quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A omissão ou a sanção

Que as relações entre a Federação de Basquetebol e o FC Porto não eram grande coisa, já se sabia.

Que o FC Porto entrou neste campeonato algo amuado, após a ameaça de abandonar a modalidade, já se sabia.

Que após entrar amuado, também não tem feito grande coisa dentro das 4 linhas, já se sabia.

Que o amuo após a taça de Portugal passou a zanga, também já se sabia e teve um primeiro epílogo nesta terça-feira de carnaval no jogo All Star (com a ausência dos jogadores do FCP). Não vou aqui discutir se os jogadores deviam ou não ter comparecido, o facto é que não compareceram.

E desse facto diz o predidente da Federação:
Isto é a promoção da modalidade e os clubes não querendo estar aqui, não só se prejudicam, como prejudicam a imagem global do basquetebol.(...)Neste tipo de caso o regulamento é omisso

Rematando:
no futuro não poderá continuar a ser omisso

Até aqui de acordo com o homem.

O problema é o que ele diz entre estas frases (in O Jogo):
Isto é a promoção da modalidade e os clubes não querendo estar aqui, não só se prejudicam, como prejudicam a imagem global do basquetebol. À luz dos regulamentos, os clubes que participam no campeonato, têm de participar nas outras provas da federação. Amanhã [hoje], há reunião de direcção, a qual entregará o caso nas mãos do conselho de disiplina, de onde sairá uma sanção. Neste tipo de caso o regulamento é omisso e não sei qual será a sanção, mas no futuro não poderá continuar a ser omisso.

Ora vamos lá ver se percebi, o regulamento é omisso, mas tem que ser aplicada uma sanção.

O facto de o conselho de disciplina ser independente da direcção, o facto de o regulamente ser omisso, pouco valem. A direcção ainda nem reuniu mas já está decidido: não se sabe qual é a sanção, mas tem de existir uma sanção.

Eu assim à primeira vista, preocupava-me em alterar os regulamentos, em assumir o meu erro ao fazer o regulamento e depois pensar em aplicá-lo aos próximos infractores.

Isto de "justiça" à peça e com rectroactivos, faz-me uma certa confusão. Livrámo-nos do Luís Santos no Andebol, mas parece que no Basquetebol ficou um belo aprendiz de feiticeiro.

3 comentários:

José Correia disse...

Este Mário Saldanha é o individuo que em conluio com o SLB "cozinhou" o fim da Liga de Basquetebol porque, pelos vistos, não servia o interesse de ambos - FPB e SLB.

Mário Faria disse...

É possível que tivesse havido conluio. Mas a crónica da morte da Liga há muito estava anunciada : mais por "culpas" próprias que por
ambições alheias.
Ano após ano, a gestão do basqutebol do FCP tem sido demasiado errática e este ano andamos perto do colapso.
Defendo a manutenção da equipa do FCP, mas muita coisa tem que mudar pois se é para competir apenas, bem podemos jogar com outro tipo de equipa, com um orçamento mais baixo e uma ambição à medida. Assim é que não !

Mário Faria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.