sábado, 21 de fevereiro de 2009

A cimentar a liderança


Em jornada de grandes decisões, a deslocação azul e branca à Mata Real afigurava-se crucial para a afirmação de liderança da equipa e um possível cimentar do primeiro lugar no campeonato. A vitória teve tanto de justa como difícil, com o Paços de Ferreira a comprovar o seu futebol positivo, num terreno em que por norma só leva para casa os 3 pontos quem joga nos limites.

Para não variar, Hulk voltou a fazer das suas e arrastou o FC Porto para a vitória. Os adjectivos para qualificar o rol de qualidades deste Brasileiro que purgou na inócua 2ª divisão do Japão escasseiam, pois tantas e variadas são as formas deste atleta virar do avesso uma partida.

O FC Porto entrou bastante bem neste encontro, desenvolvendo um futebol de boa qualidade, em posse de bola (coisa rara na equipa de Jesualdo). O golo que deu vantagem aos portistas surgiu de forma natural, pelo pé do herói acima citado. A equipa não abrandou o ritmo e pouco depois Farías teve na cabeça o 2º golo, mas atirou para fora (mal o auxiliar que deveria ter marcado fora de jogo).

O Paços, sem arte e engenho para entrar na área portista, optou pelo plano alternativo, remates de meia distancia. E bem se pode dizer que a estratégia quase dava frutos. Em duas ocasiões Rui Miguel, num remate à barra, e Pedrinha, num remate junto ao poste, deixaram Helton à beira de um ataque de nervos, tamanha era a passividade e espaço no meio campo defensivo azul e branco.

O 2º tempo reatou como haviam terminado os primeiros 45 minutos, com o Paços num ligeiro ascendente, tentando-se acercar da área do FC Porto. Os Dragões iam respondendo aqui e ali, com iniciativas individuais, como a de Cissohko (empurrado na área, mas o Sr. Conduto preferiu deixar a discussão do lance para os “grandes especialistas”) e de Hulk, sendo ceifado por Ricardo, dando origem a uma grande penalidade indiscutível (aqui o Sr. Conduto resolveu vestir a pele de “grande especialista” e afirmar que por ele não assinalava a falta).



O penalty convertido por Bruno Alves deixou o jogo na mão dos portistas, garantindo margem para gerir o encontro. Ate final apenas mais momento para o Sr. Conduto se “espernear”, o desvio da bola com o braço de Carlos Carneiro para a baliza de Helton. “Eles” andam nervosos! Pudera, “eles” sabem que a vantagem do FC Porto no 1º lugar pode aumentar significativamente este fim de semana.

Positivo: Hulk, bem dita a hora em que a SAD portista apostou neste portento do futebol.

Negativo: O Sr. Conduto, mais do que usar as leis do jogo conforme lhe convém, anda a enganar todas aquelas pessoas que tentam ver uma partida de futebol de forma descomprometida, tudo isto num canal de televisão pública. Torna-se mesmo obsceno pensar que nós todos pagamos para ouvir este tipo gente.

Fotos: uefa.com

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Muito bons os primeiros 25 minutos, a um nível que já não me recordo. Depois o treinador do Paços corrigiu, o nosso deixou andar e voltamos ao futebol do costume, que vive do contra-ataque e das arrancadas do Hulk e do Lisandro.
Mas e isso é que era fundamental, ganhamos, com justiça, contra um adversário que deu muito boa réplica.
Estamos com a moral em alta para terça-feira e vamos assistir, tranquilamente ao derby.

Miseráveis os comentários e análises dos 2 patetas da RTP.
Virou moda dizer que o F.C.Porto é beneficiado.

Um abraço

Jorge Aragão disse...

Boa vitória, justa e LIMPA.
Já nem ouço os comentadores, não dou para esse peditório esquizofrénico.
Menos bom ... o deixa andar a seguir a bom futebol, sempre perigoso e enervante, também os passes falhados no meio campo.
Mas tudo bem, agora é preparar Madrid e deixar os alfaces entregues ao seu jogo que merece honbras de intoxicação publicitaria na TV......
Obs: Subscrevo inteiramente o post anterior e direi mesmo mais ... que o vermezinho se vá mesmo, mas mesmo, foder.
Viva o FCPORTO