP não tem treinador por isso é entre os de Lisboa...

A questão do tempo é um mito, desde que o plantel e o treinador tenha qualidade.