quinta-feira, 7 de março de 2013

As quotizações dos associados do FC Porto

No I Encontro da Bluegosfera, no debate que se seguiu às apresentações do Painel 3 -  'As modalidades de alta competição têm futuro no FC Porto?', foi questionado o porquê da divisão das quotas dos associados do FC Porto, entre o clube e a SAD, ser de 25% - 75%.
Tendo em vista uma maior sustentabilidade das modalidades de alta competição (Andebol, Basquetebol e Hóquei em Patins), porque não uma divisão 50% - 50%?
Ou mesmo, porque não 100% para o clube e 0% para a SAD, se os associados do FC Porto são sócios do clube e não da SAD?
 
Na altura, houve quem discordasse da sugestão do clube passar a reter uma maior percentagem das quotas dos seus associados, dizendo, nomeadamente, que a FC Porto SAD não poderia abdicar dessa receita.
Mas, afinal, parece que pode...
 

«Relativamente ao total das quotizações dos associados do FC Porto que são transferidas para a sociedade desportiva, como contrapartida no acesso privilegiado e com descontos aos espectáculos desportivos, foi decidido, pela administração da FC Porto – Futebol, SAD e a direcção do FC Porto, alterar essa percentagem de 75% para 25%»
Relatório e Contas Consolidado 1S12, p.11
 
 
«A diminuição da rubrica “Receita de bilheteira” está relacionada, para além do facto de um menor nível de assistências nos jogos da equipa de futebol, à diminuição da percentagem de quotas transferidas do FCP Clube para a FCP SAD a partir da época de 2012/13 para 25%, quando na época de 2011/12 esta percentagem era de 75%
Relatório e Contas Consolidado 1S12, p.60
 
 
Foi uma boa decisão, que eu há muito defendia.
 
Agora, para que 75% da quotização dos associados seja uma receita significativa, é preciso tomar medidas para:
1º) Estancar a perda de associados com cotas em dia;
2º) Lançar uma campanha atrativa para recuperar sócios antigos (que deixaram de o ser) e angariar novos sócios.
 

5 comentários:

JOSE LIMA disse...

Caro José Correia
Bem observado, embora a “verdadeira” razão substantiva na repartição das percentagens, seja a de possibilitar que o Clube consiga cumprir o protocolo de regularização da dívida que tem para com a SAD.
Abraço

José Correia disse...

Sim, concerteza. A SAD cria condições para que, nos próximos anos, o clube consiga ir amortizando a dívida.

Mas é aberto o precedente e é (re)lançada a discussão da partilha de receitas entre o Clube e a SAD (depois das quotas dos associados, por que não também discutir a repartição das receitas do merchandising?).

E, claro, fica provado que a SAD sobrevive perfeitamente com "apenas" 25% do valor das quotas dos associados do clube.

Abraço

JOSE LIMA disse...

Perfeitamente de acordo. Aliás nunca percebi muito bem o porquê do Clube ter que “contribuir” com parte dos seus Proveitos para uma sociedade que tem um Orçamento de 100 milhões, e na qual é sócio minoritário.
E com a diminuição das Quotizações e Bilheteira, bem que podia a SAD prescindir desses 25%, afinal um valor relativamente baixo, mas que muito podia ajudar as modalidades.
Abraço

Eduardo Nunes disse...

Caro José Correia,
Sou seguidor atento de tudo o que envolve o nome FCP sobretudo o futebol e as modalidades amadoras mais proeminentes.
Há muito que comentava no meu circulo de amigos que não fazia muito sentido as receitas de cotizações favorecerem principalmente a SAD. Creio ser uma boa atitude dos responsáveis e dirigentes pois não é apenas o futebol que contribui para este grande clube.
Quanto a campanha para angariar novos sócios e/ou recuperar os que estão "perdidos" creio ser um tiro no vazio. Digo isto porque hoje em dia a informação corre muito e depressa. Quero com isto dizer que qualquer ser humano verá que é muito mais barato ser sócio de uma claque e ter acesso a todo o lado do que ser sócio do clube e ter de pagar para ir a todo lado. Não basta amar e adorar este grande clube pois a nossa carteira não nos dá direito a esses luxos. Não sou contra as claques embora condene certas atitudes, mas apenas acho que se é possível dar certas regalias a uns, porque não dar a todos e assim encher os lugares vazios???
Apenas por curiosidade... fui sócio e espetador assíduo no estádio mas desisti por causa de um grave incidente com os Super no Estádio do Dragão.
Abraço

Antonio Jesus disse...

Quando a equipa de Futebol apresentar um jogo agradável para o publico, acredito que o Dragão passe a estar mais bem composto. Ontem contra o Estoril foi uma tristeza....